Articles

Roberto de Pessoa o Homem que enganou Hitler

In Conflitos, Defesa, História, Inteligência e Espionagem on 30/07/2010 by E.M.Pinto Marcado: , ,

Sujestão: 1Maluquinho

“Espionagem e Esporte”, titulo de uma emocionante reportagem produzida e editada pelo Jornalista Régis Rosing, foi ao ar no domingo, (17 de Janeiro de 2010) no programa esportivo da TV Globo, Esporte Espetacular. O documentário com pouco mais de 20 minutos conta como um espião do exército brasileiro se infiltrou no departamento de esportes da Alemanha Nazista, o Reichssportfeld.


Em 1936, Olimpíadas de Berlim, o audacioso brasileiro, Tenente Roberto de Pessoa disfarçado de atleta fazia parte da delegação brasileira, com 94 atletas, entre eles, João Avelange. O Tenente brasileiro acaba ganhando a confiança de Hitler e de seu Ministro de esportes do Reich Alemão, General Hans Von Tschammer.


A missão do brasileiro era trazer para o Brasil a metodologia nazista de preparação de atletas.


A 2ª missão, a de oportunidade, era entrar e buscar conhecimento na escola de paraquedistas alemã, a Fallschirmjäger, evidentemente negada por se tratar de uma força secreta de Hitler, mas acaba recebendo um convite do General Goring para cursar na escola de Planadorismo Alemã, o que acaba obtendo conhecimento nas áreas relacionadas: Pilotagem e Paraquedismo, que outrora, o curso fora negado.


Em 1939 a guerra estoura , seus amigos alemães agora são inimigos e o Tenente brasileiro toma conhecimento das atrocidades nazistas. Decepcionado, o Tenente Pessoa pede ao Governo brasileiro permissão para lutar junto aos aliados, e acaba treinando com os paraquedistas americanos em Fort Benning, nos EUA. Ele treina junto com o contingente da Airborne, a 101ª Divisão Aerotransportada. Pronto para lutar na Europa, o brasileiro, agora Capitão Pessoa, foi impedido de lutar pelo Ministro da Guerra do Brasil, o Marechal Eurico Gaspar Dutra, pois havia uma missão ainda maior: A de ser o 1º paraquedista militar brasileiro. Sem duvida, o Capitão Roberto de Pessoa, hoje, o General Roberto de Pessoa, preste à completar 100 anos é o Patrono vivo dos paraquedistas militares do Brasil.

Anúncios

17 Respostas to “Roberto de Pessoa o Homem que enganou Hitler”

  1. Na verdade a primeira missão foi originada no Governo Brasileiro e a segunda missão foi por iniciativa propria do Heroi.E nos EUA ele foi o instrutor da 101 Div.AeTransp.

  2. Belissima reportagem ,,muito bem produzida !!!

    Os militares brasileiros devem ter muito orgulho desse senhor ;;

    Treinar a 101 ,,que sonho so tenho uma palavar para descrever esse senhor, HEROI

  3. Estes verdadeiros heróis acabam esquecidos pela história. Sem a ousadia dele, talvez nosso paraquedismo demorasse décadas para avançar.
    Uma bonita demonstração de coragem e amor ao Brasil.

  4. caramba, me emocionei, principalmente pelo cuidado da reportagem e pela homenagem ao General, lindo!

  5. Conheçam os verdadeiros GUERREIROS DE SELVA BRASILEIROS http://www.youtube.com/watch?v=xdJqgrr_i1Y&NR=1&feature=fvwp TRISTE POVO QUE NÂO CONHECEM SUA VERDADEIRA HISTORIA E QUE NÂO VALORIZA SEUS VERDADEIROS HEROIS

  6. http://www.youtube.com/watch?v=DsVz8b9V3sY&NR=1 Estes são nossos valoros bravos,os verdadeiros Brasileiros que servem com amor a nossa patria sem abandonar suas culturas…Antes de malharem os Indios reconheçam e rendam-lhes a homenagem que els realmete merecem ter.Orgulhem-se em saber que eles amam o Brasil enquanto muitos de nós achemos que eles se deixam levar pelo cobiçador extrangeiro…BORDUNADA NELES MINHA COBRADA.

  7. Ainda bem que temos homens dignos nesta nação, deveriamos ter filmes com tais acontecimentos para os brasileiros saberem.

  8. O maravilhoso universo Multi-Etinico com varias raças e etnias,linguas e dialetos,Culturas e Folclores,Religiões e Credos que formam o povo Brasileiro assim como como nossa terra são nossos maiores patrimonios ee intocaveis baluartes do nosso progresso…Te amo com minha vida e sangue Patria Amada Brasil.

  9. Pena q num determinado momento o documentário trata os alemães, Fallschimjägers, Luftwaffen Piloten, e nazistas como a mesma pessoa má!

  10. Valeu,ñ conhecia essa história história,saudações ao tenente,um héroi…espião Brasuca.

  11. Amigos, aqui esta o video completo para quem estiver de ver o quanto boa foi a materia, nao desmerecendo o post do amigo Pinto, mais so quero proporcionar a opção de os amigos verem a materia toda. Ele esta divido em 3 partes.



    abraços!

  12. muito boa homenagem desse general sempre queria saber que era o 01 DOS PARAGUEDISTA emocionante os HEROIS NUNCA SÃO ESQUECIDOS somente adormece com seu dever cumprindo pq eles são O PRINCIpio DA honrar da honra de ser um militar brasileiro .

  13. Valeu diego…E quem quiser unir os videos,use o ABC 3GP CONVERTER que embora so proporcionara dois formatos a escolher MP4 ou #GP,este ultimo proprio para celulares…Junior nossa historia é repleta de herois e de atos heroicos pena que nosso sistema de ensino não priorize isso e nossa juventude desinformada acaba dando preferencia a midia dominadora e seus entretenimentos

  14. Parabéns ao nosso Herói. Uma verdadeira Lenda viva. Que Deus lhe proporcione muitos anos de saúde e felicidade.

    SDS.

  15. Me perdoem a insistencia.Esse pequenino clip amador resume o que o General Heleno afirma.”Não existe nada nesse mundo igual”E lembre que eles são apenas 3% do que restou com a Colonização Portuguesas.Milhares de outras etnias e centenas de outros dialetos simplesmente foram desimados.O mais bravo e lendario guerreiro Tupynanbá foi desimado pois so aceitava a vitoria pois so conhecia a gloria e so temia a Deus…http://www.youtube.com/watch?v=DsVz8b9V3sY&NR=1

  16. Um jovem Tenente inimigo acompanhado de alguns homens empunhava seu sabre apontando-o para nosso pavilhão dando a ordem para conquista-lo.De nossas trincheiras ergueu-se um bravo negro vestido com o uniforme abobora com detalhes em fino brocado de fios de ouro com botões e galardões folheados do Batalhão de Zuavos armado somente de afiada Catana investindo contra o grupo inimigo.Rolaram engalfinhados a ribanceira o Tenente inimigo e nosso bravo agarrado a nosso Pavilhão.Tombaram mortos os dois e ungiu-se de bravo sangue nosso Imperial Pavilhão e transbordando de brio e honra o moral de nossas tropas levando-os a rechaçarem o contra-ataque inimigo apos a primeira Batalha de Tuiuti…Pobre povo que não conhece sua verdadeira Historia e que não valoriza seus verdadeiros Herois.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: