Articles

Irã diz que aceita retomar negociações nucleares sem impor condições

In Conflitos, Energia, Geopolítica on 26/07/2010 by E.M.Pinto Marcado: , ,

https://pbrasil.files.wordpress.com/2010/07/negotiation.jpg?w=250

Ogoverno do Irã anunciou nesta segunda-feira sua disposição em reiniciar as negociações para aprovação de um programa de troca de urânio com baixos níveis de enriquecimento pelo material enriquecido para a utilização em fins civis.

A declaração foi feita em carta entregue à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, vinculada à ONU) nesta segunda-feira – mesma data em que a União Europeia e o Canadá anunciaram um novo pacote de sanções contra o país.

“O Irã está completamente pronto para negociar, sem pré-condições, a utilização de combustível para o reator (nuclear) de Teerã”, afirmou o enviado iraniano à AIEA, Ali Asghar Soltanieh, segundo a agência de notícias iraniana Irna.

O conteúdo integral do documento apresentado pelo Irã, no entanto, ainda não foi divulgado.

As novas negociações devem ter como base o acordo proposto pelos governos brasileiro e turco, que previa que o Irã enviasse 1,2 mil quilos de urânio levemente enriquecido à Turquia para, em troca, receber urânio altamente enriquecido.

O combustível teria como destino um reator nuclear supostamente utilizado para pesquisas médicas em Teerã.

A proposta do Brasil e da Turquia – apresentada em meados do mês de maio – recebeu ressalvas do grupo formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia e China) e a Alemanha, o chamado P5 + 1.

Esses países alegam que faltam garantias de que, com o acerto, o Irã não terá condições de produzir uma bomba atômica.

Sanções

Nesta segunda-feira, a União Europeia e o Canadá anunciaram novas medidas contra o Irã.

Clique Leia também na BBC Brasil: UE impõe sanções a setor de gás e petróleo do Irã

As companhias europeias serão proibidas de vender ao Irã equipamentos para a produção e refinamento de petróleo e gás, de investir em projetos nesse setor e de prestar assistência técnica e transferir tecnologia à indústria petrolífera iraniana.

Além disso, a companhia marítima iraniana, Irisil, fica proibida de operar em águas europeias e os aviões de carga de bandeira iraniana não poderão aterrissar nos aeroportos europeus.

A UE também proibirá a exportação ao Irã de produtos de possível uso civil-militar e de produtos que podem ser usados para a produção de armas químicas ou biológicas, com exceção dos que são necessários para tratamentos médicos.

As restrições incluem ainda o setor bancário: qualquer transferência ao Irã de valores entre 10 mil e 40 mil euros procedente de um país europeu deverá ser notificada às autoridades nacionais. As de valores superiores a 40 mil euros deverão ser previamente autorizadas.

Além disso, as companhias de seguro e instituições financeiras iranianas ficam proibidas de operar em território europeu. Foi também ampliada a lista de membros do governo, da Guarda Revolucionária e de empresários do país cujos bens e contas bancárias na Europa serão congelados.

Assim como as sanções europeias, as novas medidas anunciadas pelo Canadá também têm como alvo os setores bancários e de energia do Irã.

Fonte: BBC Brasil

Anúncios

5 Respostas to “Irã diz que aceita retomar negociações nucleares sem impor condições”

  1. HOJE SAO ELES,AMANHA SEREMOS NOS.

  2. Meus Deus!

    A história é simples, o Irã está procurando ganhar tempo para construir uma bomba atômica, sua ÚNICA garantia de não ser atacado. Correto.

    Não.

    Se te apontarem uma arma na cabeça e com uma ampulheta lhe ameaçarem de morte certa. O que você seria capaz de fazer?

    Quem é o terrorista (aquele que promove o terror SEM alternativa de saída)?

    Apoie uma proposta em PRIMEIRO momento (para tranqüilizar os Iranianos e desmontar o terror) na Assembléia Geral e depois no CS (salvo engano, existe mecanismos legais para tanto), ao qual considera ato de GUERRA contra as Nações que assinarem o documento e obrigação de ajuda na DEFESA do ofendido, caso aconteça ou o ataque ao Irã ou o desenvolvimento de armamento nuclear clandestino.

    Mas que inferno…

  3. O que as potências querem é ver o Oco… Os iranianos viram o que aconteceu com o Iraque, e não medirão esforços em possui poder dissuasivo REAL…

    E sabemos bem qual é esse poder (vide Israel, Paquistão, Índia e Coreia do Norte)…

  4. Só enrolaçao, os iranianos só querem ganhar tempo para depois chegar a um fato consumado.

  5. Edu Nicácio :
    O que as potências querem é ver o Oco… Os iranianos viram o que aconteceu com o Iraque, e não medirão esforços em possui poder dissuasivo REAL…
    E sabemos bem qual é esse poder (vide Israel, Paquistão, Índia e Coreia do Norte)…

    Jose Vanildes Luiz :
    Só enrolaçao, os iranianos só querem ganhar tempo para depois chegar a um fato consumado.

    O BRASIL deverá agir = aoa SSionoSStras,nem sim nem ñ, + não do ;país q tem a THE BOMB ñ correm riscos de ataques dos seus algozes…quem vai a tacar a coréia do norte?Ela tem misseis de longo alcance , logo pode levar a guerra ao territótio do seu atacante…xeque amte, vitória de Pirro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: