Articles

Como previsto, missão no Iraque acaba em agosto, diz Biden

In Conflitos, Defesa, Geopolítica on 19/07/2010 by konner7 Marcado: ,

https://i1.wp.com/www.galizacig.com/avantar/files/images/20091020_iran.iraq.jpg

O vice-presidente norte-americano, Joe Biden, disse, neste domingo, que o fim das missões de combate dos Estados Unidos no Iraque, marcado para agosto, está dentro do programado e não será adiado mesmo que o país do Oriente Médio não consiga formar um novo governo até a data final.

“Existe um governo de transição. Existe um governo que está trabalhando. A segurança do Iraque está sendo feita pelos iraquianos, com a nossa ajuda. Ainda teremos 50 mil soldados lá,” disse Biden durante uma entrevista ao programa “This Week”, da rede ABC.

Desde o resultado das eleições no Iraque, em março, os partidos políticos do país estão num impasse sobre quem deve participar do governo de coalizão e quem deve atuar como primeiro-ministro e presidente.

“Não tenho dúvidas que conseguiremos cumprir o compromisso de manter apenas 50 mil soldados lá e isso não afetará de jeito nenhum a estabilidade física do Iraque”, afirmou Biden.

As tropas dos EUA pretendem encerrar suas operações de combate no dia 31 de agosto, antes da retirada total até o final de 2011.

Sete anos depois da invasão dos EUA, em 2003, os iraquianos esperavam que as eleições trouxessem estabilidade e recuperação econômica, mas não foi o que aconteceu. As conversações para uma coalizão ainda podem durar muitos meses, expondo o Iraque a um vácuo arriscado, uma vez que o país está saindo de uma guerra sectária, mas se esforça para conter uma insurgência persistente.

A guerra sectária entre os sunitas dominantes e a maioria xiita, que começou após a invasão em 2003, já diminuiu drasticamente, mas uma insurgência sunita persiste.

(Reportagem de Alister Bull)

Fonte:  Terra

Anúncios

5 Respostas to “Como previsto, missão no Iraque acaba em agosto, diz Biden”

  1. Os EUA fizeram a “merda”, perdoem-me a expressão, invadindo o Iraque, não aguentaram as consequências e agora vão sair de lá cansados e surrados. O problema todo é que, com a rivalidade que existe entre as principais tribos daquele país, o derramamento de sangue continue, com ou sem tropas americanas. Além disso, é perfeitamente possível que, mais cedo ou mais tarde, alguém pior do que Saddam Hussein, assuma o governo daquele país. Os Estados Unidos vão cair fora dessa guerra desgastante, cansados de sofrer e mais uma vez vai sobrar para as forças de paz da ONU que terão que consertar essa besteira perpetrada por esses irresponsáveis anglo-americanos. Tomara que não tentem a mesma loucura com o Irã.

  2. Eis ai o 2 Vietnam da Army of 1
    hahahahahahhahahaha
    0 3 sera no Afeganistao nao ta muito longe
    uma pena o Rambo nao poder ajudar a Army of One
    HAHAHAHAHAHAHAHH

  3. As forças dos EUA estão reunindo suas tropas espalhadas. Isso faz parte do preparo para reunir forças para o ataque ao Irã.

    A pergunta é: a ONU autoriza a invasão de um país só porque ele mantém um programa nuclear? Mesmo que o Irã esteja a produzir armas nucleares, isso basta para o invadir e penalizar seu povo? A guerra do Irã vai ser mais difícil que a do Iraque, disso eu não tenho duvidas. As Guardas Revolucionárias do Irã tem mais de 11 milhões de soldados – é o maior exército paramilitar do mundo. O território iraniano também é bem maior que o do Iraque. Pra cobri-lo todo, eu nem sei se os EUA têm o que basta. Com certeza não o tiveram no caso do Iraque.

    Mas que haja essa maldita guerra. Foi com a guerra do Iraque que os EUA se afundaram num pântano de dívidas. Imagino como vai ser a guerra do Irã. Com ela, os americanos só vão acelerar sua própria decadência. Só sinto muito pelo povo do Irã.

  4. Chega de Deficits, ñ estamos aguentando…é o Ocaso de um ex-potencia.Já vai tarde, e alguns paises vão seguir a mesma.

  5. Não aguentam mais.A volta pra casa é um sonho em um pesadelo despérto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: