Articles

Correa: Equador saberá defender sua soberania de agressão

In Conflitos, Defesa, Geopolítica on 25/07/2010 by konner7 Marcado: , , ,

https://i1.wp.com/lh4.ggpht.com/_HZm55lfyLqs/SSXcxdHdWBI/AAAAAAAAc7I/m-Pyy3L-ToI/s800/81121.correa05.jpg

AFP  —  O Equador é um país de paz, mas está preparado para defender sua soberania de qualquer agressão, disse este domingo o presidente Rafael Correa, reiterando sua advertência, após o bombardeio colombiano contra uma base guerrilheira em território equatoriano, em 2008.

“Somos amantes da paz e da doce fadiga do trabalho. Os equatorianos não queremos (agredir), nem agredimos ninguém, mas sabemos e saberemos defender nossa integridade territorial contra qualquer um que tente pisoteá-la”, disse Correa durante ato por ocasião do aniversário de fundação de Guayaquil.

“Estamos recuperando a independência no nosso território. Como sempre deve acontecer, não temos que renunciar diante de ninguém a nossa soberania”, acrescentou o presidente, segundo declarações reproduzidas pela agência pública Andes.

Embora não tenha feito alusão diretamente ao ataque de 1º de março de 2008, Correa tem sido enfático em advertir o governo colombiano que considerará causa de guerra uma nova incursão como aquela, na qual morreram 25 pessoas, inclusive o número dois da guerrilha das Farc, Raúl Reyes.

A raíz deste bombardeio na região fronteiriça de Angostura, o Equador rompeu relações com a Colômbia, embora estas tenham sido restabelecidas em novembro passado, ao nível de encarregados de negócios, e está em andamento um processo para normalizá-las plenamente.

Fonte: Terra

Anúncios

8 Respostas to “Correa: Equador saberá defender sua soberania de agressão”

  1. kkkkk
    o equador, leva um pau da colombia
    rssrrs

  2. O governo do senhor ÁLVARO vem minando a américa do sul com suas atitudes e sua arrogância, desrespeintando a opinião de todos seus vizinhos, invadiu o território
    equatoriano para caçar guerrilheiros como se o EQUADOR fosse terra de ninguém, ou melhor fosse terra colombiana, está acusando o senhor CHÁVES de dar apoio as FARC.

    Quando os países da américa do sul inteira descordaram da atitude colombiana de fornecer bases militares em seu território ao governo imperialista americano, o senhor ÁLVARO demostrou claramente que não está ligando para que seus vizinhos pensam, depois de invadir o EQUADOR vem acusar o senhor CHÁVES de dar apoio as FARC que não bota medo em ninguém e só existe ainda por se manter escondida em mata fechada em floresta tropical, enquanto ele (ÁLVARO) está causando grande instabilidade e desconfinça a região forncendo bases militares ao governo imperialista americano.

    Se o próximo governo colombiando continuar com as mesmas atitudes do governo do senhor cara de pau ÁLVARO, na minha opinião o BRASIL como maior país da américa do sul em todos quesitos tem a obrigação de convocar todos os países da região inclusive o governo colombiano para intimá-los a retirar as bases americanas de seu território, e caso o governo colombiano se recuse então todos países da américa do sul cortarão qualquer tipo de vínculo com a COLÔMBIA, deixando bem claro aos americanos que não queremos nenhum tipo de atríto com eles, mais não não precisamos deles para solucionar problemas na região.

    Antes de muitos amigos começarem a me critícar pelo que disse, vou explicar o que acontecerá se governo colombiano continuar a fornecer bases militares ao governo imperialista americano.

    Se o próximo governo colombiano continuar a fornecer bases militares ao governo imperialista americano, isso acabará minando a região de um jeito, que qualquer erro poderá resultar em uma guerra, porque a américa do sul inteira está começando a se sentir ameaçada com proximidade dos militares americanos, e todas as nações da região são contra as bases americanas na COLÔMBIA, e se o próximo governo colombiano aceitarem que o governo americano aumente seu efetivo de militares na região, todos países da américa do sul que ja estão se armando se armarão ainda mais com receio do que possa acontecer, e os países que não tiver condições financeiras para se armarem, farão acordos e oferecerão bases militares principalmente para RÚSSIA pensando em ajuda alheia para se defender de um possível ataque, isso resultará em um clima tenso na região, que dificilmente voltará a se estabilizar.

    Por fim, se o governo colombiano está minando a região, e todas as nações da américa do sul concordam que as bases militares americanas na COLÔMBIA são um perigo a instabilidade da região devemos cortar o mal pela raiz, ou eles retiram os militares americanos de seu território ou todos os países da américa do sul cortaram qualquer tipo de vínculo que tiverem com a COLÔMBIA.

  3. Rafael,Uribe,Evo,Chavez e Obama…Quinteto assombração.

  4. Um grande cão Chichuaua rosnando p um Dog Alemão…estamos mt mal. Se ñ adortar um posição firme em torno da UNaSul como meio de dissuação coletiva, como era o Pacto de Varsóvia, hoje a Otan..si ñ, vamos apanhar do valentão do norte …unidos somos + fortes p espancar o mesmo…

  5. Amado guerreiro de selva Brasileiro,elite de nosso exercito.Orgulho de um povo,flágelo de adversos.Passem o cerol neles todos sem dó e nem piedade.Comam a carne deles,bebam o sangue deles,roam os ossos deles.Assim temerão e respeitarão nosso amado Brasil…ONU,OEA,UNASUL.Voces ainda acreditam nessas coisas?Em momento oportuno Uribe e Chavez responderão por tudo o que vier a acontecer tenham certesa disso.

  6. O animal Homem so respeita uma coisa,a agressividade do mais forte.Palavras tem o dom da ilusão.Seria lindo se tudo se resolvesse da melhor forma possivel em todos os sentidos mas se nem Deus conseguiu fazer sua criação viver em harmonia sera que conseguiremos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: