Articles

Rússia critica novas sanções econômicas da União Europeia contra o Irã

In Geopolítica on 27/07/2010 by Lucasu Marcado:

https://pbrasil.files.wordpress.com/2010/07/28ago-riberhansson-medvedeveputineoursocavernas.jpg?w=300Colaborou: Edu Nicacio

O governo da Rússia classificou nesta terça-feira, 27, as novas sanções econômicas da União Europeia contra o Irã como “inaceitáveis”, alegando que as medidas prejudicam os esforços internacionais para frear as ambições nucleares de Teerã.

Na segunda-feira, o bloco aprovou novas sanções contra o comércio exterior e os setores bancário e energético iranianos. O Ministério de Exteriores do Irã condenou as “lamentáveis” sanções e disse que elas não impediriam a continuidade do programa nuclear do país.

As medidas adotadas pela União Europeia vão além do quarto pacote de restrições aprovado em junho pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Elas incluem a proibição de negociações com bancos e companhias de seguros iranianas, assim como investimentos nos setores de gás e petróleo.

“Essas sanções não ajudarão a retomada das negociações nem afetarão a determinação iraniana de defender seu direito legítimo de ter um programa nuclear pacífico”, disse o ministro de Exteriores iraniano, Ramin Mehmanparast.

“Desdenhoso”

A Rússia, uma das seis potências mundiais que negocia com o Irã, apoiou as sanções da ONU, mas se posicionou contra a aprovação de restrições unilaterais realizadas posteriormente.

“Isso só prejudica nossos esforços de procurar uma solução política e diplomática em torno do programa nuclear do Irã, mas também mostra o desdém pelas cuidadosamente preparadas e coordenadas provisões da resolução Conselho de Segurança da ONU”, disse a chancelaria do Kremlin por meio de comunicado. “Sanções foram do órgão são inaceitáveis”, finaliza a nota.

O Irã já sofreu quatro imposições de sanções da ONU por conta de sua recusa em paralisar o enriquecimento de urânio. Teerã diz que mantém o programa atômico para fins puramente pacíficos, mas as potências ocidentais acreditam que haja projetos de armamentos entra as ambições nucleares do país.

Fonte: Estadão

Anúncios

5 Respostas to “Rússia critica novas sanções econômicas da União Europeia contra o Irã”

  1. Permitam-me reescrever o que comentei para poder finalizar aqui;
    “Muito falsa a posição dos russos. Eles reclamam sim de estar tendo dificuldades em tirar proveito do Irã, isso sim,pois eles querem defender suas vendas; pois sempre que chegam novas sanções restritivas, elas chegam afunilando o espaço de barganha de todos, inclusive dos falsos e oportunistas russos diante do Irã. Agora se o Irã está mesmo engajado em seu intento belicoso nuclear ou não, os russos apenas endossam as sanções, contudo buscando preservar seu espaço “privilegiado de negociar” com o pais persa.
    Veja, é interessante a todas indústrias bélicas proeminentes do mundo,aqui leia-se EUA e Rússia, e a emergente China- copiando tudo, interessam os conflitos, seja na América do Sul, Oriente Médio, leste da Ásia. Portanto, apontado assim como atos dúbios, ser apoiados enquanto pode tirar proveito da situação.
    Ps. Não defendo a posição do Irã não, apenas apontando o oportunismo descarado e cínico de certos atores mundiais defensores dos direitos.”

    VEJO OS RUSSOS SE QUEIMANDO INTERNACIONALMENTE E SUA CREDIBILIDADE, se mostrando mesquinho e oportunista, justamente os adjetivos dos EUA também. Logo, é visto assim como farinha do mesmo saco, tanto eles quanto seus pares EUA.

  2. É de enjoar o que a Russia e outras nações falam de sanções ela mesmo poem sanções e não aceita sanções de outras nações isto é uma verdadeira loucura hipócrita, eitá mundo loucoooooooooooo.

  3. A russia como sempre dissimulada, ela desempenha bem o papel de “rei do norte”. A russia só apoiou sanções por que ia de acordo com seus intereses e não atrapalharia seus contratos ja firmados e tbm futuros com o irã.
    A russia mostra de que lado ela realmente está, e de que lado ela ficara no caso de uma guerra. A russia tem armado o irã, tem ajudado a coreia do norte e tem armado a venezuela.
    Segundo ahmadinejad em 3 meses começara uma guerra contra 2 países no oriente medio, estamos vendo a crise aqui na america do sul e tbm a crise na asia com a coreia do norte. Vamos esperar pra ver se teremos uma guerra de 3 frentes: na asia, oriente medio e america do sul.
    Enquanto na asia a guerra é desempenhada pela coreia do norte (com ajuda dos eua), no oriente medio a guerra é desempenhada por israel (com ajuda dos eua) aqui na america do sul o desempenho fica por conta da colombia (novamente com ajuda dos eua).
    Parece loucura mas pela forma que as coisas estão não será surpresa.

  4. Ocorre q o rei do norte , poderá perder esse mercado, os Persas estão olhando a China como saída, em termos de armas e outras coisas…daí esse afago dos Rússos verbalizando contra as Sanções da UE, q eles sabiam q viriam…uma vela p Deus e outra p o Diabo…cínicos.

  5. caetano da silva :A russia como sempre dissimulada, ela desempenha bem o papel de “rei do norte”. A russia só apoiou sanções por que ia de acordo com seus intereses e não atrapalharia seus contratos ja firmados e tbm futuros com o irã.A russia mostra de que lado ela realmente está, e de que lado ela ficara no caso de uma guerra. A russia tem armado o irã, tem ajudado a coreia do norte e tem armado a venezuela.Segundo ahmadinejad em 3 meses começara uma guerra contra 2 países no oriente medio, estamos vendo a crise aqui na america do sul e tbm a crise na asia com a coreia do norte. Vamos esperar pra ver se teremos uma guerra de 3 frentes: na asia, oriente medio e america do sul.Enquanto na asia a guerra é desempenhada pela coreia do norte (com ajuda dos eua), no oriente medio a guerra é desempenhada por israel (com ajuda dos eua) aqui na america do sul o desempenho fica por conta da colombia (novamente com ajuda dos eua).Parece loucura mas pela forma que as coisas estão não será surpresa.

    So corrigindo onde esta escrito coreia do norte , na verdade é coreia do sul (pau mandado dos eua)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: