Articles

Contrariado, Lula assina decreto que aumenta sanções ao Irã

In Conflitos, Geopolítica on 11/08/2010 by E.M.Pinto Marcado: ,

https://i1.wp.com/lh4.ggpht.com/_HZm55lfyLqs/TBAxHBg3O9I/AAAAAAAAwPQ/xXMLR0igw-w/s800/100609LulaAhmadinejadReutersGetty.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta terça-feira decreto que acata resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que amplia as retaliações ao Irã. “O presidente fez isso de certa maneira contrariado quanto ao conteúdo, porque nós votamos contra a resolução da ONU. Não acreditamos que essa resolução que estabeleceu sanções contribui para resolver o problema”, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

O ministro negou que as sanções possam afetar diretamente o Brasil. “Isso não afetará as relações do Brasil. Somos respeitadores das leis internacionais”, disse Amorim.

Segundo o chanceler, o decreto de Lula diz respeito apenas às medidas determinadas pela ONU e não inclui sanções adicionais impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia. “O que nós estamos internalizando são as sanções adotadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas. As sanções unilaterais, tanto dos EUA quanto da União Europeia, não nos concernem. As sanções multilaterais, que são da ONU, embora nós não concordemos, embora tenhamos achado elas inoportunas, nós internalizamos porque somos respeitadores da lei internacional”, afirmou.

Celso Amorim disse que o Brasil tomará todas as medidas práticas para que todas as sanções sejam cumpridas, mas negou que elas prejudicam os negócios no Brasil. “Não creio que haja nada que diretamente nos atinja, no que nós estamos fazendo hoje. As dificuldades maiores são em questões que nós não estamos cooperando, por exemplo, o Irã não pode ser produtor de urânio. As outras resoluções dizem respeito à possibilidade de inspeção de navios se houver suspeita de que eles possam estar transportando alguma carga que a resolução proíbe. Isso permite, não é obrigatório”, disse.

Fonte: Terra

Anúncios

8 Respostas to “Contrariado, Lula assina decreto que aumenta sanções ao Irã”

  1. Valeu, temos de ficar dentro da lei, q os ianks tanto violam, vide a invasão do Irak, q tantas vidas foram ceifadas ilegalmente. O TPI está esperando; p o bush,tonyblair e mt outros…até qdo?

  2. No final da história o comandante acabou batendo continência, agora resta saber se o F-18 ainda não tem chance de ser o escolhido no FX-2???? Olhando as leis do nosso código penal as leis são todas copiadas do código americano, com poucas variações. A verdade é que a influência deles é muito grande sobre o Brasil, e se eles quiserem que dê o SH F-18, dificilmente vai dar Rafale. Mas eu continuo acreditando que vai dar o Rafale, mas pelo vetor em si, pelas tecnologias aplicadas no mesmo. Voltando ao tema quem venceu a ONU, Brasil, ou EUA???

  3. Parabéns Lula, seguir o jogo da Onu é uma conduta pragmática que o Brasil não pode evitar.
    Mas, entanto a Onu criada por e para os americanos faz seu jogo, o resto do mundo também começa fazer o seu, por exemplo o fortalecimento da relação América do Sul – África. Acho que o objetivo de muitos países é a democratização da Onu.
    Nesse sentido nossa parceira na liderança dessa mudança será a Índia.

    As duas potências que ficaram fora do ‘clube’, Índia e Brasil, estão destinadas a juntar forças para a eliminação dessa ‘quadrilha’ ditatorial chamada ‘conselho de segurança’. Vamo lá! Brasil! Índia! Vamos fazer história!
    Nada de cadeiras no ‘clube’, temos que pedir a dissolução da quadrilha chantagista!

  4. Carlos Augusto :
    No final da história o comandante acabou batendo continência, agora resta saber se o F-18 ainda não tem chance de ser o escolhido no FX-2???? Olhando as leis do nosso código penal as leis são todas copiadas do código americano, com poucas variações. A verdade é que a influência deles é muito grande sobre o Brasil, e se eles quiserem que dê o SH F-18, dificilmente vai dar Rafale. Mas eu continuo acreditando que vai dar o Rafale, mas pelo vetor em si, pelas tecnologias aplicadas no mesmo. Voltando ao tema quem venceu a ONU, Brasil, ou EUA???

    Carlos:
    Fomos pragmáticos, apenas isso! Nem sempre podemos fazer o que desejamos e, algumas vezes, precisamos fazer o que não gostamos, é a vida!
    Agora, a chance do F18 no FX2 é menos que nula! Disso eu tenho a mais absoluta certeza!
    []s
    Intruder

  5. Concordo Intruder.
    Sds. Carlos

  6. Se eu pudesse lhe pedir para que fiques ainda mesmo que por mais um pouco eu te pediria.Pra mim és o maior estadista que nosso pais produziu.Homem de origem humilde,boa indole e formação,de bom coração.O unico que realmente se importou com a maior parcela de nosso povo sofrido.Sentirei saudades de ti e sempre votarei em voce.Mas não me agradam muitos dos que o assessoram e aconselham.Voce Min.Celso Amorim é um dos que quando sairem eu não sentirei saudades,apenas sorrirei.

  7. Isso demonstra o quanto o governo Brasileiro se equivocou em sair em defesa cega do Irã, uma hora dessas, o Lula já tem até informações restritas sobre mais coisas que nós ainda não sabemos, mas que o impeliu a assinar tal acordo.

  8. Delta em politica externa temos nos equivocado em varias coisas inclusive em artimanhas de acordos e tratados que possam vir abrir brechas a dividir-nos.Chanceleres decidem-se por interesses de suas Patrias.Não que eu não pense que a busca por modelos de concenso não seja o caminho mas que primeiro deveriamos ter posições mais Nacionalizadas no sentido de fortalecer o que é nosso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: