Articles

Turquia decreta ordem de prisão contra agentes e almirantes por complô

In Conflitos, Defesa on 24/07/2010 by konner7 Marcado: ,

https://i1.wp.com/www.seninsayfan.net/data/media/17/bayrak5.jpg

ISTAMBUL  (AFP)  –  A Justiça turca emitiu uma ordem de prisão contra sete generais e almirantes turcos e outros 95 acusados no âmbito da investigação aberta por uma tentativa de golpe, em 2003, contra o governo islamita moderado, anunciou a agência de notícias Anatolia.

Dois almirantes e cinco generais de várias patentes, todos na ativa, estão entre os suspeitos mencionados na ordem de prisão emitida por um tribunal de Istambul, acrescentou a fonte.

Três generais da reserva, entre eles o instigador principal do complô, também estão incluídos na lista, acrescentou a fonte.

O tribunal também fixou a data de 16 de dezembro para a primeira audiência em um centro de detenção perto de Istambul, declarou o juiz Davut Bedir à agência de notícias turca.

No total, 196 pessoas foram acusadas do suposto complô, que aparentemente foi fomentado na sede do Primeiro Exército, em Istambul, após a chegada ao poder, em 2002, do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), saído da corrente islamita.

Com a chegada do AKP, uma parte da opinião e da hierarquia militar temeram um questionamento do sistema laico na Turquia.

Este suposto complô previa preparar o terreno para um golpe de Estado mediante ações violentas, com atentados a mesquitas e provocações para marcar tensões com a Grécia, com o objetivo de semear o caos e demonstrar a incapacidade do governo do AKP de garantir a segurança do país.

Quarenta militares em atividade ou da reserva foram detidos em fevereiro e em seguida liberados por vícios de procedimento. São acusados de ter “tentado derrubar o governo ou impedi-lo de realizar sua missão mediante a força ou a violência” e podem ser condenados a 15 ou 20 anos de prisão.

Fonte: Terra

Anúncios

Uma resposta to “Turquia decreta ordem de prisão contra agentes e almirantes por complô”

  1. Tem-se q aacabar com esse vício de golpe de estado…é no voto, a sociedade civíl q decide o governo e o governante q deseja…cadeia neles, conforme dita a lei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: