Articles

Rússia está a terminar criação do GLONASS

In Defesa, Espaço, Geopolítica, Guerra cibernética, Negócios e serviços, Segurança Pública, Sistemas de Armas, tecnologia on 11/08/2010 by Comandante.Melk Marcado: , , ,

Vladimir Putin. © da foto: RIA “Novosti”

A Rússia está a terminar a criação do sistema de navegação GLONASS de alcance mundial, disse o primeiro-ministro Vladimir Putin na reunião em Riazan (a sudeste de Moscou).

Segundo ele, serão lançados 6 satélites até o fim deste ano. 28 aparelhos estarão permanentemente na órbita. Isso permitirá captar o sinal do GLONASS em todas as partes do planeta. Segundo Putin, a partir de 2012 todos os automóveis novos vendidos na Rússia devem ser equipados com a tecnologia GLONASS. O sistema da reação urgente durante avarias “ERA-GLONASS” será instalado no território do país até 2014.

Fonte: Voz da Rússia

Anúncios

16 Respostas to “Rússia está a terminar criação do GLONASS”

  1. creio que está nos plano das nossas FA, utilizar o russo Glonass , o estadunidense GPS e o Galileo, europeu, em simultâneo, um sistema redundante é sempre mais seguro..

  2. Wi, o Brasil já assinou um protocolo com os russos para usarmos o Glonass, assim como o GPS, assim que ele estiver pronto.

    Mas, mesmo que sem intenções globais, deveríamos providenciar a toque de caixa uns três salélites militares geo-estacionários, criando assim uma rede que cobriria da costa oeste da África à costa Oeste da América do Sul, do Panamá à Antártida…

  3. o Russo para uso civil é limitado a 900km/h … como o GPS ??? … também q. tipo de ‘civil’ vai precisar acima disso ???.. rsrsrs

    como nossas forças armadas podem usar o GPS acima de 900km/h… existe um ‘link’ específico, senha, protocolo .. ???

  4. Mas existem estudos da criação de um futuro SGB (Satélite Geostacionário Brasileiro), acredito que isso deve começar a andar mais rapidamente após o lançamento com sucesso de nossos foguetes ^^

    Em breve espero o/

  5. Caro Edu Nicácio,

    Concordo 100% , temos que ambicionar uma autonomia em termos de Satélites de Posicionamento Global, mesmo que restrito digamos a área que você citou. Além destes, Satélites de Comunicação militar e de Observação (para não dizer espionagem :) ) .

    []’s

  6. Bravo Rússia

    20 anos depois… lá vão ter o Glonass pronto…

    Por outro lado há outra coisa que me enquieta… Carros novos RUSSOS equipados com Glonass…

    MEEEEEDO….

  7. Pouco a pouco esse urso se levanta.Será que ficará ele na mesma altura da aguia e do panda?Aguardemos.

  8. Edu Nicácio,

    Os satélites geoestacionários também estão nos planos das FA e do governo, só não sei para quando…e creio que seria um só inicialmente.

    Más não sei de noticias ( concretas) recentes sobre o geoestacionário, parece que está meio parado, por enquanto só estão fazendo estudos de viabilidade e etc..

    “A construção do satelite deverá ser por meio de PPP (parceria público-privada), pois a agência (AEB) espera evitar que a escassez de recursos e os cortes orçamentários atrapalhem o andamento do projeto, tido como estratégico.”

  9. afonso de portugal,

    aí na Europa e especialmente em Portugal , os carros utilizam GPS ou o Galileo? ou ambos? Se ambos, qual é o mais utilizado?

  10. Wi :
    creio que está nos plano das nossas FA, utilizar o russo Glonass , o estadunidense GPS e o Galileo, europeu, em simultâneo, um sistema redundante é sempre mais seguro..

    Falou e disse, assim ñ ficamos na mão e na dependência de ninguém.

  11. O sinal GLONASS não tem degradação intencional imbutida como o GPS. É a principal vantagem do sistema.

  12. Creio que utilizara os dois o Glonass e GPS acho que deve ser padrão igual o Astros 2020 que utilizara os dois!

  13. wi :afonso de portugal,
    aí na Europa e especialmente em Portugal , os carros utilizam GPS ou o Galileo? ou ambos? Se ambos, qual é o mais utilizado?

    Aqui na Europa, especialmente em Portugal, como no resto do Mundo… utiliza-se o GPS, visto que mais nenhum esta totalmente operacional… logo, nao sao de fiar…
    Galileu (2012), Glonass (2014), Compass (2020)

  14. Certo,

    obrigado pelas informações.

  15. Como o colega acima falou, o sistema Glonass, é essencial para a segurança nos GPS e problemas com embargo.

    Se o Brasil estiver interessado seria um ótimo ganho para ambos, tecnologia espacial de primeira compartilhada para o Brasil e financiamento e ajuda nas dificuldades de desenvolvimento para a Rússia.

    Abraços.

  16. xtreme :
    o Russo para uso civil é limitado a 900km/h … como o GPS ??? … também q. tipo de ‘civil’ vai precisar acima disso ???.. rsrsrs
    como nossas forças armadas podem usar o GPS acima de 900km/h… existe um ‘link’ específico, senha, protocolo .. ???

    xtreme :
    o Russo para uso civil é limitado a 900km/h … como o GPS ??? … também q. tipo de ‘civil’ vai precisar acima disso ???.. rsrsrs
    como nossas forças armadas podem usar o GPS acima de 900km/h… existe um ‘link’ específico, senha, protocolo .. ???

    Ts isso só irá acontecer qdo o BRASIL lançar o seu VLS, + qdo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: