Articles

Uribe diz que ataque contra Farc no Equador foi ‘necessário’

In Conflitos, Geopolítica, Terrorismo on 26/07/2010 by konner7 Marcado: , , ,

https://i2.wp.com/www.digitaljournal.com/img/5/1/3/2/5/8/i/5/6/2/o/398px-Kolumbianischer_PrA_sident_Alvaro_Uribe_2004.jpgÁlvaro Uribe disse que invasão foi uma ‘necessidade’ do país

Claudia Jardim

De Caracas para a BBC Brasil

Em meio à crise com a Venezuela, o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, disse neste sábado que a invasão militar no Equador para bombardear um acampamento das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) foi “necessária”.

Em março de 2008, Uribe autorizou a incursão militar no território do país vizinho para o bombardeio a um acampamento das Farc próximo à fronteira com a Colômbia. Na operação militar, foi morto Raúl Reyes, considerado como o chanceler da guerrilha, e outras 25 pessoas.

“Nós fizemos isso por estado de necessidade para enfrentar a um terrorista que assassinava a nossos compatriotas, nunca para defender a um povo irmão”, afirmou Uribe, em um ato de governo.

“Não gostamos de fazer isso”, afirmou.

Essa foi a primeira vez que Uribe comentou a relação com os vizinhos desde a ruptura de relações com a Venezuela, na quinta-feira.

O presidente colombiano disse que a operação militar no Equador permitiu ao Exército desmontar parte da estrutura que possibilitava a guerrilha manter sequestrada a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, que foi resgatada em julho de 2008.

internacional’

A invasão levou o governo do Equador a romper relações com a Colômbia, vínculo que até hoje não foi reestabelecido totalmente.

Uribe afirmou defender a cooperação internacional para evitar novas ações deste tipo.

“O ideal não é fazer essas operações, o ideal é a cooperação, de acordo com o direito internacional, para combater os terroristas”, afirmou Uribe.

O teor das declarações é semelhante à troca de acusações entre Bogotá e Caracas, pivô da atual crise entre os dois países.

Na quinta-feira, em reunião extraordinária da Organização de Estados Americanos (OEA), o governo colombiano acusou a Venezuela de abrigar pelo menos 87 acampamentos guerrilheiros e 1,5 mil rebeldes em seu território.

O governo de Hugo Chávez nega as acusações da Colômbia e diz considera-las uma “desculpa” para justificar uma intervenção militar em seu território.

“Temos que recordar como eles (Estados Unidos) invadiram o Iraque com o conto das armas de destruição em massa”, disse. “Toda essa armação, montada na Colômbia, de que há milhares de terroristas e de supostos acampamentos, é a desculpa perfeita para tentar uma invasão na Venezuela”, afirmou Chávez, na noite da sexta-feira.

‘Defesa do legado’

Para a analista internacional colombiana, Laura Gil, mais do que uma ameaça velada, Uribe teria intenção, com estas declarações, de defender o seu polêmico legado na área de segurança, ao longo de seus oito anos de mandato.

“Uribe está muito preocupado, porque Juan Manuel Santos (presidente eleito) está fazendo aproximações políticas que põem em dúvida o seu legado”, afirmou Gil.

“Ele sabe que provavelmente logo depois da posse, Santos vai querer conversar com Chávez”.

A ruptura das relações diplomáticas já afeta o comércio na zona fronteiriça, em especial em Cucúta, na Colômbia. De acordo com a imprensa colombiana, os comerciantes da região exigem que Uribe declare emergência econômica para todo o departamento (estado) de Norte de Santander, para amenizar a crise econômica.

Em resposta, Uribe convocou a população ” a esgotar a mercadoria de Cúcuta” para “salvar o emprego de nossos compatriotas na fronteira”, afirmou.

‘Conspiração’

Neste sábado, em um ato em homenagem ao aniversário do líder da independência hispânica, Símon Bolívar, Chávez disse ter conhecimento de um suposto plano, coordenado entre os Estados Unidos e a Colômbia para derrubá-lo e assassiná-lo.

Chávez leu a suposta carta de um colaborador do governo nos Estados Unidos, que não foi identificado, que afirma que o plano contra ele estaria previsto para o dia 26 de setembro, dia das eleições legislativas na Venezuela, “mas por alguma razão (o plano) está sendo adiantado”, disse Chávez.

A carta relaciona a atual crise com a Colômbia, o “pretexto” da luta contra o narcotráfico na região e o acordo que permitirá a presença de mais de 10 mil soldados dos Estados Unidos na Costa Rica, como parte do suposto plano para cercar o país.

“Não querem entrar em Caracas, não se atrevem, estão caçando o Maurício (nome de Chávez em comunicações privadas) fora de Caracas (…) ao mesmo tempo tentarão neutralizar as Forças Armadas”, diz o documento citado por Chávez.

Fonte: BBC Brasil

Anúncios

16 Respostas to “Uribe diz que ataque contra Farc no Equador foi ‘necessário’”

  1. […] View original post here: Uribe diz que ataque contra Farc no Equador foi 'necessário … […]

  2. […] Visit link: Uribe diz que ataque contra Farc no Equador foi 'necessário … […]

  3. Antes de Uribe, metade dos ministros da Suprema Corte colombiana foram assassinados, aviões comerciais eram explodidos em atos terroristas, as Farcs colocavam dispositivos explosivos no pescoço de civis, etc…

    Obviamente que acredito que 90% dos leitores deste blog não saibam ou não lembrem ou não viveram esta época. O país não existia, era a anarquia personificada.

    Portanto…

    … Uribe para governador do Rio de Janeiro! Só esse sujeito para colocar ordem naquele caos.

  4. Sabem de uma coisa…To nem mais ai pra noticias envolvendo Equador,Colombia e Venezuela.Unasul pra mim tambem não fede e nem cheira.Acho o exemplo do Chile mais moderno e progressista quando se isolaram da America Latina e tornaram-se a melhor economia local na época.Não gosto nem da politica e sistema Americano pois penso que sejam culpados de muita injustiça social mundo afora.A Bolivarianos o fogo e o aço ja ta de bom tamanho.Sempre fui contra o modelo da UE enquanto 99% das pessoas endeuzavam isso.Se fosse bom não estariam falindo.PORQUE SE ASSOCIAR COM QUEM NÃO TEM NADA A OFERECER E SOMENTE VIRA USUFRUIR ? É ASSUMIR PRA SI PROPRIO OS PROBLEMAS DOS OUTROS.E problemas por problemas ja nos bastam os nossos.Esse sonho de cadeira cativa no CS esta custando nossa reputação mundial levando nosso governo a entrar em furadas.Querem a tanto custo evidencia e notoriedade que ate se esquecem do mais importante,nosso Brasil.Esqueçam ONU e comecem a pensar na ruptura com a mesma e na formação de uma nova ordem mundial.Nossa neutralidade não existe mais e nossa consciencia de liberdade e modernas inovações sociologicas estão nos deixando vulneraveis.A humanidade so pronuncia essas coisas mas não as praticam.Acorda povo Brasileiro.

  5. Me lembro muito bem desta época. Direto e reto ouvia-se notícias sobre estes atentados na Colombia (inclusive, para Hollywood, a Colombia era o país da total anarquia. Todo e qualquer vilão era oriundo deste país). Hoje a história é diferente: ouve-se apenas as notícias que dizem a respeito do ataque das FA’s contra as Farcs. Apesar de ter um forte alinhamento com os EUA, o presidente Uribe fez algo muito importante para o seu país. Que pesem os prós e os contras!

  6. O senhor cara de pau ÁLVARO está tentando corrigir um erro com outro erro muito mais grave, está tentando acabar com as FARC, trazendo militares americanos para seu território, causando instabilidade e desconfiança em toda a américa do sul.

    Eu quero ver na hora que alguns países que não tem condições de suprir com altos gastos militares para se defender (EQUADOR, BOLIVIA, PERU, ETC..) começarem a oferecer bases militares aos russos, para poder se defender dos colombianos e americanos e afundar a américa do sul inteira no cãos, se vai aparecer alguém aqui no blog para defender o governo do senhor cara de pau ÁLVARO, que esta tentando acabar com as FARC causando um problema 1.000 vezes maior para américa do sul.

  7. Grande Alvaro Uribe… reconduziu seu país a normalidade.

    100% aprovada ..de minha parte.. o ataque a gangue terrorista refugiada em território Equatoriano .. que por nada fazer contra .. demonstra diretamente apoio aos mesmos.

    se fossem narco-bandidos que atacassem esporadicamente o Brasil e se escondessem no território Paraguaio ..que nada fazia contra… alguém neste fórum .. seria contra uma intervenção brasileira … ???

    O mundo esta cheio de hipócritas e aproveitadores… o pseudo-indio de araque da Bolivia.. o ditador-infantil da Venezuela… o pólitico-quanto-pior-melhor que governa o Equador… são exemplos claros.

  8. esse Uribe é um vendido.No dicionario a palavra que o definiria é lacaio.

  9. xtreme :Grande Alvaro Uribe… reconduziu seu país a normalidade.
    100% aprovada ..de minha parte.. o ataque a gangue terrorista refugiada em território Equatoriano .. que por nada fazer contra .. demonstra diretamente apoio aos mesmos.
    se fossem narco-bandidos que atacassem esporadicamente o Brasil e se escondessem no território Paraguaio ..que nada fazia contra… alguém neste fórum .. seria contra uma intervenção brasileira … ???
    O mundo esta cheio de hipócritas e aproveitadores… o pseudo-indio de araque da Bolivia.. o ditador-infantil da Venezuela… o pólitico-quanto-pior-melhor que governa o Equador… são exemplos claros.

    É o senhor cara de pau ÁLVARO está reconduzindo o seu país a normalidade acabando com a pequena e desarmada FARC que vive se escondendo e esta colocando a COLÔMBIA na mira de todas as forças armadas da américa do sul incluindo a do nosso país, BRASIL. Ó QUE BELEZA! O que o senhor XTREME tem a dizer sobre isso!

  10. RODRIGO :
    O senhor cara de pau ÁLVARO está tentando corrigir um erro com outro erro muito mais grave, está tentando acabar com as FARC, trazendo militares americanos para seu território, causando instabilidade e desconfiança em toda a américa do sul.
    Eu quero ver na hora que alguns países que não tem condições de suprir com altos gastos militares para se defender (EQUADOR, BOLIVIA, PERU, ETC..) começarem a oferecer bases militares aos russos, para poder se defender dos colombianos e americanos e afundar a américa do sul inteira no cãos, se vai aparecer alguém aqui no blog para defender o governo do senhor cara de pau ÁLVARO, que esta tentando acabar com as FARC causando um problema 1.000 vezes maior para américa do sul.

    É isso ai RODRIGO…Uribe e Chavez com suas idiotices trouxeram a corrida armamentista e a discordia a America-Latina…Porque Brasileiros se influenciam tanto por eles?A unica explicação é que olham o problema com olhar ideologico doutrinario.Irmãos que eles se danem e que se destruam.Tenho certesa que esse novo governo Colombiano vai questionar as bases assim como o magistrado deles ja esta fazendo.Ai quero ver a cara de tacho dos gringos quando tiverem de sair de la.Nosso GF tem 24,5 bi de dolares para investir em defesa.Dinheiro não falta.Os programas de reaparelhamento se levados a cabo sera bom mas neste espaço de tempo deveriamos adquirir algo de prateleira para reforçar o que ja temos,pois o que temos mal da para patrulhar.O povo esta desatualizado desta realidade pois a midia aberta manipula nossas opiniões e quando se fala de armas todos correm a dizer não.

  11. A Venezuela já ofereceu bases em seu território aos Rússos, só falta oferece aos Chineses; Pedrão , o Grande ,já até visitou o local…a coisa ianda pode ficar mt pior.

  12. carlos argus :
    A Venezuela já ofereceu bases em seu território aos Rússos, só falta oferece aos Chineses; Pedrão , o Grande ,já até visitou o local…a coisa ianda pode ficar mt pior.

    Li que no segundo semestre do ano passado quando aguardavamos a decisão do FX-2 que Russos estavam no Planalto e ofereciam bom preço,tt e total fabricação do SU-35BM aqui do zero.Então como afirmam que o mesmo foi descartado porque não transfeririam a tecnologia?Te garanto que o que mais Russos desejariam é um amplo acordo militar conosco.Eu não confio neles,nem em Americanos e nem em Franceses.

  13. É , pode até ser, + somos ou ñ um páis independênte? M estranho…

  14. Não sei quem ta errado, mas permitir bases Americanas é um tiro no pé! confiar nos EUA é muita ilusão, a onde eles entram querem dominar fazer guerra, são uns sangues sugas.
    Mas que o chavez está certo sobre armas destruição em masse ele está! até agora não encontraram nada :D fica dificil.

  15. wagner ulisses :
    Não sei quem ta errado, mas permitir bases Americanas é um tiro no pé! confiar nos EUA é muita ilusão, a onde eles entram querem dominar fazer guerra, são uns sangues sugas.
    Mas que o chavez está certo sobre armas destruição em masse ele está! até agora não encontraram nada fica dificil.

    É isso ai WAGNER…Na realidade não devemos confiar em nenhum governo extrangeiro pois nos olham como se fossemos comestiveis e intentam nos devorar.No governo FHC Chavez ficava quietinho.Iria invadir e anexar o Suriname e por nosso governo foi advertido.Talvez toda essa arrogancia atual dele seja aquilo que se chama SENSAÇÃO DE SEGURANÇA por nosso atual governo afagar sua face,quando deveriamos dar-lhe um tapa na cara e por-lo no devido lugar e isso teria evitado as gracinhas do EVO e o assanhamento GUARANY.No caso do Paraguai não necessitaria a eles radicalizarem pois nossos governos e povos se amam,se compreendem e se necessitam e tudo se resolve com dialogo.

  16. O que este cidadão colombiano disse é bem típico de um homem que tem parafusos solto na cabeça;ou um terrorista enrustido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: