Articles

Exercício ÍCARO: teste de meios operacionais do CLA

In Ciência, Defesa, Espaço, tecnologia on 24/07/2010 by Lucasu Marcado: , , ,

https://i2.wp.com/static.blogstorage.hi-pi.com/photos/jornalportaldomaranhao.spaceblog.com.br/images/gd/1236597853/Governo-fecha-acordo-com-quilombolas.jpg

Como atividade constante da programação da Operação Fogtrein I – 2010, que acontece no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), ocorreu, no dia 21 de julho, o Exercício Ícaro, cujo objetivo é testar os meios operacionais do CLA.

O exercício baseia-se no rastreio da aeronave CARAVAN C-98 que, em uma trajetória pré-determinada, leva a bordo o Simulador TT&C, responsável pela emissão de sinais por meio de uma antena adaptada na cauda da aeronave.

A frequência de realização do exercício no Centro aumenta cada vez mais, sendo realizada a cada dois meses, independente da realização de operações.

Isto permite não somente o aperfeiçoamento dos recursos humanos, mas também de todos os meios operacionais, como radares de trajetografia, Telemedidas, Meteorologia, Segurança de vôo e superfície, Controle Avançado e Centro de Controle.

Fonte: Panorama Espacial
Anúncios

4 Respostas to “Exercício ÍCARO: teste de meios operacionais do CLA”

  1. Treino e + treino, dizem q um dias lançaremos um VLS da CLA…vermos.

  2. Logo logo estarmos no estágio 5 do PCS e vocês verão nosso país lançando cargas de quatro toneladas em órbita geo-estacionária.

    Temos a melhor base de lançamentos, que está passando por reformas e sofrendo modernizações, temos cérebros e vontade. Os recursos? Bem, menos de 200 milhões/ano para um programa espacial e vocês queriam o que? Uma viagem à Lua?

    O GF deveria direcionar, no mínimo, US$ 2 bilhões anos ao programa espacial para começarmos a avançar de verdade. Disso, viriam satélites, tecnologias duais, sondas, veículos lançadores… O país ganharia muito…

    A propósito, a END estabelece que a tecnologia especial é considerada estratégica, e deve ser tratada com prioridade pelo Estado, independente do governo.

  3. Que dessa vez não deem mole.Cuidado com sabotagem e boias nauticas derivando.

  4. O Brasil deveria usar fundos do BNDS pra deslanchar esse programa..
    Sem defesa nao da’ pe’ de ter um assento no conselho de seguranc,a da ONU….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: