Articles

Aviso de Patrulha “Barracuda” é transferido para o setor operativo

In Naval, Sistemas de Armas on 13/06/2009 by E.M.Pinto

O Aviso de Patrulha (AviPa) “Barracuda” foi recebido, batizado e transferido para o setor operativo da Marinha do Brasil no dia 27 de maio, em cerimônia realizada no Píer do Marina Park Hotel, na Praia de Iracema (Fortaleza), e presidida pelo Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Marcus Vinicius Oliveira dos Santos.

O AviPa “Barracuda” é a segunda embarcação da Classe “Marlim” e a primeira de cinco que serão entregues pela Indústria Naval do Ceará (INACE), fruto do contrato assinado com a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) em dezembro de 2007.

Estavam presentes à cerimônia, entre outros, o Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Edison Lawrence Mariath Dantas, o Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante (RM1) Marcelio Carmo de Castro Pereira, o Diretor de Engenharia Naval, Contra-Almirante Francisco Roberto Portella Deiana, o Diretor Presidente da INACE, Sr. Antônio Gil Fernandes Bezerra, e sua esposa, a Sra. Elisa Maria Gradvohl Bezerra, madrinha do AviPa “Barracuda”.


Características
Com capacidade para desenvolver velocidades superiores a 25 nós (aproximadamente 45 Km/h), armadas com duas metralhadoras MAG 7,62mm e possuindo embarcação pneumática de apoio com capacidade para 5 pessoas, os Avisos de Patrulha contribuirão para a realização das ações de patrulha naval, fiscalização do tráfego aquaviário e ações de busca e salvamento (SAR) entre outras tarefas subsidiárias. O AviPa “Barracuda” ficará subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste.

Está prevista, ainda, a entrega de duas embarcações em 2009 e duas em 2010, que ficarão subordinadas aos Comandos dos Grupamentos de Patrulha Naval do Norte, Nordeste, Leste e Sudeste, sendo que o Aviso de Patrulha “Marlim”, entregue em 2005, já se encontra em operação no Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste.

Os Avisos de Patrulha possuem comprimento total de 22,8 metros, com 5,5 metros de boca e 1,05 metros de calado. O sistema de propulsão é constituído por dois motores diesel MTU modelo 8V 2000 M92, com 8 cilindros em V, quatro tempos, turbo-alimentados.

Fonte: Marinha do Brasil

Anúncios

Uma resposta to “Aviso de Patrulha “Barracuda” é transferido para o setor operativo”

  1. Td que é p/melhorar , é bemvindo.é n MB está precisando.Ótimo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: