Articles

Voo teste de helicópteros que equiparão FAB é realizado na França

In Defesa, Helicópteros on 28/05/2010 by Comandante.Melk Marcado: ,

https://i0.wp.com/www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/6125/i1052714264157204.jpgO primeiro voo teste do helicóptero EC725 que equipará o 1º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação da Força Aérea Brasileira (FAB) foi realizado no dia 26, na cidade de Marignane, na França. A aeronave faz parte do Projeto H-XBR, que prevê a dotação das Forças Armadas brasileiras com helicópteros de médio porte de emprego geral, aquisição de treinadores táticos e apoio logístico inicial.

O contrato, celebrado entre o Governo Federal e o Consórcio composto pela empresa brasileira de helicópteros Helibras e pela francesa Eurocopter, estabelece a aquisição de 50 aeronaves, sendo 16 para a Força Aérea Brasileira, 16 para a Marinha do Brasil, 16 para o Exército Brasileiro e 2 para a Presidência da República.

O Projeto H-XBR, gerenciado pelos Comandos da Aeronáutica, da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, prevê, por meio de acordo de compensação e cooperação industrial, a viabilização da capacitação da indústria brasileira de helicópteros para atender os mercados da América do Sul e África.


Fonte:COPAC/FAB

28 Respostas to “Voo teste de helicópteros que equiparão FAB é realizado na França”

  1. Bom , mt bom, temos de estar preparados p causar a maior baixa possível entre as forças invasoras(colombianos/ianks ? )é td q se encontrarem perdidos , convênientemente, e mostrar q ñ é mt bom se perder em terras BRASLIS; existe mt esses desvios , são constantes…é quanto + Hellis e Vantes…melhor, e bem armados..p ontem.

  2. Outra jaca francesa,pois se fosse tão bom esse helicopterros eles teriam comprados, no entranto o EC-725 esta sendo usado como helicoptero tampa buraco ate a chegado do NH-90.

  3. Jackson, não diria isto sem saber, o NH 90 este sim é uma jaca, todos os operadores tem relatados baixos indices de operacionalidade, a Austrália mantem a frota no chão, a França não comenta e a alemanha tem 65% de operacionalidade.
    O caracal ao contrário é junto com o chinook o helicóptero com maior indice de operacionalidade no afeganistão com 98% acima do Black Hawk e merlin.
    Temos que ser coerentes
    Sds
    E.M.Pinto

  4. Os Caracal estão aguentando o rojão afegão onde o Black Hawk mesmo abriu o bico!

    A “jaca” quando chega perto só vê os “Blackhawk down”!!!

    Ótima notícia do blog, e gostaria de comentar que engenheiros da USP já estão na sede da eurocopter estagiando e trararam em breve o conhecimento tão importante para que passemoa para helis nossos!

    Vive la Jaca!
    Ela voa, as outras não!

  5. A “jaca” tem desempenhado apenas transporte enquanto os outros modelos estao indo pra frente de combate,o que justifica indices menores de operacionalidades.

  6. É verdade os NH 90, vem apresentando capacidade operacional extremamente limitada.
    Inclusive foi exposto aqui no Plano Brasil matéria a respeito.
    https://pbrasil.wordpress.com/2010/02/27/os-problemas-com-os-nh90-alemaes/

  7. Jackson, leia mais sobre a Jaca e saberás quem é o helicóptero que está efetuando operações combate-SAR no afeganistão.
    pergunte também a si próprio por que a Espanha (super puma) e Reino Unido (Puma -os mesmo da época da guerra das malvinas) estão operando estes helis no front em combate, ao invés do NH 90 e Merlin?
    nem tudo o que reluz é ouro, o caracal tem algumas desvantagens e vantagens, mas ainda sim tem pedigrie e está no combate ao contrário do que querem dizer, como disse o Luiz, os outros é que não estão…
    Sds
    E.M.Pinto

  8. Os helicopteros que estão sendo empregados em operaçoes de assalto armados com melhores resultados são o h-60 e o h-53(os que são empregados no grosso do combate),os fuzileiros americanos não empregam o chinok.No brasil os militares estão empregando o h-60 nas mesmas operações de assalto armado,a marinha comprou o h-60 para substituir o sea king.O Brasil devia negociar uma licença de produção e padronizar o emprego do h-60 e do h-53.

  9. Jackson, por favor, abandone seus “achismos” e baseie suas informações em fontes concretas, esse negócio de falar o que acha, sem se basear em dados concretos é complicado, e para sua informação usamos o H-60 aqui por que é o único que temos para este tipo de missão, agora não me venha dizer que usamos ele por que o EC 725 é ruim para este tipo de operação, se fosse assim não compraríamos 50 unidades do modelo, e além do mais, a marinha comprou o SH-60, simplesmte por ser o melhor helicoptero do mundo em missões anti-submarino, e isto tem pouco ou nada a ver com o que esta sendo discutido, além do mais, o que você entende como “grosso do combate”, sobrevoar a cabeça dos inimigos? e Hora por favor, veja se cresce, ou melhor leia mais textos sobre o assunto, para sua informação, Combate-SAR é sim no “grosso do combate”, por favor, não venha me criticar com “achismos” novamente, pois assim ficará complicado discutir.

    Grande Abraço, Lanterna Verde

  10. E.M.Pinto :
    Jackson, não diria isto sem saber, o NH 90 este sim é uma jaca, todos os operadores tem relatados baixos indices de operacionalidade, a Austrália mantem a frota no chão, a França não comenta e a alemanha tem 65% de operacionalidade.
    O caracal ao contrário é junto com o chinook o helicóptero com maior indice de operacionalidade no afeganistão com 98% acima do Black Hawk e merlin.
    Temos que ser coerentes
    Sds
    E.M.Pinto

    Boa memória E.M.Pinto. Não nos esqueçamos do propósito da END, sua filosofia, e como chegou-se ao EC-725, perfil de transporte e logística, e muito mais. Outra vez compartilho um link bem fácil e acessível que pode ajudar a conhecerem mais este equipamento, e seu propósito; http://aircombatcb.blogspot.com/2009/09/eurocopter-ec-725-super-cougar-o-novo.html

    Ele não não puro para ataque, veja seu perfil e como todos projetos, é ótimo para alguns fins e não aplicável em outros.
    Estamos retomando nosso parque fabril, e temos que ver de forma clara o timming que passamos. Estamos revivendo quase do nada nossas forças e parque, mas isso leva tempo, e MUITAS CORREÇÕES, muitas mesmo, revisão de orçamento, aplicação, política. Vamos lembrar que até contingenciamento DE RANCHO TEM SIDO PRESENTE, portanto, estamos tentando tirar o paciente da UTI. Falta muito até estar melhor, mas tudo necessita de um início determinado né?
    Att. Hélio Corrêa

  11. Espero que neste rolo todo de compras o Brasil sorasteiramente cópie tudo que lhe chegue as mãos e aprenda a faze-los mais sofisticados com nova aerodinamica dando a os outro um engano de não ser uma cópia deles e sim criação sofisticada brasileira. APRENDE Brasil neste tempos de engano global.

  12. Que possamos aprender a fazer, que o MD encomende pelo menos mais 50 unidades futuramente e nossos engenheiros passes a projetar e construir, no Brasil, helicópteros com características que atendam às nossas Forças Armadas e ao mercado civil.

    PS – Alguém sabe se a Petrobrás confirmou que realmente irá comprar algumas unidades do EC-725?

    PS2 – O NH-90, apesar de estar vendendo em maior número, tem tantos problemas quanto o A-400M…

  13. Quando as forças armadas do brasil tiverem que ir pro “pau de fato” eles vão empregar um golzinho ,so porque sua produção e manutenção e simples,não sejam ingenuos ,o unico helicoptero que de fato entra na briga no Afeganistão e o h-60 os outros são empregados em trasporte e c/sar(buscar e retirar soldados que ja estão em areas protegidas).

  14. Jakson,

    que “papo de vendedor”, esse seu…

  15. Jackson, se voce acha o Nh-90 tão bom e discorda da compra das nossas FA, porque voce mesmo nao compra uns 20 e doa pro Brasil? Pq brigar com todos aqui não vai fazer a FAB mudar de ideia…

  16. Samuka, falou tudo!!!

    Posso assinar embaixo??

  17. Samuka :
    Jackson, se voce acha o Nh-90 tão bom e discorda da compra das nossas FA, porque voce mesmo nao compra uns 20 e doa pro Brasil? Pq brigar com todos aqui não vai fazer a FAB mudar de ideia…

    Onde eu disse que o NH-90 e tão bom,leia melhor o comentario antes de opinar.Eu defendo o binomio h-60 e h-53.A fab tem preferencia pelo h-60 e não pelo ec-725 que foi comprado pela dupla dinamica “Mula e Lobim”.

  18. Jakson Almeida :
    o unico helicoptero que de fato entra na briga no Afeganistão é o h-60 os outros são empregados em trasporte e c/sar (buscar e retirar soldados que ja estão em areas protegidas).

    Jackson, meu filho!

    C-SAR significa: “COMBAT, Search and Rescue”! Portanto, significa que além de “buscar e retirar soldados” eles entram em áreas de “briga”!!! Isto é muito diferente de atuar e designá-los apenas pelo nome de SAR, aqueles “que já estão em areas protegidas”, como você afirmou.

    Outra coisa. São dois helicópteros de classes diferentes (médio e médio-pesado), com suas qualidades e seus defeitos. A tendência é que o Brasil continue atuando com os dois para transporte, SAR e C-SAR, e escolha que heli poderá responder melhor às exigências dos determinados eventos.

    A FAB, por exemplo, vai trocar todos os “sapões” por UH-60L. O treinamento dos pilotos do 5° do 8° grupo de Av. da BASM já terminou. Neste caso, a FAB vai apenas trocar modelos de tonelagens semelhantes e de missões semelhantes.

    Só esperava que o EC-725 da MB fosse usado pelo FN, mas…:( Eles deveriam ficar bem longe do mar!!!

    ;)

  19. Os americanos empregam um h-60 configurado como artilheiro e outro como c-sar,onde o unico que entra em combate quando necessario e o artilheiro,ja os franceses empregaram o nh-90 para c-sar escoltados pelos tigres,cade o ec-725,porque eles não o usam se esse helicoptero e “tão”.

  20. E.M.Pint:
    Eu quis disser empregarão e não empregam.O ec 725 esta sendo usado nesse momento como tapa buraco no lugar do nh-90.Quanto ao pavehawk,qual o helicóptero que esta sempre empregado em maior numero de missões criticas,isso torna lógico o maior numero de problemas que o pavehawk apresenta.

  21. Jackson, o Pave está sendo substituído pelos demais helis da ISAF, entre eles Chinoock SUper puma e caracal entre outros.
    Entendido Jackson, desculpe achei que mencionaste que o NH90 estava em operação.
    quanto aos franceses, Pumas britânicos em operação lá são os mesmos que estavam em operação nas malvinas, Já imaginou isto?????

    O NH 90 está com sérios problemas e não creio que ele vá substituir o caracal até porque (na minha opinião) ele será substituido pelo HTX que vem por ai.

  22. o grande numeros de missões que um vetor desempenha provoca fadiga estrutural,obrigando que esse mesmo seja retirado de operação e substituido por outros meios.O ec725 e o nh-90 são dois exemplos de “jacas” que devia ficar bem longe do Brasil.

  23. Não acredito que ninguém aqui atentou ao fato que esse Heli tem um preço abusivo. Vale o mesmo que um (ou +) Su-30, F-16 e F-18 SH. É claro que é um bom heli. Mas é muito caro. O Chinook custa $ 35 milhões, o Black Hawk $ 15 milhões!!! Como que esse Caracal vai custar 50 milhões!?!?!?! E ainda pagam…

    Eita “jaca” cara essa.

  24. Caro junior

    Essa compra inclui toda tranferencia de tecnologia para o nosso pais,talvez por isso saiam tao caros…

  25. Eu entendi mais ou menos o que o Jackson esta querendo dizer e concordo com o mesmo. Brasileiro tem uma mania de ufanismo e distorcer as coisas. Caros colegas leiam e prestem mais atenção nas palavras dos outros.
    E pelo que vi os nossos EC-725 vem um pouco diferente dos franceses sem capacidade para revo e outras coisas.
    Acho ele um bom helicóptero acho que só botaria uma metralhadora minguin nele. E os sabres chegaram para dar apoio aos EC-725 nas missões C-SAR e P-SAR

  26. “Os americanos empregam um h-60 configurado como artilheiro e outro como c-sar,onde o unico que entra em combate quando necessario e o artilheiro,ja os franceses empregaram o nh-90 para c-sar escoltados pelos tigres,cade o ec-725,porque eles não o usam se esse helicoptero e “tão”.”

    Agora isso que o brother falou, é a mais pura verdade.

    Na minha opinião o nosso helicóptero deve ser empregado mais em transporte de tropa para lugar em que o local esta seguro, visto que o mesmo não tenha muita manobridade. E seria de grande valia para o nosso C.F.N.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: