Articles

Venezuela e Chile vão liderar criação da CELAC

In Geopolítica on 16/07/2010 by Comandante.Melk Marcado:

https://i0.wp.com/www.gustavodeandrade.com.br/imagens/america.jpgNo último final de semana (4 de Julho), chanceleres e representantes diplomáticos dos países latino-americanos e caribenhos, se reuniram em Caracas e decidiram que Venezuela e Chile vão liderar o processo de criação da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC).

Os dois países foram encarregados de redigir os estatutos do novo organismo de integração.

A decisão confirma o que foi acordado em Cancún, México, no início do ano, quando foi criado um Foro Unificado co-presidido pelos dois países para a coordenação dos trabalhos no período 2010-2012.

Nestes dois anos, Venezuela e Chile terão de definir o documento de procedimentos da futura Comunidade.

Também decidiram criar um grupo de trabalho para apoiar os países responsáveis pela consolidação do organismo.

Durante dois dias, as delegações dos países latino-americanos e caribenhos debateram diversos temas de interesse da região, como a erradicação da pobreza, o analfabetismo, a cooperação econômica e financeira e os recursos energéticos.

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou o Plano Caracas, um conjunto de objetivos que pretende consolidar a integração dos países que formam a CELAC em diversas áreas.

A Venezuela defende neste documento “a necessidade de se construir um sistema multilateral de comércio justo que satisfaça as necessidades dos povos em vias de desenvolvimento, com o objetivo de diminuir os requisitos que exigem os organismos financeiros no momento de liberar créditos”.

Apóia ainda a cooperação entre os organismos regionais já existentes como ALBA, Petrocaribe, Mercosul, Unasul, CAN, Sica, Caricom e Sella.

A chancelaria venezuelana informou que a reunião foi preparatória para a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo que será realizada em Caracas em 5 de julho de 2011.

A idéia é que a Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos comece a funcionar formalmente nesta data.

Fonte: Inforel


Anúncios

8 Respostas to “Venezuela e Chile vão liderar criação da CELAC”

  1. É muito cacique pra pouco indio por que não faz CONSUL comunidade nacional sulamericana Mercosul argentena e brasil o dois que tem mais industria
    Unasul defesa mercosul comercio Consul resposabilidade social e metas pra paises desevolver.

  2. A proposta no fim é essa, um grande mercado do sul da américa e centro americana, p negociarmos e em termos de defesa, e sem os sanguessugas.

  3. Aleluia! Até que enfim…

  4. Pelo que percebi, a criação da CELAC teria o objetivo de formar uma integração gerencial da comunidade latino-americana e caribenha, ou seja um grande bloco que tentaria aumentar a comunicação e conciliar as decisões econômicas e comerciais dos diferentes organismos regionais (Unasul, CAN, Caricom e outros acima descritos) que estarão abrigados no seu espaço de atuação.

    No caso, uma busca pela formação conjunta de políticas estratégicas entre os Estados-membro dos grupos já conhecidos, reduzindo divergências básicas quanto aos mecanismos tarifários externos, de abastecimento e transição de cidadãos (creio eu ser esse o primeiro passo) entre o todo continental latino. Também deve tentar projetar uma identidade cultural mais compartilhada pela sociedade desses países, como afirma o Itamaraty.

    Não tem, a princípio, a intenção de substituir a OEA, até mesmo porque ela abrange o território norte-americano e prioriza parcerias diplomáticas e humanitárias, mas como já dizia o Prof. Coutinho da UFRJ, “o Brasil tem sido uma força centrípeta na região”, promovendo a aproximação entre os vizinhos. Mesmo com a liderança venezuelana e chilena, é fato isso foi um desdobramento natural do Grupo do Rio, criado em 1986 para a consulta entre os governos, com reuniões periódicas. Só q agora, a busca é pelos “mínimos denominadores comuns, concertação política e levar essas propostas em torno das quais há consenso para outros foros internacionais”.

    Agora, resta saber se esse é um primeiro passo para a formação de um mega-bloco padronizado para os dois continentes, à medida que hajam avanços possíveis nos regionais.

    Abraços

  5. Venezuela e Chile vão liderar criação da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC).

    :D

    Não acredito! É má vontade, né, turma?!

  6. Luiz R. :
    Venezuela e Chile vão liderar criação da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC).

    Não acredito! É má vontade, né, turma?!

    É mt bom q tomem essa dianteira , p tirar de cima do BRASIL a idéia de sermos os imperialista impositores de plantão em lugar dos sangueSSugas dos ianks..parabéns, q tenha exito, nós temos de nos defender desses n ” muy amigos ” do norte.

  7. carlos argus :

    Luiz R. :
    Venezuela e Chile vão liderar criação da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC).
    Não acredito! É má vontade, né, turma?!

    É mt bom q tomem essa dianteira , p tirar de cima do BRASIL a idéia de sermos os imperialista impositores de plantão em lugar dos sangueSSugas dos ianks..parabéns, q tenha exito, nós temos de nos defender desses n ” muy amigos ” do norte.

    Concordo. De certa forma é bom sim, mas o problema são as atitudes extravagantes da venezuela.

    Argus, essa é para você!

  8. Valeu, assisti td o video,obg,espero q o JOSÉ VANILDES LUIZ assista ao mesmo…eu p consolidar a minha posição por 2 Estados vivendo em paz…e ele? p apoiar aos miseráveis dos invadidos e subjugados por armas, os pobres dos Palestinos… te agradeço xará, Sds.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: