Articles

Dassault negocia Rafale com a Líbia

In Aviões de Combate, Defesa, Negócios e serviços on 23/07/2010 by E.M.Pinto

https://i1.wp.com/kovy.free.fr/temp/rafale/rafale_show7.jpg

Tradução e Sugestão: Justin Case

PARIS (Reuters) – A empresa francesa de defesa Dassault Aviation está em negociações com a Líbia para a venda de 14 caças Rafale, em um negócio que poderia ser concluído antes de 11 de agosto, conforme noticiou o jornal econômico francês La Tribune nesta sexta-feira.

Nenhum porta-voz da Dassault Aviation pode ser imediatamente contatado para comentar o relatório. O avião de combate “multirole” Rafale é o programa mais importante para a indústria de defesa francesa, mas teve problemas para atrair compradores externos.

https://i2.wp.com/www.skycontrol.net/UserFiles/Image/MilitaryAviation_img/200809/200809-dassault-aviation-rafale-usa-2.jpg

As empresas de defesa francesas Dassault Aviation e Thales e também o grupo europeu MBDA estiveram em Tripoli, durante duas semanas, para negociar grandes contratos de armas, noticiou o jornal, citando uma série de fontes.

“As negociações estão indo bem, mas dizer quando vamos assinar é como ler folhas de chá,” informou o La Tribune como citação de uma fonte.

“Mas o coronel Kadafi prometeu à França que iria comprar o Rafale de qualquer maneira”, informou, como citação provinda de outra fonte, acrescentando que o negócio poderia ser concluído antes do Ramadã, que começa em 11 de agosto.

O jornal La Tribune disse também que a Dassault agora espera concluir a venda do caça Rafale para os Emirados Árabes Unidos (EAU) no início de outubro, em vez de antes do início do Ramadã, como cogitado anteriormente pela empresa.

O ministro da Defesa francês afirmou, no mês passado, que um acordo para vender Rafales para os Emirados Árabes Unidos estava sendo finalizado, negando que o custo para melhorias na aeronave tivesse subido.

O Brasil, cortejado ativamente pela França como primeiro comprador estrangeiro para o seu Rafale atrasou, por enquanto, a decisão para comprar 36 caças e poderá ter que adiar para uma data posterior às eleições de 3 de outubro.

© Thomson Reuters 2010 Todos os direitos reservados

Fontes: Reuters & Latribune

Anúncios

13 Respostas to “Dassault negocia Rafale com a Líbia”

  1. Agora que todos sabem que a jaca francesa tem componentes americanos,os gringos vão autorizar a vendo pra libia!

  2. Uma curiosidade tecnica,o canopi de abertura lateral como o do rafale não dificulta a manutenção ao passo que a abertura vertical como o super hornet permite o acesso de ambos os lados.

  3. O problema no FX2 não são os equipamentos, mas sim a famosa política. Nunca foi uma compra apenas de tecnologia, mas sim uma ferramenta na política internacional, e os Franceses sabem disso muito bem, assim como os americanos, os russos não entederam ou não souberam jogar este jogo e os suecos não têm peso, sendo o coringa na manga do MD/COPAC e Governo Federal.
    Vamos ver o que vai dar. Eu ainda acho que o Lula indica o vencedor, mas não assina deixando a bomba para o próximo presidente, que poderá fazer de tudo até acabar com este FX2 e esquecer esta história comprando alguma coisa de segunda mão. Têm muito caça sendo desativado no Mundo. []s

  4. Titia Dilma ganhando pode ter um piripaqui e embarcar de Sukhoy…Acho que a maior duvida que temos é em relação a fornecedores.Em quem confiar?Creio que em ninguem!Então porque não partir para um modelo totalmente Nacional ou com parceria com quem tambem quer crescer (India e Africa do Sul).Arabes adoravam o vetor Mirage.

  5. Maluquinho, a intenção do GF e do MD bem como da FAB é justamente adquirir e desenvolver certas tecnologias para depois partir para o desenvolvimento de um caça nacional (tripulado ou não).
    portanto, é preciso ter a vara, para depois pescar…
    Grande abraço
    E.M.Pinto

  6. Todos perdem seu tempo com esse fx2 pois ja esta perdido o que ira acontencer e comprar um caça usado como os miragem 2000 sendo assim não desagrada ninguem exceto a fab que fica na pior ,devemos agradecer pelo menos teremos blindados ,submarinos ,helicopteros,e kc390 e ja temos o sucesso unico e garantido que o super tucano melhor do que o jeito que ta sem nada ,temos que aceitar que os governantes não querem encrenca sendo assim isso e que vai acontecer exemplo fx1

  7. Estranha essa notícia da Libia comprando o Rafale. Um pouco mais abaixo, no blog, saiu uma notícia de que comprariam o Su-35 e que, inclusive, a minuta do contrato já estaria pronta. Será que vão comprar os dois ou alguem está excessivamente confiante?

  8. Gunsalmo :
    Estranha essa notícia da Libia comprando o Rafale. Um pouco mais abaixo, no blog, saiu uma notícia de que comprariam o Su-35 e que, inclusive, a minuta do contrato já estaria pronta. Será que vão comprar os dois ou alguem está excessivamente confiante?

    P os Líbios, pode até ser, + o Su 35BM são mt superior.Pena q o BRASIL ñ os comprou…engenharia reversa neles, se os tivesse comprado , lógico.

  9. Vendo a primeira imagem eu me pergunto, onde fica a metralhadora do rafale? Em um daqueles buracos quadrados laterais?

  10. E.M.Pinto :
    Maluquinho, a intenção do GF e do MD bem como da FAB é justamente adquirir e desenvolver certas tecnologias para depois partir para o desenvolvimento de um caça nacional (tripulado ou não).
    portanto, é preciso ter a vara, para depois pescar…
    Grande abraço
    E.M.Pinto

    E.M. Pinto,
    A intenção do governo federal é justamente o que você disse: “adquirir e desenvolver certas tecnologias para depois partir para o desenvolvimento de um caça nacional”, só que acho que ele terá duas versões, tripulado E não tripulado.

    Como já foi publicado aqui no blog no link que segue abaixo, o Ministério da defesa pediu ao comando da aeronautica que iniciasse estudos para o desenvolvimento de caça nacional, de 5ª geração e múltiplo emprego, em versões tripulada e não tripulada, com possibilidade de parceria com empresa estrangeira, respeitadas as diretrizes da END quanto à capacitação da indústria nacional, que atenda aos requisitos operacionais da FAB e da MB.

    Link >> https://pbrasil.wordpress.com/2010/07/18/diretriz-para-a-coordenacao-de-programas-e-projetos-comuns-as-forcas-armadas/#more-22756

  11. E.M.Pinto :Maluquinho, a intenção do GF e do MD bem como da FAB é justamente adquirir e desenvolver certas tecnologias para depois partir para o desenvolvimento de um caça nacional (tripulado ou não).portanto, é preciso ter a vara, para depois pescar…Grande abraçoE.M.Pinto

    Sim…É pular etapas pois o tempo gasto em pesquisa e desenvolvimento tecnologico atrasaria.Minha unica preocupação não é este ou aquele vetor e sim a TT e o fornecimento de materiais.Nestes dias se provou que grandes embora distintos se afinam nas decisões….Abraços e parabens pelo Blog.

  12. Exatamente, Esdras. E que atenda aos requisitos da FAB “E” da MB. Ou seja, quando o projeto estiver pronto, OU terá uma versão naval, como o F-35, ou já contará com uma versão totalmente naval, como o F-18.

    Espero que não demoremos 30 anos para que voe o primeiro protótipo. Acho um prazo mais realista 2025, com parcerias estratégicas (França, África do Sul, Coreia do Sul, Suécia).

    Imaginem dez esquadrões de FX-2 e mais uns cinco ou seis esquadrões de um 5ª geração BR bi-turbina cobrindo nossos céus, e mais algumas dezenas de unidades para a MB em 2025 (quando, teoricamente, entra em operação nosso novo NAe)…

    Ah, sonho meu.

  13. Que coisa “estranha”!

    Quando o BRASIL decide dialogar com países ditos DITATORIAIS caem em cima da gente com mil argumentos contrários, com mil ameaças etc.

    Mas quando é uma FRANÇA pode?

    Vender e fazer dinheiro para salvar a trajetória deste caça pode?

    Vem cá, avião de caça é item humanístico para ser vendido assim, sem mais nem menos, para um país problemático e ditatorial como a LÍBIA?

    Quando são eles com os seus interesses aí pode né?

    MIOPES convenientes!

    Cadê a COERÊNCIA dona FRANÇA?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: