Articles

FAB E EMBRAER ANUNCIAM PREVISÃO INICIAL DE AQUISIÇÃO DO KC-390

In Aviões de Transporte, Defesa, Negócios e serviços on 21/07/2010 by E.M.Pinto Marcado: , ,

https://i1.wp.com/www.embraerdefensesystems.com.br/portugues/content/cargo/img/img_zoom_aircraft_overview.jpg

Força Aérea Brasileira tem a intenção de adquirir 28 aviões de série

São José dos Campos, 21 de julho de 2010 – A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Embraer anunciaram hoje, durante coletiva de imprensa no 47º Show Aéreo de Farnborough, na Inglaterra, a intenção de compra futura de 28 aeronaves KC-390 para atender ao planejamento da FAB.

O programa de desenvolvimento do novo jato de transporte militar foi assinado entre FAB e a Embraer em abril de 2009, durante a sétima edição da feira aeronáutica e de defesa Latin America Aero and Defence (LAAD), no Rio de Janeiro.“A Força Aérea Brasileira é o principal parceiro estratégico da Embraer desde a criação da Empresa em 1969”, afirmou Orlando José Ferreira Neto, Vice Presidente Executivo para o Mercado de Defesa da Embraer. “Este anúncio reforça nossa motivação e o comprometimento em conceber um produto de última geração que deverá superar os requisitos da FAB e as expectativas do mercado.”

O projeto avança conforme planejado e a fase de estudos preliminares foi concluída com sucesso. O primeiro vôo do avião está previsto para 2014 e entrada em serviço para o final de 2015. As campanhas mais importantes de ensaios em túnel de vento, com modelos em escala reduzida, foram concluídas e permitiram congelar a configuração aerodinâmica. A arquitetura estrutural e as tecnologias de sistemas estão já também definidas. Os estudos mostram que a capacidade de carga do KC-390 deverá superar aquela estabelecida os requisitos iniciais e chegar a 23,6 toneladas.

Um modelo em tamanho real do compartimento de carga foi construído para avaliação do espaço interno e das operações de carga descarga com carregamentos típicos. Os resultados dessas avaliações têm  demonstrado a grande versatilidade da aeronave. O KC-390 contará com a tecnologia CARP (Computed Air Release Point), integrada ao sistema digital de comandos de vôo (fly-by-wire), o que resultará em maior precisão no lançamento de cargas e menor carga de trabalho para a tripulação. O avião terá ainda moderno sistema aviônico, incluindo dois visores frontais (Head-Up Display – HUD), e sistema completo de autodefesa. O KC-390 será totalmente compatível com a tecnologia de visão noturna (Night Vision Goggles – NVG).

Mais rápido que seus competidores, o jato poderá operar em pistas curtas e semi-preparadas. Dentre as principais missões, será utilizado para transporte de tropas e cargas, incluindo nos ambientes da Antártida e da Amazônia, como avião reabastecedor, para busca e resgate(SAR) e na evacuação médica (Medical Evacuation – MEDEVAC).

Nota do Editor:

O Plano de Ariculação da Força Aérea prevê a aquisição de um número bem maior desta aeronave pela FAB, algo entre 60 e 80 aeronaves, e que comporia uma futura força de cargueiros centrada numa espécie de Air Mobility Command (AMC) nacional.

Sendo assim este primeiro lote de 28 seria apenas o ponta-pé inicial para abertura da linha de produção do KC 390 que nesta semana poderá contar ainda com a adesão de Portugal no programa de construção da aeronave.

Boas notícias para a Embraer e para a FAB.

E.M.Pinto

Fonte: Embraer

Anúncios

16 Respostas to “FAB E EMBRAER ANUNCIAM PREVISÃO INICIAL DE AQUISIÇÃO DO KC-390”

  1. O governo de um pais tem que trabalhar no interesse das empresas desse pais.Muito bom ver o comprometimento com a EMBRAER.

  2. 28 unidades entre 2015-2022 (quatro unidades/ano) mais os dois protótipos.

    Acredito que iremos operar, no futuro, pelo menos o dobro disso. Podem apostar…

    E o Brasil também deverá adquirir muito mais do que 120 caças de 5ª geração se quiser ser encarado como potência… Se não pudermos nem defender nosso território, como iremos nos projetar globalmente e, pior ainda, pleitear um assento permanente no CS da ONU?

    240 caças táticos
    120 caças de superioridade aérea
    60 treinadores supersônicos
    60 cargueiros KC-390
    20 Antonov An-70
    12 Antonov An-124

    No mínimo…

  3. 60 s 80 aeronaves? Fantástico! Que tudo corra bem e que os planos se concretizem… fica faltando só o reabastecedro estrátégico… A-330 com certeza… no mínimo 10 deles… e um cargueiro com capacidade na faixa das 50 ton…

  4. ademar :
    O governo de um pais tem que trabalhar no interesse das empresas desse pais.Muito bom ver o comprometimento com a EMBRAER.

    É o certo, ante 28 aviões do nada…deve ser o início de outros mais.Mt bom.

  5. Porque falar esse tímido numero de apenas 28 aeronaves?
    Como o próprio editor disse acima, as necessidades do Brasil são de 60 a 80.
    Quem está falando tem que lembrar que o que disser vai influenciar os conceitos de observadores de outras nações, que poderão ser clientes potenciais.
    Vamos deixar de timidez !!!

  6. Isso é uma execelnte notícia, mas claro que para o Jobim que quer uma brigada de deslocamento do exército na amazônia, é pouco mas um ótimo começo. as coisas estão começando a melhorar. Precisamos de muito mais, mas como disse antes “é um bom começo”.

  7. Hercules equipados com multiplos canhões,metralhadoras e foguetes varreram o Iraque..O KC-390 é multi-emprego,podemos usa-lo de muitas formas ate mesmo como bombardeiro e ataque pesado ao solo.

  8. Maluquinho, sou defensor do desenvolvimento de uma variante do KC 390 Gunship.
    Até desenhei um olha só

    imagina um AC-390- na Amazônia seria uma arma muito prática contra a narco guerrilha ou mesmo contra engraçadinhos invasores…

    sds
    Grande abraço
    E.M.Pinto

  9. Lopes

    Meus caros,

    Não pude deixar de ler a reportagem da Folha Online, repercutindo declaração do “Excelentíssimo” Ministro das Comunicações, Sr. Hélio Costa, feita em 20/07/2010, finda a qual me vi entre surpreso e estupefato. Se não vejamos: Primeiro, não me parece ser necessário aos Correios “criar empresa de carga”. Para possuir aviões basta comprá-los (não creio que haja lei que o proíba). Segundo, vem a surpreendente pérola de declaração: – “Os Correios têm necessidade de se modernizar. É preciso criar uma estrutura para os Correios fazerem comércio eletrônico, que nesse ano cresceu 75%”, disse Costa.”
    Parece até que os Correios não faziam parte do Ministério das Comunicações quando lá ele chegou!!! O que fez durante todos estes anos em que esteve a frente deste ministério o digníssimo ministro???? Para se ativar comércio eletrônico não se precisa comprar aviões que eu saiba, e o dispêndio em dinheiro seria muitíssissississimo menor!!!!! Porém é preciso saber o que fazer e ter vontade de trabalhar. Creio entretanto que com nenhuma destas duas qualidades ele foi agraciado!!!
    Pelo que ele disse sobre os aviões a comprar, como não conseguiu nem implementar o comércio eletrônico nos Correios, creio que pretende arrenda-los à FAB. Pelo jeito esse aí não sabe nem porque avião voa. Tomara que saia antes ou então,… mais uma embrulhada a vista!!

    Abraços
    Lopes

  10. Sebhor Moderador,

    Por engano da foto do K-390, postei meus comentários no artigo errado. Peço o favor, se possível de coloca-lo no endereço abaixo.

    Atenciosamente.
    Lopes

    https://pbrasil.wordpress.com/2010/07/21/correios-querem-criar-empresa-de-aviacao-propria/

  11. Caro Sr. Moderador,

    Foi impossível atender meu pedido/comentário #12? Se não for possível atendê-lo será melhor apagar o meus comentários # 11 e #12!! Por favor me informe.

    Atenciosamente,

    Lopes

  12. Salve Lopes, desculpe mas não entendi seu pedido.
    Abraço
    E.M.Pinto

  13. Caro Sr. E. M. Pinto,

    Por engano meu, O comentário acima #11 foi postado sob o artigo “FAB E EMBRAER ANUNCIAM PREVISÃO INICIAL DE AQUISIÇÃO DO KC-390”, sem o menor sentido, porque diz respeito e gostaria de postá-lo como comentário ao artigo “CORREIOS QUEREM CRIAR EMPRESA DE AVIAÇÃO PRÓPRIA”. Como não tenho como “deletá-lo” ou não sabendo como fazê-lo, peço o favor de transferi-lo ao artigo correto, ou apagá-lo.

  14. Atenciosamente,

    Lopes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: