Articles

Brasil quer reforçar relação nuclear com Argentina, diz Amorim

In Ciência, Conflitos, Defesa on 02/08/2010 by Comandante.Melk Marcado: , ,

https://pbrasil.files.wordpress.com/2010/08/brasil-argentina.jpg?w=300

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que o governo do Brasil quer reforçar a cooperação nuclear com a Argentina, segundo declarações divulgadas neste domingo em Buenos Aires.

“A cooperação no setor nuclear é um pilar da relação estratégica e isso é compreendido pelos dois lados. Temos a intenção de manter e reforçar esta cooperação com a Argentina”, declarou Amorim ao jornal Clarín.

“Espero que os presidentes Lula e Cristina (Kirchner, da Argentina) conversem sobre isso”, quando se reunirem na terça-feira em uma cúpula do Mercosul na cidade argentina de San Juan (oeste), acrescentou Amorim.

Segundo o ministro brasileiro, “a cooperação não só se refere à Agência Brasil-Argentina de Contabilidade e Controle de material nuclear”. “Incluímos também projetos produtivos”, acrescentou.

“Se quisermos uma relação estratégica, há setores nos quais devem ser realizadas ações conjuntas. Já começamos com projetos no setor espacial. Mas o nuclear é fundamental, no que diz respeito à tecnologia e à transparência mútua deste”, explicou o ministro.

Os comentários de Amorim foram feitos no momento em que o Brasil participa das discussões relacionadas com o polêmico programa nuclear de Teerã, que mantém uma tensa relação com a Argentina depois que a justiça deste país acusou autoridades iranianas de terem participado do atentado contra uma associação judaica de Buenos Aires em 1994, que deixou 85 mortos.

O chanceler brasileiro disse que compreende “os receios que a Argentina tem pela história recente”, mas assegurou que o Brasil “não tenta cooperar com o Irã no desenvolvimento nuclear”.

“A questão é ajudar em um problema que afeta a paz mundial. Sem deixar de levar em consideração a importância da questão da Palestina, o que mais pode afetar a paz no mundo de imediato é o problema do projeto nuclear iraniano e a maneira como é visto no Ocidente”, afirmou.

Fonte: AFP

Anúncios

17 Respostas to “Brasil quer reforçar relação nuclear com Argentina, diz Amorim”

  1. Vou dizer uma coisa porque o brasil ja que anda tanto com argentina não faz uma proposta a mesma e a china para juntos os tres fazerem caça

  2. pro brasil seria bom pois compraria copias de sukoi que sairiam bem balatinho como dizem os chineses ne ate ficar pronto esse caça que esta sendo desenvolvido pelos chineses abraço a todos e que um dia nosso pais preste pra alguma alem de corrupçaõ
    e descaso

  3. QUE se desenvolva a bomba escondida asim os eua e acima de tudo os nossos politicos não poderam atrapalhar

  4. Amorim
    Amorim
    faz um favorzim
    pra mim
    Se muda pra Bariloche

  5. tomara que de tudo certo !!!!
    e seria ainda melhor se acordos similares com a Africa do Sul

  6. Sei que uns defenderão e que outros desaprovarão.Os programas nucleares primeiro na Argentina e depois no Brasil tiveram suas origens na esfera militar.De la pra nós Brasileiros nos destacamos com inovações e propria tecnologia.A Gama Atomica é enorme e imprescidivel ao desenvolvimento Nacional de multiplas variantes.Ate ai tudo bem.Eu duvido que aquilo que toda a comunidade Internacional mais gostaria de conhecer continuara sendo segredo,nossas maravilhosas centrifugas.E penso que todo aquele que vier a querer chegar no estagio que chegamos das mesmas que caminhe por suas proprias pernas.Pensem nas decadas de dificuldades que encontramos.O seleto comercio mundial de componentes do genero e que alem disso os mesmos na realidade são verdadeiras caixas pretas.Tudo pode funcionar bem ate que de subito faça TCHUMMM…Esse é nosso maior patrimonio na area e devemos defende-lo e jamais revela-lo.Aqui no RJ tem tocado muito um Funk que diz:”De tanto ensistir,de tanto empurrar,voce não aguentou,voce não resistiu,a porta se abriu.

  7. Bem que podia sai um casamentinho desse namoro Lula x Cristina, e nascer uma bela bombinha, aquela tão necessária.ACORDA BRASIL

  8. Se em 1938 é plano da Argentina vs Alemanha invadirem o Brasil eu não levaria o plano Atômico para associarmos neste campo e o passado deixa cicatrizes.

  9. Senhores,

    Para a garantia da continuidade do projeto nuclear pacífico Brasileiro e para credibilidade perante a America do Sul e mundo, a associação com a Argentina é inevitável.

    Abs.

  10. Raptor :
    Senhores,
    Para a garantia da continuidade do projeto nuclear pacífico Brasileiro e para credibilidade perante a America do Sul e mundo, a associação com a Argentina é inevitável.
    Abs.

    Desde que as centrifugas continuem segredo e a area militar do projeto tambem,não tenho objeções.

  11. Acho que o Amorim ta fumando junto com o Evo Morales ,aquele cig…do demonio he.,he,he ele ta doidäo,,,, hu,huhu .calate-boca eu hem!

  12. Otimo,colocando os hermanos na parada, tira a desconfiança dos demais da AS e esvazia td e qualquer suspeitas plantadas pelos ianks,p nos embaraçar junto da comunidade de nações local e forado do continente.

  13. Esse acordo não vai tirar a desconfiança muito não, onde os USA quiserem q tenha armas de destruição em massa vai ter meu povo foi assim com o Iraque e isso só vai parar quando alguém tiver peito pra enfrentar eles…

  14. J.Messiah eles nos monitoram em tudo.Aramar,Alcantara,Resende e etc são por eles monitorados sistematicamente por seus satelites.Nossas importantes bases tambem assim como nossas industrias da area.Quanto a desconfianças sempre existiram sempre existiram e isso tambem faz parte do jogo.Nós é que deveriamos ter mais malicia sem ter maldade pois a mesma é a interação do que realmente existe e deixar-mos de pensar que por sermos pacificos todos que se apresentem a nós nos olhem da mesma forma.

  15. O importante eh prender o rabo dos hermanos bem firme, porque sao instaveis, pior que p…lembrando que os ianques e os british nao perdem a oportunidade de promover rivalidade fazer intrigas entre Brasil e Argentina, nao querem esses dois gigantes da America do Sul fortes e unidos!!!!

  16. SOCIEDADE NAO É BOM PRINCIPALMENTE COM OS ARGENTINOS Q MORREM DE INVEJA DO NOSSO PÁIS.

  17. Acho que o Brasil esta de olho na tecnologia argentina da Invap que produz os reatores nucleares Caron…que eles venderam ao Peru,Egito ,Argelia e Australia….a Invap e’ a unica industria na America Latina que tem tecnologia propria de satelites desde o projeto ate a manutencao deste..
    O Brasil esta muito mais avancado do que a Argentina em muitas coisas,mas o que pudermos aprender e’ melhor para o Brasil…espero que seja este o intento…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: