Articles

Soldado do futuro ganha mais um aliado

In Armas pessoais, Defesa, Sistemas de Armas, tecnologia, Terrestre on 26/07/2010 by E.M.Pinto Marcado: , , ,

https://i0.wp.com/www.lockheedmartin.com/data/assets/mfc/Photos/MFC_HULC_Photo3_m.jpgO que era ficção há alguns anos está se tornando realidade. Após uma década de estudos e pesquisas, o Exército dos Estados Unidos anunciou que está iniciando testes do equipamento pessoal denominado HULC (Carregador Humano Universal de Carga), um exoesqueleto cibernético cuja finalidade será proporcionar capacidade de desempenho sobrehumana aos soldados.

Criado pelo engenheiro mecânico Hami Kazerooni, o sistema está sendo aperfeiçoado em associação com a gigante estadunidense Lockheed Martin. O principio de funcionamento do HULC é baseado em sensores distribuidos pelo equipamento que detectam e antecipam os movimentos do usuário. Os dados coletados por esses sensores são processados e acionam instantaneamente a musculatura hidráulica (ou robótica) do sistema, confeccionada basicamente de titânio. A fonte de alimentação do HULC é constituida de uma célula geradora de eletricidade de lítio com autonomia de uma hora instalada numa espécie de mochila.



HULC

As qualidades do HULC permitirão que um soldado caminhe 5 km em uma hora sem submetê-lo ao desgaste típico dessa ação ou então o poder de carregar até 90 kg. Além disso, o sistema pode fazer um soldado correr em velocidades de até 16 km/h.

A primeira fase de ensaios do HULC será dedicada à avaliação biomecânica, ou seja, dimensionar quanta energia um soldado irá desgastar dentro de um envelope pré-determinado de ações. Além disso, será avaliado quanto tempo o homem levará para aprender a controlar o equipamento carregando variados pesos e movimentando-se em diversas velocidades.

Essa invenção, que poderá entrar em operação a partir de 2020, é uma das inúmeras ferramentas que comporão o equipamento do soldado do futuro. Assim como o NVG (óculos de visão noturna) e GPS, o HULC será mais um aliado que delegará ao combatente do futuro um poder de ação bem próximo do que até agora era simples ficção.


HULCfotos : Lockheed Martin

Fonte: Tecnologia&Defesa

Anúncios

11 Respostas to “Soldado do futuro ganha mais um aliado”

  1. É uma aposta válida.

    A outra seria em relação a diminuição do peso dos próprios equipamentos, visando a mobilidade.

    Uma boa moto off road não poderia fazer o mesmo serviço, por exemplo: transporte da bomba e mobilidade do combatente?

    A parte tecnológica da coisa, se daria nas armas, municões, sensores e Rede.

    Acho um pouco Hoolwood de mais.

  2. A moto poderia ter um “Hub” e uma antena (retrátil, leve – carbono?) para comunicações mais longas e gerador elétrico a partir do próprio motor para carregamento dos eletrônicos e alimentação do Hub.

    Fica a sugestão.

  3. Hahaha…

    Acabei de imaginar uma coisa muito doida… para ficção…

    Alguma forma simples e eficiente de poder guiar a moto com segurança sem as mãos no guidão, mesmo por terreno acidentado e mira no capacete.

    Seria a volta dos arqueiros à cavalo.

    Abs.

  4. Se o Lula ver isso vai comprar para toda força armada brasileira kkkkkkkkk.

  5. Fico imaginando quando esse equipamento for aperfeiçoado, com por exemplo baterias com capacidade de 12 horas, blindagem, e sistemas computacionais embutidos. Apesar do acrônimo ser HULC deveria ser IRONMAN…

    []’s

  6. É uma aposta válida.
    A outra seria em relação a diminuição do peso dos próprios equipamentos, visando a mobilidade.
    Uma boa moto off road não poderia fazer o mesmo serviço, por exemplo: transporte da bomba e mobilidade do combatente?
    A parte tecnológica da coisa, se daria nas armas, municões, sensores e Rede.
    Acho um pouco Hoolwood de mais.

    Raptor, quase tudo que vejo dos Estados Unidos é maquiado no estilo Hoolywood, mais essa tecnologia até que deve sevir para atacar algum país que esteja sofrendo embargo econômico a anos e com suas forças armadas debilitadas, tipo o Iraque, daí eles podem brincar de super soldados.

  7. risos…

    É o estilo Homer Simpson de ser, invadindo os departamentos de pesquisa americanos.

    Abraços.

  8. Quando der “pau” nesta jossa, vamos ver os camaradas gritarem para o soldado:
    “Run, Forrest, Run!” espero que as “ferragens” solte fácil como no filme! rsrsrsrs

    Boa Noite!

  9. Nick :Fico imaginando quando esse equipamento for aperfeiçoado, com por exemplo baterias com capacidade de 12 horas, blindagem, e sistemas computacionais embutidos. Apesar do acrônimo ser HULC deveria ser IRONMAN…
    []‘s

    Falou Nick ,estavo pensando o mesmo,1 hora de autonomia ainda acho muito pouco para ser verdadeiramente efetivo e indispensavel .Achei tambem muito ingombrante ,nao sei o peso mas o tamanho ainda nao è ideal.Mas fico pensando ,como voce escreveu, no aperfecionamento deste ,com maior autonomia(12h+),materias mais flexiveis ,resistentes e menor peso ( com o desenvolvimento futuro das nanotecnologias serà possivel encontrar novas soluçoes para reduzir chips,sistemas eletronicos e materiais do equipamento). Esse exoesqueleto poderia atè ter implicaçoes na futura sociedade civil, trabalhos de fadiga ou qualquer ambito onde se requer um desgaste muito alem do corpo humano.
    Vou querer comprar um para fazer pulos como Hulk, percorrer a pè a Europa toda e ter força herculea…sò falta laser e fazer voos intercontinentais :)IRONMAN

  10. É o futuro chegando, transformando a interface homem maquina em uma só coisa…para destruir, tirar vidas,subjugar o “outro”…até quando?

  11. Gostaria de ver todas essas inovações que surgem quem vem sendo usadas em guerras se traduzirem em resultados favoraveis pois ate agora nenhum.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: