Articles

Laço Brasil-Irã recebe críticas em ato antiterror

In Conflitos, Geopolítica on 18/07/2010 by konner7 Marcado: ,

https://i1.wp.com/www.94fm.com.br/userfiles/image/lula%20ahmadinejad%20info_planalto_gov_br.jpg

Ariel Palacios, corresponde em Buenos Aires – O Estado de S.Paulo

A cerimônia de homenagem aos 85 mortos no atentado contra a Associação Mutual Israelita Argentina (Amia) transformou-se ontem em uma tribuna de críticas ao Irã. Segundo a Justiça argentina, iranianos teriam sido os mentores do ataque terrorista que em 18 de julho 1994 arrasou a entidade beneficente judaica no centro de Buenos Aires. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também foi criticado por sua política de aproximação com o Irã.

“O Irã está atrás da morte de meu irmão, de seu amigo, de seu vizinho. O Irã nega este atentado e também nega o Holocausto, e até mesmo arma-se nuclearmente com o consentimento do Brasil, um país irmão que está cada vez mais longe”, declarou Mariana Degtiar, membro da associação de Parentes de Vítimas da Amia. O irmão de Mariana, Cristian, era um estudante de direito que morreu aos 21 anos na explosão que arrasou o edifício.

Guillermo Borger, presidente da Amia, acusou o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, de “ridicularizar a Justiça internacional”. Borger ressaltou que Teerã “ainda por cima, designou para o Ministério da Defesa do Irã (Ahmad Vahidi), um dos envolvidos no atentado”.

Borger criticou governos que possuem laços comerciais com o Irã. “Há países que relacionam-se com Teerã, cujo governo nega a Shoa (Holocausto).” O embaixador de Israel em Buenos Aires, Daniel Gazit, também protestou contra a aproximação do Brasil e da Venezuela com o Irã: “Chávez e Lula não chamam a atenção de Ahmadinejad e deixam passar suas declarações nas quais convoca a destruição de Israel.”

Fonte: Estadão

Anúncios

15 Respostas to “Laço Brasil-Irã recebe críticas em ato antiterror”

  1. Sem comentários.

  2. O certo é deixar enfiarem sanções no povo iraniano como fizeram com o povo do Iraque, e se não funcionar, invadir o Irã e iniciar outra guerra limpa e super bem sucedida como aquela do Iraque.

  3. Genivaldo :
    Sem comentários.

    então não comenta …

    Rafael :
    O certo é deixar enfiarem sanções no povo iraniano como fizeram com o povo do Iraque, e se não funcionar, invadir o Irã e iniciar outra guerra limpa e super bem sucedida como aquela do Iraque.

    e o certo é depois pegarem o Brasil e fazerem o mesmo e se não funcionar invadir e iniciar outra guerra limpa e super bem sucedida como aquela do Iraque e Irã… ^^

    agora sobre o post, realmente isso é incrível parece que as pessoas não entendem que nossas relações são comerciais e o que acontece la dentro nada podemos fazer, ou eles querem que invadamos o Irã para uma guerra linda e limpa pela paz assim como fazem os EUA e seus parceiros, em quase todo o globo, se acham ruim mesmo pulem fora desse pais, sempre existe para onde ir podendo ser melhor ou pior.

  4. O certo mesmo agora é o Brasil pegar o lema de Minas e trabalhar em silêncio, porque a loucura e a hipocrisia deram a mão e estão bailando cantando ciranda cirandinha vamos todos… O Brasil deve se armar até os dentes, porque certamente eles virão pode demorar algum tempo mas virão querendo tomar posse dos recursos que lhes estão faltando. Uma pena que alguns aqui não conseguem ver que a turminha do clubinho não vai se contentar com pouco, a medida que as necessidades deles exigirem eles vão querer tomar posse, mais e mais.

  5. Pra você vê, o que esses judeus têm que se meter nos assuntos do nosso país? Eles por acaso num já têm um país próprio? Vai dar palpite em Israel. Não está satisfeito, então por que não invade o Irã e cria um holocausto de mulçumanos? Esses judeus… não entendo essa gente odiosa.

  6. A intromissão dos EUA ( e seus aliados…)no programa nuclear iraniano, inspecionado por agencias internacionais e com relatórios do próprio governo americano dizendo não procurar mais a “bomba”, indica que eles não admitem “outros” no clube nuclear, inclusive o Brasil. Nossa soberania está sendo monitorada e poderemos ser os próximos. Temos uma das maiores reservas de uranio do mundo, tecnologia para combustível nuclear… Seremos os próximos? Sofreremos uma “guerra limpa”?(seja lá o que for…). Estarão empurrando todos os paises para a corrida nuclear, unica que impõe respeito e temor?

  7. O Irã ´ é uma nçaõ soberana. Tem o direito de fazer o que bem entende, até bombas atômicas para sua defesa. Tal como o Brasil.

    Deus concedeu ao Irã o “infortunio” de estar assentado sobre um mar de petróleo. Para assaltar essa riqueza e de toda a a região, é claro, tem-se que demonizar o Irã, criando uma causa “justa” para promovem o saque

    É triste ver aqui no BR uns uma papagaios-idiotas que repetem o que os verdadeiros criminosos propagam.

    Amanha será o Brasil, tomemos cuidado.

  8. O Governo brasileiro tem o direito de manter relações com o Irã, pois até que se prova o contrário é uma nação pacífica. Eu não sei quem até hoje foi agredido pelos iranianos. Que eu saiba, foi o Iraque, a mando dos EUA & /cia, quem atacou o Irã e causou aquela tragédia.

    O Irã é um grande parceiro comercial (possivelmente o maior comprador de carne do Brasil), com a balança cial, quase toda a nosso favor. Além do que eles tem muitas tecnologias que nos interessam.

  9. Um Irã nuclear é um perigo para o mundo todo, nao somente para Israel e seus irmaos muculmanos. Homenagearam com nome de rua o assassino do ex-presidente egipcio Anwar Sadat, postura absolutamente irresponsável.

  10. Jose Vanildes Luiz :Um Irã nuclear é um perigo para o mundo todo, nao somente para Israel e seus irmaos muculmanos. Homenagearam com nome de rua o assassino do ex-presidente egipcio Anwar Sadat, postura absolutamente irresponsável.

    O Irã nuclear é, no máximo, um perigo para os estados do Golfo Pérsico – estados vizinhos que não possuem armas nucleares.

    Israel tem armas nucleares, isso todos sabem. Quantas tem, isso ninguém sabe. Atacar Israel com armas nucleares seria loucura, suicídio nacional — porque Israel pode revidar com um ataque nuclear.

    Tirando o ataque de 1945 dos EUA contra Japão, nota-se que todos os países que produziram armas nucleares, fizeram-no com fins de dissuasão – de dissuadir ataques de outros países, principalmente aqueles com armas nucleares. EUA e União Soviética nunca se atacaram com armas nucleares; nem Paquistão e Índia o fizeram. Isso porque, nos dois casos, o país adversário também possui armas nucleares. Irã não é uma ameaça a Israel e muito menos ao mundo at large – que motivo Irã tem pra atacar o mundo? Como disse, no máximo o Irã é uma ameaça aos seus vizinhos desarmados do Golfo.

  11. Entre Argentina e Irã… eu prefiro ser amigo da Argentina… se eu fosse o Presidente, claro.

    Alguns devem pensar que a posição do Brasil com o Irã é amigavel e bondade do Sr. Presidente Lula… Hrrr… não.. não é. São interesses comerciais.. talvez algo que tenha a ver com urânio. Entre nações, nada é por bondade, apenas por interesse político, econômico ou militar.

  12. Rafael :
    O certo é deixar enfiarem sanções no povo iraniano como fizeram com o povo do Iraque, e se não funcionar, invadir o Irã e iniciar outra guerra limpa e super bem sucedida como aquela do Iraque.

    Onde houve esse sucesso? o Irak está uma droga, quase uma guerra civil interna,milhões de mutilados, o bom nisso td foi os deficits orçamentários do ianks…ñ poderam comprar + armas como dantes…é essa queda colocou a China a frente dos mesmos em algums quesitos..encurtou o tempo deles como potência mundial…em + (-) uns 5 anos…e com o afeganistão…vai ser bam pior…Estão afundando, é toma deficits…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: