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Artigos Aéreos: Conheça o programa Advanced Composite Cargo Aircraft

In Aérea, tecnologia on 12/08/2009 by E.M.Pinto

O programa  Advanced Composite Cargo Aircraft (ACCA) é um projeto da USAF que visa desenvolver um cargueiro demonstrador de tecnologia baseado em jato bimotor  de forma a avaliar novas capacidades de carga-transportada.

O projeto foi confiado a Skunk Works, o escritório de projetos da Lockheed Martin encarregado de desenvolvimentos de programas ultra secretos e de alto valor tecnológico.

Segundo informações da mídia, não se tenciona abrir uma linha de produção da aeronave, o programa visa apenas desenvolver tecnologias que seriam aplicadas em outros projetos, como por exemplo o de um futuro VANT cargueiro e reabastecedor construído em materiais compostos.


O projeto tem por base a aeronave civil a jato Fairchild Dornier 328JET, que competia na categoria do Embraer EMB-135. O programa ACCA, aproveitou a fuselagem da aeronave Do-328 substitituindo a tradicional fuselagem em alumínio por uma nova estrutura construída totalmente em materiais compostos.

O novo projeto faz uso extensivo de materiais compostos avançados, e a nova fuselagem mais alargada, permite o carregamento de cargas equivalentes às transportadas por um cargueiro da categoria do C-105 Amazonas  ( 6-9 ton),  para isto, a aeronave faz uso de uma na seção traseira com porta de embarque do tipo rampa.


A nova seção da fuselagem de fato constitui-se em uma única peça construída como um único grande componente, o que incluiu o estabilizador vertical. A fuzelagem em material composto possui 16.8 m de comprimento e 2.74m de diâmetro e possui um formato oval o qual permite a introdução de cargas com volumes grandes.

A fuselagem em materiais compostos teve sua produção iniciada em Abril de 2008 e o primeiro voo foi previsto para ocorrer naquele mesmo ano ,no período do Inverno de 2008/2009. No entanto, devido à problemas na fabricação, o calendário teve que ser alterado devido a necessidade de se construir literalmente uma nova fuselagem  e com isto, o primeiro vôo foi adiado e efetuado pela Lockheed Martin nas instalações do Advanced Development Programs (Air Force Plant 42), em Palmdale, Califórnia, em 2 de Junho de 2009.

https://i2.wp.com/www.compositesworld.com/cdn/cms/0110_hpc_markettrends2.jpg

Os ensaios de avaliação ainda decorrerão ao longo dos anos 2009 e 2010, o ACCA servirá de bancada de testes para inúmeros projetos civis e militares.

veja o no vídeo o modelo ACCA utilizado no programa se ensaios


Especificações

Os dados apresentados são do modelo civil, as especificações do modelo utilizado no programa ACCA não são conhecidas entretanto estima-se que este possua pelomenos o tripo da capacidade de carga do modelo civil e que seu peso vazio seja pelo menos 20% menor.

Fabricante: Fairchild Dornier 328JET

Tripulação: 3 (2 pilotos e 1 comissário de bordo) capacidade para 34 passageiros

Comprimento: 21 m

Largura: 20.98m

Altura: 7.24m

Superfície Alar: 40 m2

Peso vazio: 13 070 kg

Capacidade de carga: 3 500 kg

Peso máximo de decolagem: 15 660 kg

Velocidade máxima: 750 km/h

Alcance: 3 705 km

Teto de serviço: 12 000m

A aeronave efetuou o seu primeiro  voo em Julho de 1999.

Texto: E. M.Pinto

Plano  Brasil

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