Articles

General diz que demarcação de Raposa/Serra do Sol pode criar novo Tibete

In Conflitos, Defesa, Geopolítica, História on 25/07/2010 by E.M.Pinto Marcado: , , ,

Nota do Blog

Veja os vídeos da entrevista do General Augusto Heleno concedida ao Canal Livre em Abril de 2008.

Na altura o  Militar foi reprimido pelas autoridades do governo pelo fato de se pronunciar, e agora? Qual será a atitude das autoridades?

Ouça especialmente À 4ª parte.

E.M.Pinto



Parte 2


Parte 3


Parte 4


Sugestão: Raul Blank

LUISA BELCHIOR
Colaboração para a Folha Online, no Rio

O general Gilberto de Figueiredo, presidente do Clube Militar do Rio, declarou nesta quinta-feira que a demarcação de forma contínua da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, pode criar situação similar à do Tibete, na China.

O general participou nesta quarta-feira do seminário “Brasil, ameaças a sua soberania”, no Rio, no qual o comandante do Exército na Amazônia, general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, declarou ontem que a política indígena do governo federal é lamentável.

“É a criação de um novo Kosovo, um novo Tibete. Deixar só os índios lá e proibir a entrada de outros pode caminhar para isso. Pode haver pressão de organismos internacionais como há hoje no Tibete”, disse o general Figueiredo.

O general afirmou que defende a demarcação de forma descontínua. O advogado tributarista Ives Granda Martins, que discursou no seminário nesta quinta-feira, afirmou que a demarcação de forma contínua consiste em um erro de interpretação da Constituição e disse que a medida “transforma o índio em cidadão privilegiado”.

“Jamais a interpretação do governo federal levou em conta que as terras eram dos índios no passado. Isso poderá levar a um movimento semelhante ao que temos hoje no Tibete”, afirmou.


Fonte: Folha On line

Anúncios

33 Respostas to “General diz que demarcação de Raposa/Serra do Sol pode criar novo Tibete”

  1. Não há o menor risco disso ocorrer!

    Foi concedido aos indígenas apenas “usofructo” da terra, não a posse da mesma! O Exército e a PF continuam tendo direito de manter bases e fiscalizar a área dentro da reserva, como antes. Aliás, na setença do STF está escrito que isso era uma exigência legal.

    Atenciosamente,

    Marcelo Bahia.

  2. Pessoal,

    Os índios têm direito ao “usofructo” da terra, isto quer dizer que eles não serão donos da terra mas apenas usuários de direito. A dona das terras continuará a ser a União, que pode entrar sem necessidade de autorização prévia nas terras indígenas. O problema todo é a falta de pessoal e equipamentos para garantir esta fiscalização, ou seja, o mesmo problema de sempre. ;)

    Saudações.

  3. Em minha opinião,

    O mínimo que se pode fazer é um pedido de desculpas formais para o General. O que ele alertou em nada tinha de errado pelo contrário, se não o tivesse feito, agiria como um agente interno para interesses escusos externos, diante de tal omissão.

    Esta estorinha de que ele se insubordinou ou qualquer ladainha do gênero não cola mais. Mesmo uma análise superficial demonstra isto de maneira cabal. Cumpriu com honra e dignidade o seu SAGRADO juramento militar para com o país.

    SDS.

    PS. A molecada deveria parar de idolatrar ídolos fictos como Rambo e Cia e dar mais atenção aos reais, sejam eles civis ou militares.

  4. “PS. A molecada deveria parar de idolatrar ídolos fictos como Rambo e Cia e dar mais atenção aos reais, sejam eles civis ou militares”

    Coitado do povo que não conhece sua história!

  5. Os Indios são os unicos Brasileiros puros,os demais são de descendencia extrangeira.Mas ja se passaram 500 e tantos anos e nossa gente se mixigenou.Os Indios tem o direito de permacer nas terras demarcadas enquanto existirem mas a mesma pertence a união.Hoje o Indio é esperto e não troca mais nada por espelhos e apitos,mas pode trocar por grana e outras coisas.Quem ja esteve no Norte do pais sqabe que alguns Caciques são ricos fazendeiros,tem ate aviões.Eles mesmos vendem a floresta ao garimpo,aos madeireiros e a gringos.Enquanto a tribo se apresenta decrepta para sensibilizar a opinião publica.Ainda bem que Indios assim são a minoria pois no geral amam a terra e o Brasil.

  6. Esse general num merece desculpas este antipatriota, serve a vale trabalha pelos interesses da vale do rio doce na amazônia e não do estado brasileiro.

  7. Seria horroroso mas talvez providencial,milhares de estacas espalhadas por toda a floresta com cranios extrangeiros fincados nelas….Podem ate me chamar de faschista mas quando se trata de soberania e segurança Nacional o fogo e o aço é a melhor resposta.

  8. E quanto a Vale,mudando a politica podera ser retomada.Como se pode vender o que da lucro a Nação.Oportunista aqui temos de todos os tipos,extrangeiros e Brasileiros.Vendam o que da prejuizo e preservem o que é essencial e lucrativo.A Amazonia jamais sera de dominio extrangeiro emquanto pulsar o coração e correr sangue nas veias de Brasileiros.Ela sera muito pior que o Vietnã e eles sabem disso e a querem conquistar usando a arma da manipulação.

  9. Ta faltando lider no Brasil, qualquer um faz a festa. Senta a pua nos indios, a terra brasileira pertence aos brasileiros e não a uma minoria conduzida por ONGs. Falta bom censo, não se faz politica quando a soberania é questionada, isso é muito perigoso.

  10. General de pijama é uma das coisas mais chatas que tem.. Para eles tem risco de guerra civil até debaixo do tapete..

  11. […] Go here to read the rest: General diz que demarcação de Raposa/Serra do Sol pode criar novo … […]

  12. General Augusto Heleno para Presidente!!! Será???????

  13. Caro Caetano da Silva,esse general “anti-patriota” a que você se refere é um grande especialista em operações de manutenção da ordem e um dos maiores defensores do Brasil,portanto antes de falar , eu sujiro a você que procure informações a respeito do serviço prestado por esse homem ao Brasil.

    PS:o Plano Brasil podia fazer esse favor ao Caetano da Silva.

  14. Sobre “nações” indígenas. O Brasil é um dos poucos países q não reconhecem os grupos indígenas como nações.

    E no mais, chances de o país perder a soberania é quase nula. Mais chance dos americanos invadirem (sem apoio indígena), do que algum grupo nativo se declarar soberano

  15. O que vocês dizem deve ser sobre o General Gilberto de Figueiredo,
    O General Heleno não é nenhum “General de pijama” ou “antipatriota”.
    Eu não vou falar nada sobre o Gen Figueiredo não conheço seu passado,
    nem seu trabalho atual.

  16. Edu Nicácio :
    “PS. A molecada deveria parar de idolatrar ídolos fictos como Rambo e Cia e dar mais atenção aos reais, sejam eles civis ou militares”
    Coitado do povo que não conhece sua história!

    Mais coitado ainda do povo que não compreende o conceito de cultura de massa e confunde entretenimento com consciência política..

  17. Eu percebi que esse assunto é de 2008 e não há nenhuma repercussão do assunto no momento. O que que tá pegando lá no norte sr. editor..??

    Os índios vão declarar independência ??

    O que tem de concreto sobre a Amazonia é a redução do desmatamento em 42%: http://www.odocumento.com.br/noticia.php?id=339047

    Engraçado é ver que a miséria e a desigualdade social que grassam naquela região e no Brasil, e que começaram a ser combatidas com eficácia mais recentemente, nunca foram alvo das preocupações destes senhores e esta questão é hoje ainda a maior ameaça a nossa segurança.. Esta sim era uma ameaça a nossa soberania e eles achavam que era coisa do comunista de subversivos…Quem viveu no regime militar se lembra da abertura da Amazonia e das consequências deste processo…O índio é um subversivo um agente do secessionismo, mas o latifundiário que derrubou a floresta em matou os caboclos para tomar suas terras é um patriota empedernido…Eu discordo desta visão…

    O General Heleno prestou relevantes serviços a nação, mas foi demitido ao se pronunciar sobre a política do governo sem ter qualificação institucional para tal..Se ele ainda acha que tem o que dizer ao país que ingresse na militancia político partidária..

    O governo atual, como o anterior, tem titulares em sua pasta da DEFESA que estão qualificados para responder sobre os rumos que o governo pretende tomar. Ele, que preza tanto a disciplina de seus subordinados, não soube respeitar seus superiores..

    O outro general do clube militar é sim um “General de Pijamas” sim, não por demérito, mas porque ocupa um cargo de uma instituição que esteve intimamente ligada a todas as quarteladas deste país nos últimos 80 anos..Eu respeito suas opiniões, mas entendo, que ele deve fazê-las na condição de militante de um partido político ..

  18. Raptor :
    Em minha opinião,
    O mínimo que se pode fazer é um pedido de desculpas formais para o General. O que ele alertou em nada tinha de errado pelo contrário, se não o tivesse feito, agiria como um agente interno para interesses escusos externos, diante de tal omissão.
    Esta estorinha de que ele se insubordinou ou qualquer ladainha do gênero não cola mais. Mesmo uma análise superficial demonstra isto de maneira cabal. Cumpriu com honra e dignidade o seu SAGRADO juramento militar para com o país.
    SDS.
    PS. A molecada deveria parar de idolatrar ídolos fictos como Rambo e Cia e dar mais atenção aos reais, sejam eles civis ou militares.

    Comentário perfeito… onde assino???

  19. O General está com a vale?
    Não sei… só sei que estou com ele, e ele com o Brasil, você? está com quem?
    sds
    E.M.Pinto

  20. A mt coisa em jogo nessas reservas, a presenças nefastas dessa ONGs, e suas filais (Vide a tal WWF, e matéria sobre a mesma publicada em um grande jornal do RIO, e seus interesses antiBRASIL ) ela é mt atuante juntos a esses indígenas….fora, presão p uns e expulsão p outros , prisão sumária ; e forte presenta militar no norte do país.O Gal. Heleno sabe o q está falando, vamos ouvir e prestar-lhe atenção; tem alguma /alguém , coisa por trás desses movimentos …

  21. 1maluquinho :
    Os Indios são os unicos Brasileiros puros,os demais são de descendencia extrangeira.Mas ja se passaram 500 e tantos anos e nossa gente se mixigenou.Os Indios tem o direito de permacer nas terras demarcadas enquanto existirem mas a mesma pertence a união.Hoje o Indio é esperto e não troca mais nada por espelhos e apitos,mas pode trocar por grana e outras coisas.Quem ja esteve no Norte do pais sqabe que alguns Caciques são ricos fazendeiros,tem ate aviões.Eles mesmos vendem a floresta ao garimpo,aos madeireiros e a gringos.Enquanto a tribo se apresenta decrepta para sensibilizar a opinião publica.Ainda bem que Indios assim são a minoria pois no geral amam a terra e o Brasil.

    todos somos brasileiros puros, posto que Brasil é uma pura mistura.

    ate os indios que ainda existem acabaram se misturando.

  22. 1maluquinho :Os Indios são os unicos Brasileiros puros,os demais são de descendencia extrangeira.Mas ja se passaram 500 e tantos anos e nossa gente se mixigenou.Os Indios tem o direito de permacer nas terras demarcadas enquanto existirem mas a mesma pertence a união.Hoje o Indio é esperto e não troca mais nada por espelhos e apitos,mas pode trocar por grana e outras coisas.Quem ja esteve no Norte do pais sqabe que alguns Caciques são ricos fazendeiros,tem ate aviões.Eles mesmos vendem a floresta ao garimpo,aos madeireiros e a gringos.Enquanto a tribo se apresenta decrepta para sensibilizar a opinião publica.Ainda bem que Indios assim são a minoria pois no geral amam a terra e o Brasil.

    Índios??? O que eu vejo, já faz muito tempo, são documentários sobre verdadeiros indigenas, porque quando o homem branco colocou calcão e shorts nos ídios, esses deixaram de ser índios. E piorou quando os índios começaram a falar português…

  23. E.M.Pinto :
    O General está com a vale?
    Não sei… só sei que estou com ele, e ele com o Brasil, você? está com quem?
    sds
    E.M.Pinto

    Não tenho ideologia politica e votei no Lula e votaria novamente pois não me importa esse ou aquele segmento doutrinario politico.E em vista de candidatos que teremos nas proximas eleições nem sei quem escolherei e penso que os dois mais cotados não sejam o que poderiamos ter de melhor e tenho muitas duvidas com os dois.Mas se o Gen.Heleno se candidata-se votaria nele de olhos fechados porque sei que o melhor pra ele é o melhor pro Brasil.

  24. GIL….Em tudo na naturesa que existe mistura não existe puresa ou encontrastes uma nova formula quimica.Se a encontrou ficaras rico pois é inedita.

  25. HR :

    1maluquinho :Os Indios são os unicos Brasileiros puros,os demais são de descendencia extrangeira.Mas ja se passaram 500 e tantos anos e nossa gente se mixigenou.Os Indios tem o direito de permacer nas terras demarcadas enquanto existirem mas a mesma pertence a união.Hoje o Indio é esperto e não troca mais nada por espelhos e apitos,mas pode trocar por grana e outras coisas.Quem ja esteve no Norte do pais sqabe que alguns Caciques são ricos fazendeiros,tem ate aviões.Eles mesmos vendem a floresta ao garimpo,aos madeireiros e a gringos.Enquanto a tribo se apresenta decrepta para sensibilizar a opinião publica.Ainda bem que Indios assim são a minoria pois no geral amam a terra e o Brasil.

    Índios??? O que eu vejo, já faz muito tempo, são documentários sobre verdadeiros indigenas, porque quando o homem branco colocou calcão e shorts nos ídios, esses deixaram de ser índios. E piorou quando os índios começaram a falar português…

    Respeito sua opinião mas o que gostaria de ver na televisão?Clitoris de Indias?Mas aproveite e repare em uma India nua,ela tem um cordão envolta da cintura com uma semente que cobre justamente seu clitoris,a unica parte de seu corpo que é vergonhoso expor.O Branco não colocou calções nos Indios.Eles que resolveram se enquadrar para preservarem suas intimidades ao lidar com nosso mundo.

  26. Achei interessante a ligacao entre o Gen. e a vale.Mas nao estou a par. Sera q alguem poderia esclarecer melhor, por favor!

  27. Alguem poderia explicar a ligacao do gen com a vale .?

  28. Bom de briga, também não sei de onde tiraram isto.
    sds
    E.M.Pinto

  29. bom de briga :
    Achei interessante a ligacao entre o Gen. e a vale.Mas nao estou a par. Sera q alguem poderia esclarecer melhor, por favor!

    bom de briga :
    Alguem poderia explicar a ligacao do gen com a vale .?

    E.M.Pinto :
    Bom de briga, também não sei de onde tiraram isto.
    sds
    E.M.Pinto

    Duvido que este bravo Brasileiro com toda uma vida dedicada a manutenção da paz e da ordem,preocupado com nossa soberania se envolveria em prol de A ou B podendo vir assim manchar toda sua historia de gloria.Preparem-se para ouvirem de tudo nessa reta final de campanha eleitoral.

  30. Lamento informar aos Sr:(as) Que perante a legislação da ONU como vem acontecendo pelo mundo a fora a lei do uso fruto não tem juridição internacional portando se eles forem buscar seus direitos internacionais terão sim amparo da ONU como aconteceu no tibet e em outros estados até mesmo provocando interesses dos mesmo que são as riquesas que ali tem, estão por um fio, ae esse bando de políticos e juristas vão se arependerem muito tarde, e como o General Augusto Heleno disse, minha grande preocupação é um orgão internacioa amparar legalmente as solicitações dessas nações indigenas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: