Articles

Brasil e Nigéria assinam acordo sobre Cooperação em Defesa

In Defesa on 23/07/2010 by Esdras E.S.

Brasília, 22/07/2010 – Acordo Brasil-Nigéria sobre Cooperação em Matéria de Defesa, destinado a aprofundar as relações entre os dois países, especialmente na área de projetos navais, foi assinado nesta quinta-feira (22/07) entre o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o Ministro da Defesa da Nigéria, Príncipe Adetokunbo Kayode.

Por meio do acordo, a Nigéria pretende estreitar as relações com a Marinha brasileira, especialmente com a Engepron- Empresa Gerencial de Projetos Navais, da Marinha. A nação africana também se interessa pelo projeto das Lanchas Escolares, que a Marinha está realizando para que o MEC possa utilize-las na região Norte.

O Brasil, por sua vez, pretende desenvolver com a Nigéria, uma ação comum em relação à exploração mineral no Atlântico. O ministro Nelson Jobim aproveitou o encontro para avançar neste tema, que também constou da agenda de encontros com outros países da costa atlântica africana, tendo como objeto a exploração mineral em áreas do Atlântico.

Tendo em vista esse interesse brasileiro, o ministro Jobim já manteve contatos com autoridades de diversos países da África visando obter um apoio para uma atuação junto à ONU, objetivando evitar que, quando forem concedidos direitos de mineração no sub-solo do Atlântico, em águas internacionais, não haja prejuízo às rotas de navegação que ligam a América do Sul à África ou entre essas duas regiões e outras áreas do planeta.

O principal temor dos países que possuem limites com o Atlântico é que os países mineradores venham a criar, no futuro, áreas de exclusão sobre campos de mineração e obriguem os navios mercantes que fazem o percurso ao longo do Oceano Atlântico a completarem o percurso com voltas que encareçam o frete.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Defesa

Anúncios

2 Respostas to “Brasil e Nigéria assinam acordo sobre Cooperação em Defesa”

  1. Isso é o exemplo de política externa, bem funamentada. Cada vez mais precisamos abrir mercados como esse e aprimorar nossas parcerias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: