Articles

Otan teme que talibãs retomem controle do Afeganistão caso tropas saiam cedo

In Conflitos, Geopolítica, Opinião on 21/07/2010 by E.M.Pinto Marcado: , ,

https://i2.wp.com/blogs.trb.com/news/opinion/chanlowe/blog/afghan.gif

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, afirmou que os talibãs poderiam tomar o poder no Afeganistão caso as forças internacionais deixem o país antes da hora.

“Não podemos deixar o Afeganistão prematuramente, antes do fim de nosso trabalho. Os talibãs retornariam facilmente. O Afeganistão poderia servir novamente de plataforma para ataques terroristas”, disse Rasmussen em entrevista coletiva junto ao ministro paquistanês de Assuntos Exteriores, Shah Mehmood Qureshi.

O secretário-geral da Otan assinou que o objetivo é fazer com que as forças de segurança afegãs assumam a responsabilidade pelas operações militares no país em 2014, mas ressaltou que a transição dependerá mais das condições do Afeganistão do que de um calendário.

“Temos que ter a garantia de que vamos ter as condições requeridas para a transição. Estaremos comprometidos até que tenhamos certeza que há estabilidade. Não deixaremos um vazio. O compromisso da Otan com o Afeganistão é a longo prazo”, disse Rasmussen.

https://i2.wp.com/orangejuiceblog.com/wp-content/uploads/2009/12/Afghanistan-Quagmire.jpgAlém disso, o chefe do organismo multilateral apoiou o processo de reconciliação com os elementos talibãs moderados, desde que estejam dispostos a abandonar a violência e a respeitar a Constituição e democracia afegãs.

Para Rasmunssen, o Paquistão pode desempenhar um papel importante nesta estratégia, promovida pelo presidente afegão, Hamid Karzai.

Qureshi afirmou que Islamabad não está buscando um papel no processo, mas deve ser o próprio Governo do Afeganistão a decidir como o Paquistão pode ajudar.

O secretário-geral da Otan visitou o Paquistão nesta quarta-feira, após participar, terça, junto a Qureshi, da Conferência de Cabul, onde delegados de cerca de 70 países e organismos internacionais decidiram dar mais controle ao Governo afegão na gestão dos fundos da comunidade internacional destinados ao país e apoiaram seu plano de paz com os talibãs.

Nota do Editor:

Ah é?????

Fonte: EFE via Geopolítica Brasil

Anúncios

8 Respostas to “Otan teme que talibãs retomem controle do Afeganistão caso tropas saiam cedo”

  1. Não acho nem um pouco difícil que uma nova ação de massa, equivalente a uma “Ofensiva do Tet”, seja capaz de expulsar as forças da coalização antes do final de 2011..E eles ainda querem abrir um novo front no Irã…

  2. O problema em si não são os talibãs, al quaeda, bin laden e cia e sim os grupos OCIDENTAIS que os financia. Ninguém mais acredita nesta montagem…

    Alguém sabe que fim deu a proposta de se acabar com os paraísos fiscais?

    Pânico na base reptiliana.

  3. O Talibã não quer conversa com o Karzai, pois o consideram corrupto e traidor, desse lamaçal os EUA não sairá tão cedo. Entraram num poço sem fundo.
    O efeito desta estratégia (reconciliação) será aumentar a moral dos combatentes talibãs.

  4. E isso tudo custa $$$. Pois que seja, isto acelera o declínio das potências envolvidas e permite que a China, por exem, utilize seu dim dim em coisas que tragam mais benefícios ao seu próprio país. Este tipo de guerra é como semente para o surgimento de novos terroristas e tb não se pode obter grandes vantagens ao invadir um país como no passado (colonialismo). O touro americano tem chifres que no futuro muito próximo serão muito pesados para carregar.

  5. Vandrade :
    O Talibã não quer conversa com o Karzai, pois o consideram corrupto e traidor, desse lamaçal os EUA não sairá tão cedo. Entraram num poço sem fundo.
    O efeito desta estratégia (reconciliação) será aumentar a moral dos combatentes talibãs.

    1maluquinho :
    Voces que pensam que não sairam.Ou saem apresados pra não passar vergonha ou saem corridos com o rabo entre as pernas.São super-potencias,tem a ultima tecnologia,bombardeiam massissamente e quando olham pelo satelite e veeem que nada mais se move,entram triunfantes com seus infantes.Mas se encontram resistencia não possuem a tenacidade necessaria a finalizar a missão.Deserto e Selva é terror a Americanos e Europeus e estão longe de formar combatentes expecializados nestas circunstancias.

    Os talebans estão cantando vitória , e com mt razão, destruiram outro império.

  6. E alguém ainda duvida q isso irá acontecer?

  7. No filme ” O Caçador de Pipas”, dá prá ter uma pequena idéia do jugo dos Talebans. Mas pior que isso deve ser o jugo de estrangeiros invasores. Saiam fora…já.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: