Articles

Diante de sanções americanas, Rússia oferece ajuda ao Irã

In Conflitos, Geopolítica, Opinião on 18/07/2010 by E.M.Pinto Marcado: , ,


https://i1.wp.com/cubapolidata.com/wp-content/uploads/2008/08/brookins.jpg

Programa anunciado por Medvedev “convida” empresas russas a infringir proibições

O ministro de energia da Rússia anunciou nesta semana um amplo programa de cooperação com o Irã nos setores de petróleo, gás natural e petroquímica, que parece convidar empresas russas a infringir sanções adotadas pelo governo Obama há apenas duas semanas.

As sanções foram criadas como meio suplementar de punir o Irã por se recusar a encerrar o seu programa nuclear sigiloso, depois que os Estados Unidos conseguiram convencer Rússia e China a concordarem com limitadas novas restrições comerciais estabelecidas em uma quarta resolução do Conselho de Segurança da ONU contra o país, aprovada em junho. Austrália, Canadá e Europa também decidiram aplicar medidas adicionais contra o Irã.

https://i2.wp.com/rbth.ru/img/b/11530.jpg

Leia também:

Embora determinadas a evitar o tipo de investimento mencionado pelo ministro, as sanções americanas preveem permissões presidenciais para empresas de países que cooperem para desencorajar o Irã a obter arma nuclear.

O Irã, embora um grande exportador de petróleo, importa milhares de litros de gasolina por dia para compensar a sua fraca capacidade de refino, limitada por anos de isolamento internacional.

As sanções americanas impõem penalidades a entidades estrangeiras que vendam petróleo refinado para o Irã ou ajudem o país com sua capacidade de refino nacional, um foco que busca causar tribulações financeiras sobre o Corpo da Guarda da Revolução Islâmica, o grupo linha-dura que supervisiona o programa nuclear e de mísseis do país, além de controlar grande parte da sua indústria petrolífera.

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, expressou oposição à adicionar quaisquer sanções ao país além daquelas impostas pelas Nações Unidas e o Ministério das Relações Exteriores advertiu os Estados Unidos contra a tentativa de punir empresas russas por causa das novas sanções unilaterais.

Na quarta-feira, o ministro da energia da Rússia adotou uma posição mais aberta contra as sanções americanas ao anunciar os planos para uma cooperação mais estreita entre os interesses petrolíferos russos e iranianos.

Mas não ficou imediatamente claro como qualquer ação será tomada.

O comunicado russo sugeriu que um grupo de trabalho será formado para identificar áreas de cooperação mais profunda nos setores do petróleo e petroquímica, propondo um estudo para a criação de uma companhia de petróleo russo-iraniana e um banco binacional para financiar esses projetos.

A declaração do Irã sugeriu que o petróleo será comercializado em bolsas de mercadorias russas.

Por Andrew E. Kramer

Fonte: Último Segundo

Anúncios

20 Respostas to “Diante de sanções americanas, Rússia oferece ajuda ao Irã”

  1. Muito espertos os russos primeiro deram apoio as sanções contra o Irã, depois oferecem “ajuda”. Sem a concorrência de outros países no mercado do Irã devido as sanções, ou o Ira compra da Russia ou fica sem.

  2. Rússia atua com política promíscua semelhante aos americanos. Isso é assunto que supera e muito nossos limites, e vai a esfera de uma ONU futura remodelada. Como isto se dará (ONU remodelada)é que “são elas…”

  3. Vamos dar uma primeira olhada nessa “são elas”?

    Orçamento da ONU em 2009: US$ 4,19 bilhões de DÓLARES (Fonte: a própria ONU)
    Pela ORDEM de MAIOR contribuição:

    Estados Unidos 22,00%
    Japão 16,624%
    Alemanha 8,577%
    Reino Unido 6,642%
    França 6,301%
    Itália 5,079%
    Canadá 2,977%
    Espanha 2,968%
    China 2,667%
    México 2,257%
    Brasil 0,876%

    outros MEMBROS: 23,908%

    Nota: antes da implementação de uma equação que reformulou este quadro a contribuição americana era de 25%, um quarto, manutenidos sozinho por um único País.

    Agora mudando de um polo a outro: e nós ainda queremos pertencer ao conselho permanente com uma contribuição dessas?

    A FAB não tem recursos nem para voar no mínimo ideal…

    Sigamos em frente mas pela ORDEM primeiro e depois pelo PROGRESSO!
    Querer abraçar o mundo com as pernas invertendo a lógica natural das coisas não dá e fica feio! Não nos serviu de nada o conselho do lema da bandeira nesses 500 anos?

  4. Os espíritos ENGANADORES da TREVAS tem tomado as mentes dos líderes mundias e vão enrrolando-se em um funil tipo buraco Negro para a destruição.

  5. Não nos serviu de nada o conselho do lema da bandeira nesses 500 anos?

    Este lema é da republiqueta, então é mais lógico dizer que são cento e vinte um anos.
    Ficaria mais real se colocasse ORDEM(sobre cabresto) e PROGRESSO(só com corrupção)

  6. A Russia não é tola. Sabe que os EUA são odiados no Oriente Médio e coloca lenha na fogueira. Primeiro ataca o Irã, faz-se de bonzinha, preocupada, e depois fornece todos elementos para que o Irã prossiga, soberanamente, com seu programa nuclear. O mesmo faz a China, preocupada com as bases que os americanos estão instalando ao seu redor. Mantem e vai manter a Coreia do Norte. Dão a corda para que os americanos se enforquem. Deviam era procurar a paz…Aos que acham que o governo brasileiro fez besteira em se meter no Oriente Médio junto com a Turquia, quem tem credibilidade? EUA, Russia, China, França, Israel, Gra-Bretanha, ou Brasil e Turquia?

  7. Alguém já falou que a melhor solução para lidar com os iranianos era negociar com eles.Pois bem, os russos sabem disso.

  8. Tio Sam não vai gostar nada disso.
    Mas de qualquer forma precisa se esperar para ver o que vai realmente acontecer.
    Pode ser somente uma noticia plantada.

  9. Genivaldo. Você é espírita ou tá só parafraseando alguém?

  10. O melhor que o Brasil pode fazer e’ ficar quietinho, porque nao temos nossas forc,as militares pare empeitar os Estados Unidos, Russia ou China..e fazer como o “mineirinho come quieto”, fazer nossos submarinos nucleares, fx 2, bateria anti aerea..Se formos dar de frente com as potencias nessa altura do campeonato vamos sofrer embargo ainda maior na area militar..Dai fica complicado pro nosso lado..

  11. Jogada de um verdadeiro Mestre. Os russos tem uma excelente tradição forjada e duramente testada na guerra fria.

    Funciona mais ou menos assim:

    Se houver grandes negócios estrangeiros no Irã, a possibilidade de ataque por qualquer Estado “ocidental” se anula (o grande interesse dos iranianos) e ao mesmo tempo, desestimula qualquer ação militar por parte do Irã contra outros países no oriente médio (o grande interesse “ocidental”).

    Abraços.

  12. A russia esta e sempre esteve por tras de toda trama contra os eua, a humilhação pela derrocada da urss deixa os russos furiosos cheios de vontade de ver o imperio americano desabar (e ja está desabando), a tão terrival ameaça iraniana que israel e eua pregam pelo mundo, é fruto e criação da russia.
    Mas os eua e isral na “santa hipocrisia” não atacam a russia, mas agora planejam atacar o irã que é cria da russia.
    Se o irã é todo esse perigo que os eua pregam, a responsabilidade total e o criador disso tudo é a russia.
    A russia tem armando o irã e continuará armando, se o irã busca e está trabalhando pra ter a bomba atomica e se acaso chegar a ter, tudo será graças a mãe russia.
    Veremos se os eua e israel atacam o irã e a russia tbm, por que os dois (russia e irã) nesse caso estão juntos, ai sim veremos israel ser riscado literalmente do mapa.
    Os eua e israel são hipocritas, pintam o irã como o mal maior, mas sabem que tudo isso existe graças a russia. Mas jamais irão se atrever a atacar a russia pois isso seria um suicidio.

  13. O brasil e argentina tem condições de construir bomba atomica, quimica e biologica, tem tecnologia e o melhor de tudo O DINHEIRO.
    O brasil está certo tem q ser falso, pregar a paz mas por tras buscar a melhor tecnologia de destruição A NUCLEAR.
    As forças armadas brasileiras só permitem esse sucateamento de armas por que sabem e estão por dentro de todo o trabalho para obter a arma nuclear, caso o contrario ja estariam protestando.
    Alguem ja reparou uma coisa… o brasil num tem investido em armas convencionais tem deixado as forças armadas em sucateamento, mas nenhum militar protesta, por que será que eles estão tão tranquilos? pode ser que o brasil tenha uma carta na manga e uma carta importante….

  14. Boa iniciativa Russa. Dá uma porta de saída para os iranianos e adia um conflito…

  15. Depois, dizem que Brasil e Turquia é que não têm moral… Oras! Faça o que eu digo, não faça o que eu faço tem sido a política dos “Cinco” do CS da ONU…

    Já falaram para a Petrobrás estudar construir umas quatro refinarias no Irã? Se os russos podem, por que nós não?

    Afff…

  16. HaHaHa, as empresas estrangeiras estão saindo do Irã e as russas estão assumindo !

  17. “Muito espertos os russos primeiro deram apoio as sanções contra o Irã, depois oferecem “ajuda”. Sem a concorrência de outros países no mercado do Irã devido as sanções, ou o Ira compra da Russia ou fica sem.”

    Coloque Brasil e Turquia neste rol… A China votou a favor (dando risada… – iria afastar os países ocidentais da fonte energética iraniana no curto prazo e facilitaria a tomada e o controle de acesso no longo prazo pelos chineses) e está fora.

    Com exceção de alguns “Iluminados”, não interessa ao mundo “ocidental” o ataque ao Irã, gera mais insegurança no mundo, no mínimo (para mim blefe de truco de 12 com merreca).

    Abraços

  18. marcos :
    Muito espertos os russos primeiro deram apoio as sanções contra o Irã, depois oferecem “ajuda”. Sem a concorrência de outros países no mercado do Irã devido as sanções, ou o Ira compra da Russia ou fica sem.

    Vão ganhar dinheiro, com consumidores cativos…canalhas.

  19. Quem pode pode e quem não pode fica olhando…Ate parece que os EUA formularam as sansões para barrar nossas empresas e comercio com o Irã…Não são como o Iraque e a fronteira com a Siria entrando pela Turquia é dificil que os EUA e OTAN controlem satisfatoriamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: