Articles

General diz que Israel deveria ter usado mais força em ataque a frota

In Conflitos, Geopolítica, História, Terrorismo on 11/08/2010 by E.M.Pinto Marcado: , , ,

https://i2.wp.com/boycottil.up.seesaa.net/image/General-Gabi-Ashkenazi-001.jpg

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Israel, general Gabi Ashkenazi, afirmou nesta quarta-feira que os militares israelenses deveriam ter usado mais força durante o ataque a uma embarcação que tentava levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza, no último dia 31 de maio.

O ataque israelense ao navio Mavi Marmara matou nove ativistas turcos e gerou protestos da comunidade internacional, fazendo com que a ONU (Organização das Nações Unidas) criasse uma comissão para investigar o incidente.

Durante um depoimento a uma comissão israelense que também investiga a operação, Ashkenazi afirmou que os militares do país erraram ao utilizar no ataque bombas de efeito moral, em vez de armas “mais precisas”, que seriam capazes de conter a reação dos ativistas.

Segundo Paul Wood, correspondente da BBC em Jerusalém, com a declaração, Ashkenazi parece sugerir que os soldados israelenses deveriam ter aberto fogo logo no início da operação.

De acordo com o jornal americano The New York Times, Ashkenazi também afirmou que as bombas de efeito moral lançadas de helicópteros não foram suficientes para dispersar os ativistas, que, segundo ele, atacaram os militares com tiros, machados, facas, barras de ferro e cassetetes.

No entender do general, os militares erraram por não terem recorrido ao “fogo preciso” para “neutralizar aqueles que impediam os soldados de invadir o navio”, relata o jornal. Tal medida, afirmou o general, teria reduzido os riscos enfrentados pelos soldados israelenses.

Primeiros tiros

No depoimento, Ashkenazi também reiterou que ficou “claro e demonstrado” que os primeiros tiros partiram dos ativistas.

Ele disse que o segundo soldado a invadir o navio levou um tiro no abdome e atirou de volta. O militar também afirmou que os soldados atiraram apenas “contra quem era necessário”.

Segundo o correspondente Paul Wood, as declarações do general fazem parte da disputa entre militares e políticos de Israel na busca de culpados pelo ocorrido.

Na terça-feira, o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, sugeriu que a responsabilidade pelas mortes durante a operação é do Exército.

A Turquia, por sua vez, continua insistindo que Israel assuma formalmente a responsabilidade pelas mortes durante a invasão e se desculpe pelo ocorrido.

Fonte: BBC Brasil

Anúncios

8 Respostas to “General diz que Israel deveria ter usado mais força em ataque a frota”

  1. Mais uma demonstração direta e clara do regime sionista de que não tem o menor pudor em tirar a vida de seus semelhantes. Custe o que custar o genocídio irá continuar contra os palestinos e com quem mais bater de frente com os interesses dos judeus.

  2. Concordo com o general Gabi, deveriam ter ido com tudo mesmo, com forças hostis nao tem comtemporizaçao. Sabe-se lá quem seriam esses que atiraram … terroristas infiltrados por certo.

  3. Estas palavras do General Israelita não abona nada a favor de Israel, é de condenar essa atitude. Mesmo sabendo que aquela missão não era apenas humanitária tinha outros propósitos.
    Israel dá um tiro no sapato com esta posição… pena que seja assim.

  4. Mais um psicopata israelense.

  5. Aprenderam muito bem com o Führer.

  6. Rafael :
    Mais um psicopata israelense.

    Jose Vanildes Luiz :
    Concordo com o general Gabi, deveriam ter ido com tudo mesmo, com forças hostis nao tem comtemporizaçao. Sabe-se lá quem seriam esses que atiraram … terroristas infiltrados por certo.

    Um doido e outro desorientado,pelos menos o Nazi e honesto, nada irá acontecer aos SSioniSStras.

  7. mais um babaca israelense que acha que é dono do mundo, a vida vai ensinar a esse babaca que não é assim que se lida com pessoas serias e que ajudam outras pessoas ou seres que precisam! fim de israel

  8. Tem vez que penso que os Nazy tinham razão de passar o rodo nesses caras pois são tão peçonhentos como ele era.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: