Articles

Exclusivo-Informações sobre o carro de combate T-95 / Project 195

In Carros de combate, Defesa, Plano Brasil, tecnologia, Terrestre on 31/07/2010 by E.M.Pinto Marcado: , , ,

https://i2.wp.com/gunpoint-3d.com/images/view/beagle.l.jpg

Com informações de Rustam- Moscow Rússia para o Plano Brasil

Texto: E.M.Pinto- Plano Brasil

Vencedora do programa NCI “Голосу России”-88″ (1988), a Ural  Engenharia de Transportes Design Bureau (Nizhniy Tagil) ficou incubida de desenvolver o novo carro de combate russo de última geração.

O desenvolvimento do veículo designado como projeto-195 veio a público nos meios de comunicação apenas em Julho de 2001, e os ensaios do protótipo do veículo foram iniciados em 2006.

Os testes de campo foram finalizados em 2007 e  em 2008  2008, foram conduzidos testes do segundo protótipo destinado a avaliar o desempenho do sistema de controle e de armas do carro. 

No início de 2010 a imprensa russa informou que o veículo passou a ser designado T 95 e que a fase de desenvolvimentos e ensaios do veículo se estenderá até 2015. A razão para o prolongamento do programa de desenvolvimento deve-se a inúmeras melhorias e desenvolvimentos de novos sistemas para carro, tais como uma blindagem mais leve redução do RCS (Radar cross section) e Infravermelho, Ruído e sistemas situacionais de combate para a tripulação.

É prevista para ainda 2015 o inicio da produção em massa T-95 em suas instalações na “Uralvagonzavod”.

Informações adicionais do T-95 são escassas e muitas vezes confusas, como é de praxe os programas militares russos são sempre envoltos em um manto de secretismo.


https://i1.wp.com/pds15.egloos.com/pds/200907/03/05/b0050805_4a4defbce5d6e.jpg

Entretanto, algumas informações colhidas na internet são sobrepostas o que leva a crer que não seriam longe da realidade, segundo elas o veículo  poderia ser perfeitamente posto em combate por apenas dois tripulantes, o motorista , operador de armas), porém teria, segundo algumas fontes a capacidade de transportar ainda um  terceiro tripulante, classificado como artilheiro.

O veículo teria silhueta muito baixa diminuindo assim a sua seção frontal, traseira e lateral. O projeto sofreu um redesenho e apresenta entre outras novidades uma torre não tripulada, totalmente automatizada e com um silhueta bem baixa. Na torre está acondicionada o depósito de munições do veículo de forma que a sobrevivência do carro e das tripulações foi muito aumentada, o risco de explosão das cargas foi minimizado e sua ocorrência se daria para o exterior do veículo salvando assim os tripulantes.

A torre posiciona-se na traseira do veículo junto ao motor e ao compartimento do  tanque de combustível, também mais protegido .

O compartimento habitado recebeu o reforço de uma câmara blindada de forma a aumentar as chances de sobrevivência dos tripulantes, agora acomodados numa cápsula especial  protegida contra ameaças QBN (química, biológica e nuclear).
O veículo também terá um  sistemas de blindagem de 3ª geração que encontra-se em desenvolvimento pelo  Razrbotan Steel Institute, Moscou ( ão há informações técnicas sobre este sistema) embora seja de conhecimento geral que o carro será equipado com sistema de blindagem
ativa do tipo “Drozd-M” ou “Arena”..

https://pbrasil.files.wordpress.com/2010/07/t95diagram.jpg?w=300

O chassis Katkov  terá sistemas de transmissão hidromecânicos e especula-se que o veículo poderá ter diferentes opções de motorização, sendo uma delas o motor em fase de testes no protótipo, trata-se de um modelo em formato -X CB ChTZ (Chelyabinsk) à  diesel de cerca de 1.500 hp.

Outra opção seria um também a diesel e também formato X, BC Barnaultransmash “(Barnaul) de 1.650 hp. Há ainda um terceiro candidato o KB V.Ya.Klimova de 1500 hp.

A arma de cano do veículo também teria 3 opções sendo todos  de alma Lisa, podendo ser de 135, 140 ou 152 milímetros, o sistema de disparo é do tipo “revolver” com um carregador automático.  Embora as fontes apresentem as 3 opções a  cano, o mais provável é que o carro seja equipado com um canhão de 152 milímetros arma, desenvolvida para o projeto “477” HKBTM.

O Veículo operará simultaneamente munições guiadas e mísseis disparados pelo cano da arma principal. Utilizará ainda uma torre (varredura à qualquer ângulo) automática para um canhão automático para auto defesa ( calibre não especificado) de forma a prover defesa inclusive me ambientes urbanos.https://i1.wp.com/www.nemo.nu/ibisportal/5pansar/5sidor/5bilder/tjorniritn.jpg O T 95 será equipado com um novo sistema de gestão de combate  e situacional de última geração, que consiste num numa plataforma de informação e fusão de provenientes de todos os sensores do veículo, infravermelhos, radar e laser.

Especula-se que o T 95 possa ser equipado alternativamente com sistemas eletro-opticos ocidentais , tais como visores e dispositivos ópticos à laser bem como interferidores de emissões laser.

O veículo será equipado com sistema de contramedidas óptico-eletrônicos blind-2, bem como com sistemas de produção de nuvem 902B em dispersores de  81 mm do tipo aerossol gerador de fumaça.

Os ensaios agora em execução nos dois protótipos da fase 2 do programa visam avaliar os sistemas: MIS-D, 1ETS41-1, APKN-A, PCA-1, 1ETS69, 3ETS18, BTSHU1-2B, e quando concluída esta fase de testes dar-se-á  prosseguimento aos testes dos sistemas, PIP, Buvo, SAR-1, BGD32-1, ED-66, EMD-66, ED-43, AZ195-1.

Anúncios

11 Respostas to “Exclusivo-Informações sobre o carro de combate T-95 / Project 195”

  1. Se mantiver esta forma e o nível de automação poderá ser o veículo mais avançado do Mundo. Parabéns a URAL. Porque não sonhar com um brinquedinho destes no EB? O Chaves já deve estar contando as moedas rsrsrsrs, mas sabemos que no TO da Venezuela, Colômbia e mesmo no Brasil um MBT pode não ser o equipamento ideal.

  2. Bem interessante este carro de combate russo muitas tecnologias sera que um dia o brasil podera fabricar um tanque nacional bom e ainda revolucionar ele com o uso do
    sistema flex com componentes que gerencia eletronicamente o motor

  3. Que linda maquina de guerra que pelo design parece ser alem de letal bem rapido

  4. Será que ele é mais leve que o Leopard?

  5. penso que este tipo de ‘arma’ tendem a ser … em 10 anos…totalmente automatizados… como os aviões UAV.

  6. Os Rpussos sempre saindo na frente,bom p nós,comprarmos e + a tecnológia do mesmo…

  7. Em minha humilde opinião o nosso Ministerio da Defesa deveria dar um guinada
    para o material russo, com a finalidade de conhecer melhor. Acabar com esse estigma.

  8. Esse é um daqueles projetos que demoram tanto que a gente pensa que morreu. O Ministro da Defesa russo, Anatoly Serdyukov, já havia afirmado que, dentre outros, esse pode ser um dos projetos do exército cortados por problemas orçamentais.

  9. MA, segundo as informações que tive, o projeto sofreu um redesenho e está ativo, com expectativa das 1000 primeiras unidades até 2022.
    sds
    E.M.Pinto

  10. Belísisma máquina de guerra. Mortífera, por iso impões respeito dos concorrentes. O brasil precisa se equipar com o desenvolvimento de avançados blidados. Temos capacidade técnica para isso.

  11. Lembra muito o merkava isralense.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: