Articles

Demonstrador Tecnológico de Estado-Reator a Combustão Supersônica 14-X

In Aérea, Espaço, tecnologia on 11/08/2010 by E.M.Pinto Marcado: , ,

14-x2

Veículo Hipersônico 14-X

Sugestão: Gérsio Mutti

VEÍCULO HIPERSÔNICO 14-X


O Veículo Hipersônico 14-X, concebido pelo Laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica Prof. Henry T. Nagamatsu, do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), é parte do
esforço continuado do Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), de desenvolver um demonstrador de tecnologia, visando exploração aeroespacial com decolagem em aero–espaço-portos de aeronaves/veículos aeroespaciais, utilizando: i) tecnologia “waverider”, proporcionando sustentação ao veículo aeroespacial, e ii) tecnologia “scramjet”, proporcionando sistema de propulsão hipersônica aspirada baseada na combustão supersônica.

O motor foguete S30, Fig. 2, utilizado nos Foguetes de Sondagem VS-30 e VSB-30, desenvolvidos e fabricados pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/DCTA), será utilizado para
acelerar o Veículo Hipersônico 14-X para as condições préestabelecidas, de operação do Estato-Reator a Combustão supersônica, ou seja, posição (altitude, longitude e latitude),
velocidade (número de Mach), pressão dinâmica e ângulo de ataque, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara.

alcantra

Centro de Lançamento de Alcântara – CLA

Entre 30-40km de altitude e velocidade aproximada de 1.800m/s (aproximadamente número de Mach 6) deverá ocorrer a separação do motor S30 do Veículo Hipersônico 14-X. Em seguida, o Estato-Reator a Combustão Supersônica entrará em operação, por cerca de 5s, em vôo ascendente do Veículo Hipersônico 14-X, com aceleração até número de Mach 10. Completada a missão, o Veículo Hipersônico 14-X seguirá em vôo balístico. Após o atingir o apogeu o Veículo Hipersônico 14-X seguirá em vôo descendente até
mergulhar no Oceano Atlântico. O Veículo Hipersônico 14-X não será recuperado.

Investigação experimental da aerodinâmica e do escoamento supersônico na câmara de combustão do Veículo Hipersônico 14-X estão sendo realizados no Túnel de Choque Hipersônico T3 do Laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica Prof. Henry T. Nagamatsu.

TECNOLOGIA “WAVERIDER”
Veículo aeroespacial com tecnologia “waverider”, obtém sustentação utilizando a onda de choque, formada durante o vôo supersônico/hipersônico na atmosfera terrestre, originada no bordo de ataque e colada no intradorso do veículo, gerando uma região de alta pressão, resultando em alta sustentação e mínimo arrasto. O ar atmosférico, pré-comprimido pela onda de choque, que está compreendida entre a onda de choque e a superfície (intradorso) do veículo pode ser utilizado em sistema de propulsão hipersônico aspirado baseado na tecnologia “scramjet”.

escoa3

Projeto conceitual de veículo hipersônico “waverider”

TECNOLOGIA “SCRAMJET”
Veículo aeroespacial com tecnologia “scramjet” (supersonic combustion ramjet), Fig. 5, utiliza um estato-reator (motor aeronáutico aspirado) que não possui partes móveis e que utiliza ondas de choque, geradas durante o vôo hipersônico (de veículos aeroespaciais), para promover a compressão e a desaceleração do ar atmosférico. Imediatamente anterior ou na entrada da câmara de combustão, combustível é injetado e misturado com Oxigênio existente no ar atmosférico. Como a mistura entra na câmara de combustão em velocidade supersônica, o processo de combustão se dá em regime supersônico, denominada de combustão supersônica, conseqüentemente tecnologia “scramjet”. O produto da combustão é
expelido na região de exaustão (expansão).

scram1Projeto conceitual de veículo hipersônico utilizando “scramjet”

FONTE: IEAV

Anúncios

44 Respostas to “Demonstrador Tecnológico de Estado-Reator a Combustão Supersônica 14-X”

  1. É inexprimível o orgulho que sinto ao constatar que cientistas e engenheiros brasileiros já tenha alcançado este nível de pesquisa e avanço tecnológico.

  2. Alguem sabe alguma data de teste ou resultados do experimento?
    Acho muito interessante este projeto pois os americanos desenvolveram misseis hipersonicos utilizando tal tecnologia… http://en.wikipedia.org/wiki/Boeing_X-51

  3. É o que eu estava dizendo outro dia aqui nesta pagina, o que falta é dinheiro e vontade política para desenvolver novas técnologias autóctones, cerebros temos para isso.
    Aqui não chove dinheiro como choveu nos EUA durante o período da guerra fria, por isso eles farão de tudo para manter a mamata que tinhão antes da derrubada do muro de Berlin, a continuidade da Otan e da guerra fria se faz vital para o domíonio mundial da dobradinha Euro-EUA.
    Creio que não vamos mais retroceder aos tempos da sonolência coletiva, o Brasil acordou, o povo acordou, queremos ser grande e ja somos grande…diga não aos políticos que querem continuar amarrados as grande potências….diga não…vamos crescer desenfreadamente, chega de atrazo que só beneficia a classe dominante. Vamos continuar este crescimento maravilhoso que estamos tendo, vamos lá pessoal, são 502 anos de atraso e capachismo, são 8 anos de orgulho e o começo de um Brasil que não quer parar de crescer, vamos com tudo na técnologia nativa, no desenvolvimento e no orgulho de ser brasileiro.

  4. Esperemos que esse projeto não morra na praia. A iniciativa é excelente, se render frutos( aeronaves e sistemas hipersônicos/transatmosféricos comerciais e militares).

    Que não falte verbas.

    []’s

  5. Nick :
    Esperemos que esse projeto não morra na praia. A iniciativa é excelente, se render frutos( aeronaves e sistemas hipersônicos/transatmosféricos comerciais e militares).
    Que não falte verbas.
    []‘s

    E manter as pesquisas, estamos no caminho certo, e esse caminho é a saída da dependência de fora, parabens, o trablho tem de contínuar. Sds.

  6. Faço minhas as palavras do Salles…Deveriamos aplicar os bilhões do F-X2 no desenvolvimento de um caça 100% BRASIL; ai, sim, teríamos tecnologia e mão-de-obra a disposição da industria nacional, gerando frutos no país, e não no exterior…ACORDA JOBIM!!!

  7. O Brasil poderia, a partir do experimento com o 14-x, elaborar um missil hipersônico.

    Também me preocupa a informação de que, após o atingir o apogeu, o Veículo Hipersônico 14-X mergulhará no Oceano Atlântico e não será recuperado.

    Os militares deverão garantir q uma nação estrangeira não tente recuperá-lo.

  8. Acho que estamos no caminho certo, aos poucos estamos avançando com pé no chão para não fazer cagada e com objetivos em comum acertados.

    Digo isso visto que o numero de pesquisas financiadas pelo governo multiplicou e que a crescente preocupação com a defesa e a area tecnológica estão tomando força.

    Não entendo muito das FA, mas acredito que o brasil deveria investir pesado no desenvolvimento de armamentos para defesa aéria como um a familia s-xxx russa.

    Acredito que mesmo gastando bilhões no desenvolvimento ganhariamos um know-how importantissimo e a possibilidade de desenvolver o projeto com outros paises da AL e formar na AL um aliança de defesa Aéria.

  9. “Vamos continuar este crescimento maravilhoso que estamos tendo, vamos lá pessoal, são 502 anos de atraso e capachismo, são 8 anos de orgulho e o começo de um Brasil que não quer parar de crescer”

    Pois é Fernando, é assim mesmo, estamos vivendo uma mudança histórica, o torneiro chamado no seu primeiro mandato de apedeuta(ignorante) e bêbado, foi quem levou o país a um patamar de potência que ninguém no mundo questiona.

    Nesse ano 2010 nosso PIB vai superar o da França e o da Russia, e assim ano após ano o país vai avançar até chegar a ser a terceira economia do mundo.
    Talvez nesse 2010 a gente supere não só a França e a Russia mas também a Inglaterra, ficando na sexta posição.
    Em 2011 seguramente já o Brasil estará na sexta posição, já chegar a quinta vai levar tempo, porque fica pela frente a Alemanha, serão entre 6 e 8 anos crescendo a 5%.

    PAGAR E CAPACITAR, MAS TESTAR E ELIMINAR PROFESSORES
    O que devemos pedir ao próximo governo é mais investimento em professores, se deve supervisar aos professores. Dar cursos pra eles, com o objetivo de os conhecer e someter a testes, é aos professores que temos que testar para saber se estão preparados para ensinar a estudar, porque hoje não ensinan a estudar, não transmitem paixão pelo estudo. Tem professores que nem tem lógica quando falam, não analisam, assim por mais que o estado “invista em educação” o país não vai progredir.

  10. Voces ainda não virão nada.Coisinhas interessantes provetam por aqui…A cada dia,a cada momento,aumenta meu carinho e admiração por nossos centros de pesquisas,militares,civis e universitarios,que jamais desanimaram com os embargos,retaliações e descaso publico e falta de incentivo.Voces todos representam os verdadeiros Brasileiros que são e todos nós nos orgulhamos de voces…Lembram quando citei o canhãozinho laser que impulsiona foguetes?Vamos trabalhar ainda mais minha Cobrada,precisamos muito de mines-Subs não tripulados de capacidade atomica para defender nossa Amazonia azul.

  11. O Brasil teve aproveita essa tecnologia para fazer alguns misseis Hipersônico com capacidade nuclera, a avibras, mectron e outras empresas do ramo de misseis deve participa desse projeto, com essa capacidade vai de muitos paises querendo ser aliado do nosso amado BRASIL.

  12. Execelente prova para aqueles que duvidam da capacidade do Brasil de projetar e construir o seu proprio caça.

  13. 1maluquinho :
    Voces ainda não virão nada.Coisinhas interessantes provetam por aqui…A cada dia,a cada momento,aumenta meu carinho e admiração por nossos centros de pesquisas,militares,civis e universitarios,que jamais desanimaram com os embargos,retaliações e descaso publico e falta de incentivo.Voces todos representam os verdadeiros Brasileiros que são e todos nós nos orgulhamos de voces…Lembram quando citei o canhãozinho laser que impulsiona foguetes?Vamos trabalhar ainda mais minha Cobrada,precisamos muito de mines-Subs não tripulados de capacidade atomica para defender nossa Amazonia azul.

    Tens algum contato ou informções dos desenvolvidores sobre esse projeto do 14-x ou do laser propulsor?

    Muito Obrigado.

  14. NÂO….E não é propulsão e sim impulsão…Voce dispara um foguete e a seguir dispara o laser que o impulsiona.

  15. Concordo com vocês, mas o FX-2 Deve ser sim cumprido pois o “buraco” na defesa aérea do país é enorme e desenvolver um caça é muito demorado,o FX-3 na minha opinião é o que deveria sim ter investimentos para um caça 100% brasileiro.
    Mal posso esperar para ver o teste do 14-X.
    Gostaria de saber se o material que o 14-X é feito poderia ser usado em caças.

  16. Cation :
    Concordo com vocês, mas o FX-2 Deve ser sim cumprido pois o “buraco” na defesa aérea do país é enorme e desenvolver um caça é muito demorado,o FX-3 na minha opinião é o que deveria sim ter investimentos para um caça 100% brasileiro.
    Mal posso esperar para ver o teste do 14-X.
    Gostaria de saber se o material que o 14-X é feito poderia ser usado em caças.

    Pelo que sei não serviria para ser usado em caças(pelo menos nesta década) devido a altissima velociade e baixa manobrabilidade em virtude da velocidade minima necessária para o efeito waverider permanecer em funcionamento.

    A NASA ja fez e testou um aviao: http://3.bp.blogspot.com/_IEJ3-_kC6JI/S_5k447raFI/AAAAAAAAmXM/aBSkLC77bkA/s1600/X-43A+NASA.jpg

    E ele ja foi desativado, usaram a tecnologia para fazer o missil hipersonico: http://2.bp.blogspot.com/_IEJ3-_kC6JI/S_5k4q1zc3I/AAAAAAAAmXE/uLBReIVm7XE/s1600/X-51A+Waverider+01+at+rest.jpg que superou 7 mil km/h, seis vezes a velocidade do som.

  17. É impressão minha ou o Brasil é o segundo país no mundo a estar nesse estágio com essa tecnologia?

    Até agora, só vi os testes da NASA/USAF…

  18. Edu, não é correto dizer isso, Austrália, Japão, Israel, Alemanha, Índia, França e EUA só para citar alguns já tem programas bem encaminhados sobre o tema, destaca-se a Austrália que a priori estaria na frente de todos.
    Os Russos tinham um programa equivalente, mas pouco ou nada se sabe da sua atual existência.
    O importante é de se destacar é que o o Brasil vem caminhando a passos mais acelerados, e o que parece está no caminho certo.
    Não improta ai ser o primeiro segundo ou terceiro e sim ser, estar entre os detentores desta tecnologia, comprá-la é que não nos interessa.
    Sds
    E.M.Pinto

  19. sobre essa tecnologia … o exército EUA… quer criar (se já não o fez ?) um ‘artefato’ que possa atingir qualquer região do planeta em 60 minutos e destruir o alvo por completo … a engergia sinética gerada pela altíssima velocidade… dispensaria o uso de carga explosiva…

    http://www.popularmechanics.com/technology/military/4203874

  20. Camaradas, vejam este vídeo You Tube escandaloso sobre o que (possivelmente) anda acontecendo: http://www.youtube.com/watch?v=JGCfMMLzI90

  21. Algum dos distintos aqui já ouviu falar/leu sobre Dalton Ellery Girão Barroso? Vejam este documento:
    http://www.jeonline.com.br/sitenovo/exibe_reportagem.asp?rep_id=45&vId=569

    Ah, a Comunidade Dalton Ellery Girão Barroso http://www.olivreiro.com.br/comunidades/816-dalton-ellery-girao-barroso no site literário O Livreiro, é de minha criação.

  22. Antônio, obrigado pela sugestão, o vídeo foi publicado dias atrás aqui no Plano Brasil.
    Sds
    E.M.Pinto

  23. Eu sei, E.M., é que as vezes o vídeo publicado (neste caso, em outro tópico) passa despercebido por àqueles interessados em determinado assunto. Eu o vi justamente aqui, neste site, neste outro citado tópico. Minha intenção foi difundi-lo ainda mais aos integrantes.

  24. Afirmativo Sales,
    Abraço
    E.M.Pinto

  25. Agora para ficar melhor ainda,temos que buscar parcerias,para o desenvolvimento de materias compostos,capaz de aguentar a altissima velocidade!
    Parece que na Europa,a Alemanha e França estão trabalhando em conjunto,seria uma boa uma parceria nesse sentido!

  26. Eu gostaria imenso que Brasil e Argentina formassem uma parceria, quebrando uma rivslidade secular, mas isso é aparentemente impossível por agora e mais algum tempo…

    Já imaginaram como nossos poderes seriam aumentados?

  27. Vcs já imaginaram se tivessem apoio e verbas para trabalhar, do que não seriam capazes? Tem muita gente boa e inteligente neste País, o que falta, e quem lhes dêem o devido valor; Os EU. pagam a peso de ouro gente com essa capacidade, eles não bobos; Não seria essa um dos objetivos da visita dos generais amenricanos? (cama, comida, roupa lavada, Grim card e é claro: muitos dólares no bolso.

    Werner Von Braum é o exemplo mais clássico que comprova que vale a pena investir em cientitas de vanguarda. A história espacial norte-americana não aconteceria tão cedo sem a sua colaboração!

  28. 1maluquinho na verdade não é o feixe de laser que impulsiona o foguete e sim o ar da atmosfera que entrará no foguete, sendo assim essa tecnologia só funciona enquanto o veiculo estiver dentro da atmosfera terrestre. Após a saída ou na alta atmosfera onde o ar é rarefeito o veículo terá de ser auto-suficiente em propulsão.
    Parabéns a todos que trabalharam nestes projetos!

    http://defesabrasil.com/site/noticias/tecnologia/no-futuro-foguetes-voarao-movidos-a-raio-laser.php

  29. Correto Fabio…Em pensar que eles chegaram a essa teoria baseando-se na lente exposta ao sol direcionada sobre uma folha de papel insidindo sobre a mesma os raios solares é encantador.

  30. Já que o assunto aqui é basicamente sistema de propulsão, há um engenheiro argentino que desenvolveu uma turbina (cuja denominação me foge agora), que adaptou p turboélice de teco-tecos, 1/4 do tamanho padrão. Ele, segundo o o informe que li, já recebeu propostas de trabalho no exterior mas recusa-se a deixar a Argentina, prefere desenvolver a tecnologia nacional de seu país. Admiro isso.

    O Brasil desenvolveu sua primeira turbina aeronautica prática em 2008. A Argentina em 2002. O Programa Espacial Brasileiro, no Projeto Cruzeiro do Sul, contará com ajuda russa. Já o “Plan Espacial Argentino” desenvolve, segundo sei, o Foguete Tronador II com tecnologia própria. Uma realização realmente notável! Os portenhos pesquisam foguetes desde 1947, já tendo lançado ratos à alta atmosfera na déc 60.

  31. Antônio Salles :
    Já o “Plan Espacial Argentino” desenvolve, segundo sei, o Foguete Tronador II com tecnologia própria. Uma realização realmente notável! Os portenhos pesquisam foguetes desde 1947, já tendo lançado ratos à alta atmosfera na déc 60.

    1947… tecnologia própria ou Germany-Nazi… ???

  32. O atual foguete Tronador II é efetivamente tecnologia argentina, própria. Já os do imediato pós-guerra, deve ser tecnologia Nazi, como os dos americanos e soviéticos.

  33. Qual é o nome dessa turbina argentina?
    Alguém teria mais informações ?

  34. Terei/teremos de pesquisar…

  35. Vídeos relacionados ao que postei acima estão disponiveis no You Tube.

  36. Enquanto procuro dados sobre turbina argentina, confiram esta matéria sobre turbina 100% nacional construida por bauruense: http://diariodopresal.wordpress.com/2010/01/03/turbina-a-jato-100-nacional-para-avioes-de-monitoramento-e-testada-com-sucesso-com-biocombustiveis/

  37. Para quem ainda não conhece, vejam este blog do Miguel Junior: http://blogdomigueljunior.blogspot.com/

  38. Encontrei, Vítor: Turbina GFL-2000 Labala. Desenvolvida pelo engenheiro argentino Gustavo Labala. Pesquisem sobre ele. Vi vídeo sobre ele no You Tube. Abaixo links relacionados:

    http://www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=410573

    http://www.aeroespacio.com.ar/538/site/cicare.htm

  39. Ah, pesquisem também dados do Programa Espacial Peruano. Link da Agencia Espacial del Peru: http://www.conida.gob.pe/. Eles testam desde dez 2006 o foguete (cohete, em espanhol) Paulet 1. E sobre o notável engenheiro (ingeniero) Pedro Paulet, pioneiro aeroespacial daquele país. Links relacionados:

    http://es.wikipedia.org/wiki/Pedro_Paulet

    http://historiaperuana.blogspot.com/2008/06/pedro-paulet-mostajo.html

    http://mundopaulet.blogspot.com/

  40. Alguém aqui já ouviu/leu sobre o Morcego Negro BR-55, VANT brasileiro?

  41. Isto é se os americanos deixarem.

  42. NÃO, Genivaldo! Está históricamente comprovado que quando um povo determina-se num objetivo específico, ele o atinge. Falar assim é eximir-se de suas responsabilidades. Os nossos adversários mais não fazem do que aproveitar-se de nossa omissão. Quando uma parcela maior de brasileiros conscientizar-se de seus DEVERES, isto mudará. A Potência do Norte tremerá diante de um povo resoluto. Não são só palavras minhas, é a História. Leia biografia de Charles de Gaulle.

  43. Desprezem post anterior a este.

  44. Sobre turbina argentina GFL-2000 Labala vejam vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=blt-jSWzsSI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: