Articles

EUA querem participar de negociações entre a Venezuela e a Colômbia

In Conflitos, Defesa, Geopolítica on 25/07/2010 by konner7 Marcado: , ,

http://jaxexchange.files.wordpress.com/2009/02/flag-eagle.jpg

Agência Brasil

Brasília – O governo dos Estados Unidos quer participar das negociações para um acordo entre a Venezuela e a Colômbia. O presidente Barack Obama defende a criação de uma comissão especial para investigar as denúncias apresentadas pelos colombianos. Mas, paralelamente, a Organização dos Estados Americanos (OEA) deve convocar uma reunião para debater o tema.

As informações são do Departamento de Estado norte-americano. Para o porta-voz do Departamento de Estado, Philipe J. Crowley, as supostas provas da existência de guerrilheiros colombianos em território venezuelano, apresentadas pelo governo de Álvaro Uribe, mostram que “foram graves acusações baseadas em fatos”.

Segundo Crowley, a decisão do presidente Hugo Chávez de romper relações diplomáticas com a Colômbia, é sinal de “petulância” do venezuelano. “Isso é lamentável. É uma resposta infeliz. Cortar relações com a Colômbia foi uma resposta petulante da Venezuela. Esperamos por uma resposta mais construtiva por parte da Venezuela”, disse ele.

Em seguida, Crowley afirmou: “[É um assunto que] merece uma investigação mais aprofundada. Apoiamos a Colômbia e incentivamos a criação de uma comissão de verificação internacional para visitar e examinar dentro dos próximos 30 dias os campos identificados.”

Perguntado sobre a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que o caso seja discutido em uma sessão da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), o porta-voz rebateu. Segundo ele, o assunto deve ser abordado pela OEA. “Eu acho que seria uma exceção [discutir o assunto em nível de Unasul, e não na OEA]. Somos um forte apoio na OEA. Pensamos que deveria haver uma investigação”, disse ele.

Para Crowley, a Venezuela deve prestar esclarecimentos à comunidade internacional mediante as informações apresentadas pela Colômbia. “A Venezuela, entre outros Estados da região, tem responsabilidades muito claras no combate ao terrorismo e também deve apoiar os esforços no âmbito da OEA e das Nações Unidas”, afirmou.

As tensões entre a Venezuela e a Colômbia se agravaram na última quinta-feira (22/7), depois que Chávez anunciou o rompimento das relações entre os dois países. A medida foi uma resposta ao governo do presidente Uribe.

Chávez tomou a decisão após a iniciativa do embaixador da Colômbia na Organização dos Estados Americanos (OEA), Luís Alfonso Hoyos, que mostrou, em sessão extraordinária do órgão, fotografias, vídeos e testemunhos para comprovar a existência de 87 acampamentos e 1.500 guerrilheiros em território venezuelano.

Fonte: Correio Braziliense

Anúncios

19 Respostas to “EUA querem participar de negociações entre a Venezuela e a Colômbia”

  1. Chaves não está bem na venezuela, tbm é certo que os 46 navios na costa rica são sim para um eventual ataque na venezuela e a conquista definitiva dos eua nessa parte do mundo.
    Tem algo errado nessa história. ta certo que chaves tem atitudes absurdas mas dessa vez o tal uribe foi muito longe e no fim do mandato arrumar confusão… o tal uribe é dissimulado, causa confusão sabe que chaves vai brigar e depois fica quieto como se nada tivesse acontecido, ele esta provocando chaves e vai ser assim se não for com uribe será com santos até provocar a guerra, tudo que os eua querem.
    Isso não é por acaso ja andam dizendo que existe uma guerra sendo preparada aqui na america do sul, os eua estão por trás e vão usar as bases na colombia e tbm os 46 navios que estão na costa rica, chaves sabe disso (inclusive ja tocou no assunto) esta se armando mas não creio que os eua darão mais tempo para que ele se arme e aprenda a usar as armas russas.
    Eu creio que essa crise de agora é só o começo da verdadeira crise.

  2. “Venezuela deve prestar esclarecimentos”

    PQP, o ônus da prova, em Direito, é de quem ACUSA! A Venezuela deve é ignorar essas acusações enquanto não houver PROVA CONCRETA de que os gerrilheiros estão em território venezuelano.

    O que Chavez poderia fazer é mandar militares investigar… 5.000 soldados e alguns helicópteros para a área JÁ!

  3. Se os EUA e Europa continuarem com a mesma política, não haverá saída a não ser se retirar do TNP e acordo de mísseis, por questões de Segurança Nacional e segurança Sul Americana.

    Sinceramente, a águia está cega.

  4. Aviso aos esquerdistas de plantão: o governo colombiano já apresentou provas concretas da presença das Farcs em solo venezuelano, inclusive com fotos, arquivos, vídeos, mapas, etc…

    Esse é o problema: o Chávez não negou, simplesmente cortou relações como uma criança mimada. Mas não é surpresa, é claro.

  5. Lembram em uma das continuações do filme robocop,era mencionada uma guerra na amazonia.

  6. Edu Nicácio :
    PQP, o ônus da prova, em Direito, é de quem ACUSA! A Venezuela deve é ignorar essas acusações enquanto não houver PROVA CONCRETA de que os gerrilheiros estão em território venezuelano.

    Fotos via satélite embasaram as alegações… bem como foi detalhado o funcionamento de cada acampamento.. e o nome dos líderes das FARC que se refugiaram na Venezuela…

    Porque discutir no UNASUL… o problema não envolve somente ‘algumas’ nações .. tem repercussão muito mais extensa…

    A quem interessa restringir as investigações ???

    A Venezuela (HUGO CHAVES) tem que provar ao mundo que não esta ‘atolada’ com os narco-terroristas-pseudos-guerrilheiros.

    Particularmente não tenho dúvida alguma de que HUGO CHAVES esta de mãos dadas com a escória as FARCS.

  7. Jakson Almeida :
    Lembram em uma das continuações do filme robocop,era mencionada uma guerra na amazonia.

    rsrsrs… cada comentário… isso continua vendo sessão da tarde…se morar em ap. não tente voar .. pelo amor de Deus..rsrsrs

  8. Lecen as FARC tb andam por nosso territorio,já ouve até um ataque a uma das nossas bases,basta vc ver,se na fronteira do México com os E.U.A,eles não conseguem controlar o trafico de drogas e imigrações ilegais,não sou esquerdista,mas o problema é que um dia essa mesma desculpa seja usada contra nós,ouve uma época em que queriam jogar a culpa das mudanças climaticas do mundo em cima de nós,a famosa campanha de internacionalização da amazonia;acho que os E.U.A,tivesem investido os mesmos recursos na repressão ou controle ou tratamento nos seus viciados em drogas,seria mais barato do que investir bilhoes,afinal sem consumidor não há produtor!

    Quanto a esse incidente aconteceu na Serra do Traíra AM.

    É dificil controlar as fronteiras naquela região,basta ver o fluxo de pessoas que entram e saem dos paises fronteiriços,quanto ao chavez acho ele um personagem folclorico,mas quem tem que decidir se ele é bom ou ruim é o povo venezuelano.

  9. xtreme não vejo nada de mais sobre isso que o Jackson destacou,isso mostra uma visão deles sobre nós,é algo que merece sim ser destacado!

  10. Por que os EUA têm que se meter aqui?
    Vão da à desculpa de que as drogas prejudicam a sua população, mas será mesmo só isso?
    E esses navios na Costa Rica, logo agora, não seria muita coincidência?
    Por que o Uribe logo agora no final de seu mandato veio a publico denunciar tal atividade, e depois não tocou mais no assunto?
    “A Venezuela, entre outros Estados da região, tem responsabilidades muito claras no combate ao terrorismo e também deve apoiar os esforços no âmbito da OEA e das Nações Unidas” Por que deveria? O que os obriga?

    Esse Obama não passa de um safado assim como o Bush. Ele manda seu fantoche falar o discurso preparado esse se cala e deixa o circo pegar fogo, então o Obama deixa navios aposto, um golpe forte e derruba o Chaves, ocupa a Venezuela e parte da Amazônia. Parece se mais fácil que atacar o Irã, mas se atacarem mesmo a Venezuela espero que aqueles SU-30 sejam de bom uso para o Chaves e destruam alguns navios EUA… Que a derrota vem, mas que o inimigo se arrependa da audácia…

  11. ok.. agora roteiro de filme vai virar assunto de debate… pbrasil.movie…rsrs

    não vejo a hora de assistir ‘Salt’ e ver a Angelina Jolie… se toda espiã russa for igual a ela… EUA vocês já perderam…rsrs.

  12. É uma piada!

    Obama vai enviar Hillary…..de novo?!

    Vamos ver quem é Álvaro Uribe:

    http://engforum.pravda.ru/showthread.php?287572

  13. Esse assunto é do interesse só da colombia…ou o governo da colombia fica agr em washington ? Esses caras ñ tem simancol? Estão bem audaciosos…esse uribe e um vendido..vendeu baratinho o seu país.

  14. sobre a questao do filme robocob eu assisti e é verdade no filme dá a entender que os estadunidenses se envolveram diretamemente nela. alias eles mesmo se entregam nao é a primeira vez. alguém já assistiu v de vingança?

  15. no filme v de vingança existe uma cena em que se frita uma panqueca com o formato da bandeira do brasil enguanto de fundo ouve-se uma musica garota de ipanema cantada em francês( acordo brasil-frança?) devem ser vozes discordantes em hollywood rsrs.

  16. Eu já eu ouvi essa cena com essa fala…o interssante e q a o mesmo filme só ñ diz q foram mt deles massacrados…

  17. Gostaria de lembrar aos colegas,que na colômbia não tem só as FARC’S como elemento armados dos traficantes;também há as milícias de direitas que também participam do bolo de coca;alias estes estão não só espalhados pela America do Sul com incrustados no seio do ,VENAL e TRAIÇOEIRO; governo colombiano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: