Articles

Brasil não pretende ser dono de parte do continente, diz Jobim

In Defesa, Geopolítica on 02/08/2010 by Comandante.Melk Marcado: ,

https://i0.wp.com/www.demoro.com/img/imperialismo.jpg

O Estado de S.Paulo
NATAL
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirma que o Brasil não tem interesse em obter parte do território da Antártida, mas em investir em ciência para se manter no continente com credibilidade. “Argentina e Chile têm pretensões territoriais. Os chilenos até levam famílias de soldados para que nasçam crianças na Antártida. Mas o Brasil não tem”, disse.

Ele afirma ter dito ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que “tínhamos de ser o primeiro país em termos de capacidade científica de pesquisa na Antártida para incentivar e fortalecer a presença do Brasil no continente”.

O ministro fez as declarações na 62.ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Natal, semana passada. Segundo ele, a compra do navio polar Almirante Maximiano de pesquisa, no ano passado, “está dentro da política de crescimento e da consolidação do Brasil” na Antártida.

O contra-almirante Marcos Ferreira, secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, explica que as reivindicações territoriais foram congeladas pelo Tratado da Antártida. “Provavelmente, continuará assim para sempre, sem nova divisão.” O Brasil é um dos 48 países que integram o tratado e tem papel consultivo, ou seja, tem direito a voto. Vinte desses países são não consultivos (e não fazem pesquisas regulares). / A.B.

Fonte: Estadão

Anúncios

14 Respostas to “Brasil não pretende ser dono de parte do continente, diz Jobim”

  1. PUtz,ja gastamos varios milhoes e ate agora nao consigo ssaber quais foram os beneficios que a antartica trouxe para nos brasileiros,to certo ou errado.ou erado.sds

  2. Conhecimento,esse é o grande ganho nessa aventura gelada,o resto e consequência..

  3. Se não podemos ter mísseis com alcance acima dos 300km, não podemos desenvolver a bomba atômica, não podemos ter um pedaço da Antártida, não construimos caças de última geração, não conseguimos lançar um bendito foguete..
    Se não temos nenhuma ambição, se defesa no Brasil nunca foi prioridade.
    Por quê ainda tem gente no governo com esse blá,blá,blá de cadeira no CS da ONU?

  4. Correto Carlos,conhecimento.Bruno um pais que faz VLS basta mudar sua carga e atingir qualquer ponto do planeta e pronto,ja temos.Doi ver Tio San vestido de Verde-Amarelo,preferiria o Maradona com a camisa Canarinho.

  5. Correto Carlos,conhecimento.Bruno um pais que faz VLS basta mudar sua carga e atingir qualquer ponto do planeta e pronto,ja temos.Doi ver Tio San vestido de Verde-Amarelo,preferiria o Maradona com a camisa Canarinho.

    Já temos??? O que eu sabia até então, é que dois explodiram logo após o lançamento, e um terceiro explodiu ainda na base de lançamento em Alcântara-MA, matando 21 técnicos.
    Houve algum avanço depois disso?

  6. EM UM MUNDO COM AQUECIMENTO GLOBAL AUMENTANDO CONSTANTEMENTE, DAQUI A UNS 100 ANOS OU MAIS A ANTARTIDA PODERÁ SER UM CONTINENTE HABITÁVEL E COM UM BOM CLIMA, OS ESPERTOS PENSAM NO FUTURO E NÃO NO AGORA!

  7. Mais uma dentro do espírito da tradição brasileira de diplomacia, completamente as avessas de nossos políticos.

    Faz o que prega.

    Abraços.

  8. Já começõu a corrida pelo petróleo da Antártida, os americanos assim que puder vão propor explorar. Bruno, entanto os cachorros latem choram e RECLAMAM COMO NOVIDADE o que o governo JÁ ESTÁ fazendo há vários anos, o BRASIL está virando potência.
    O povo brasuca sabe que está no caminho certo, as enquetes o confirmam, os intelectuais não entedem nem ao exército nem ao povo.
    Ainda mais aqueles intelectuais que apostaram todas as fichas nos EUA e não gostam de pagar o roubo dos Madoff, e também não gostam do progresso económico e militar do país que deixaram.

  9. Bruno W….Talvez lhe falte entender que essa tecnologia e outras não são somente experimentos cientificos e sim extrategico segredo…Os buraquinhos de cachimbo ja existiam a tempos quando o então grande traidor Collor os mostrou a Tio San e hoje não se faz mais necessario explosões para testes elas são feitas em supercomputadores especificos que os Americanos fizeram de tudo o que voce possa imaginar para que nós não viessemos a te~los e a muito ja temos.Não te influencie pelo que acompanha na midia pois ele pouco sabe,pouco sabera,escorregam no quiabo e viajam na maionese.

  10. Estou vendo algumas dificuldades em entender os motivos que leva o Brasil a estudar a Antártida, o principal é em relação ao clima, uma massa de gelo daquele tamanho influência o clima de todo o hemisfério sul do planeta, outro motivo é que por enquanto a Antártida não tem dono, ninguém sabe o que vai acontecer quando expirar o tratado, sabe-se que o continente é rico em depósitos minerais e mantendo uma base de pesquisa lá, é possível ganhar uma parte do bolo.

  11. “Se não podemos ter mísseis com alcance acima dos 300km, não podemos desenvolver a bomba atômica, não podemos ter um pedaço da Antártida, não construimos caças de última geração, não conseguimos lançar um bendito foguete..”
    Olha Bruno, o que não podemos é ser vira-latas.
    Felizmente já muita gente acordou, alguns vira-latas seguiram latendo, mas já não vão parar o país.
    ————————————
    “Se não temos nenhuma ambição”
    “temos”? quem é esse nós? quem são esse ‘temos’?
    Olha, não fale por tudos os brasileiros.
    ————————————
    “defesa no Brasil nunca foi prioridade.”
    Isso, passado, agora é.
    ————————————
    “Por quê ainda tem gente no governo com esse blá,blá,blá de cadeira no CS da ONU?”
    Há tempo que o governo não fala dessa cadeira, mas o senhor não acha que falando a gente vai ganhando espaço na areia internacional?
    Falando e às cutucadas o país tem ganhado cada vez mais espaço nos organismos mundiais. O CS é almejado publicamente pelo Brasil, e acho que não só pelo governo atual, acho que há um consenso na maioria dos brasileiros.
    Agora, tem pessoal que não quer ver o Brasil no CS, em geral são extrangeiros.

  12. Só quero ver,quando confirmarem que ali tem:petróleo,ouro,urânio,minérios nobres,…
    Será uma nova modalidade da “corrida do ouro”,salve-se quem puder.

  13. 1maluquinho :
    Correto Carlos,conhecimento.Bruno um pais que faz VLS basta mudar sua carga e atingir qualquer ponto do planeta e pronto,ja temos.Doi ver Tio San vestido de Verde-Amarelo,preferiria o Maradona com a camisa Canarinho.

    Terrível essa imagem de imperialista de plantão…ñ gostei.

  14. Assino embaixo, não devemos deixar que identifiquem o Brasil com os EUA.
    A política externa brasileira não tem nada a ver com a dos States.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: