Articles

Espanha nos enganou, afirmam cubanos

In Conflitos, Geopolítica on 20/07/2010 by E.M.Pinto Marcado: ,

https://i0.wp.com/www.dilixi.com/cms/wp-content/uploads/2010/01/zapatero-ok.jpgLUISA BELCHIOR

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE MADRI

O envio de ex-presos do regime cubano para a Espanha está se tornando um tiro no pé do governo de José Luis Rodriguez Zapatero.

Além de se aproximar da oposição espanhola, os cubanos lançaram ontem manifesto contra a derrubada da Posição Comum -mecanismo que condiciona a relação dos europeus com Cuba ao cumprimento dos direitos humanos na ilha. O contrário do que a Espanha pretendia ao tratar da libertação dos presos com Havana.

“Fomos enganados pelo governo espanhol”, disse o dissidente Julio Galvez, em alusão às condições em que foram recebidos em Madri.

Eles estão hospedados em um albergue no subúrbio da capital até serem enviados a conjuntos habitacionais e devem receber status jurídico de imigrantes comuns -e não o de refugiados, como querem.

Fonte: Mundo A12

Anúncios

11 Respostas to “Espanha nos enganou, afirmam cubanos”

  1. “”“Fomos enganados pelo governo espanhol”, disse o dissidente Julio Galvez, em alusão às condições em que foram recebidos em Madri.

    Eles estão hospedados em um albergue no subúrbio da capital até serem enviados a conjuntos habitacionais e devem receber status jurídico de imigrantes comuns -e não o de refugiados, como querem.””
    …………………………………………………………………….

    Então a coisa importante não é escapar do regime cubano sanguinário, pois se fosse assim estariam felizes mesmo sendo considerados como “imigrantes comuns”, mas o que querem mesmo é fazer política, sò isso, pois acharem ruim serem classificados como imigrantes e querendo o status de “refugiado” demonstra vontade plena de instrumentalização política da situaçào, e isso os espanhois estão vendo claramente… é tudo uma manipulação por parte dos “dissidentes”, pois se o governo cubano fosse realmente assassino como dizem, esses senhores nunca teriam saido do país com vida, pois estariam todos mortos a esse ponto, justiçados pelo sistema ditatorial… mas estão vivos e fazem proselitismo político até mesmo na Europa que os acolheu em boa fé; deveriam fechar de vez as portas para estas falsas vitimas do sistema cubano!

  2. Discordo do amigo Francoorp.

    Porque o amigo acha que aqueles cubanos aceitaram tão bem a ida para os EUA em 1980?E aquele cubano que fez greve de fome?

    E também a cubanos que já fugiram até para o Brasil.Aquela ditadura demente atola seu povo na miséria e ainda culpa o embargo americano,como se não hovesse meio nenhum para ter humildade e buscar alguma cooperação,LÁ HOJE FALTA ATÉ PAPEL HIGIENICO!

    Deus tenha piedade.

  3. Ocorre que o Francoorp esqueceu é que o atual governo espanhol é de esquerda e historicamente teve – no mínimo – relações cordiais com as Farcs. Não estou falando que teve envolvimento direto ou que financiou de alguma forma a organização terrorista. Contudo, por décadas a esquerda européia e latino-americana tiveram relações, sejam próximas ou não.

    O governo espanhol não irá tratar os cubanos como refugiados políticos por razões óbvias.

    O que me surpreende é que o Francoorp acha um absurdo a idéia dos ex-presos políticos cubanos – cujo único crime foi ter dito a sua opinião em voz alta – de lutarem pela democracia, pelas garantias individuais e liberdade de expressão em seus próprio país.

    Aos que estiverem lendo este blog, mesmo que não se manifestem: essa é a mentalidade dessa gente. Eles não mudam. Não gostam de democracia, não gostam de liberdade de expressão, não gostam de opiniões contrárias, não gostam de nada que de alguma forma não esteja sob controle do Partido.

    Essa estória absurda de que existe uma “esquerda carnívora” e outra “herbívora” é um dos maiores erros de julgamento que já vi em toda a minha vida. Não são diferentes, ocorre que em alguns países elas demoram mais para solapar o edifício da democracia.

  4. Francoorp, desculpe mas eles tem razão, se eles aceitarem serem tratados como “imigrantes comuns” isso significa que eles foram apenas “presos comuns” que foram “perdoados”. Eles foram prisionairos politicos e foram expulsos do pais, portanto são refugiados politicos. Se eles foram presos por motivos politicos tem que ficar claro que foram soltos também por questões politicas. Simples coerencia isso. O triste é ver a esquerda no Brasil ainda defendendo a ditadura de Cuba, tentando negar o obvio. Cuba é sim uma ditadura e Fidel e Raul são apenas ditadores comuns.

  5. “”acha um absurdo a idéia dos ex-presos políticos cubanos – cujo único crime foi ter dito a sua opinião em voz alta – de lutarem pela democracia, pelas garantias individuais e liberdade de expressão em seus próprio país.
    Aos que estiverem lendo este blog, mesmo que não se manifestem: essa é a mentalidade dessa gente. Eles não mudam. Não gostam de democracia, não gostam de liberdade de expressão, não gostam de opiniões contrárias, não gostam de nada que de alguma forma não esteja sob controle do Partido.””

    ………………………………………………………………………

    Lecen:

    Depois fale da democracia Hondurenha ou dos amigos dos democráticos, os Sauditas tà bom…

  6. E mais uma coisa senhor Lecen, explique a todos os leitores qual a diferença entre os presos por Cuba, e os Presos pelos Yankees na Ilha de Cuba, e em suas outras prisões secretas pelo mundo!

    Parece que quem tortura e mata na Ilha é o Tio Sam com seus prisioneiros que nem direito a advogado ou a uma acusação formal têm, onde qualquer um pode ser preso, violentado, torturado, humilhado sem que nem a familia seja informada, e nem a justiça de tal país também nem recebe algum nome dos “terroristas”(em Cuba dizem “dissidentes”)… pelo que diz o Patriot Act, nem mesmo autorização para entrar na casa dos outros os milicos ou policiais precisam mais nos USA… olhe bem as coisas sem sentido que o senhor diz, e depois reflita sobre o que realmente é esta justiça que o senhor prega!

  7. Democracia não existe sem educação, logo Cuba está na frente de praticamente todos os outros países do mundo em relação à democracia, mesmo sendo uma ditadura!
    Absurdo e contraditório, não?

    Não! Absurdo é achar que um país como o Brasil é uma democracia!

  8. Francoorp :
    E mais uma coisa senhor Lecen, explique a todos os leitores qual a diferença entre os presos por Cuba, e os Presos pelos Yankees na Ilha de Cuba, e em suas outras prisões secretas pelo mundo!
    Parece que quem tortura e mata na Ilha é o Tio Sam com seus prisioneiros que nem direito a advogado ou a uma acusação formal têm, onde qualquer um pode ser preso, violentado, torturado, humilhado sem que nem a familia seja informada, e nem a justiça de tal país também nem recebe algum nome dos “terroristas”(em Cuba dizem “dissidentes”)… pelo que diz o Patriot Act, nem mesmo autorização para entrar na casa dos outros os milicos ou policiais precisam mais nos USA… olhe bem as coisas sem sentido que o senhor diz, e depois reflita sobre o que realmente é esta justiça que o senhor prega!

    Mandou bem, exclente contra ponto. Sairam de uma prisão e cairam em outra…pq ,então ñ ficaram na “ILHA” , como uns estão fazendo ? Sds.

  9. Vcoês realmente estão falando sério?

    Querem comparar cerca de 300 pessoas presas sob acusação de envolvimento com terrorismo com 11 milhões de habitantes que vivem sob um regime ditatorial que fez o país parar virtualmente na década de 50?

    Me assusta o desespero de vocês em defenderem a todo custo essas ditaduras. Qual é o verdadeiro intuito? Vocês admiram ditaduras? Admiram assassinatos políticos? Admiram torturas? Admiram falta de liberdade?

    Ou estão a soldo do Partido para preparar o terreno?

  10. Aff! Ninguém entendeu o que o Francoorp falou e vem o Lecen falar nada com nada, só para fazer intriga besta. Só aparece em assustos assim, não vem aqui falar de fuzil, embarcações ou aviões, mesmo que seja de papel pelo menos.
    O mundo sabe que existe ditadura de direita e de esquerda e que não tem diferença entre elas, nós somos provas vivas disto.

    Faço a mesma pergunta para você: “Você está a soldo do Partido?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: