Articles

Índios ocupam hidrelétrica no Mato Grosso e retêm cerca de 100 funcionários

In Conflitos, Geopolítica, Terrorismo on 25/07/2010 by E.M.Pinto Marcado: , ,

https://i2.wp.com/cienciaemdia.folha.blog.uol.com.br/images/LulaIndio.jpg

Rio de Janeiro, 25 jul (EFE).- Um grupo de cerca de 300 índios de 11 etnias diferentes ocuparam hoje a usina hidrelétrica de Dardanelos, em Aripuanã, no Mato Grosso, e fizeram 100 operários reféns, informou uma fonte oficial.

Equipados com facas e arcos, os indígenas retiveram os funcionário que trabalham na construção da usina e os prenderam em um alojamento.

“Os índios em nenhum momento ameaçaram suas vidas. Pediram tranquilamente que fossem para seus alojamentos”, disse à Agência Efe Antonio Carlos Ferreira de Aquino, o coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Os índios reivindicam compensações por parte das autoridades pelo impacto social, cultural e ambiental da obra, localizada a 30 quilômetros de sua reserva.

Aquino explicou que a empresa construtora “dinamitou” parte de um sítio arqueológico considerado sagrado pelos povos da região.

“Ao longo do tempo, os índios reivindicaram uma compensação, como prevê a lei de desmobilizações (de obras públicas). Como a hidroelétrica vai começar a operar no final deste ano, perderam a paciência”, disse o representante da Funai.

O funcionário assegurou que as autoridades já decidiram manter uma reunião amanhã com os índios para estudar suas reivindicações e negociar a libertação dos trabalhadores.

Fonte: Uol

Anúncios

30 Respostas to “Índios ocupam hidrelétrica no Mato Grosso e retêm cerca de 100 funcionários”

  1. Porrada neles! Isso, se não é terrorismo, é o que? O que dá direito a essa corja, assim como ao MST, invadir propriedade particular, manter reféns e reinvidicar algo?

    Que país é esse?

  2. Olá , pela primeira vez estou comentando por aqui. O que esses índios fizeram com certeza pode ser considerado crime! E crime de lesa-pátria !
    O que mais me espantou na notícia foi o fato de índios de 11 etnias diferentes terem se juntado para isso ! Tem alguma coisa estranha por trás disso, algo maior…

  3. “Vamos ver todas as almas dos nosso índios num leilão… Renato Russo!”

    Será que estamos perdendo o controle, ou será que nunca tivemos este controle??

  4. ta na hora do EXERCITO comecar colocar ordem na casa e mandar esses indios voltarem pro mato pq indio nao prescisade dinheiro

  5. Esses indios são mais ladrao que sem terra, é mais facio ve indio de caminhonete do que trabalhadores de fusca.
    tudo que as construtora faz eles dizem que era sagrado e o caralho.
    o negocio ta a trinta km de distancia da onde eles moram e ficam com narquia.

  6. Antes temos de verificar se estes indios tem relações com ONGs ou se foram induzidos a invadir a hidrelétrica por outros “grupos”, se seu objetivo for unicamente chamar a atenção para a compensação não paga, creio que acharam a invasão a unica opção para serem atendidos.

    Agora se tiver ONG envolvida, retira a força e não negocia nada.
    Faz pente fino nas reservas em questão e investiguem as ONGs envolvidas!

  7. JA ESTOU CANSADO DISSO

    Mete bala nesses separatistas!!!

    Ou sao brasileiros ou nao sao nada… Mete bala neles!!
    Eu queria ver se um grupo de favelados invadisse uma Hidroeletrica o que o Governo faria… so por que teem o nome de Indios nao significa que podem fazer o que querem…

    Separatistas
    Entreguistas
    Traidores

    e ainda se fazem de coitados
    Repito
    METE BALA EM TODOS ELES!!!

  8. Edu Nicácio :
    Porrada neles! Isso, se não é terrorismo, é o que? O que dá direito a essa corja, assim como ao MST, invadir propriedade particular, manter reféns e reinvidicar algo?
    Que país é esse?

    exatamente eles estão escolhendo o caminho errado e agindo como criminosos e devem ser tratados desta forma.

  9. O bravo Indio Brasileiro que não se curvou a dominação colonialista extrangeira e preferiu morrer lutando como povo livre do que ser escravo é de ser exemplo a todos nós Brasileiros.Hoje somos uma Nação soberana com um unico povo.Talvez o passado historico de nossa Patria nos traga algum peso na consciencia em relação a etnias que hoje compõem nossa gente.Devemos assistir a todos Brasileiros igualmente e sempre procurar identificar interesses escusos que por ventura venham a estar camuflados.A unica coisa que realmente interessa é o crescimeto e a independencia Nacional.

  10. Assino embaixo maluquinho, “etnias que hoje compõem nossa gente” essa é a realidade, grande parte dos brasileiros temos em parte, muita o pouca, origem indígena. A realidade foi que o índio tupí não morreu lutando contra o português, a relação foi de luta, mas também de convivência forçada e as vezes pacífica.
    O tupí, ao contrario do que pode se pensar, era mais esperto que o índio andino, por isso foi que ficou com as melhores terras do continente, e por isso acho que consiguiu conviver com o europeu.
    Mas o estado não pode se omitir da sua função, o índio deve entender que não pode infringir a lei.

  11. […] Índios ocupam hidrelétrica no Mato Grosso e retêm cerca de 100 funcionários (via PLANO BRASIL) Ir aos comentários Rio de Janeiro, 25 jul (EFE).- Um grupo de cerca de 300 índios de 11 etnias diferentes ocuparam hoje a usina hidrelétrica de Dardanelos, em Aripuanã, no Mato Grosso, e fizeram 100 operários reféns, informou uma fonte oficial. Equipados com facas e arcos, os indígenas retiveram os funcionário que trabalham na construção da usina e os prenderam em um alojamento. “Os índios em nenhum momento ameaçaram suas vidas. Pediram tranquilamente que fossem pa … Read More […]

  12. Fabiano :
    Olá , pela primeira vez estou comentando por aqui. O que esses índios fizeram com certeza pode ser considerado crime! E crime de lesa-pátria !
    O que mais me espantou na notícia foi o fato de índios de 11 etnias diferentes terem se juntado para isso ! Tem alguma coisa estranha por trás disso, algo maior…

    É isso aê, tem algumas ONGs por trás deste ato sem a menor coerência…tem q prender uns e expulsar o resto…a coisa vai piorar…lembrae-se do KOSOVO.

  13. Triste ver o fim de nosso grande País: Vamos observar inermes o desmembramento forçado de nossa nação e a sistemática exploração de nossos recursos por estrangeiros e não se erguerá um pio sequer de desaprovação!

    E os governantes omissos ou coniventes simplesmente omitirão a verdade do povo e legislarão em causa própria.
    Este é o nosso fim como País soberano.Vou agilizar meu processo de cidadania alemã. Acho que é o que me resta…
    Intruder

  14. Sim de convivencia forçada para os que sobreviveram.Se aprende que os conquistadores Espanhois cometeram genocidio exterminando Incas,Maias,Toltecas e Astecas.Talvez por serem mais adiantados relembramos.Na verdade o genocidio com o Indio Brasileiro foi muito mais cruel.Talvez por serem mais arredios e bravos.Restaram na epoca mais ou menos 3% das etnias que aqui existiam.Tupynambas adoravam a carne Holandesa e Francesa,mas achavam ensossa a Portuguesa e com estes em um momento se uniram a caçar os demais invasores rsrsrs….Conhecemos tão pouco da historia e cultura de nossos antepassados…Hoje as lideranças Indigenas são manipuladas por pessoas de varios seguimentos.Talvez se ja tivessemos tomado uma atitude mais contundente em relação a soberania e interesses Nacionais não estariam pipocando varios problemas ( Indios,Quilombolas,Afrodescendentes ) e tudo o mais.O Estado teve de implorar a Quilombolas para expandir a base de Alcantara.Sera que em nossa moderna e admirada Constituição não tem nada que priorize o progresso essencial Nacional ou o medo da repercursão é mais importante a nossa Patria.Diziam que a Amazonia éra o pulmão do mundo e o bem estar Mundial dependia de sua manutenção.Jacques Custeau provou que o pulmão do mundo é o que mais a humanidade agride e degrada,o OCEANO.

  15. COMPANHEIROS BRASILEIROS TENHAM A CERTESA QUE JAMAIS E EM TEMPO ALGUM NOSSA AMADA PATRIA SERA REPARTIDA AO BEL PRAZER MUNDIAL…MAS ESTEJAMOS PRONTOS E CONSCIENTES PARA DEFENDE-LA DO COBIÇADOR EXTRANGEIRO E DO OPORTUNISTA LESA PATRIA COM NOSSAS VIDAS E AMOR…Porque o olho grande na Venezuela?Petroleo!E o olho grande na Amazonia?Recursos incalculaveis.Ja comentei aqui que o Alto Rio Negro ate a fronteira norte de Roraima é petroleo puro.Todas as reservas Indigenas e Naturais estão assentadas encima de areas riquissimas e assim foi feito por nosso Governo para preserva-las da cobiça.So que de la pra ca a cobiça se aperfeiçoou enquanto o Estado permaneceu inerte.Quem é o gigante Brasil?Somos nós o seu povo.Hoje nossos Militares tenham a certesa que estam enganjados com nossos interesses e o bem estar de nossa gente.Precisamos nos apartar de ressentimentos passados,ideologias e pensar-mos como unidade coesa.Hoje somos o maior alvo de cobiça.O maior produtor de grãos,Carnes,agua.Seremos em breve o maior produtor de petroleo.Hoje o mundo depende mais de nós do que nós deles.

  16. Na verdade, gente, temos que nos orgulhar dos mais brasileiros de todos os brasileiros- os indigenas. Estes, braviamente, se recusaram e ainda se recusam a serem escravizados pelos colonizadores. Essa licao os indigenas estao tentando nos ensinar,- deixarmos de ser complacentes com os alienigenas que estao subvertendo os amazonidas, essa brava gente brasileira!!!Temos tratar nossos irmaos indigenas com carinho, temos que mostrar-lhes que somos muito melhor do que os alienigenas, fazendo-os se sentir orgulhosos da nacao brasileira e de serem brasileiros, assim ajudando-nos a expulsar os invasores!!!

  17. Caro 1maluquinho,

    Acho que “chovi no molhado”..rs..rs.., percebi soh voltando nos comentarios. Seus comentarios tem sido excelentes, “maluco beleza”…rs.rs..rs..??? Com certeza vais ter muita companhia e deixar de ser soh 1maluquinho, Parabens!!!

    Uma abraco

  18. Tem muito pseudo-índio .. que nada tem haver com a etnia indigena.

    Ou são massa de manobra ou aproveitadores… com acontece com muitos que se denominam: sem-terra .. mal sabem pegar numa enxada.. e com supostos descendentes de quilombolas..

    CRIME DE LESA PÁTRIA……..EXÉRCITIO PARA CIMA ……DESCE O BORDÃO NESTA CAMBADA DE SAFADOS… DA PRÓXIMA VEZ JÁ AVISA.. VAI SER NA BASE DO TIRO.

  19. Al Carvalho :
    Na verdade, gente, temos que nos orgulhar dos mais brasileiros de todos os brasileiros- os indigenas. Estes, braviamente, se recusaram e ainda se recusam a serem escravizados pelos colonizadores. Essa licao os indigenas estao tentando nos ensinar,- deixarmos de ser complacentes com os alienigenas que estao subvertendo os amazonidas, essa brava gente brasileira!!!Temos tratar nossos irmaos indigenas com carinho, temos que mostrar-lhes que somos muito melhor do que os alienigenas, fazendo-os se sentir orgulhosos da nacao brasileira e de serem brasileiros, assim ajudando-nos a expulsar os invasores!!!

    Sabe meu amigo…Eu teria muitos ressentimentos se eu olhasse pro meu passado para os militares,so que acima de tudo amo o meu pais e hoje reconheço que eles os nossos militares talvez sejam a unica classe de nossa sociedade que realmente ama e se importa com o melhor para o Brasil e tudo o que é melhor para o Brasil é tambem melhor pra mim.Dizem que o Brasil é um pais mulato mas engana-se quem isto afirma e na verdade somos um pais moreno,pois todas as demais raças e etnias se mixigenaram com eles os nossos Indios.Eles são sinceros e verdadeiros e bem da verdade um tanto quanto ingenuos nas malicias dos não Indios.São raiz da nossa gente,merecem nossa admiração e respeito.Devemos mais assisti-los e conscientiza-los contra o cobiçador e as necessidades reais a nosso desenvolvimento e soberania.Sabe não completei nem o primeiro grau mas tudo que diz respeito a minha Patria me leva a buscar entender.Abraços.

  20. “Jacques Custeau provou que o pulmão do mundo é o que mais a humanidade agride e degrada,o OCEANO.”

    Os oceanos são responsáveis, se não me engano, por 97% de toda a fotossíntese do planeta… E TODAS as florestas e savanas, juntos, respondem por apenas 3%.

    O interesse maior na Amazônia não é o oxigênio: são as riquezas naturais que não existem em nenhum outro lugar do planeta.

    E não nos esqueçamos que ela representa aprox. 61% do nosso território…

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Amaz%C3%B4nia_Legal

  21. Caro 1maluquinho,

    Tenho muitas duvidas sobre o que voce diz sobre os militares, exceto pela Marinha do Brasil, instituicao pela qual tenho o maior apreco, todos os dias eles dao demonstracoes de detestarem o povo brasileiro, sao dissociados da nacao, sao seres estranhos. Apreciamos muito as liberdades democraticas e o estado de direito, bem como o regime civil de governo, mesmo com todas as imperfeicoes existentes!!!Em vez deles -militares- procurarem aperfeicoar o sistema politico democratico, civilizadamente apresentando sugestoes, para que as instituicoes politicas possam melhor atender as necessidades da nacao, eles frequentemente fazem ameacas ao sistema democratico, com infelizes e bombasticas declaracoes feitas por generais sobretudo quando passam para a reserva, defasagem no soldo ou qualquer atitude institucional no sentido de se apurar e puni-los pelos crimes contra a humanidade cometidos por eles quando no poder, de forma leviana, desnecessaria e irresponsavelmente, alem de entregarem o nosso povo e a patria a estrangeiros. Nao se trata de revanchismo, como eh chamado pelos criminosos enrustidos, tanto que que estao sendo punidos em paises como a Argentina e outros tambem estao analisando todas as barbaridades que cometeram durante as ditaduras a servico do Tio Sam e nao do povo brasileiro que lhes paga o soldo e todas as mordomias, eh a esse mesmo povo que eles devem a fidelidade, lealdade e muito respeito !!!Nunca devem ter coragem de dizer em publico, com a maior cara de pau que preferem o cheiro de cavalos ao cheiro do povo (general Joao Figueiredo)!!!Essa de cacar comunistas ou “comedores de criancinhas” nao passa de balela, desculpa esfarrapada numa tentativa de justificar o injustificavel, isso explica mas nao justifica, na propria linguagem militar. Ateh porque, obviamente nao era necessario, nem se justificava um golpe de estado para combaterem um pequeno grupo de comunistas. Alem disso, comunistas existem em todos os lugares, ateh nos EUs e os anti-comunistas sempre governaram o pais e deixaram esse sistema politico falido, sem credibilidade alguma, que estah aih, em total descompasso com o sistema economico, com os recursos nacionais e da patria, bem como com os anseios e interesses povo brasileiro. Esta muito claro que nos bastidores estavam os ianques, os interesses do Tio Sam, usando as FFAA brasileiras. Qualquer governo nacionalista, nao comunista, nao nazista ou de qualquer tendencia ideologica, teria feito muito melhor ao povo brasileiro do que os golpistas pau mandados dos ianques fizeram !!!! Em sua doutrina, adotaram um patriotismo falacioso, enfiado guela abaixo pelos ianques, um truculento artificio criado nos poroes do pentagono e difundido nas Escolas das Americas, e o defendem com unhas e dentes ateh os dias de hoje – aquele do desapego a Patria, aquele em que voce simplesmente defende um pedaco de chao(contra os comedores de criancinha e para isso soh precisa de alguns caminhoes choque, alguns jeepes, cacetete, bombas de efeito moral, fuzil,baioneta, pistolas, metralhadoras, granadas, alguns tanques, teco-tecos/jatos subsonicos, alicates de arrancar unhas, fios eletricos e outras coisas do genero),- note-se aqui, o descaso da verdadeira defesa nacional ateh muito recentemente e a renuncia a aquisicao de armas necleares, misseis balisticos de longo e medio alcances, estupidas e inconsequentes assinaturas de tratados internacionais – sem se importarem com quem sera o principal beneficiado da exploracao e/ou desenvolvimento dele (aqui, com preciosos recursos financeiros -desviados da educacao, saude, etc..), naturais e humanos sugados por multinacionais). Em suma, as FFAA precisam ser, antes de tudo, NACIONALISTAS, isso eh uma ideologia e o patriotismo nao, ele eh um predicativo, estah implicito no NACIONALISMO. O nacionalismo nas FFAA nos proporciona seguranca e soberania nacional – o nacionalismo nos proporciona a realizacao de um mandamento de Deus, o amor ao proximo tambem nos aproxima do povo brasileiro!!! Por outro lado, o patriotismo falacioso, apenas e tao somente nos leva ao vira-latismo, ao entreguismo disfarcado!!!!O verdadeiro patriotismo se realiza quando a nacao detem a Patria e eh o sentimento nacionalista que detem a patria, nao soh de juri, mas tambem de fato. Aqui, ela eh a principal beneficiada pelos recursos da Patria. Assim, torco para que nossas FFAA evoluam, sejem sempre fieis e leais ao povo brasileiro e cumpram sua nobre missao. Nao se submetam aos caprichos de segmentos de elites levianas, oportunistas e inescrupulosas. Examinem sua historia, examinem criticamente seus erros para evitarem que continuem errando e/ou errem novamente, se respeitem, para poderem respeitar o povo brasileiro, para o seu proprio bem e da nacao. Desculpem pela extensao do meu comentario, mas procurei me limitar e sintetizar o maximo sem comprometer a compreensao do texto. Obrigado a voce e um abraco a todos.

  22. Eu penso que se querem julgar alguem que se julguem a todos.Se querem julgar a repressão julguem tambem a subversão e ai havera igualdade de direito.Eu não generalizo nada por esse ou aquele.Acho que cada um independente de quem seja deva responder por seus atos.Besteiras se falam de todas as partes.O amigo ama a Marinha e odeia o EB isso so pode ser ressentimento e voce deve ter seus motivos.Mas não olhe pra traz pois a lembrança do passado so nos traz tristesas,pelas coisas que perdemos,pelas que deixamos de fazer,por nossas derrotas.Sempre quando olhamos pra traz vemos somente nossa parte ruim da vida.Pessoas vem e pessoas passam mas nossa Patria continua e o futuro é o bem estar de nosso povo.

  23. Caro 1maluquinho,

    Nao odeio nenhuma das tres FFAA, nao nao sou rancoroso e nao tenho motivos para ter recentimento algum, sou apenas um brasileiro comum, cristao, que aprecia as benesses do sistema capitalista e da verdadeira democracia e que como um bom cristao, exercito o mandamento de amar ao proximo, meu povo e meu Pais. Mas nao tenho duvidas que no minimo deveriam ter a decencia de pedirem perdao pelos crimes que cometeram e prometerem solenemente nunca mais trairem a nacao – que eh muito maior do que um ou alguns seguimentos das elites – e cometerem tais atrocidades. O povo brasileiro necessita de FFAA fortes, sadias, fieis e leais a nacao, para cumprirem sua missao , na defesa da nossa rica heranca linguistica, cultural, ideais e valores, da constituicao e da invejavel e imensas riquezas da Patria. Assim, amigo, precisamos delas fortes, para cumprirem sua missao, para que defendam os interesses nacionais, em conformidade com os valores supracitados e grande potencial, num futuro que ja comecou. Na verdade, torco para que jamais se subvertam, realmente se encontrem, valorizem o imenso tesouro que receberam, tenham um posicionamento digno e compativel com as espectativas do povo que a constitue e constituiu,- o povo eh o inicio, o meio e o proprio fim das FFAA,- digam isso, alto e em bom som, nao soh aos ianques, aos franceses, aos russos, aos alemaes e a qualquer um! Torco para que elas evoluam e se deem conta dos serios erros cometidos e que aprendam com eles, sejem realmente inteligentes e nao mais atirem em seus proprios pes,- dando ouvidos a ianques subversivos e elites casuistas, levianas e irresponsaveis – se respeitem, se valorizem, para que sejem respeitadas em todos os confins desse mundo, juntamente com o povo brasileiro. Temos que eliminar o descompasso entre as dimensoes de poder – nacao, dimensoes geograficas, economicas e recursos naturais, FFAA, instituicoes politicas e demais instituicoes do Estado, visando eliminar a nossa vulnerabilidade!!!Portanto, meu amigo, nada contra as FFAA, apenas espero que deem o seu melhor para a nacao brasileira – cujos interesses sao maiores que os de despresiveis segmentos de elites vira-latas, casuistas e inescrupulosas e lobbies estrangeiros, isso eh que eu desejo de todo o meu coracao. Quanto a subversao, as proprias FFAA foram subvertidas, cairam nas maos do tio Sam, romperam a ordem constitucional e sem o menor constrangimento passaram a servir aos interesses estadounidenses, tornando-se forcas subversivas, opressoras e repressoras, antagonicas ao proprio povo brasileiro, com sequelas que permaneceram ateh os dias de hoje. Nao se esqueca que acao gera reacao e que acoes tidas como terroristas, como assaltos a bancos, assassinatos, atentados a bombas, etc…, podem ter sido efetuados por grupos de qualquer natureza, com objetivos especificos e nao necessariamente realizado, por marxistas, nazistas ou qualquer que seja a tendencia ideologica. Isso pode ter vindo ateh do manual da direita do tio Sam, para justificarem um golpe de Estado !!!! Que devemos olhar para frente, concordo contigo, mas tambem devemos observar onde e porque esta pegando no presente e eh soh a partir de uma analise critica do passado, que poderemos nos precaver de adversidades no presente e no futuro, inclusive de incorrermos no mesmo erro !!!
    Um grande abraco amigo!

  24. Te compreendo em tudo amigo e vejo erros dos dois lados.Um pela escolha da luta armada e o outro pela repressão.Não se justifica de uma forma ou outra que Brasileiros tirem a vida de Brasileiros,sejam Militares ou Civis.Não sou militar e não respondo por eles.Fui apenas soldado,boina preta fzo.Mas tenho a certesa que nossas Forças hoje tem outra mentalidade em relação a tudo isso e que são amantes de nossa patria e de nossa liberdade.O exemplo disso é o silencio que tem mantido os Ministerios Militares,sempre na real atribuição de suas funções,respeito as leis vigentes e acima de tudo a Constituição.Soldado tambem é povo e sofre e sente tudo o que sofremos e sentimos.E se eles hoje pensam e agem assim eu os defenderei assim como defendo todo aquele que lute e trabalhe para o melhor para nossa nação.Guardar-mos rancor ou aspirarmos vingança não lavara nossas almas e não ressuscitara nossos mortos e sim trara ainda mais ressentimentos e odios a nossa sociedade…A Paz.

  25. EDU agradeço o link…Embora eu discorde do contesto POVOS INDIGENAS porque apenas vejo um unico povo dentro do nosso territorio O POVO BRASILEIRO…Reconheço que temos muitas raças e etnias formando nossa gente e isso me traz orgulho…Essa articulação da ONU e UE e USA é linda de se ler mas perigosissima a integridade e manutenção de nosso territorio pois vem fomentar o que ja vemos.Etnias reivindicando territorios,liberdades e apartamentos.Nota-se uma colossal manipulação orquestrada por oportunistas extrangeiros (entidades e governos) e traidores Nacionais com interesses escusos usando carentes e mal informados.Esse é o real inimigo do Brasil que atua em varias frentes sejam internamente ou desestabilizando a harmonia continental…AL CARVALHO…Aquele que escolhe a luta armada,escolhe a guerra e pode morrer ou vencer…Nada justifica que Brasileiros tirem a vida de Brasileiros.Não sou a favor da repressão e nem tampouco da subverssão.Democracia não se resolve na bala.Mas tenha a certesa que a consciencia de nossas Forças hoje é bem diferente.Como ja disse acima,pessoas vem e pessoas passam.Guardarmos ressentimentos ou condenar culpados não lavara nossas almas e não ressuscitara nossos mortos.Soldado tambem é povo,sente e sofre tudo o que sentimos e sofremos,mas se manteem em suas atribuições,em respeito as leis e a nosa Constituição…A Paz.

  26. Edu Nicácio :
    “Jacques Custeau provou que o pulmão do mundo é o que mais a humanidade agride e degrada,o OCEANO.”
    Os oceanos são responsáveis, se não me engano, por 97% de toda a fotossíntese do planeta… E TODAS as florestas e savanas, juntos, respondem por apenas 3%.
    O interesse maior na Amazônia não é o oxigênio: são as riquezas naturais que não existem em nenhum outro lugar do planeta.
    E não nos esqueçamos que ela representa aprox. 61% do nosso território…
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Amaz%C3%B4nia_Legal

    E tambem pela renovassão do nosso oxigenio.O mar é a mãe da vida e a mesma se originou de um unico organismo unicelular marinho que se alimentava de carbono e expelia oxigenio.E ate nossos dias surgem micro-organismos marinhos que se adaptam ao meio-ambiente poluido e se alimentam da poluição que produzimos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: