Articles

Batalha aérea

In Aérea, Conflitos, VANT on 19/07/2010 by E.M.Pinto Marcado: , ,

https://i1.wp.com/www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/notimp/880/juju.jpg

PF compra aviões não tripulados e irrita militares. FAB ameaça interceptar os voos se não tiver controle das operações

Claudio Dantas Sequeira

Antes de sair de férias, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, recebeu em seu gabinete o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, para uma reunião a portas fechadas.

Na pauta da conversa, uma crise entre a PF e a Aeronáutica que está ameaçando a utilização das estratégicas aeronaves não tripuladas para vigilância da fronteira e combate ao crime no Brasil. Os policiais federais receberão três Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) que encomendaram de Israel e querem colocá-los em operação imediatamente. https://i0.wp.com/www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/notimp/880/juju2.jpg

A FAB, sem pressa, exige antes o cumprimento de uma série de exigências. Oficiais ouvidos por ISTOÉ disseram que o comandante da FAB, Juniti Saito, ameaçou derrubar os Vants da PF, caso levantem voo sem autorização. Na conversa com Corrêa, Jobim deu razão à FAB e pediu ao diretor da PF que não alimentasse mais a polêmica.

Oficialmente, ninguém fala da confusão. Mas a queda de braço segue nos bastidores. Desde 2004 os militares tentam desenvolver um Vant brasileiro para o controle das fronteiras. Como ainda não há avanço, a PF decidiu comprar as três aeronaves israelenses, de um total de 14 que planeja adquirir, ao custo de R$ 8 milhões cada uma. Assim acabou provocando ciúme nos militares que, paralelamente, testavam modelos diferentes. A FAB alega que tem prerrogativa na defesa do espaço aéreo e que as aeronaves da PF não foram integradas ao Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro, colocando em risco voos comerciais. Lógico que ninguém quer derrubar o Vant. Mas sem conhecimento do plano de voo, a FAB pode estragar uma operação da PF, diz um oficial. Ele afirma que, por voar na mesma altitude de aviões comerciais, os Vants poderiam até causar uma colisão.

No início do ano, Saito ligou para Corrêa propondo uma parceria. O diálogo não avançou, e a PF acabou não sendo convidada sequer para a apresentação do programa de Vants da FAB, no dia 10 de maio. Qualquer desconforto que tenha havido foi individual, de algumas pessoas, não entre as instituições, pondera o diretor da PF. Na tentativa de encontrar uma solução para a guerra aérea, Jobim propõe o uso compartilhado dos Vants, pois considera que a PF não teria condições de operar sozinha o complexo sistema de voo remoto. De qualquer modo, a FAB tende a perder espaço na defesa aérea das fronteiras, alerta o analista militar Nelson During, do site Defesanet. É bom os militares se acostumarem, pois não serão mais os únicos geradores de informações estratégicas, diz ele.

Fonte: Isto É via Notimp

Nota do Editor:

Mais será o Benedito??????

E.M.Pinto

Anúncios

55 Respostas to “Batalha aérea”

  1. Esses caras se comportam como moleques… Ah! se não for do meu jeito eu não brinco, ridículo. A FAB mal consegue controlar seus controladores aéreos, vide o tal de apagão aéreo, e agora vem encher o saco da PF, po…, tem mais é que mandar esses milicos se f…, desculpem, mas tem hora que acho que esses caras não são brasileiros.

  2. ….paroquias, provincias….esta aí uma das facetas, historica e cultural deste nosso Brasil, desde os idos de Cabral….

    Esta necrose, esta necropatia anti- sinergetica, anti- funcional, disfuncional, que a tudo permeia.

    Antes de um problema economico, ou politico, uma questao CULTURAL, HISTORICA.

  3. Vamos fazer o seguinte?
    Fecha as portas da FAB, transfere o efetivo para a Marinha e cala a boca dos príncipes.
    Caramba, os caras não fazem e não deixam fazer. É só vaidade para cá e para lá.
    Ainda bem que o comando está sendo gradativamente centralizado, até as forças armadas ainda vão ter que arrastar esta âncora.
    Sei que o pessoal da FAB foi sempre fomentador do avanço tecnológico aeroespacial do país, mas agora tenho minhas dúvidas se a maior questão era realmente a falta de verba.

  4. “PF compra aviões não tripulados e irrita militares. FAB ameaça interceptar os voos se não tiver controle das operações”

    hahahahahaha………mentalidade pacanha……….coisa de 3°mundo…….

    A FAB parece q parou no tempo….rsrsrsrsr

  5. Se eu não estiver errado o FBI não utiliza vants,usando informações provenientes da USAF e da guarda nacional aerea dos EUA,sera por qual motivo que uma das mais ativas agencias de combate ao crime organizado não utiliza tais meios.

  6. que nojo desses fabianos

    cagaram no pau com a marinha com o A-11
    todo mundo sabe que ele teria que ser operado somente pela marinha.

    cagaram no pau com o FX2 e por isso mesmo ainda não saiu nenhuma decisão, espero que o fx2 tenha sido sepultado pra que eles voem de f-5 o tempo necessário pra começarem a cair

    agora o fim da picada, a PF esta fazendo algo mas rapido e melhor que eles e estão com ciumes bestas, inclusive a PF escolheu um VANT melhor que eles
    encima ameaçam com derrubar os Vants, que façam isso é que toda a cupula de M. deles seja exonerada.

    ESSA CUPULA DA FAB E UM BANDO DE INÚTEIS.

    assim de claro.

  7. Os militares brasileiros são muito mimados. seja do exercito, aeronautica ou marinha. tá na hora do governo criar logo um chefe maior das forças armadas e botar ordem nesses militares. só no brasil, que força armada tenta derrubar uma aeronave também brasileira e ainda pertencente ao governo. isso dá uma vergonha…

  8. Mandei este e-mail para a comunicação da FAB e convido a todos fazermos isso para demonstramos nossa indignação!

    ———- Mensagem encaminhada ———-
    De: Ermiro Brito
    Data: 19 de julho de 2010 13:01
    Assunto: Para o comandante da força Juniti Saito!
    Para: faleconosco@fab.mil.br

    bom dia!
    Senhor vemos indignados certas ações da de uma força tão nobre herdeira de um passado tão glorioso nos céus da europa.
    em primeiro lugar a questão do FX essa novela sem fim que se arrasta a uma década, muito a meu ver por culpa da propria força que fica numa queda de braço com o governo e que mais perde é o povo brasileiro, que paga os salarios de vcs e os vetores que provem a defesa de nosso espaço aereo.
    enquanto vcs ficam numa gerra de egos o Brasil fica desprotegido.
    Muito me orgulhei da força no passado hj nem tanto vejo como uma força burocrata e lenta que não consegue se decidir e nem convencer o executivo de suas urgencias.
    olha o novo escandalo com relação aos vants entre a FAB e a PF, a impressão de quem esta de fora é que a FAB não faz e não deixa fazer.
    portanto peço mais profissionalismo mais agilidade nos processos sensíveis ao País, outro exemplo existem programas de caças de 5ª geração na Russia, na China e mais recentemente na Coréia do Sul e o que a força esta fazendo, por não se associa a um desenvolvimento deste?

    Sinceramente comandante nós o povo brasileiro esperamos mais desta força que ela seja mais dinâmica e arrojada, pois nós que trabalhamos na iniciativa privada e não temos garantia de emprego não entendemos tanta morosidade e ciumeira.

    E por fim como cidadão e contribuinte eu não gostaria de ficar sem resposta, obrigado e desculpe este desabafo!

    Ermiro de Brito
    Engenheiro Agronomo

  9. Mas no ar quem tem de mandar é a fab!

  10. Caros companheiros de visitação ao blog e de discussão,

    Eu sou o primeiro a meter o malho na irresponsabilidade da FAB quanto aos mais diversos aspectos e principalmente em nossa novela mexicana chamada F-X2, mas aí tenho que discordar.

    Uma vez vi aqui no blog mesmo um camarada, militar comentar que o sistema de defesa anti-aérea era gerenciado pelo exército, pois a terra era de mister do exército, a movimentação de viaturas, o controle do terreno e estruturas em postos avançados (fora das bases), assim como nada mais lógico é do que a marinha operar seus vetores em seus NAe’s, mas sobre a vigilância do espaço áereo eu vou discordar da “autonomia” da PF.

    E até mesmo sobre o controle de trafégo aéreo que aqui foi criticado, queriam o que? que o Ministério dos Transportes cuidasse? Para ficar igual as rodovias ou acabarem leiloando para alguém? Ou melhor! Tendo greve! Direito que é garantido aos trabalhadores civis, coisa que no meio militar não existe, greve não só não é permitida como é punida afinal os militares estão servindo a nação e este servido em sua grandeza está acima da GREVE, que aliás policiais federais podem também paralisar suas atividades em uma eventual greve, como fazem outros policiais em todo o país (e não confundir polícia militar com os militares das três forças).

    A FAB está primando pelo aspecto de fatores de segurança sejam cumpridos, pode ser lento, pode ser demorado, mas a verdade é que ao invés de gastar 8 milhões em cada aeronave esse orçamento, ou parte dele, poderia ter sido direcionado para a pesquisa de opções nacionais não?

    Os meios civis infelizmente estão muito mais ligados a politicagem ou o quanto podem ganhar com contratos, e ao senso de “urgência” que nem sempre é acompanhado de primasia nos procedimentos e adequação as doutrinas e necessidades de segurança.
    Um UAV voando e sem prestar contas ao sistema de controle aéreo do país, isso não existe.

    A FAB faz suas “cagadas” sim, mas a Polícia Federal tão engrandecida nos últimos tempos também faz as suas e quer aparecer novamente, aliás como ela muito bem ficou tida ao sabor de aparecer na mídia em “Operações de nome maneiro” como muito bem citado por um programa humorístico…
    Nada contra o trabalho da PF, que é bem realizado e reconhecido pela população, mas antiguidade é posto e segurança nacional é assunto do Ministério da Defesa antes de ser do Ministério da Justiça.

  11. JONAS DEIXA DE SER HIPÓCRITA…

  12. AS ENTIDADES DO ESTADO DEVEM-SE RESPEITAR E NÃO CRIAREM SITUAÇÕES DESTA NATUREZA. AFINAL QUEM MANDA NO ESPAÇO AÉREO???

  13. parabens!a Fab ela estar correta se vai trazer risco pro voos comercias segundo PF não é aeronatica sinto muuito mais depois que cai um avião por ser derrubado por um vant todos vão cair em cima da aeronatica que permitio isso como muitos que falaro aqui estão fazendo, terceiro PF é pra proteger ou proteção
    ou voces acha que vants de 8 milhoes não leva tiro só por causa disso vão parar de mandar drogas e armas ? a a solução foi dada compartinhamento mais o cara da federal se acha o dono PF a pessoas ver operaçoes ate parece que na PF não existe corruptos.

  14. uma briga besta,tipica de crianças,porque nao unir as forças para um brasil mais forte,como os eua que todos os orgao sao de defesa sao idependentes e funciona muito bem,nao e atoa que sao uma super potencia.oexemplo esta ai basta seguir ou comtinuar na pre hitoria.

  15. Colaborado, pense num espaço aéreo absurdamente congestionado, pensou? Esse espaço aéreo é o espaço aéreo americano. O controle aéreo americano não é militar e os caras utilizam VANTs no controle de fronteiras e outros usos, e não se tem notícias de colisões de nenhum tipo naquele espaço aéreo.
    Se queremos um país de primeiro mundo, temos que deixar o tempo das capitanias hereditárias pra trás meu camarada.

  16. ROBERTO CIRQUEIRA :
    JONAS DEIXA DE SER HIPÓCRITA…

    Considero sua observação, porém ao meu ver também acho que a aeronáutica tem mais gabarito técnico para operações aéreas. Agora, se a PF está querendo passar por cima de um sistema de controle aéreo já implantado, é um grave problema de atribuições.

  17. Se comportam como entulho, ficam no meio do caminho, atrapalhando quem estah trabalhando, cumprindo sua missao, ah risca!!! Sao relapsos, ineficientes, procrastinam(vide o imprestavel e interminavel FX-2), nao fazem e nao deixam ninguem faze-lo, quem tem amigos assim, nao precisa de inimigos. A PF eh uma instituicao seria, estah certissima, nao brinca com coisa seria, sao extremamente eficientes e comprometidos com a seguranca nacional, os Gripen NGs da SAAB, por outro lado, nao querem nada nao, deveriam ser extintos, deveriam ser incorporados pela Marinha e Exercito e seus comandantes voltarem a ser recrutas, para aprenderem a ser fieis ah nacao, defender os interesses da nacao, com responsabilidade !!!!

  18. Al Carvalho :
    Se comportam como entulho, ficam no meio do caminho, atrapalhando quem estah trabalhando, cumprindo sua missao, ah risca!!! Sao relapsos, ineficientes, procrastinam(vide o imprestavel e interminavel FX-2), nao fazem e nao deixam ninguem faze-lo, quem tem amigos assim, nao precisa de inimigos. A PF eh uma instituicao seria, estah certissima, nao brinca com coisa seria, sao extremamente eficientes e comprometidos com a seguranca nacional, os Gripen NGs da SAAB, por outro lado, nao querem nada nao, deveriam ser extintos, deveriam ser incorporados pela Marinha e Exercito e seus comandantes voltarem a ser recrutas, para aprenderem a ser fieis ah nacao, defender os interesses da nacao, com responsabilidade !!!!

    Polícia Federal? Tenho minhas dúvidas desde saudosismo. Caso satiagraha foi um exemplo, o delegado fez o possível e o impossível pra resolver, e calaram ele.

    De certo a polícia federal não é confiável para controlar todos os meandros de um vetor que com modificações poderá representar ameaça inclusive à o grau de poderio que as forças armadas possuem.

  19. URSS :
    “PF compra aviões não tripulados e irrita militares. FAB ameaça interceptar os voos se não tiver controle das operações”
    hahahahahaha………mentalidade pacanha……….coisa de 3°mundo…….
    A FAB parece q parou no tempo….rsrsrsrsr

    Falou pouco e disse muito. Creio na solução, mas seu início vem em fazer as instituições funcionarem. Vejo a bola nas mãos do MD, e seu silêncio seria gritante. Imagine que situação ridícula, de castigo… ir para o pátio cantar por um mês (os dois perfilado)- o Hino nacional.

  20. helioc2000 :

    URSS :
    “PF compra aviões não tripulados e irrita militares. FAB ameaça interceptar os voos se não tiver controle das operações”
    hahahahahaha………mentalidade pacanha……….coisa de 3°mundo…….
    A FAB parece q parou no tempo….rsrsrsrsr

    Falou pouco e disse muito. Creio na solução, mas seu início vem em fazer as instituições funcionarem. Vejo a bola nas mãos do MD, e seu silêncio seria gritante. Imagine que situação ridícula, de castigo… ir para o pátio cantar por um mês (os dois perfilado)- o Hino nacional.

    MD cada vez mais com poder, porém esta “democracia” de falácia não põe caças na pista. o FX-2 ta aeh, acho que na intenção deles haverá ainda fx-3,4,5,6. Enquanto isto, mais riquezas descobertas, mais interesses por detrás.

  21. […] more: Batalha aérea « PLANO BRASIL Tags: aos-vants, com-rela, fab, mais-agilidade, nos-processos, País, […]

  22. Jonnas,

    A Policia Federal eh confiavel, extremamente competente no desempenho de suas funcoes, isso eh inegavel, quanto a outra instituicao, pelo visto, praticamente todos temos serias duvidas, se sao confiaveis. Quanto a operacao satiagraha, o Delegado Protogenes foi firme. Na verdade, braviamente, cumpriu com o seu dever e enquadrou criminosos poderosos – que contam com o respaldo de altas altoridades poder judiciario, sabidamente de questionavel idoneidade. Esse merito dele ninguem tira e ninguem conseguiu tirar. Vida longa a Protogenes de Queiroz, o DELEGADO DA POLICIA FEDERAL!!!!

  23. Al Carvalho,

    Infelizmente nenhuma é extremamente competente, pois dependem de líderes que ditam acima. E por causa disto quanto à objetivos valem mais interesses de grupos do que da nação. E aqueles inseridos mesmo nestes grupos, mas que possuem algum resquício de patriotismo, fazem a diferença!.. porque vêem que são as instituições que impõem ordem, por pior que elas sejam, mas temos de melhorá-las seja nas ferramentas que forem.

  24. Interceptar com que? F-5? É capaz do VANT levar a melhor!

  25. Barros :
    Interceptar com que? F-5? É capaz do VANT levar a melhor!

    Eu ri com essa xD

  26. Jonnas,

    Nao posso concordar contigo, Policia Federal, todos os dias nos mostra a que veio, a Marinha do Brasil, a mesma coisa, ambas sao instituicoes publicas de alta credibilidade, sao confiaveis. Ninguem duvida da seriedade dessas duas instituicoes e as iniciativas e atitudes da Marinha do Brasil, no desempenho de sua nobre missao, estao aih, para todos verem. Por outro lado, em detrimento da seguranca nacional e do povo brasileiro, infelizmente nao podemos dizer a mesma coisa dos govs. ianque/sueco/Boeing/Saab/Gripen NG futebol club, a historia eh testemunha disso!!!

  27. Vamos ter calma, td vai entrar nos eixos, sempre alguém da a ordem final. APF está certa, + a FAB tbm ñ está errada…

  28. Continuo achando que isso de responsabilidade da FAB e apoio o Jonnas.

    Al Carvalho, não cito somente essa operação da PF, existem outras que foram questionadas pela espetacularização e uso ilícito de escutas, o poder subiu a cabeça do pessoal da roupa preta, mas sem dúvida são uma instituição que vem cumprindo com o seu dever.

    Porém sobre o poderio de decisão e influência de nossa nada confiável política, podemos até tirar a triste e infeliz conclusão de que a FAB não tem se curvado ao lado político, que seja por burrice, mas demonstra uma certa “independência” de pensamento que creio ser mais conveniente se o assunto for segurança nacional (creio que a maioria aqui não ache interessante esse assunto ficar tão e somente tão nas mãos dos nossos políticos).

    O que realmente quero dizer é que os militares possuem uma visão mais estreita e estão menos vinculados ou dependentes do poder político (ao menos em teoria e leia-se muito bem o “teoria”).

    Sobre a postura firme da FAB de ameaçar até derrubar os VANT’s eu também vejo como vitória, finalmente uma reação do Saito! Parece que o sangue dele não é de barata…
    Quero ver futuro, quero que a FAB se modernize que força funcione e que cumpra com suas atribuições por completo, como é o caso dessa agora, portanto fechar as portas e passar ao comando do Exército ou da Marinha… não creio que não…

    Precisamos que a força avance, que ela evolua e se hoje o seu alto comando não consegue fazer isso sozinho, então que entre em cena o MD com a sua potência para coordenar e guiar os rumos das forças e com a visão estratégica de integração que o EMFA sempre deveria ter possuído e na realidade nunca teve.

    O dilema aqui não é briga entre instituições e sim mais uma vez a necessidade dramática de termos progresso em uma força armada de suma importância ao país.
    A Marinha esteve parada quase inerte durante muitos e muitos anos, até que surgiu das “cinzas” um comandante que resolveu parte das pendências e botou as coisas nos eixos, ele tomou a iniciativa e resolveu, agora se na FAB não existe hoje um brigadeiro com essa capacidade então que o MD crie as condições e localize um, em todos os lugares do mundo tem alguém que quer realmente trabalhar, não é possível que na FAB seja diferente….

    Princípes que lá estão hoje não ficarão para todo o sempre…
    Princípes estavam na MB que durante anos foi criticada por ser a força dos “sangue azul” e por ser a maior puxa-saco do Reino Unido que podia existir, hoje ela deu o passo adiante e saiu dessa situação…

    Não quero ver a FAB se esfarelando, quero que ela encontre seu rumo tal como a Marinha fez e tal como ela pode fazer.

  29. PS..:: Brigadeiro Venâncio, bom exemplo de alguém que quis trabalhar… não sei se é o melhor, mas é um exemplo, mostra que tem gente disposta a isso, se tem um, deve ter mais…

  30. JONAS,VAMOS TORCER PRA Q DER TUDO CERTO ENTRE AS FORÇAS DO NOSSO MARAVILHOSO PAÍS.

  31. Caro Luiz9Medeiros,

    Nao tenho duvidas que a PF eh muito mais resolvida e competente que a Gripen NG, na defesa no controle de nossas fronteiras. Ela percebeu e logo agiu, nao podemos esperar esses primitivos VANTs nacionais ficarem prontos para termos controle sobre nossas fronteiras, especialmente dos narcotraficantes e contrabandistas. Pegou logo o que ha de melhor em VANTs. As FFAA, especialmente a nacao brasileira sera grandemente beneficiada por isso, teremos melhor controle sobre as fronteiras e a curto prazo. Quem gosta de perder tempo eh a Gripen NG, mais de 10 anos para escolherem um vetor e escolhem logo o pior e que nem se quer existe – – um que nao tem tecnologia que possa ser transferida ao Brasil(pecas/partees fabricadas em diversos paises, especialmente nos EUs, engessando e perpetuando a dependencia tecnologica da Embraer como montadora(mesmo que os componentes sejem fabricados no Brasil, uma vez que seriam empresas estrangeiras operando em nosso mercado, um vetor fraco, totalmente inadequado para um pais como o Brasil, sem a minima nocao do custo final, muita agua vai passar por debaixo da ponte ateh e o caca saia do imaginario e entre em servico – – Sem duvida que temos que prestigiar a industria de VANTs nacionais, em conformidade com a END, todavia a propria SAAB/Gripen NG, nunca se preocupou com a END, quando fez a sua opcao pelo aviao imaginario. O Brasil e sobretudo a Policia Federal nao pode ficar esperando o prejuizo e o perigo aumentar, como a Gripen NG Dominique – sempre alegre, esperando…conspirando ???? : que se dane a seguranca e soberania nacional!!!????
    Quanto as escutas telefonicas, ora, se o cara eh rico e poderoso eh ilicito, se eh um pobre coitado, isso eh licito, o poder de policia eh abrangente e esta automaticamente autorizado pelo judiciariario, isso eh uma piada!!! O problema eh o casuismo no judiciario e a lei que nao tem a minima intencao de se promover a justica na sociedade!!! Isso nao eh falha da Policia Federal, com certeza!!!Mas a missao da Policia Federal esta sendo muito bem cumprida, sim e o minimo que o povo brasileiro espera eh que instituicoes divorciados/dissociados dos interesses nacionais nao atrapalhem quem trabalha e cumpre sua missao, ah risca!!!!
    nao atrapalhem

  32. ROBERTO CIRQUEIRA :
    JONAS,VAMOS TORCER PRA Q DER TUDO CERTO ENTRE AS FORÇAS DO NOSSO MARAVILHOSO PAÍS.

    Falta é peito dos setores responsabilíssimos pela segurança nacional encarar organizações poderosíssimas que pretendem anular dos dicionários a palavra pátria. E na falta desta atitude destes, acredito nos vigilantes brasileiros, à par do que ocorre pelo menos em parte, e prontos a agir.

  33. Por favor, o nível dos comentaristas do blog decaiu de uma forma assuatadora neste assunto, pois é uma sacanagem o que falam aqui, dizem que os militares são mimados, que isto é coisa de 3º mundo, hora por favor mentes infantis, vamos ler e compreender melhor o assunto para depois comentar.
    Quem tem o controle total do espaço aéreo é a FAB e isso ninguém pode discordar, então esta hierarquia deve sim ser cumprida, não digo que a PF esta errada, muito pelo contrário, ela esta corretíssima no uso de aviões não tripulados para servir e proteger o povo, o que não pode acontecer é a quebra da hierarquia, isto definitivamente não pode acontecer, o que a FAB quer não é o controle dos aviões e sim, saber suas rotas, informações captadas,quem esta controlando, para onde as informações estão sendo enviadas, da onde estas informações estão sendo coletadas, etc, etc.
    A FAB tem todo o direito de interceptar e ABATER estes aviões caso a PF não cumpra com estes requisitos, afinal, qual é a diferença destes vants e de um avião invasor, pois não se sabe quem esta no seu controle, para onde estas informações estão sendo levadas, qual seu destino, qual seu trajeto, e como a Força Aérea tem o dever de monitorar o espaço aéreo, tem sim o direito de saber todas as informações detalhadas sobre este veículo, pois se isto for deixado de lado, o papel constitucional da força não valerá de nada.
    Gostaria de deixar bem claro que não sou contra a PF, só acho que existe hierarquia e esta deve ser cumprida, no mais só tenho a parabenizar o trabalho feito pela PF em prol da nação brasileira.

    Grande Abraço, Lanterna verde.

  34. L.V. Já está acontecendo! O setor Civil ta querendo meter o bedelho onde não tem direito! Sra. Dilma que o diga, com seus acordões com antigos militantes. Estás certo no que falou, porém também concordo com os membros sobre isto ser um problema no mínimo cômico. Não está a ver? Por que não querem acordo com a FAB? MD não vai tirar a cúpula da PF por causa disto por que? Se o Brasil tem estes vants, pq nao uma cooperação? Em lei ta tudo bonitinho, mas não tá acontecendo como se deve, e ninguém faz nada.

  35. “Luiz9Medeir ,Jonnas, Lanterna Verde”

    Concordo. Espaço aéreo = “FAB”. Não tem nem o que discutir…Incompetente não é a FAB, e sim o Governo (Políticos em geral)…

  36. esse caquetico saito é o grande entrave da FAB, aposenta esse velho e manda ele p/ algum asilo e deixe oficiais mais preparados e com mentalidade atualizada p/ os dias de hoje comandaren A FAB!

  37. Meus caros,

    Não vou aborrecer vocês transcrevendo tudo que já li sobre esta incompreensível (para mim) compra da PF, nas diversas publicações do setor. Mas se quiserem se inteirar dos detalhes visitem o site Defesa BR de 27/07/09, e por ordem cronológica as revista Força Aérea de dez 2008/jan de 2009, pg. 28; a revista Tecnologia & Defesa ano 27 (2010) nº121 pg. 10/12 (entrevista do Diretor da Policia Federal, Sr. Luiz Fernando Corrêa); a revista Força Aérea de abr/mai de 2010, pg. 68/76.

    Esta aquisição é a meu ver um descalabro…., e talvez uma nos proporcione uma pálida visão do que alguns têm sobre a soberania nacional, que para mim passa pelo papel das Forças Armadas!!!
    Não sou jurista mas creio que esta compra é até inconstitucional, face a função das Forças Armadas!! Que eu saiba não é papel da PF tomar conta de nossas fronteiras! Até porque não têm treinamento para tal!! Não sei também quem convenceu o Ministério da Justiça (a quem é subordinada a PF), a firma este contrato de compra com a israelense IAI, no valor total de US $ 350 milhões!!!!! (segundo o site Yahoo Notícias de 12/11/2009). Quanto aos comentários do Sr. Nelson During, ao fim do artigo;… se ele acredita no que diz, ou ele não entende nada do tema “defesa” ou não é brasileiro.

    Imaginem que na entrevista que deu a Tecnologia & Defesa (e como papel aceita tudo) o Sr. Luiz Fernando Corrêa (PF) fala até em transferir tecnologia para industrias e o meio acadêmico (?!?!?). Pergunto eu: Transferir tecnologia para o meio acadêmico???? Este cavalheiro com certeza não sabe do que está falando; e mais ainda, que experiência tem a PF para transferir tecnologia???? Que quadros têm a PF (entre as mais diversas áreas de engenharia, técnicos e especialistas)??? Quanto a fazer operar este complexo aéreo militar (14 VANTs), será que ele sabe qual o necessário esforço de logística??? Será que ele está pensando em montar um Exército ou Força Aérea paralela??? O que ele entende das nossas fronteiras??? O uso deste equipamento seria eficiente ou recomendado para o perfil das nossas fronteiras??? Nossas fronteiras são em sua grande maioria em selvas fechadas. Qual seria a valia de tal tipo de equipamento para prospecção nesta situação??? Eu gostaria sinceramente de conhecer os argumentos técnicos deste senhor!!!

    Com certeza este contrato vai jogar no lixo US $ 350 milhões do contribuinte!!! Que seria útil às FFAA.
    E como pérola final no artigo do Blog Defesa BR (27/07/2009) vem: “A Polícia Federal passa a ser, com a aquisição do VANT, a primeira força policial a dispor desse sistema no mundo, e a partir de agora poderá fiscalizar todo o território nacional de maneira ainda mais eficiente e segura.

    De fato é verdade, nem o FBI (a Polícia Federal daquele país pobrezinho do norte) usa VANTs!!!

    Quanto ao que a revista “ISTO É” informa; que o Comandante da Aeronáutica (CA) teria ameaçado derrubar VANTs da PF. Não acredito que seja verdade.

    Se todavia numa decisão desatina de alguém, a PF vier a ser autorizada a operar estes VANTs, eu temeria pelo integridade do tráfego aéreo!!!

    Finalizando; como este é um problema entre dois ministérios só o presidente é quem pode decidir; aliás apesar de estar conduzindo o governo com sucesso; neste caso falhou; permitindo que um problema de descompasso entre dois ministérios fosse criado!!!

    Se o contrato não puder ser cancelado eu entregaria estes VANTs ao Exército, que estranhamente ainda não se pronunciou sobre o caso (que eu saiba), daria um puxão de orelha no MJ um sacode no Sr. da PF, demitiria este MD e colocaria em seu lugar alguém mais capaz (o que não seria difícil encontrar).

    Desculpem-me o tamanho do comentário, mas defesa é soberania, e isso não pode estar na mão de qualquer um.

    Abraços

    Lopes

  38. Assino embaixo todos os seu comentários Al Carvalho, temos uma FAB de 3eiro mundo e uma MARINHA E uma PF de primeiro!
    A polícia tem direito até de ter Vants de combate UCAVs, porque não é função da FAB perseguir malandros no morro.
    A ameaça de abater aviões da PF é típica desses países de terceiro mundo onde os que mandam não tem limite no que falam.
    A Marinha tem que começar urgente um programa de desenvolvimento de UCAVs e repassarle alguns à PF.
    A Marinha da certo porque não compra “o mais barato” rsrs.

  39. Muito boa a iniciativa Klinger estou mandando o mail.
    URSS, leio os comentários dembaixo pra cima, repeti o que você postou.

    Acho chegada a hora do governo dar os 5 bi para a FAB encomendar os Gripen que vão estar prontos, trabalhando sem descanso em 2020. E dar mais 15 bi para o desenvolvimento do 60% que falta. Assim a FAB fica contente.

    A MB pode se dedicar a desenvolver um UCAV com mísseis etc, para ser usado por todas as forças.

  40. “demitiria este MD e colocaria em seu lugar alguém mais capaz” minha nossa, e agora o Jobim que tem a ver?
    Larga vida ao Jobim.
    Acho que talvez chegou a hora de começar a fazer coisas que até nossos irmãos cara-pálidas ainda não fizeram.
    Os EUA são uma potência do século 20, não vai ser a última vez que vamos fazer coisas que eles talvez já não façam nunca.
    Os narcos e alguns guerrilha que usam as fronteiras com Bolívia Paraguai Colômbia Peru, quem vai controlar, a FAB?
    Acho que pode SEGUIR colaborando, mas o principal é a labor de polícia e inteligência.

  41. “demitiria este MD e colocaria em seu lugar alguém mais capaz” minha nossa, e agora o Jobim que tem a ver?
    Longa vida ao Jobim.
    Acho que talvez chegou a hora de começar a fazer coisas que até nossos irmãos cara-pálidas ainda não fizeram.
    Os EUA são uma potência do século 20, não vai ser a última vez que vamos fazer coisas que eles talvez já não façam nunca.
    Os narcos e alguns guerrilha que usam as fronteiras com Bolívia Paraguai Colômbia Peru, quem vai controlar, a FAB?
    Acho que pode SEGUIR colaborando, mas o principal é a labor de polícia e inteligência.

  42. “Nossas ações não são julgadas pelas intenções, mas pelos resultados. A História não registra boas intenções. Nunca se queixe, nunca se explique, nunca se desculpe. Aja ou saia. Faça ou vá embora”
    Frase do NJ no wikiquote, olha o cara já tem WikiQuote! rsrs

  43. Salve Milton Bras Cabral,

    Realmente, como diz a sabedoria popular, “o mais barato”, sai caro!!! Infelizmente tem gente que pensa que a liberdade nao vale nada, mas para o Brasil, para o pais mais rico do mundo, ela nao tem preco !!!!. O lema deles eh “Dependencia ao Norte”!!! Estao completamente perdidos, nao sabem qual eh a sua verdadeira funcao e missao. Sem duvidas, tem se mostrado apenas como vira-latas entreguistas convictos, de carteirinha e uniforme !!!!

    Eh muito mais sensato e produtivo, que a Gripen NG colabore com a Policia Federal em sua empreitada no combate ao narcotrafico e contrabando do que criar problemas para as acoes da Policia Federal, muito mais agil e capacitada para o comando dessa missao nas fronteiras, em todos os sentidos. Realmente, precisam deixar dessas picuinhas terceiro-mundistas e ao menos colaborarem nos esforcos daqueles que estao trabalhando seriamente no controle de nossas fronteiras, ja que…!!!

    Quanto ao MD, “nunca na historia deste pais”, houve uma END, que nao fosse aquela escrita e enfiada guela abaixo dos vira-latas de plantao pelos ianques em 19.. !!!

    Um grande abraco !

  44. Não pode acontecer.. Os meios que poderiam reforçar o compromisso com o povo estão agindo de forma contrária, adiando o que a maioria dos países são e estão de forma acelerada desenvolvendo, dado o que está por vir. Infelizmente a política inserida nos setores não está dando certo. Em setores chave para o desenvolvimento do progresso, não se pode pensar em partidos e acordões, muito menos orgulho! Se a PF possui provas do porquê de estar agindo desta maneira não sei, porém fica aqui minha pergunta… a ABIN, não seria um orgão ideal para possuir estes VANTS? Eu nao sei, quero saber a resposta.

  45. Meus caros,

    Mais uma vez, parto do pressuposto que fronteiras territoriais não são da responsabilidade da PF, e sim das FFAA as quais são preparadas e concebidas institucionalmente para este fim. As únicas fronteiras que são da responsabilidade da PF são as “fronteiras alfandegárias”. Posto isso, afirmo: – VANTs não foram concebidos para serem usados por polícias seja lá quais forem. VANTs não são “brinquedinhos”. São complementos de apoio a guerra dita de “posição”; servem de suporte aos exércitos e/ou forças aéreas; e que num futuro adiante, a luz de posteriores desenvolvimentos poderão se transformar em armas de ataque, ditas “sem piloto”. Não foram feitos para suporte a ações policiais. Vejam; nem a polícia de fronteiras americana as usa. E olhem que a fronteira problemática para os americanos é a do México (imigração ilegal), a qual não apresenta dificuldades visuais pois não têm vegetação de porte; portanto um teatro a céu aberto, propício a ser vigiado por “VANTs”; mas nem assim eles optaram por usa-los!! Nossas fronteiras, com exceção da parte extrema sul, são especiais; são compostas de selvas fechadíssimas, como na África equatorial, Indonésia, Java e Sumatra. Vocês já se perguntaram para que serviriam veículos não tripulados de prospecção visual em terreno de selva fechada?
    Não posso deixar de citar a observação do Sr. Milton Bras Cabral: “…não é função da FAB perseguir malandros no morro….”. De fato é verdade. Mas também não é função da PF perseguir malandros no morro!!! Mas se fosse não acredito que a PF fosse fazê-lo usando VANTs!!! Vamos opinar com seriedade, certo?
    Há sempre gente esperta é interessada em vender até geladeira para esquimó. O que não entendo é como a PF deixar se enredar em fato como este, o seu respectivo ministro comer esta mosca, e o Ministro da Defesa não saber que o seu colega da justiça está comprando equipamento militar para uso civil indevido (porque não serve para suas operações)!?!?!

    Abraços

    Lopes

  46. Senhores;

    Um absurdo este tipo de atitude. Obviamente não temos o teor da indignação do militares, porém, há que se equalizar os discursos, com o intuito de não prejudicar este projeto.
    Senão vejamos:
    Desde a publicação da Lei do Abate, quantas aeronaves foram abatidas?
    Centenas de aviões adentraram o espaço aéreo brasileiro, na maioria das vezes sem autorização da FAB, e no caso dos traficantes, nas poucas vezes em que a PF identifica uma aeronave transportando entorpecentes ou armas, o máximo que a FAB faz é acompanhar… (até chegar no comandante pra dar ordem de abate, acontece duas coisas: ou o avião voltou para os países produtores ou já foi pro solo com as drogas ou armas e os traficantes fogem).
    Ora, será que uma aeronave tão sofisticada não dispõe de um equipamento que assegure o voo seguro no espaço aéreo? Duvido que não. Apelar para o medo da população é infantil.
    Será que devemos ficar a mercê destas ladainhas enquanto armas e drogas entram no país?
    Eu entendo que esse tipo de argumento só é defendido por aqueles que se preocupam mais com o seu nariz do que com a sociedade ou tem interesse direto que a farra da fronteira aberta continue.
    É minha opinião, respeito a dos demais colegas.

  47. Companheiro LOPES !

    VANT -> que num futuro adiante, a luz de posteriores desenvolvimentos poderão se transformar em armas de ataque, ditas “sem piloto”.

    FUTURO DISTANTE! -> Amigo, estes equipamentos são utilizados há anos por órgãos de inteligência do mundo todo, quando temos a possibilidade de utilizar esta ferramenta, devemos aguardar um FUTURO ADIANTE?

    O único erro que vejo é a publicação destas informações, haja vista que aqueles que serão prejudicados diretamente, tem a oportunidade de fomentar discussões infrutíferas como essa.

    Você acha que os organismos de inteligência do mundo todo ficam publicando as ferramentas que possuem? Só no Brasil mesmo, exatamente por motivos como esse, ou seja, CIUMEIRA.

  48. E tem mais, pra vagabundagem de plantão, que tá procurando informações sobre este equipamento, só digo uma coisa: SUA CASA VAI CAIR VAGABUNDO!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: