Articles

Rússia diz que sanções da UE contra Irã são “inaceitáveis”

In Conflitos, Geopolítica, História on 27/07/2010 by E.M.Pinto Marcado: , ,

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSpuehNv5pDiNv5HZd-PAD4kfJ3_U8FiyB9kWBcRDb21XJ1qfI&t=1&usg=__E6AW-JjFwdVtUKICGxOmZplDoXA=Sugestão: Francoorp

MOSCOU (Reuters) – A Rússia disse nesta terça-feira que novas sanções da União Europeia contra o Irã prejudicam as tentativas internacionais de resolver as preocupações sobre o programa nuclear do país, atrapalhando as esperanças de uma cooperação mais próxima entre Moscou e o Ocidente sobre a questão.

Ministros das Relações Exteriores aprovaram na segunda-feira uma série de novas restrições ao Irã que foram muito além das sanções da aprovadas pela Organização das Nações Unidas no mês passado, inclusive uma proibição de negociações com bancos e companhias de seguros iranianos, assim como medidas para impedir investimentos no lucrativo setor de petróleo e gás natural de Teerã.

“Isso não apenas mina nossos esforços conjuntos para buscar um acordo político e diplomático sobre o programa nuclear iraniano, mas também o desprezo pelas provisões cuidadosamente calibradas e coordenadas das resoluções do Conselho de Segurança da ONU”, disse o Ministério de Relações Exteriores russo em comunicado.

O uso de sanções fora da estrutura do Conselho de Segurança da ONU é “inaceitável”, disse o comunicado.

A Rússia condenou na segunda-feira um ataque verbal do presidente iraniano contra o presidente russo, Dmitry Medvedev, aumentando a divergência entre os dois países depois que Moscou cedeu à pressão do Ocidente para apoiar as sanções da ONU.

Mas o comunicado do ministério indicou que Moscou também tinha desacordos signifcativos com o Ocidente sobre a questão iraniana.

Além das sanções da UE, o comunicado criticou as sanções unilaterais dos Estados Unidos aprovados pelo Congresso no dia 24 de junho com o objetivo de pressionar os setores energético e bancário do Irã.

“Lamentamos dizer que as recentes medidas da União Europeia e dos Estados Unidos para pressionar o Irã mostram o desprezo pelos princípios de colaboração”, disse o comunicado.

Fonte: Globo

Anúncios

6 Respostas to “Rússia diz que sanções da UE contra Irã são “inaceitáveis””

  1. Não tivesse aprovado uma nova rodada de sanções no CS da ONU. Poderia votar contra (vetando novas sanções) e tudo seguiria como acordado entre Irã, Brasil e Turquia.

    Abriu precedentes, agora aguenta.

    PS – E os S-300 do Irã? Quando chegarão?

  2. ia dizer o mesmo que vc Edu.

  3. Porque o grande urso tá chorando agora?

  4. Muito falsa a posição dos russos. Eles reclamam sim de estar tendo dificuldades em tirar proveito do Irã, isso sim,pois eles querem defender suas vendas; pois sempre que chegam novas sanções restritivas, elas chegam afunilando o espaço de barganha de todos, inclusive dos falsos e oportunistas russos diante do Irã. Agora se o Irã está mesmo engajado em seu intento belicoso nuclear ou não, os russos apenas endossam as sanções, contudo buscando preservar seu espaço “privilegiado de negociar” com o pais persa.
    Veja, é interessante a todas indústrias bélicas proeminentes do mundo,aqui leia-se EUA e Rússia, e a emergente China- copiando tudo, interessam os conflitos, seja na América do Sul, Oriente Médio, leste da Ásia. Portanto, apontado assim como atos dúbios, ser apoiados enquanto pode tirar proveito da situação.
    Ps. Não defendo a posição do Irã não, apenas apontando o oportunismo descarado e cínico de certos atores mundiais defensores dos direitos.

  5. É uma atitude dúbia, uma no cravo e outra na ferradura, estão fingindo q ñ sabiam dessas sanções da UE contra o Irã?..estão aprendendo rápidamente com os ianks a serem hipócritas…estão efendendo seu comércio com os Persas, q estão olhando p a china…daí essa atitude deles.

  6. Qual a dificuldade que os Russos teriam em tirar proveito do Irã???Nenhuma.Se eles quiserem tirar proveito eles tiram e pronto.O Persa é louco,todo mundo sabe.Mas o momento economico Europeu e Americano os levara a fazer o que sempre fazem quando vão mal das pernas,ou seja,conclamarem o mundo a uma nova cruzada e trouxa é todo aquele que embarcar nessa.E mesmo que a Russia cedesse a eles eu quero ver como impedirão a entrada de materias atravez da Turquia passando pela Siria.São covardes.Estagnaram a economia Iraquiana apos a primeira do golfo e na segunda mesmos os Iraquianos estando sucateados e falidos so entraram depois de massacrarem o pais com pessados bombardeiros.Esses supostos Infantes do futuro são bundões combatentes.Encara o Irã sozinhos que eu quero ver!São inaceitaveis tudo aquilo que venha a punir um povo pois eles não tem culpa de maus politicos e intrangigentes religiosos que tem.Ataque-os e veremos na midia a Santa Jerusalem ardendo e ate seus profetas ressuscitaram mas não pro juizo final e sim de pavor pela cagada que farão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: