Articles

EUA aceitam retomar diálogo com Irã

In Conflitos, Defesa, Geopolítica on 29/07/2010 by E.M.Pinto Marcado: , ,

http://www.tp.umu.se/~mana/piero/wish.jpg

Porta-voz do Departamento de Estado americano diz que Washington, à frente do grupo P5+1, marcará nas próximas semanas reunião com Teerã; chanceler turco afirma que governo iraniano estaria disposto a parar com enriquecimento de urânio

Denise Chrispim Marin, correspondente em Washington – O Estado de S.Paulo

Os EUA deram ontem o primeiro sinal de que podem voltar a negociar com o Irã um acordo de troca de urânio enriquecido a 3,5% por combustível nuclear. O porta-voz do Departamento de Estado, Phillip J. Crowley, afirmou que uma reunião será agendada nas próximas semanas entre o Irã e o P5+1 (EUA, Grã-Bretanha, França, China, Rússia e Alemanha) para retomar as conversas com base no acordo de outubro de 2009.

A resposta do Irã não foi direta. Coube ao chanceler da Turquia, Ahmet Davutoglu, informar que Teerã se dispõe a parar com o processo de enriquecimento de urânio a 20%, nível necessário para a fabricação de combustível nuclear para reatores de pesquisa, se um acordo definitivo for fechado.

“Esperamos ter o mesmo tipo de encontro que tivemos em outubro (quando o acordo foi proposto pelo P5+1). Obviamente, estamos totalmente preparados para continuar a tratar com o Irã tópicos específicos da nossa proposta inicial relativa ao reator de pesquisa iraniano”, afirmou Crowley. Ele não mencionou o esforço de Turquia e Brasil, em maio, para convencer Teerã a aceitar um compromisso para a troca de urânio.

Esse acordo previa a troca de 1.200 quilos de urânio iraniano enriquecido a 3,5% (suficiente para fins energéticos) por combustível para um reator de pesquisas, que necessita de um grau de pureza de 20%. Para a construção de uma arma, a pureza necessária é de mais de 90%.

O anúncio do pacto foi seguido do consenso entre os países do P5+1, liderados pelos EUA, para a apresentação de sanções contra o Irã no Conselho de Segurança da ONU, aprovadas posteriormente ? numa votação que isolou Brasil e Turquia, membros não-permanentes do CS que votaram contra a resolução. Um dos argumentos dos EUA para rejeitar o acordo Irã-Brasil-Turquia referia-se à quantidade de urânio iraniano enriquecido a 20% envolvida na troca ? supostamente, o estoque teria aumentado em sete quilos entre outubro e maio.

Além disso, o pacto não apresentava garantias por parte de Teerã de que o processo de enriquecimento de urânio seria paralisado. Para os EUA, o compromisso do Irã de desenvolver a tecnologia nuclear somente para fins pacíficos não estava claro.

Num sinal de que a Casa Branca também imporá condições ao Irã para a retomada das conversas, Crowley destacou o interesse americano em “tentar conhecer completamente a natureza do programa nuclear iraniano”.

A possibilidade de retomada das conversas foi aberta por uma carta enviada na segunda-feira pelo Irã à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena, e à comissária da União Europeia para Relações Exteriores, Catherine Ashton.

No texto, o regime iraniano afirmou o desejo de se reunir com a comunidade internacional em setembro. Uma das alavancas para a iniciativa do Irã buscar o diálogo foi o impacto das novas sanções autorizadas pelo CS, em junho.

De acordo com o Wall Street Journal, mais de 12 navios de carga iranianos estão parados nas últimas semanas nos portos do país por causa da dificuldades dos exportadores de obter seguro de bancos europeus. As novas sanções teriam ainda atrapalhado os planos da Guarda Revolucionária do país no setor de gás.

Fonte: O Estado de São Paulo via CCOMSEX

Anúncios

9 Respostas to “EUA aceitam retomar diálogo com Irã”

  1. O BRASIL SE TIVESSE CALMA, TINHA SE SAIDO BEM NESTA SITUAÇÃO.

  2. Então,
    Então você acha que consegue distinguir
    O paraíso do inferno
    Céus azuis da dor
    Você consegue distinguir um campo verde
    de um frio trilho de aço?
    Um sorriso de um véu?
    Você acha que consegue distinguir?

    Fizeram você trocar
    Seus heróis por fantasmas?
    Cinzas quentes por árvores?
    Ar quente por uma brisa fria?
    Conforto frio por mudança?
    Você trocou
    Um papel de coadjuvante na guerra
    Por um papel principal numa cela?

    Como eu queria, como eu queria que você estivesse aqui
    Somos apenas duas almas perdidas
    Nadando num aquário
    Ano após ano
    Correndo sobre este mesmo velho chão
    O que encontramos?
    Os mesmos velhos medos
    Queria que você estivesse aqui

    (Pink Floyd – Wish You Were Here)

  3. WI,VC VIAJOU EM CARA….FOI DEZ…ABRAÇOS…

  4. O tabuleiro de xadrez está a mesa, o próximo lance…sei ñ, + os persas vão atingir seus objetivos…é coitado de nós, estamos mt próximos de uma grande calamidade; espero estar mr, mt errado mesmo.

  5. Isso mostra o que está por trás disso tudo,é um movimento do controle global sobre a energia atômica;os árabes juntamente com os europeus e americanos;controlam o mercado do petróleo.
    A energia atômica já se tornou o substituto do petróleo,se não fosse,os árabes;Egito,Emirados arabes e o Irão;naõ cogitariam ter essa energia.

    Agora, os EUA e os EUROPEOS QUEREM CONTROLAR O COMÉRCIO DA ENERGIA ATÔMICA.

  6. Resta saber se a Sra.Clintom concorda com isso.
    será que o Sr.Obama perguntou a ela se pode?

  7. Valeu Roberto,

    más quem viajou mesmo, foram David Gilmour e Roger Waters, autores da letra.

    Além é claro, do editor chefe supremo do Plano Brasil: E.M.Pinto. Que colocou a capa do álbum que tem a música acima citada como título.

    saudações !

  8. QUe disco maravilho esse do Floyd…

    Um Super Classico do Rock…
    Depois comento a materia… é que agora me deu vontade de escutar

  9. ROBERTO CIRQUEIRA :
    WI,VC VIAJOU EM CARA….FOI DEZ…ABRAÇOS…

    Nota 10, gol de placa, mandou bem brow, eita nosso tempo de garoto, as coisas pareciam ser mais claras…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: