Articles

China cria base militar para combater ataques hackers

In Conflitos, Defesa, Geopolítica, Guerra cibernética, Inteligência e Espionagem, tecnologia on 22/07/2010 by konner7 Marcado: , , , , ,

http://edmahoney.files.wordpress.com/2010/01/istock-cyber-warfare.jpg

Efe  —  PEQUIM – O Exército de Libertação Popular (ELP) chinês inaugurou sua primeira base militar cibernética para combater ataques e ameaças informáticas, informa nesta quinta-feira, 22, o jornal oficial em inglês Global Times, ligado ao Diário do Povo, órgão porta-voz do Partido Comunista da China (PCCh).

“A instalação da base significa que nosso exército está aumentando sua capacidade e desenvolvendo potencial militar para a guerra baseada na informação”, assegurou ao jornal uma fonte anônima do quartel-general do ELP.

https://i2.wp.com/www.comandodigital.com.br/wp-content/uploads/2010/03/039089101-EX00.jpg

A fonte, no entanto, não informa detalhes sobre a localização geográfica da base, sobre seu orçamento ou sobre os recursos humanos e materiais empregados.

O objetivo, diz, é “construir os muros” para garantir a confidencialidade da informação militar, embora tenha negado que se tratasse de um projeto para desenvolver ataques informáticos.

“É uma base defensiva para a segurança informativa, não um quartel para organizar ofensivas de guerra cibernética”, garantiu.

A criação desta instalação foi “uma ação estratégica ordenada pelo presidente da China, Hu Jintao, para tramitar estes temas quando a China entra na era da informação”.

A China é o país do mundo com maior número de internautas, mais de 420 milhões segundo os últimos dados oficiais, mas também um dos que pratica uma maior censura na gestão de conteúdos da rede.

Nos últimos tempos, o governo esteve envolvido em vários escândalos relacionados com ataques informáticos piratas.

O Google encerrou temporariamente este ano sua versão em mandarim (google.cn), em incidente que começou quando a empresa americana acusou Pequim de piratear contas de e-mail de jornalistas, dissidentes e ativistas pró-direitos humanos hospedadas em seus servidores.

Governos de países como Alemanha, Índia, Nova Zelândia, EUA e Reino Unido também acusaram “hackers” chineses de tentar entrar em seus sistemas informáticos.

Pequim sempre negou estas acusações, assinalando que os ataques são realizados por usuários privados que às vezes também fixam como alvo as páginas oficiais chinesas.

Fonte:  Estadão

Anúncios

5 Respostas to “China cria base militar para combater ataques hackers”

  1. Quem não tem cão caça com gato e lá vai o gato atrás do rato, te cuida também não Brasil.

  2. Hackers Chineses são os melhores em espionagem militar via web e agora que foram pioneiros ja estão se preocupando em defender-se.Varios governos utilizam hackers par descobrir segredos.

  3. o soldado de hoje .. precisa ter mais qualificação técnico-tecnológica… que preparo físico…

  4. 1maluquinho :
    Hackers Chineses são os melhores em espionagem militar via web e agora que foram pioneiros ja estão se preocupando em defender-se.Varios governos utilizam hackers par descobrir segredos.

    Tem tbm os Rússos com seus centros de monitoramento de Hackers,q o BRASIL se cuide e se prepare, no futuro, as guerras começaram por esse tipo de ataques.

  5. Vocês estão muito enganados. O Brasil tem várias empresas de contra medidas na internet. Vocês é que não sabem.
    Teve um caso em que o Brasil teve que ajudar os EUA com hackers roubando bancos.
    O Brasil também tem muitos hackers. Os Sr. de 35/40 anos que não sabem.
    Podemos não estar lá na frente, mas não estamos atrás coisa alguma!
    O que ocorre é que ainda não assimilados isso com o lado militar de forma grande.
    As empresas estão muito distribuídas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: