Articles

FAB monta estrutura de guerra no RJ para a Operação Atlântico II

In Defesa, Exercícios Militares on 28/07/2010 by E.M.Pinto Marcado: ,

https://i1.wp.com/www.mar.mil.br/atlantico2/imagens/banner_logotipo.jpg

Sugestão: Sinval Andrade- Rio de Janeiro- Brasil


Com a missão de apoiar a Operação Atlântico II e manter as operações do Quartel-General da Força Aérea Componente 101 (FAC 101), uma grande infraestrutura foi montada na II Força Aérea (II FAE), na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Mais de 250 militares de diferentes especialidades como aviadores, controladores de voo, meteorologistas, fotógrafos, intendentes, infantes e analistas de sistemas de todo o Brasil trabalham em conjunto para manter a operacionalidade das ações da FAC 101.

O Comandante da II FAE e Chefe do Estado-Maior da FAC 101, Brigadeiro-do-Ar Luis Antonio Pinto Machado, destacou a importância do esforço conjunto dos militares envolvidos na Operação Atlântico II. “Para manter toda essa estrutura de guerra é fundamental o apoio desse verdadeiro batalhão de anônimos, enviados de diversas unidades militares da FAB de todo o Brasil, que trabalham nos dias de conflito para prover serviços fundamentais, como por exemplo, as comunicações”, afirmou.

A montagem da estrutura ficou a cargo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e do 1º Grupo de Comunicação e Controle (1º GCC). Seus números revelam o porte da estrutura alocada para fazer funcionar as nove células que compõe a FAC 101: nada menos que 82 computadores de última geração ligados à rede por mais de 300 metros de cabos UTP, além de mais de 1.400m de cabos elétricos foram utilizados para suprir a necessidade de infraestrurura necessária para as atividades de comando e controle do exercício.

A célula de direção funciona em cinco barracas climatizadas, que contam com o apoio de antenas de comunicação e uma rede segura para a transmissão de dados, emissão de relatórios e controle simultâneo de diversas aeronaves. Tudo isso para garantir a segurança de voo e do fluxo de informações durante a guerra.

O Comandante do VII Comando Aéreo Regional e Comandante da Força Aérea Componente 101, Major-Brigadeiro-do-Ar Nilson Soilet Carminati, afirmou estar muito satisfeito com a perfeita integração dos militares que atuam no exercício. “É gratificante ver toda essa estrutura da FAB trabalhando integrada, todos esses especialistas que vieram contribuir para o sucesso da Operação Atlântico II”.

A Operação Atlântico II ocorre até o dia 30 de julho, desenvolvendo-se em toda a “Amazônia Azul” e nos demais estados do Brasil, bem como nos Arquipélagos de Fernando de Noronha e de São Pedro e São Paulo.

Saiba mais sobre a Operação Atlântico II no site http://www.mar.mil.br/atlantico2.

Fonte: CECOMSAER

OUTRAS NOTÍCIAS

Base Aérea de Anápolis promoveu I Jornada de Segurança de Voo
(BAAN – 28/07 09:38)
Cerimônia na Itália homenageia Santos Dumont
(ADITANCIA ITALIA – 28/07 09:36)
Base Aérea de Porto Velho distribui 4 toneladas de alimentos para instituições filantrópicas
(BAPV – 28/07 09:26)
Anúncios

2 Respostas to “FAB monta estrutura de guerra no RJ para a Operação Atlântico II”

  1. 2 Skyhawk por volta de 17:30hs voando +/- a 2.000mts deixaram o ninho em S.Pedro rumo sul.Ate agora 01:40hs ainda não retornaram pra casa.Que Deus os conduza e os tragam de volta em segurança.

  2. Na paz e q se prepara p a guerra, então o treino e parte dessa fase…tá valendo, o perigo está ao norte e na colômbia, bem perto da gente :apiay. …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: