Articles

A história da motocicleta URSS — URAL M-72

In Defesa, História, Sistemas de Armas, tecnologia on 05/06/2010 by konner7 Marcado: , , ,

https://i1.wp.com/www.armycycles.com/images/m721.jpg

Autor: Konner

Plano Brasil

A história da Ural começa em 1939, no período pré Segunda Guerra Mundial.

Joseph Stalin ordenou aos militares que se preparassem para defender a Pátria Russa, tendo em vista os efeitos da Blitzkrieg [Guerra-Relâmpago] contra o Exército polonês, a mobilidade então, foi colocada como de extrema importância.

As motocicletas utilizadas até então não funcionavam satisfatoriamente, apontando uma tecnologia ultrapassada e uma fabricação com qualidade que deixava muito a desejar.

Uma reunião foi realizada no Ministério da Defesa da URSS e o tema de discussão abordou um modelo de motocicleta que seria o mais adequado para o Exército Vermelho.

https://i1.wp.com/keeptherubbersidedown.net/wp-content/uploads/2009/06/bike-night-004.JPG

A versão oficial diz que, após longa discussão, a motocicleta BMW R-71 ficou colocada como um modelo mais próximo das exigências, e cinco unidades foram adquiridos secretamente através de intermediários suecos.

Os engenheiros soviéticos em Moscou, se ocuparam em desmontar as referidas motocicletas, copiando o design da BMW em todos os seus detalhes, e fizeram moldes e matrizes para produzir até motor e câmbio em Moscou.

Uma outra versão, declara que ouve “vazamento” de informações da fábrica da BMW, disponibilizando assim cópias dos desenhos da BMW R-71.

https://i2.wp.com/www.delgranojeep.com/BMW%20R75.jpg

BMW R-75

Contudo, em 1941 começou a produção pela BMW da série BMW R-75, sendo assim descontinuada a produção do modelo R-71. Assim, Moscou passou a produz centenas do agora modelo russo nomeado nada menos de, M-72 com um sidecar.

https://i1.wp.com/www.ural-motos.com/restauration/m72/original.jpg

https://i2.wp.com/www.side-cars.it/ural%20m72%20stalin%20foto4.jpg

https://i1.wp.com/www.vintagebike.co.uk/Bike%20Directories/OthersItoM/images/IMZ-M72-56-1.jpg

https://i2.wp.com/www.vintagebike.co.uk/Bike%20Directories/OthersItoM/images/IMZ-M72-56-2.jpg

https://i2.wp.com/upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/82/M72_Molotow_1948.JPG

URAL M-72

Em 25 de outubro de 1942 o primeiro lote de motocicletas foi para a frente de batalha, e durante a Segunda Guerra Mundial  teve um total de 9.799 motocicletas M-72 entregues a batalha, tanto  ao destacamento de reconhecimento, bem como para o fortalecimento das tropas móveis.

Por questão de segurança ainda durante a guerra a fábrica deslocou-se de Moscou para a pequena cidade comercial de Irbit, localizada à margem da grande estepe Siberiana, nas montanhas de Ural.

A história das motos URAL tinha começado com a glória de ajudar a derrotar o terror dos exércitos de Hitler.

A URAL foi projetada apenas para uso militar até o final dos anos 1950, quando uma nova fábrica na Ucrânia [ Irbit Motorcycle Work (IMZ) ] assumiu a tarefa de desenvolver a produção de motos URAL para uso civil.

Hoje os principais produtos da fábrica são as motocicletas URAL com sidecar voltado para os serviços pesados, projetadas para o piso russo. Existem muitos lugares na Rússia, onde apenas  a URAL e cavalos alcançam.

As motocicletas são vendidas principalmente para o mercado interno russo, mas já existe unidades espalhadas na Austrália, Inglaterra, França, Holanda, Bélgica, Espanha, Grécia, Noruega, Finlândia, Suécia, Alemanha, Egito, Irã, África do Sul, Brasil, Uruguai, Paraguai e outros países.

Quem imaginava que a doutrina para o emprego deste aparelho no campo de batalha estava ultrapassado, não deixe de ver o vídeo. São motos novas que ainda são fabricadas.

Para quem quer conhecer mais as motos da Ural hoje.

Link: http://www.imz-ural.com/

Anúncios

5 Respostas to “A história da motocicleta URSS — URAL M-72”

  1. Olha aí um bom negócio para as forças armadas e a polícia brasileira.

  2. Interessante!! — Genivaldo.

    Mas, como você imagina que isso poderia se dar, quero dizer, de que forma ou em que circunstancia?

  3. Me refiro ao emprego deste aparelho, em sua opinião, em que momento ele poderia nos ser útil?

  4. “Olha aí um bom negócio para as forças armadas e a polícia brasileira.”

    Genivaldo, se você soubesse o quanto essas motos são “macias e confortáveis”, não diria um negócio desses… Hehehe… Ural pro EB e a Polícia seria maltratar ambos…

    Para eles, Harley-Davidson, BMW e Honda… Em vários modelos…

  5. As motocicletas URAL, são excelentes em mecânica, resistência e durabilidade. Obviamente não podem ser tão “macias”, pois é uma máquina projetada para combate. Também não se pode comparar Harley Davidson com Ural, pois o conceito é muito diferente entre elas, porém as mesmas (URAL) seriam de grande utilidade para as nossas Forças Armadas, bem como a polícia, pois são excelentes para patrulha ou qualquer uso tático…! Tenho duas motocicletas Harley Davidson e também tenho uma URAL Gear-UP 2010, e por isso é que emito essa opinião, pois conheço de perto as duas…!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: