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Protótipo de helicóptero quebra recorde de velocidade

In Aérea, Helicópteros, tecnologia on 09/08/2010 by E.M.Pinto Marcado: , ,

https://i0.wp.com/cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/5/8/8/1495885.jpg

Sugestão: Edson O.M.Pinto

Daniele Starck
Baixaki

A empresa americana Sikorsky é responsável pelos helicópteros com tecnologia X2, que pretende fazer com que as aeronaves cheguem a ser até duas vezes mais rápidas do que as atuais.

Em um voo de aproximadamente 30 minutos, em uma base de testes na Flórida, com um protótipo da nova tecnologia, o helicóptero foi capaz de chegar a 258 mph (milhas por hora). Isso é o equivalente a cerca de 400 km/h, e acima do recorde anterior de 249 mph, estabelecido em 1986.

Em uma comparação, o AH-64 Apache (helicóptero oficial dos militares americanos) pode chegar a até 365 km/h. A velocidade pretendida pelos cientistas é chegar perto dos 300 mph – cerca de 480 km/h. Isso pode fazer da tecnologia X2 um instrumento bélico poderoso.

Este modelo futurista de helicóptero deve ficar pronto em breve. Ele conta com dois rotores principais, com quatro pás em cada. Já o rotor de cauda tem seis pás. Essa observação é notável, ao ser comparada com as habituais duas pás de cada um dos rotores.

A tecnologia X2 foi premiada pela revista Popular Science – publicação centenária considerada a principal revista sobre tecnologia e ciência no mundo. A empresa Sikorsky recebeu o prêmio Best of What’s New (Melhor do que há de novo) do ano de 2009.

Fonte: Terra

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10 Respostas to “Protótipo de helicóptero quebra recorde de velocidade”

  1. Eu já li algo sobre hellis Rússos = ou + velozes.

  2. Quase a mesma velocidade, ainda o AH-64 tem sistemas de defesa, material composto e tudo quanto é coisa(sem considerar as armas), será que fazendo uma versão para o exército manteria esses aspectos?

  3. velocidade e manobrabilidade, me parecem 2 pontos fortes neste projeto experimental.

  4. Olhe os Kamov fazendo história… os dois rotores opostos dizem tudo sobre esta cópia americana dos excelentes Black Sharks, etc…

  5. o mais veloz de produção era o linx, não sei se tá certo esse nome.
    O problema dos helicópteros é que as hélices giram, visto de frente em um lado tem bordo de ataque e do outro tem bordo de fuga, quando ultrapassam os trezentos e tantos quilõmetros por hora o disco da hélice girando começa a agir como uma outra asa, só que com bordo de ataque de um lado e bordo de fuga do outro. Como cada lado fica diferente é impossível haver voô estável.

    Isso é o que até hoje limitou a velocidade dos helicópteros.

  6. Argus,

    De uma forma geral os helis russos são mais lentos que os ocidentais, contudo, levam mais armamento, são maiores e melhor blindados. Existe uma diferença clara de concepção (conceito), os russos preferem helis para aviação de choque (o Kamov KA-52 foge a está concepção). Os ocidentais preferem aeronaves de asas fixas para missões individuais ou em pequenos grupos voando mais rápido e a baixa altitude.

    Pessoalmente não vejo a utilização dos AH-2 Sabre(Mi-35M)na região amazônica com bons olhos. Para aquele tipo de ambiente prefiro helis menores e mais leves como o Tiger, o Cobra ou mesmo o AgustaWestland AT-129.

  7. Algum leitor aí fanático por helicópteros e que seja bom em modelar e renderizar em 3D disposto a renderizar pra gente este modelo de helicóptero futurista porém armado com aqueles suportes laterais? :-D

  8. Barry :
    Argus,
    De uma forma geral os helis russos são mais lentos que os ocidentais, contudo, levam mais armamento, são maiores e melhor blindados. Existe uma diferença clara de concepção (conceito), os russos preferem helis para aviação de choque (o Kamov KA-52 foge a está concepção). Os ocidentais preferem aeronaves de asas fixas para missões individuais ou em pequenos grupos voando mais rápido e a baixa altitude.
    Pessoalmente não vejo a utilização dos AH-2 Sabre(Mi-35M)na região amazônica com bons olhos. Para aquele tipo de ambiente prefiro helis menores e mais leves como o Tiger, o Cobra ou mesmo o AgustaWestland AT-129.

    Existe um projeto Rússo de um heliis mt rápido e de ataque parecido com esse de mt anos atrás…eu tinha esse registro + formatei o meu computador e perdir milhares de documentos…uma lástima.Um maldito raio caiu proximo ao meu barraco e dancei.

  9. Argus, sei que a Rússia teve projectos para um heli assim mas não passou mesmo disso, concepções, o Mi-X1; Kamov 90 ou 92 este ultimo que poderia chegar aos 800km/h, uma concepção e não passou daí. Enquanto o X2 voo e já tem uma tecnologia aplicada…
    Segundo o que há de novo para helis rápidos russos só mesmo o heli de 5 geração Ka-58 “Black Ghost” que estão a projectar (outro concepção ainda no papel)… tendo em conta que este X2 já é real, Aplicar tecnologia de redução de RCS, aí está o heli de 5G. Mais uma vez os EUA á frente. Custa a uns mas é verdade. Tendo em conta que o Black Ghost é stealth não fica muito atrás do que se desenvolveu nos EUA com o Comanche que o projecto parou em 2004 depois de muito dinheiro torrado no seu projecto.

  10. Pessoal, não vamos ser ingênuos. Só porque um helicóptero tem 2 rotores semelhantes ao de um outro, não quer dizer que seja cópia.
    Os Kamov e esse conceito da Sikorsky são completamente diferentes.
    Na verdade tudo é cópia e todo mundo copia todo mundo já que a tecnologia que funciona aqui abaixo da linha do Equador funciona acima e a que funciona no Ocidente funciona no Oriente.
    No post do F-35 já dizem que ele é cópia do Yak-141, só porque têm uma semelhança. Para um observador atento e isento, salta aos olhos as diferenças de projeto.
    Se eu ficasse aqui falando o que eu acho que os russos fizeram que muito se asemelha ao que os americanos fizeram faltaria espaço no blog. E nem por isso acho que os russos/soviéticos copiaram dos americanos. No máximo usaram de bom senso e como fizeram a mesma pergunta, encontraram resposta semelhante. Parecer não quer dizer ser igual e muito menos copiado.

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