Articles

BRASIL – IEAv realiza experimento no CERN

In Ciência, tecnologia on 10/08/2010 by Comandante.Melk Marcado: ,

Tecnologista Claudio Antonio Federico

Na semana de 25 a 31 de julho o Instituto de Estudos Avançados enviou um pesquisador para realizar um trabalho em um dos maiores centros de pesquisa nuclear no mundo, o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares – CERN. O Tecnologista Claudio Antonio Federico, pertencente ao IEAv, conseguiu a colaboração do CERN para a utilização de um arranjo existente no centro denominado CERF – Cosmic Energy Reference Field.

O CERF é o único arranjo no mundo que reproduz com bastante proximidade o campo de radiação de altas energias resultante da interação da radiação de origem cósmica ao qual estão submetidas as tripulações e instrumentação de aeronaves em altitudes de vôo comercial.

O objetivo da missão foi verificar a resposta da instrumentação do IEAv que será utilizada para medir tais radiações a bordo de aeronaves, com vistas a avaliar os possíveis efeitos desta radiação na dose resultante nas tripulações e instrumentação que voam na região sob a influência da Anomalia Magnética do Atlântico Sul.

O trabalho contou também com a participação do Laboratório Francês TIMA (Techniques de L´informatique et de La Microelectronique pour L´Architecture des Systèmes Integrés) pertencente ao Instituto Politécnico de Grenoble (França), que forneceu uma placa de circuito desenvolvida especialmente para efetuar testes de danos de radiação cósmica em chips de memória em aeronaves e teve também, como resultado adicional, uma possível colaboração com a Universidade de Milão com respeito à medição deste tipo de radiação em aeronaves na América do Sul.

Fonte: IAV

Anúncios

4 Respostas to “BRASIL – IEAv realiza experimento no CERN”

  1. Ano passado tive aula por um ano com um professor de física que participou de experimentos no CERN, esse ano meu novo professor de física também irá (agora em setembro) participar de experimentos lá.

  2. Mt bom saber q o BRASIL oestá apto a apresentar trabalhos de relêvancia p ajudar a td a humainidade nesses organisnos interncionais. Parabéns.

  3. Parabéns ao pesquisador e ao IAV.

    Estas pequisas serão fundamentais quando resolvermos fazer algum veículo tripulado espacial no futuro. Olho no futuro, mas começando agora, na base (não sou muito fã deste negócio de ficar queimando etapas).

    Abraços.

  4. Parabéns aos envolvidos!

    E, complementando, o Brasil poderá contribuir, em breve, como membro permanente do CERN no projeto LHC (aporte de dinheiro e estudos científicos). Além disso, o país também está participando como observador do projeto do reator de fusão nuclear europeu.

    O país poderá, no futuro, desenvolver seus próprios reatores de fusão, apesar de não deter qualquer patente sobre os estudos realizados.

    Avante, Brasil!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: