Articles

Grupo vaza dossiê militar secreto dos EUA sobre Afeganistão

In Conflitos, Defesa, Geopolítica, Inteligência e Espionagem, Terrorismo on 26/07/2010 by konner7 Marcado: , , , ,

https://i0.wp.com/www.abc.net.au/reslib/200809/r290616_1242655.jpg

Dossiê cobre acontecimentos entre 2004 e 2009, segundo a Wiikileaks

Mais de 90 mil documentos militares secretos dos Estados Unidos foram vazados para a imprensa internacional, revelando detalhes até então desconhecidos da guerra no Afeganistão, de acordo com reportagens de jornais desta segunda-feira.

O dossiê, que cobre o período entre 2004 e 2009, incluiria informações sobre mortes não divulgadas de civis afegãos, bem como sobre operações sigilosas contra líderes do Talebã.

Os diários britânico The Guardian e americano New York Times afirmam que os documentos foram apresentados a essas publicações e também à revista semanal alemã Der Spiegel pela organização online de denúncias Wikileaks.

Os Estados Unidos condenaram a divulgação do dossiê. Uma nota do conselheiro de Segurança Nacional, general James Jones, diz que a divulgação de informações sigilosas “pode pôr em risco as vidas de americanos e nossos parceiros, e ameaçar a segurança nacional”.

Ele acrescentou que os documentos cobrem o período anterior ao anúncio do presidente Barack Obama de “uma nova estratégia com um aumento substancial dos recursos para o Afeganistão”.

O Guardian descreveu o dossiê como um dos maiores vazamentos da história militar americana.

Os documentos também revelam preocupações da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) com a ajuda dos países vizinhos ao Afeganistão, Paquistão e o Irã, a insurgentes do Talebã.

https://i0.wp.com/blogs.denverpost.com/captured/wp-content/photos/afghan20.JPG

‘Mortes de civis’

Um funcionário americano afirmou que a Wikileaks não é uma fonte de notícias objetivas, mas sim uma organização que se opõe à política americana no Afeganistão.

O dossiê veio à tona no momento em que a Otan diz estar investigando denúncias sobre a morte de até 45 civis em um ataque aéreo na província de Helmand na sexta-feira.

Embora o inquérito preliminar não tenha encontrado provas, um jornalista da BBC que esteve no povoado de Regey conversou com várias pessoas que dizem ter testemunhado o incidente.

Elas afirmaram que o ataque foi durante o dia, quando dezenas de pessoas buscavam abrigo no local por causa do combate que estava sendo travado no vilarejo vizinho Joshani.

Um porta-voz da Otan disse que as forças internacionais se esforçaram muito para evitar mortes de civis.

“A segurança do povo afegão é muito importante para as Forças Internacionais de Assistência à Segurança”, disse o tenente-coronel Chris Hughes.

Fonte: BBC Brasil

Anúncios

9 Respostas to “Grupo vaza dossiê militar secreto dos EUA sobre Afeganistão”

  1. O Slogan dessa guerra deveria ser: “Bombardeando civis, criando Talibãs…” a roda não pode parar.

  2. E duro p o povo ver os atos insanos destes governos nestas guerra , do Afeganistaão é do Irak , q logo ,logo virá a tona coisas tão escbrosas ou pior q abulgraib…como acreditar e pedir apoio a essa população q teve um dos seus membros mortos por um ataque bosonho deste?É isso ocorre sistematicamente…impossível.

  3. Me recordo, de ler estimativa feita no meio dos anos 80 de que o foco da despesa militar americana mudaria da Guerra Fria para a Guerra contra o Terrorismo.
    No meio dos anos 80 eles anteviam que mudariam o foco dos investimentos militares da Guerra Fria para o Terrorismo.
    Tudo muito bem planejado, mesmo que o planejamento tenha ocorrido só no plano das expectativas coletivas.
    Na época o terrorismo declinava. Onde iria surgir terroristas para gerar toda essa “demanda”?
    Na época isso soava absurdo pelo lado dos negócios, pois parecia que o combate a terrorismo (espionagem, suborno, tortura, essa guerra de baixo impacto) não poderia ser a mesma gastança da guerra fria, com ICMBs, submarinos, bombardeiros.
    Como eles fariam disso uma indústria lucrativa ?
    É que era impossível antever que invadir outros países usando terrorismo como desculpa seria aceita pela comunidade internacional.

  4. Terroristas sempre foram os países da OTAN e os Estados Unidos sempre usando desculpas esfarrapadas pra usar a força, que todas as vezes é muito desproporcional e covarde, esses povos do Oriente médio nunca iriam usar do terrorismo contra as potências se não tivessem vistos seus amigos, parentes, mortos pelos defensores da “FALSA MORAL”.

  5. muito estranho ,que quando caiu o muro e a uniao sovietica,antes do 11 de setembro,ja havia uma data de publicaçoes a dizar que o problema do novo seculo seria o terrorismo,e os serviços de inteligencia terem dito que foram apanhados de surpresa ? AFINAL COM A DESCULPA DO TERRORISMO ,TEM SERVIDO PARA LIMITAR CADA VEZ MAIS AS LIBERDADES INDIVIDUAIS,E ESPIAR A VIDA DE QUALQUER UM, E FAZER GUERRAS ECONOMICAS COMO O CASO DO IRAQUE .

  6. mas não adianta criticar os soldados eles são treinados pra isso quando eles vem alguém do oriente médio não importa da onde ele e querem exterminar o seu inimigo pois ele começão a pegar ódio dos inimigos assim como na segunda quando lutava contra os japonês e os nazistas não importava se era civil. a maioria dos soldados pensão assim infelizmente

  7. e não adianta dizer que hoje é diferente pois não é o pensamento sempre o mesmo em uma guerra

  8. EDUARDO. SUA COLOCAÇÃO É ÍMPAR. PARABÉNS. NÃO HÁ NECESSIDADE DE DIZER MAIS NADA.
    MELHOR, DEVEMOS DIZER SIM. OS “YANKES” SEMPRE FAZEM DOIS BRIGAREM PARA TIRAR PROVEITO. SE ME LEMBRO O BRASIL ENTROU NA II° GUERRA MUNDIAL PORQUE NAVIO BRASILEIRO FOI AFUNDADO POR SUBMARINO ALEMÃO…..HAHAHAHA (QUE PIADA). IMAGINA EM PLENA GUERRA SUBMARINO ALEMÃO PASSEANDO NO LITORAL BRASILEIRO. ESTÓRIA PARA CRINAÇA DORMIR. ASSIM COMO ESTA, TEM MUITAS OUTRAS. A ONDA DO MOMENTO É O TERRORISMO. DEPOIS VAI SER QUAL?

  9. Essa história, dos americanos patrocinar atrocidades e crimes de guerra não é novidade;só que a mídia ocidental,na qual a imprensa brasileira é muito subserviente a MÍDIA AMERICANA,não divulga muito;mais os cara sempre foram SACANAS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: