Articles

Chávez rompe com Colômbia e pede alerta na fronteira

In Conflitos, Defesa, Geopolítica on 22/07/2010 by E.M.Pinto Marcado: , ,

http://alasc.files.wordpress.com/2008/03/foto-chavez-y-uribe.jpeg

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta quinta-feira o rompimento das relações diplomáticas com a Colômbia logo depois que Bogotá acusou, em uma reunião extraordinária da OEA, a Venezuela de abrigar guerrilheiros colombianos em seu território.

A denúncia foi feita durante uma reunião extraordinária da OEA (Organização dos Estados Americanos), na qual a Colômbia apresentou o que qualificou de “provas” de que os rebeldes estão escondidos no país vizinho.

“Não nos resta, por dignidade, mais que romper totalmente as relações com a Colômbia, com lágrimas no coração”, afirmou Chávez, na sede do governo em Caracas, ao lado de Diego Maradona, que visita o país.

“Esperamos que não aconteça nada mais grave nesses dias que restam a (o presidente colombiano, Álvaro) Uribe (…). Há uma loucura desatada no palácio de Nariño (sede do governo colombiano)”, afirmou.

“Uribe é capaz de montar um acampamento simulado do lado venezuelano para atacá-lo e causar uma guerra.”

Alerta

O presidente venezuelano disse ter pedido “alerta máximo” aos militares na fronteira com a Colômbia. “Não aceitaremos nenhum tipo de agressão”.

Chávez disse esperar que o presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, modifique a relação entre os dois países e negou que seu governo seja conivente com as guerrilhas colombianas.

“Não permitimos acampamento guerrilheiro na Venezuela. Se houvesse acampamento na Venezuela seria sem a permissão do governo venezuelano”, afirmou.

Venezuela rompeu relações com a Colômbia em 2008, quando o exército colombiano invadiu o Equador para bombardear um acampamento das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, o principal grupo rebelde de esquerda colombiano), mas depois voltou atrás.

Em 2009, Chávez “congelou” as relações políticas e comerciais com Bogotá depois da assinatura do acordo militar entre Colômbia e Estados Unidos que permite a tropas americanas o uso de sete bases militares colombianas.

OEA

Durante a reunião da OEA, a Colômbia e disse que há 1,5 mil rebeldes no país vizinho e pediu à organização que crie uma comissão internacional para visitar os supostos acampamentos da guerrilha colombiana que estariam instalados na Venezuela, em um prazo não maior que 30 dias.

O embaixador colombiano na OEA, Luis Hoyos, mostrou uma série de fotos de líderes guerrilheiros em acampamentos.

No entanto, as fotos, definidas como “provas” pelo colombiano, não deixam claro em que local foram feitas. A maioria delas mostra os líderes rebeldes sentados, onde se pode ver a selva de fundo.

O embaixador colombiano também mostrou coordenadas geográficas de onde estariam instalados três acampamentos rebeldes no Estado venezuelano de Zulia. Segundo Hoyos, os acampamentos estariam 23 km dentro da fronteira venezuelana.

“Se tudo isso é falso e tudo isso é uma montagem, não haverá nenhuma dificuldade para que a comissão possa ir”, afirmou Hoyos.

O embaixador da Venezuela na OEA, Roy Chaderton, disse que as fotos não mostram se são território venezuelano ou colombiano.

“A foto que (o governo colombiano diz ser) Chichiriviche (praia no litoral venezuelano) me chama a atenção, porque conheço bem essa praia e, pela cor da areia, poderia ser Santa Marta (Colômbia)”, afirmou.

Chaderton disse que deveria ser criada uma comissão também para visitar as sete bases militares colombianas que estão sendo utilizadas por tropas americanas, que foi pivô da crise entre os vizinhos no ano passado.

Fonte: BBC Brasil

Anúncios

33 Respostas to “Chávez rompe com Colômbia e pede alerta na fronteira”

  1. Mais uma guerra para os USA entrarem, pois a colombia sozinha não vai da conta da venezuela.

  2. Serà que sai guerra???

    Possível, e comecem a se preparar pois pode sobrar pra nós, com certeza sobra pra nós!

  3. Esses dois (Chaves e Uribe), tanto falatório.
    Duvido que realmente vão fazer algo além disso.

  4. . . . Lembram ??

    https://pbrasil.wordpress.com/2010/07/10/7-mil-marines-dos-eua-chegam-a-costa-rica/#more-22352

    Bogotá acusou, em uma reunião extraordinária da OEA, a Venezuela de abrigar guerrilheiros colombianos em seu território.

    Será só uma coincidência !?!?!?

  5. Esta é a estratégia americana, primeiro fomenta a discórdia entre os paises vizinhos, quando não provoca a divisão de uma pais, e depois vem “pacificar” com sem exército.

  6. Mas essa é a intenção, existe sim o plano de levar a cabo uma guerra aqui na america do sul, e não vai ser algo simples. isso faz parte do plano de dominação mundial, que inclui tbm o irã.
    Com toda certeza os eua deram liberdade para o presidente da colombia atuar, e partir pra agressão, ele quer continuar tendo fama e na midia mantendo a moral dentro da colômbia mesmo saindo do poder. E o plano de guerra continua e as relações não vão melhorar com santos pois ele foi eleito para continuar o trabalho de uribe.
    Tudo está caminhando para uma guerra, mas quando ela vai começar não da pra saber, mas pode ser em breve. Os eua “estão babando” esperando essa hora chegar.

  7. Carlos :
    Mais uma guerra para os USA entrarem, pois a colombia sozinha não vai da conta da venezuela.

    Francoorp :
    Serà que sai guerra???
    Possível, e comecem a se preparar pois pode sobrar pra nós, com certeza sobra pra nós!

    konner7 :
    . . . Lembram ??
    https://pbrasil.wordpress.com/2010/07/10/7-mil-marines-dos-eua-chegam-a-costa-rica/#more-22352
    Bogotá acusou, em uma reunião extraordinária da OEA, a Venezuela de abrigar guerrilheiros colombianos em seu território.
    Será só uma coincidência !?!?!?

    Td os acima estão certos, temos de nos prepar p alguma escaramuças, e com certeza até com os ianks, “Os Pacificadores”…eles ñ são confiáveis.

  8. No campo da política externa, Uribe demonstra que permanece em total submissão aos americanos, que combate os governos progressistas da América Latina. A atitude recente só favorece os interesses do imperialismo americano, fabricando pretextos para os americanos agirem de forma mais incisiva na América Latina contra a Alba, o Mercosul e a Unasur, por exemplo.

  9. Francoorp, concordo com o ilustre amigo quando ele diz que pode sobrar para a gente, mas não vejo o Brasil tomar um lado, caso os 2 países entre em conflito, o que pode acontecer é o governo brasileiro ter de intervir neste conflito para este não se alastrar para outros países (muito provável, devido ao eixo bolivariano), assim sendo, o Brasil deveria mostar sua importância e peso político na região e colocar um basta nestas picuinhas causadas por um ditador irresponsável, tanto politicamente, quanto economicamente e geopoliticamente, é a hora de mostrarmos quem realmente manda nesta porcaria de América do Sul.

    Abraço, Lanterna Verde.

  10. caetano da silva :
    Os eua “estão babando” esperando essa hora chegar.

    Não pude deixar de imaginar os EUA como um demonio xD

    Mas na real… Não creio que ocorra uma guerra por causa disso ai,
    o povo americano não ia gostar de ver seus soldados morrendo
    em selvas sul americanas numa luta contra alguem que não é muçulmano,
    além dos que morrem no afeganistão, e ainda tem Irã e Coreia do Norte.

  11. konner,

    bem lembrado… e nós aqui, com meia dúzia de F-5 !

  12. Mais uma do traficante Uribe. Quer sem meter numa guerra contra a venezuela.

  13. O certo é que os eua estão pronto para dar o bote.

  14. WI,VC ESTÁ DE GOZAÇAO,RSRSRSRS…

  15. O nosso Maradona poderia ao menos ter aplaudido. rs rs

  16. Quanto menos Colombia na Venezuela, sobra mais espaço para empresas e produtos brasileiros por lá.Isso é ótimo.

  17. O que esperar de um presidente que anuncia o rompimento de relações com outro pais ao lado de um ex-jogador de futebol?

  18. Eu torço muito que seja só retóricas de presidentes ridículos de republiquetas, mas se tiver um “dedo estranho” no meio, esse caldeirão pode ficar uma sopa de verdade.

    Lembram como União Soviética e Estados Unidos brincavam de guerra fria na África, sustentado guerrilheiros rivais. Quando as duas nações brincavam de xadrez com os africanos, sendo eles os peões?

    Republiquetas e países são os peões desse jogo de xadrez. Quem não viu, que veja!

  19. Uribe está acusando Chaves de propósito. Com certeza os EUA está por trás disso. Só falta Uribe falar que que foi Chaves que fundou Farc. A colombia ta fugindo da sua responsabilidade e jogando em cima da Venezuela.

    OS EUA estão doidoinho pra entrar numa guerra com Chaves e estão usando Uribe e Colombia pra isso acontecer.

    Venezuela tem mais de 2 mil quilometros de fronteiras com Colombia , maioria dessa áreas é selva. È quase impossivível fiscalizar todas essas areas.
    O Governo brasileiro também sabe que Farc opera no territótio brasileiro, porém ilegalmente. È quase impossível fiscalizar milhares de quilometros de selva.

    Essa acusação que Uribe vem fazendo é sem fundamento na minha opinião.

  20. Lanterna Verde :
    Francoorp, concordo com o ilustre amigo quando ele diz que pode sobrar para a gente, mas não vejo o Brasil tomar um lado, caso os 2 países entre em conflito, o que pode acontecer é o governo brasileiro ter de intervir neste conflito para este não se alastrar para outros países (muito provável, devido ao eixo bolivariano), assim sendo, o Brasil deveria mostar sua importância e peso político na região e colocar um basta nestas picuinhas causadas por um ditador irresponsável, tanto politicamente, quanto economicamente e geopoliticamente, é a hora de mostrarmos quem realmente manda nesta porcaria de América do Sul.
    Abraço, Lanterna Verde.

    cara concordo plenamente, uma guerra n é boa (moralmente falando) pra ninguem, ja, financeiramente falando é bom so pros eua e mal pra america do sul, pois vao destruir o pouco q tem aqui.

  21. Vocês estão viajando! Este mesmo blog postou há pouco tempo uma matéria sobre a total FALÊNCIA da Venezuela sob Chávez. Simplesmente fez tudo de errado, na economia; e agora está amargando os efeitos.

    É engraçado… no dia da reportagem sobre a decadente economia venezuelana, eu comentei com um amigo (que támbem havia lido): “tá com cara de Argentina no comecinho dos anos 80… daqui a pouco ele resolve encrencar novamente com a Colômbia ou algum outro vizinho”.

    E o colega Carlos, que comentou no começo, está redondamente enganado. A Colômbia é capaz de enfrentar Equador e Venezuela juntos, na época do ataque aéreo às FARC saíram muitas reportagens sobre isso. Fora, é claro, o óbvio apoio americano.

  22. A esquerda brasileira já culpa logo os EUA. Os socialistas sonham com uma Colombia governada por narcotraficantes. Parabéns ao Uribe pela coragem em desafiar esse ditador metido a presidente; coragem que só ele tem, na região.

  23. DOIS GRANDES IMBECIS:

    Um fala demais e muitas bobabens socialistas, o outro, nao passa de idiota vira-latas entreguista, traidor do povo colombiano e sul-americano que entregou o pais aos traficantes e socialistas ianques que querem dividir e subjugar a America do Sul.

  24. Acho injusta qualquer acusação contra Uribe, o chamando de entreguista. ele tem o apoio americano no combate ao narcotrafico da FARC. nenhum país da região, quis ajudar a Colombia nisso.. agora, dizem que ele é entreguista pq tem apoio americano?? aahh vá…

  25. Paulo :
    A esquerda brasileira já culpa logo os EUA. Os socialistas sonham com uma Colombia governada por narcotraficantes

    Para que sonhar?

    A Colombia já é governada por narcotraficantes, com Uribe como chefe e representante local dos mega-narcotraficantes estadunidenses.

  26. Sim, e quer saber, vah…voce!!! Voce parece ser do time do me engana que eu gosto, que acha que o Brasil nao tem inimigos e logo nao precisa se armar, que os socialistas ianques sao bonzinhos, somos aliados naturais e a nossa defesa eh encargo deles, querer defender um sujeito irresponsavel desses, um corrupto, lesa-patria desses, traindo seu proprio povo, trazendo esses terroristas socialistas fdp, com 07 bases militares na America do Sul, que coloca em risco a seguranca do nosso proprio pais, vah …vah..vah…Se um nao presta, o outro presta menos ainda!!! Antigamente havia soh traficantes e seu braco armado interno e a propria UNASUL poderia dar conta disso. Agora, alem dos traficantes, temos tambem, esses poderosos terroristas expansionistas do hemisferio norte, com bases militares, ameacando nosso proprio Pais!!!! Que o Chavez eh um socialista fdp, nao ha duvidas, eh um bocudo que deveria cuidar melhor do bem estar do seu povo, em vez de arrumar encrenca, abertamente, com uma super-potencia, atraindo-a para a America do Sul. Alem disso, todo o mundo sabe que cachorro que late nao morde!! Atualmente, o Chavez eh muito menos nocivo ao Brasil do que o Uribe. Se necessario, eh muito facil para o Brasil acabar com Chavez, agora, com o Uribe, muito mais perigoso, sob a tutela dos democratas socialistas ianques, empreitada quase impossivel para nos, portanto juizo, rapaz!!!!

  27. Soh exclarecendo, independentemente de ser Uribe ou Santos, o governante do protetorado colombiano, sao “farinha do mesmo saco”!

  28. Al Carvalho :
    Sim, e quer saber, vah…voce!!! Voce parece ser do time do me engana que eu gosto, que acha que o Brasil nao tem inimigos e logo nao precisa se armar, que os socialistas ianques sao bonzinhos, somos aliados naturais e a nossa defesa eh encargo deles, querer defender um sujeito irresponsavel desses, um corrupto, lesa-patria desses, traindo seu proprio povo, trazendo esses terroristas socialistas fdp, com 07 bases militares na America do Sul, que coloca em risco a seguranca do nosso proprio pais, vah …vah..vah…Se um nao presta, o outro presta menos ainda!!! Antigamente havia soh traficantes e seu braco armado interno e a propria UNASUL poderia dar conta disso. Agora, alem dos traficantes, temos tambem, esses poderosos terroristas expansionistas do hemisferio norte, com bases militares, ameacando nosso proprio Pais!!!! Que o Chavez eh um socialista fdp, nao ha duvidas, eh um bocudo que deveria cuidar melhor do bem estar do seu povo, em vez de arrumar encrenca, abertamente, com uma super-potencia, atraindo-a para a America do Sul. Alem disso, todo o mundo sabe que cachorro que late nao morde!! Atualmente, o Chavez eh muito menos nocivo ao Brasil do que o Uribe. Se necessario, eh muito facil para o Brasil acabar com Chavez, agora, com o Uribe, muito mais perigoso, sob a tutela dos democratas socialistas ianques, empreitada quase impossivel para nos, portanto juizo, rapaz!!!!

    Al Carvalho

    Infelizmente temos políticos que pensam assim. Acham que não temos inimigos (declarados) e por isso não precisamos de caça. Nessa hora, juro que me deu nojo desse cara. O sorriso com que ele falava, como se gastar dinheiro com as Forças Armadas fosse desperdício.

    Saudações e um abraço.

    Luiz R.

  29. […] See the article here: Chávez rompe com Colômbia e pede alerta na fronteira « PLANO BRASIL […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: