Articles

Casa Branca implora à Wikileaks que não vaze mais documentos de guerra

In Conflitos, Geopolítica, Inteligência e Espionagem on 30/07/2010 by Lucasu Marcado: , ,

https://i2.wp.com/www.foxco-2ndbn-9thmarines.com/obama-media-cartoon.jpg

A Casa Branca “implorou” nesta sexta-feira (30) à organização Wikileaks, que no domingo publicou mais de 90 mil documentos secretos sobre a guerra do Afeganistão, que não vaze o resto dos relatórios em seu poder.

As vidas dos afegãos que colaboraram com as tropas americanas e a segurança nacional dos Estados Unidos ficam em perigo com o vazamento dessas informações, afirmou o porta-voz do governo de Barack Obama, Robert Gibbs, em entrevista concedida ao programa “Today”, da cadeia “NBC”. Segundo Gibbs, o vazamento do domingo já colocou em perigo as vidas de afegãos que trabalham com as forças americanas nesse país.

Segundo a revista “Newsweek”, os talibãs asseguraram que irão procurar as pessoas nomeadas nesses documentos para retaliação. A Casa Branca Alega que a publicação dos cerca de 15 mil documentos adicionais que o criador do Wikileaks, Julian Assange, assegura ter, só agravaria a situação.

A Casa Branca, declarou Gibbs, “só pode implorar à pessoa que tem os documentos que não os coloque mais na internet”. Desde a publicação dos documentos, em sua maior parte relatórios de campo dos soldados americanos, o Governo americano reiterou que as consequências do vazamento podem ser muito perigosas, já que se revelam nomes de fontes, identidades de soldados e métodos operacionais aos que os talibãs podem ter acesso com facilidade.

https://i0.wp.com/www.ptclondrina.com.br/UserFiles/Image/eua%20atras%20da%20cerca.bmp

O chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o almirante Mike Mullen, assegurou na quarta-feira que Assange poderia “já ter as mãos manchadas de sangue” de soldados americanos e de pessoal afegão.

O secretário de Defesa, Robert Gates declarou: “as consequências no campo de batalha destes documentos é potencialmente grave e perigosa para nossas tropas, nossos aliados, e parceiros afegãos e poderiam danificar nossas relações e reputação nessa parte chave do mundo”.

O Pentágono abriu uma investigação junto ao FBI (polícia federal americana) para identificar à pessoa que passou os documentos para Assange.

Segundo o Pentágono, o principal suspeito é o analista de inteligência do Exército Bradley Manning, de 22 anos, que já se encontrava preso em uma base militar no Kuwait após outro vazamento em maio e que foi levado a outra prisão na Virgínia.

O Wikileaks publicou os documentos, que denunciam desde mortes de civis não divulgadas até a possível colaboração dos serviços secretos do Paquistão com os talibãs, sob o título “Diário da Guerra Afegã”. Estes relatórios abrangem de janeiro de 2004 até 2010.

Ao mesmo tempo em que Gibbs efetuava hoje suas declarações, no Afeganistão se informava da morte de três soldados americanos, que eleva o número de baixas destas forças no país asiático para 66 este mês, o número mensal mais alto desde que a guerra começou em outubro de 2001.

Fonte: G1

Nota do Editor: Casa Branca IMPLORANDO, tem alguma coisa errada nesta história!!!


Anúncios

21 Respostas to “Casa Branca implora à Wikileaks que não vaze mais documentos de guerra”

  1. vcs ja deram uma fuçada no site dos kras… desses +- 90.000 relatorios acho q uns 89.990 se trata de algo como
    “Esquadrao foi alvejado por tiro de armas leves no FOB ripley na fronteira com o Paquistao. O esquadrao revidou porem sem baixas para ambos os lados, suporte aereo foi acionado porem nao identificou os agressores…”

    mas o problema eh q mostra exatamente onde é o FOB ripley por ex. como o nome dos soldados do esquadrao :/
    com imagem no google earth e tudo…

    e fora alguns mais pesados como divulgar nome de desertores do taleban, divulgar informantes…

    enfim… nego tem q ter bom senso para divulgar esse tipo de material

  2. Eu espero que Wikileaks continue pois o mundo precisar saber das verdadeiras intencões dos americanos que não nada de tão nobre assim e mais uma coisa a mascara caiu tio sammmmmmmmm

  3. Bom senso?

    O fato é que nem os nacionais dos Estados Unidos da América, suportam o presente Império. Que desabe, então!

  4. Sim, apoiar a liberdade de imprensa tem seus inconveniêntes e pode levar à situações absurdas como essa em que o governo tem que implorar que determinado orgão não divulgue certas informações.
    Ainda assim, é um preço que deve ser pago pois o contrário, seria muito pior. Países onde a imprensa só publica o que o governo quer, estão a um passo da ditadura ou já se encontram nela.

  5. A sociedade Norte-Americana penso eu que ficara mais aliviada do que envergonhada pelas covardias e sujeiras que venham a serem expostas pois tudo isso podera leva-los ao que eles mais almejam.PAZ E SOSSEGO.

  6. Deveriam perguntar ao governo norte-americano quais notícias colocar no lugar destas; quem aquelas de que HÁ ARMAS DE DESTRUIÇÃO EM MASSA NO IRAQUE, e estamos quase encontrando, basta mais umas toneladas de bombas nossas lá e encontramos. Ou mais atuais, que há provas X ou Y muito seguras que o Brasil esteja engajado em projeto nuclear secreto pro-nukes( pura mentira). Ou aquele tipo de notícia, como nos não dissemos ao governo brasileiro para se meter no assunto do Irã. Enfim, mídia paga aceita tudo!

  7. Estao com medo porque nao tem a midia censurada como sempre CNN,, Fox News,,msbc,etc….
    Estao com medo dos outros saber um pouquinho da verdade..

  8. Oi, eu ia me esquecendo…da frase do Presidente Bush, nao sei porque eles nos odeiam tanto, nao sabem quao bons no’s somos para com os outros..
    (Se for o caso porque tanto medo das informacoes)

  9. ROBERT GATES (ex-CIA) perdeu a guerra!

    http://engforum.pravda.ru/showthread.php?290865

    http://en.wikipedia.org/wiki/Julian_Assange

    30 de Julho de 2010 – GOOGLE: WikiLeaks = 87,800,000

  10. Os EUA estão sentindo um pouquinho de seus próprios remédios. É assim de forma impotente que vários governos de diversas nações em que os norte americanos compra as suas mídias locais para ingerir em seu destino ficam, ou seja, ficam de mãos atadas vendo as mídias controladas pelos norte americanos torpedearem os interesses de seus próprios países porque se vendem por interesses escusos. Tomara que o Wikileaks realmente publiquem todos esses fartos materiais que tem em mão.

  11. rogerio :
    Eu espero que Wikileaks continue pois o mundo precisar saber das verdadeiras intencões dos americanos que não nada de tão nobre assim e mais uma coisa a mascara caiu tio sammmmmmmmm

    Por favor, continuem, vamos tirar a roupas do rei…mostrar suas veragonhas…Sds.

  12. Sinceramente chega um momento em que uma dita luta pelo direito à justa informação sobre o que realmente acontece, extrapola os limites.
    Uma coisa é passar relatórios que mostram os crimes de guerra e contra a humanidade provocados por ações sangrentas pelas tropas da coalizão, que insiste em dizer que leva uma suposta democracia ocidental à região que nunca foi idiossincraticamente alinhada a seus padrões de vida.

    Outra coisa bem diferente, é postar arquivos que apresentem inclusive o posicionamento, identidade e até participação em qual grupo o soldado estava, mesmo que esse estivesse apenas em uma operação padrão e não em atos sangrentos ou obscuros. Seria interessante saber o porque do vazamento por esse ex-agente da inteligência norte-americana, de documentos que coloquem seus próprios pares em risco.
    Ao invés de liberar somente aqueles que mostrassem verdadeiros atos criminosos perante o mundo.

    Me parece que o indivíduo ficou tão fulo com o q aconteceu a ele, e o q estava ocorrendo com o povo afegão, q resolveu simplesmente chutar o balde e entregar inclusive o que não tem nada a ver com possíveis justiças humanas e morais que os EUA devem por diversas atitudes no Oriente Médio. Será que ele queria expor as falhas táticas no campo ?? Ou se vingar? Ou a serviço de alguem?

    Abraços

  13. E a Satiagraha, por favor nos de um presentinho desses

  14. Eles tinham é que implorar a suas agências de inteligência para parar de serem incompetentes.

  15. Fernando Donatelo :Sinceramente chega um momento em que uma dita luta pelo direito à justa informação sobre o que realmente acontece, extrapola os limites.Uma coisa é passar relatórios que mostram os crimes de guerra e contra a humanidade provocados por ações sangrentas pelas tropas da coalizão, que insiste em dizer que leva uma suposta democracia ocidental à região que nunca foi idiossincraticamente alinhada a seus padrões de vida.
    Outra coisa bem diferente, é postar arquivos que apresentem inclusive o posicionamento, identidade e até participação em qual grupo o soldado estava, mesmo que esse estivesse apenas em uma operação padrão e não em atos sangrentos ou obscuros. Seria interessante saber o porque do vazamento por esse ex-agente da inteligência norte-americana, de documentos que coloquem seus próprios pares em risco.Ao invés de liberar somente aqueles que mostrassem verdadeiros atos criminosos perante o mundo.
    Me parece que o indivíduo ficou tão fulo com o q aconteceu a ele, e o q estava ocorrendo com o povo afegão, q resolveu simplesmente chutar o balde e entregar inclusive o que não tem nada a ver com possíveis justiças humanas e morais que os EUA devem por diversas atitudes no Oriente Médio. Será que ele queria expor as falhas táticas no campo ?? Ou se vingar? Ou a serviço de alguem?
    Abraços

    Bom ponto de vista, é como escreves há coisas que se podem divulgar em defesa de alguns princípios. Outras no meu ver não deveriam… não só nos EUA mas em todas as nações… pois todas elas têm segredos mais os seus podres… e isso ninguém escapa… caso acontecesse dentre do nosso/vosso país uma divulgação de alguns “segredos” haveria de certeza uma campanha de um determinado grupo que chamaria de traidor á pátria…

  16. WHITE HOUSE URGES HALT TO SPILLING OF WAR SECRETS

    “Gates would not rule out that Assange could be a target”

    o FBI vai ajudar Robert Gates. O alvo é Julian Assange!

    http://news.yahoo.com/s/ap/20100730/ap_on_go_ca_st_pe/us_afghanistan_wikileaks

  17. Puxa vida, esqueceram de jogar mais essa sujeira debaixo do tapete, coitado daquele australiano que trouxe esse escândalo para o conhecimento de todo mundo,deve estar escondido e com muito medo.

  18. O secretário de Defesa, Robert Gates declarou: “as consequências no campo de batalha destes documentos é potencialmente grave e perigosa para nossas tropas, nossos aliados, e parceiros afegãos e poderiam danificar nossas relações e reputação nessa parte chave do mundo”…Ele esta mais preocupado com a possivel perda dos interesses do Imperador Vampiro do que com as vidas de inocentes e apenas usam estas pra justificarem e manipularem…Estão ferrados…O desumano Universo que produziram estão lhes gerando monstros que os estão implodindo…Preparem-se esta começando o fim de mais uma dominação na historia da humanidade…Bordunada neles.

  19. LOS PELIGROSOS SUEÑOS DE GLORIA DEL SOLDADO MANNING

    http://engforum.pravda.ru/showthread.php?291373

  20. […] Casa Branca implora à Wikileaks que não vaze mais documentos de guerra « PLANO BRASIL […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: