Articles

BRASIL – Início das obras da ACS em Alcântara

In Ciência, Espaço, tecnologia on 11/08/2010 by Comandante.Melk Marcado: , ,

http://mauricioaraya.files.wordpress.com/2010/07/cla.jpg

Supressão vegetal marca início das obras da ACS

Os Diretores Gerais da Binacional Alcântara Cyclone Space (ACS), Roberto Amaral (BR) e Oleksandr Serdyuk (UA), estiveram no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) para marcar o início do trabalho de supressão vegetal da área do Complexo Terrestre Cyclone-4. De acordo com o cronograma do projeto de construção, o primeiro lançamento do Veículo Lançador de Satélites Cyclone-4 será realizado em 2012.

Roberto Amaral e Oleksandr Serdyuk, juntamente com o representante da Agência Espacial Brasileira, Antonio Olavo Caetano, e com o vice-diretor de Suprimentos e Qualidade da ACS, Reinaldo Melo, foram recebidos pelo Diretor do CLA, Ten. Cel. Av. Ricardo Rodrigues Rangel.

“Alguém tem dúvida do sucesso da Alcântara Cyclone Space?”, indagou Roberto Amaral, após cortar simbolicamente a primeira vegetação a ser suprimida da área de 462 hectares, que abrigará o Complexo Terrestre Cyclone-4.

A supressão vegetal teve início após a ACS obter autorização do IBAMA para inciar os trabalhos necessários à montagem da infraestrutura para o lançamento da Pedra Fundamental da Obra, que acontecerá em setembro deste ano, com a presença do Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

Inicialmente a ACS vai abrir uma clareira e dois acessos até a área destinada para a construção do Complexo Terrestre Cyclone-4. Todo o extrato vegetal retirado dessa área deve ser doado, conforme determinação do IBAMA. Entre outras compensações previstas no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), a ACS também vai, num primeiro momento, reflorestar uma área de aproximadamente sete hectares.

Como convidados para participar do marco, estiveram presentes o vice-prefeito de Alcântara, Isaac Tavares, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, João Clímaco, e os líderes das comunidades de Mamuna, Militina Cerejo, e de Baracatatiua, Raimundo Catanhede.

Raimundo fez questão de agradecer aos Diretores Gerais da ACS pelo esfoço pessoal que fizeram junto ao governo federal para que a comunidade de Baracatatiua fosse incluída no Programa Luz Para Todos. “Agradeço o apoio da Alcântara Cyclone Space para que a energia elétrica pudesse chegar até Baracatatiua. O Luz Para Todos já mudou a vida da comunidade para melhor”, revelou Raimundo.

Após obter autorização do Ibama para iniciar a supressão vegetal da área que abrigará as obras da Alcântara Cyclone Space, a binacional deu continuidade aos trabalhos para definição das empresas que irão construir o Complexo Terrestre Cyclone-4. “A expectativa da sociedade alcantarense fica agora por conta da conclusão das obras da ACS”, revelou João Clímaco, Vice-presidente da Câmara de Vereadores de Alcântara.

Fonte:Panorama Espacial

Anúncios

10 Respostas to “BRASIL – Início das obras da ACS em Alcântara”

  1. Programa espacial do Brasil sempre a passos de tartaruga!

  2. é melhor do q nada..

  3. “Programa espacial do Brasil sempre a passos de tartaruga!”

    Tendo em vista todos os embargos que sofremos, e do descaso dos políticos com ciência e tecnologia (leia-se, recursos), até que estamos nos saindo bem…

    O bom é que agora, esta é uma área estratégica da END (assim como a cibernética e a nuclear), e o GF deverá melhorar as coisas.

    Podemos e faremos mais! O Programa Cruzeiro do Sul continua…

    BRASIL POTÊNCIA!

  4. …como sempre nesse país, vamos ver até quando dura a “onda” de interesse do “Estado”…

  5. Para o alto e avante!!!!!

  6. Pessoal, vamos dar um pouco de crédito. Eu sei que é difícil, mas vamos botar fé galera. Pois, se depender dos engenheiros e técnicos a ACS tem tudo para dar certo. No entanto, seria bacana se a quantidade de pessoas que utilizam esse blog e outros do gênero fizessem o mesmo “alertando” ou “aconselhando” os deputados e senadores em seus blogs, sites, e-mail ou rede social. Com certeza alguma coisa começaria a andar, nem que fosse a passos de tartaruga, mas iria andar. Principalmente os parlamentares e congressistas envolvidos nas causas nacionalistas ou de defesa e tecnologia.
    Bem que alguem deveriam criar um blog somente com essa finalidade, orientar os participantes a protestar nos endereços digitais dos deputados e senadores, quando o assunto em questão a ser votado fosse de grande interesse da defesa, da tecnologia e da estratégia. Seria uma boa. Quem sabe a os moderados do blog não bolam algo, hein?
    Abraços a todos e lembrem-se…

    AME E RESPEITE A SUA PÁTRIA! ELA NÃO TEM CULPA DOS FILHOS QUE TEM!

  7. Edu Nicácio :
    “Programa espacial do Brasil sempre a passos de tartaruga!”
    Tendo em vista todos os embargos que sofremos, e do descaso dos políticos com ciência e tecnologia (leia-se, recursos), até que estamos nos saindo bem…
    O bom é que agora, esta é uma área estratégica da END (assim como a cibernética e a nuclear), e o GF deverá melhorar as coisas.
    Podemos e faremos mais! O Programa Cruzeiro do Sul continua…
    BRASIL POTÊNCIA!

    Até qdo? O VLS é + q necessário, e onde está o mesmo? Nem do chão saiu. Vamos espera + um pouco, quem sabe, o foguete de hoje é o missil de amanhã. Sds.

  8. Tenho grande respeito pelos comentaristas do Plano Brasil, contudo, estranho a escassez de comentários ou interesse da galera a respeito de tecnologia espacial; a meu ver, isso é de fundamental importância, pois que detiver tecnologia de lançamento de foguetes, estará capacitado a deservolver qualquer vetor de lançamento de artefatos militares, em matéria de defesa, isso é mais importante e dissuasivo que qualquer avião ou navio de guerra. Qual a opinião de voces?

  9. OLHEM O QUE ACHEI http://www.youtube.com/watch?v=oV3FsOc80Uk ELE AFIRMA QUE AVISOU E QUE NÃO O OUVIRÃO

  10. OLHA OS AMERICANOS E SUAS SABOTAGEM CUIDADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: