Articles

Gripen D da África do Sul faz o primeiro disparo do míssil A-Darter

In Defesa, Mísseis, Sistemas de Armas, tecnologia on 23/07/2010 by konner7 Marcado: , , ,

https://i0.wp.com/www.revistaasas.com.br/asas/news_img/A_darter_454x243.jpg

A Saab realizou ontem o primeiro lançamento real do míssil ar-ar de 5ª geração curto alcance, com guiagem por infra-vermelho, A-Darter, à partir de um caça Saab Gripen D da Força Aérea da África do Sul. O teste foi executado com sucesso no campo de provas de Overberg e foi acompanhado por técnicos e engenheiros brasileiros e sul-africanos.

“O lançamento foi um marco na história e carreira operacional do Gripen. O míssil A-Darter é um projeto que envolve a participação e colaboração da Denel Dynamics, Mectron, Brasil e África do Sul, com apoio da Saab atuando na integração dos complexos sistemas do míssil”, disse Ulf Nilsson, executivo da Saab.
“O míssil A-Darter e o Gripen funcionaram perfeitamente, superando as nossas espectativas. Nós estamos muito satisfeitos com os resultados do lançamento”, disse Magnus Reineholm, Gerente de Projeto para a integração do A-Darter no Gripen.
O custo aproximado do projeto é de US$ 130 milhões e, na Força Aérea Brasileira, o A-Darter irá equipar a frota de caças Northrop F-5EM/FM e o futuro jato de combate do F-X2.
Além do A-Darter, a Saab está trabalhando na integração do míssil ar-ar de longo alcance MBDA Meteor no Gripen. A fabricante está contando com a cooperação de empresas européias para o projeto e o governo sueco já aprovou a compra de um lote desses mísseis para a sua Força Aérea.

Fonte:  Revista Asas

Anúncios

5 Respostas to “Gripen D da África do Sul faz o primeiro disparo do míssil A-Darter”

  1. Curioso como a Saab não usou esta relação com o A-Darter na sua propaganda do FX-2.

  2. Henrique, usou sim e com razão aliás é uma empresa e visa negócios, nada de errado.Aliás diga-se de passagem o A-Darter foi desenvolvido para operar no Gripen SUl Africano, requisito próprio, muito bem pensado.
    Agora se fosse disparado de um F 18 EF ou Rafale e eu tivesse publicado aqui, veríamos uam choradeira melindrosa acusando de lobbie para este ou aquele.
    Parabéns a Denel-Mectron e SAAB.

  3. “Diretor da Campanha do Gripen na Índia, Eddy de la Motte , o Comandante da Força Aérea Sueca Anders Silwer , o Ministro da Defesa indiano M M Pallam Raju , Comandante da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro Juniti Saito, o Secretário de Produção de Defesa da Índia R K Singh e o Marechal do Ar da IAF Sumit Mukarji tiram foto junto ao na feira Farnborough Air Show 2010 ao lado do Gripen NG…talvez nós tenhamos novidades no desfecho do fx2”;Para o bem da industria de defesa do brasil.

  4. Pois é… Dispara A-Darter, Meteor, AIM, Derby e mais uma porrada de coisas, só que isso não conta no FX-2…

    É melhor pagarmos um absurdo para integrar armamento nacional no Rafale…

    Coisas da vida.

  5. jomado :
    “Diretor da Campanha do Gripen na Índia, Eddy de la Motte , o Comandante da Força Aérea Sueca Anders Silwer , o Ministro da Defesa indiano M M Pallam Raju , Comandante da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro Juniti Saito, o Secretário de Produção de Defesa da Índia R K Singh e o Marechal do Ar da IAF Sumit Mukarji tiram foto junto ao na feira Farnborough Air Show 2010 ao lado do Gripen NG…talvez nós tenhamos novidades no desfecho do fx2″;Para o bem da industria de defesa do brasil.
    Eu tambem acho…E Lula pra não ficar mal com Sarkozy sai de fininho e deixa o pepino pra quem vem depois.Se fosse o Rafalle ja teria sido tomada a decisão e muitas são as justificativas pois dos tres é a meu ver é o melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: