Articles

Kuwait demonstra interesse pelo Boeing F-15 Silent Eagle

In Aviões de Combate, Defesa, Negócios e serviços on 27/07/2010 by E.M.Pinto Marcado: , ,

http://fl410.files.wordpress.com/2009/09/f-15se1.jpg

O Kuwait surpreendeu a Boeing ao solicitar informações sobre o caça F-15 Silent Eagle, tornando-se o primeiro país não-operador das versões clássicas do F-15 à demonstrar interesse pela sua mais nova variante.

A própria Boeing espera que o Silente Eagle seja procurado, primordialmente, por países que já operem com algumas das versões do F-15. O Kuwait é a primeira exceção. Para aquele pequeno país no Oriente Médio que já utiliza os Boeing F/A-18C/D Hornet, o Silente Eagle pode ser uma alternativa promissora para complementar a sua primeira linha de defesa aérea.


“Existem muitos países no Oriente Médio que estão buscando novas alternativas em relação ao Lockheed F-35, e esta (o Silent Eagle) é uma das opções”, disse Paul Oliver, Vice-Presidente da Boeing para Mercados do Oriente Médio e África.

O F-15 Silente Eagle foi projetado para proporcionar menor assinatura de radar, em relação as suas versões anteriores. Para isso, a Boeing fez várias modificações, interna e externamente. Dentre elas, destacam-se o tratamento de superfície nas asas e fuselagem, para dissipar e absorver parte das ondas de radar; tanques de combustível com design modificado para poder transportar, internamente, mísseis e bombas, diminuindo o retorno de radar; novo posicionamento das derivas (em ângulo) e, por fim, novo Sistema Digital de Controle de Voo, mais leve e moderno do que é empregado atualmente.

Fonte: Revista Asas

Anúncios

18 Respostas to “Kuwait demonstra interesse pelo Boeing F-15 Silent Eagle”

  1. As derivas… sempre vão ser modificadas como foi inicialmente dito pela Boeing? Eles tinham recuado nessa opção, embora tinha ficado em aberto se a empresa achasse conveniente. Algum dado que aponto para que a solução final sempre será as derivas em ângulo?
    Realmente o F15SE está a despertar muito interesse, até estou um pouco surpreendido, também estou porque internamente os FA americana ainda não mostraram interesse digamos oficial pelo projecto, ficando apenas o mercado externo em aberto.
    Sem duvida que está a ser uma alternativa ao F-35, estive a ler alguns dados e a Boeing promete um RCS próximo do F-35, que neste ponto não sei se realmente poderá ser verdade, mas com aplicação de materiais RAM… não sou especialista no assunto mas não sei se será possível esse detalhe… esperar para ver. O F15 parece que vai dar que falar… além do F18 que terá uma nova variação… um Silence Hornet… lol

  2. Karlus, há um movimento muito forte na USAF para emplacar o F 15 SE no lugar do F 35, quanto as derivas a última informação que obtive é que as derivas não serão em angulo tala como a foto e sim ortodoxas tal como os demais F15.
    Sim um senhor caça e com emprego de tecnologias para redução do RCS se apresenta como um 4.5++.
    Tanto que Israel está precionando o congresso dos EUA a não liberá-lo aos Sauditas.
    Boa carga, alcance, ECM e potência adicional e o pedigree estórico de o Melhor caça já feito pelos Estados Unidos.
    Um senhor caça, nasceu Águia, caça como Águia e agora é silencioso no golpe tal como a Águia…
    Sds
    E.M.Pinto

  3. Esse caça se for tudo andam dizendo, com um rcs que se aproxima do de um F-35, portanto abaixo dos caças de 4.5 geração, com essas baias conformais; Seria um grande feito para a Boeing. Colocaria por terra o argumento da LM dizendo que só se tem um rcs de um VLO não só com materiais mas também shape furtivo, visto que esse F-15 SE de shape furtivo não tem nada.

    É uma verdadeira ameaça ao F-35 se for mais barato de adquirir e manter. Pode não ser um 5ª geração puro, mas se, de fato tiver esse rcs tão baixo+baias conformais poderia por esse caça em uma categoria acima dos 4.5ª geração; algo como um 4.9ª.

    []’s

  4. Esse sim é para superioridade aérea, assim como o Su-35… Belíssimo caça, e parabéns à Boeing pelo projeto. Agora, é aguardar as encomendas (se Israel não pressionar demais o congresso dos EUA)…

  5. Os sauditas vão levar a melhor, o dinheiro fala bem + alto em época de vacas mt magras…e os ianks estão nos sete anos de vacas mt magras…os SSioniSStras perderam essa pendenga.Os F 15 Silence vão ser vendidos aos sauditas.

  6. “Kuwait demonstra interesse pelo Boeing F-15 Silent Eagle”.Mais um ex- comprador da jaca.Sera porque o rafale esta perdedo tudo que e processo de compra de caças mundo afora,não venham dizer que é por causa de pressão politica dos gringos.

  7. Jakson Almeida – é isso que irrita em quem torce emocionalmente pelo Gripen NG no FX2. Seu comentário não têm nada a ver meu caro. Esquece que foram os Gringos que libertaram o Kuwait das garras de Sadam? É o mesmo que vc colocar o Rafale com chances em um próximo FX no Iraque, Afeganistão ou Israel.
    O Silent Eagle ainda deve demonstrar que seu RCS foi reduzido aos níveis do F35 Lightning II. A Boeing é concorrente da Lockheed e perdeu com YF23 e o JSF X32, logo a questão está com o departamento de defesa americano. Se começar a aparecer na Guarda Nacional no Alasca algum F15SE, pode escrever que a versão sobre o RCS do F15SE da Boeing está correta.

  8. Faço uma pergunta, o Rafale perde no Iraque e Qwait certo?
    para quem? F 15 SE certo? certo…
    pois bem o Qwait está avaliando tanto o Rafale como F 18 e agora se interssa pelo F 15 SE.
    pelo jeito eles estão numa disputa pelo melhor caça, certo?
    A SAAB não poderia oferecer o Gripen NG nesta mesma concorrência?
    É simplista a exposição? tal qual afirmar que o rafale perdeu mais uma, ou não????
    sds
    E.M.Pinto

  9. E.M.Pinto :
    Faço uma pergunta, o Rafale perde no Iraque e Qwait certo?
    para quem? F 15 SE certo? certo…
    pois bem o Qwait está avaliando tanto o Rafale como F 18 e agora se interssa pelo F 15 SE.
    pelo jeito eles estão numa disputa pelo melhor caça, certo?
    A SAAB não poderia oferecer o Gripen NG nesta mesma concorrência?
    É simplista a exposição? tal qual afirmar que o rafale perdeu mais uma, ou não????
    sds
    E.M.Pinto

    Tadinho de nós que so teremos as opções daquilo que ninguem quer e daquilo que não existe.

  10. O que tem de aviões novos e não se fala nada dos nossos caças que teremos que comprar, quando?

  11. O Rafale vai perder mais uma “compra certa”. Não dá para competir, os custos do Rafale “barulhento” são muito mais altos do que o F-15 “silencioso”. Vai sobrar para o Brasil, vamos ser juntos com a frança os únicos usuários da rajada.

  12. Eu gosto muito do Rafale, mas que essa Águia é mais bonita, e deve ser melhor, isso eu não tenho dúvida nenhuma.

  13. E.M.Pinto :
    Faço uma pergunta, o Rafale perde no Iraque e Qwait certo?
    para quem? F 15 SE certo? certo…
    pois bem o Qwait está avaliando tanto o Rafale como F 18 e agora se interssa pelo F 15 SE.
    pelo jeito eles estão numa disputa pelo melhor caça, certo?
    A SAAB não poderia oferecer o Gripen NG nesta mesma concorrência?
    É simplista a exposição? tal qual afirmar que o rafale perdeu mais uma, ou não????
    sds
    E.M.Pinto

    Salve E.M.Pinto,

    O problema é que o Rafale perde todas que ele dispulta, perde pro SE, pro Typhoon, pro F-16, pro Su-30, MiG-29. Ele sipmplesmente não ganha de ninguém e anté na França existe uma grande preocupação em manter a linha de produção aberta para apenas p/ fabricar 1(um) caça por més.

    Depois de 24 anos de seu primeiro vôo o Rafale tem apenas 84 aviões produzidos, já o Gripen NG é um projeto recente, tal qual o SE.

  14. O espetacular disso é a qualidade do projeto original do F-15 que tem cerca de 40 anos.

  15. Se o Rafale perder não será por conta das qualidades do avião, mas por questões políticas que influíram na decisão final, a saber: a política agropecuária protecionista do governo Francês…

  16. E.M.Pinto :Karlus, há um movimento muito forte na USAF para emplacar o F 15 SE no lugar do F 35, quanto as derivas a última informação que obtive é que as derivas não serão em angulo tala como a foto e sim ortodoxas tal como os demais F15.Sim um senhor caça e com emprego de tecnologias para redução do RCS se apresenta como um 4.5++.Tanto que Israel está precionando o congresso dos EUA a não liberá-lo aos Sauditas.Boa carga, alcance, ECM e potência adicional e o pedigree estórico de o Melhor caça já feito pelos Estados Unidos.Um senhor caça, nasceu Águia, caça como Águia e agora é silencioso no golpe tal como a Águia…SdsE.M.Pinto

    Nao preciso dizer mais nada!

  17. Colegas, o custo de hora vôo de um F15 sendo ele Silent ou não é tão alto quanto de um Typhoon. Pelo que se expõe sobre o orçamento da FAB e sua situação quanto aos custos orgânicos de pessoal, este vetor ficaria bem longe de um FX2, mesmo sendo a versão atual Strike Eagle. Sem contar as questões que o Brigadeiro Venâncio já colocou em prosa e verso.
    [ ]s

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: