Articles

CTMSP / Aramar: Usina de gás de urânio entra em testes

In Defesa, Energia, tecnologia on 18/07/2010 by E.M.Pinto Marcado: , ,

https://pbrasil.files.wordpress.com/2010/07/300px-aramar2008-08-31.jpg?w=300Sugestão: Gérsio Mutti

Experimentos no Centro Aramar, da Marinha, devem durar 150 dias; produção regular começa no primeiro trimestre de 2011

Roberto Godoy

Há movimento no abrigo do programa nuclear brasileiro. A etapa estratégica da construção da Usina de Gás de Urânio, a Usexa, no Centro Aramar, foi concluída e já entrou em testes. Houve pequena antecipação no prazo previsto. Assim, a montagem da unidade de produção e manuseio do gás ficará pronta em outubro.

Os ensaios ainda ‘a frio’ – ou seja, sem elemento radioativo – devem durar cerca de 150 dias. A produção regular, fixada em 40 toneladas por ano, começa no primeiro trimestre de 2011. Há mais, na área de quase 852 hectares, a 130 km de São Paulo, no município de Iperó. Ali funciona regularmente há poucos meses uma cascata das mais novas ultracentrífugas, as avançadas máquinas que enriquecem o urânio, dando a ele capacidade energética. O conjunto está em desenvolvimento. Cada unidade, feita de finos metais e seguindo sofisticados conceitos de repulsão magnética – que mantém partes móveis sem atrito – é 30% mais eficiente que a geração anterior, a 1/M2, incorporada pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB) faz seis meses. As 1/M2 por sua vez, têm rendimento 15% superior ao lote anterior. Ao longo desse ano a INB vai comissionar um grupo das ultracentrífugas ainda mais modernas. “Quase simultaneamente será montado o quarto conjunto, também destinado à área de produção da  Fábrica de Combustível de Resende, no Rio”, diz o comandante André Ferreira Marques, do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, onde coordena a área de propulsão nuclear. A meta da INB é dispor de 10 cascatas de enriquecimento até 2014.

Inspeção. As máquinas são usadas para aumentar a proporção de isótopos U-235 (“ricos” em energia), separando, em meio ao gás, o U-238 (mais “pobre”). O Brasil enriquece o urânio a 4% para a pesquisa de combustíveis e a 20% em pequenas quantidades para uso científico. O índice adequado à fabricação de armas é superior a 93%. Os resultados obtidos pela Marinha são submetidos à inspeção da Agência Internacional de Energia Atômica, a AIEA. A organização mantém câmeras lacradas nas instalações de Iperó e realiza o monitoramento dia e noite. Periodicamente são feitas verificações técnicas no local, guardado por fuzileiros navais que atuam debaixo de rígidas regras de segurança.

FONTE: OESP via Sala de Imprensa da Marinha do Brasil

Comitiva visita o Centro Experimental de Aramar

O Centro Experimental de Aramar (CEA), no dia 29 de fevereiro, foi visitado por Parlamentares; por Assessores do Senado Federal e da Câmara dos Deputados; por intergrantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); e por Assessores Parlamentares do Exército Brasileiro e Aeronáutica, a fim de conhecer o Programa Nuclear da Marinha (PNM), que vem recebendo forte apoio parlamentar e do MCT.

Dentre os presentes na comitiva, destacam-se os Deputados Federais Fábio Ramalho, Paulo Henrique Lustosa, Paulo Teixeira e Severiano Alves; e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, o Secretário-Executivo Luiz Antonio Rodrigues Elias, o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Guilherme Henrique Pereira e o Chefe de Gabinete, Alexandre Navarro Garcia.

Parlamentares visitam o Centro Experimental de Aramar

Parte integrante do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), Organização Militar da Marinha responsável pela pesquisa e desenvolvimento de sistemas nucleares e energéticos para propulsão naval, o CEA abriga instalações de testes, laboratórios de validação experimental e oficinas especiais.

Parlamentares visitam o Centro Experimental de Aramar

No CTMSP desenvolve-se o PNM, que desde 1979 tem como propósito dominar a tecnologia necessária ao projeto e construção de um submarino com propulsão nuclear, demonstrando, desde seu início, uma grande capacidade de mobilização e estímulo dos setores de Ciência e Tecnologia e de produção. São inúmeras as parcerias estabelecidas com universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento, indústrias e empresas projetistas de engenharia, entre outros.

Fonte: Marinha do Brasil

Anúncios

10 Respostas to “CTMSP / Aramar: Usina de gás de urânio entra em testes”

  1. Muito bom mesmo, parabens MB é isso aí, pra frente é que se anda.

  2. E.M. Pinto, por favor me esclareça:
    Cada cascata dessas, tem quantas ultracentrífugas? Lí uma reportagem sobre o PN do Irã onde falava em mil centrífugas em cada cascata. Mas isso é lá; as nossas são mais eficientes.

  3. Vamos lá Brasil. Assim como a Chine, Ídia e Rússia – países membros do BRIC -, o Brasil deveria obter, aumenos uma, bomba nuclear.

  4. Fácil construir uma ‘fazenda’ de cascatas … secretamente… F.Y -> AIEA (USA e patota) … O Brasil precisa da BOMBA !

  5. Bravo! this CTMSP/Aramar branch for nuclear marine propulsion reminds me of DCN / AREVA TA.
    Vamos lá Brasil

  6. Mais cedo ou mais tarde, o Brasil irá tem uma arma estratégica,não por ele o quer e sim pela força das circustâncias.

  7. lucena :
    Mais cedo ou mais tarde, o Brasil irá tem uma arma estratégica,não por ele o quer e sim pela força das circustâncias.

    É isso aê, a selva está cheia de monstros, temos de nos proteger .

  8. vocês realmente acreditam nisso!!!! EM 20 anos de projetos não saiu nada!!! RA!RA!RA!
    eu dúvido e faço pouco!!!!
    uma maquete de não quer dizer NADA!!!

  9. “Experimentos no Centro Aramar, da Marinha, devem durar 150 dias; produção regular começa no primeiro trimestre de 2011”

    acho que quiseram dizer 150 anos!!!!
    produção regular de que!!!!!
    não sei se eles sabem mas 2011 é o ano que vem!!!! tá todo mundo louco!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: