Articles

Saída para crise afasta OEA e fortalece Unasul

In Conflitos, Geopolítica on 11/08/2010 by Comandante.Melk Marcado: ,


http://uk.reuters.com/resources/r/?m=02&d=20100811&t=2&i=177319640&w=460&fh=&fw=&ll=&pl=&r=2010-08-11T090156Z_01_BTRE67A0P3A00_RTROPTP_0_COLOMBIA-VENEZUELA

João Paulo Charleaux – O Estado de S.Paulo
O fim da crise entre Colômbia e Venezuela não mexerá só com a agenda bilateral. Para alguns analistas, ela é vista como parte de um rearranjo de forças entre dois organismos que disputam prestígio e influência na América do Sul. De um lado, ganha espaço a jovem União das Nações Sul-Americanas (Unasul), de outro, a centenária Organização dos Estados Americanos (OEA) perde influência. E, com ela, os EUA.

Até o encontro de ontem, em Santa Marta, a Colômbia considerava a Unasul “um foro antiamericano e anticolombiano”, diz Andrés Mejía, analista do Instituto de Ciência Política, de Bogotá. Essa percepção foi motivada pelo tratamento inamistoso que o ex-presidente colombiano Álvaro Uribe recebeu da Unasul até agosto do ano passado, quando a organização criticou duramente um acordo militar entre Washington e Bogotá.

“Santos parece ter superado essa desconfiança e aceitado melhor a mediação da Unasul”, diz Mejía. “Um organismo só crescerá na região se o outro diminuir. Há um processo acentuado de descrédito da OEA e, com isso, a Unasul tentará cada vez mais atrair estes conflitos para sua esfera da influência.”

Fonte:Estadão

Anúncios

5 Respostas to “Saída para crise afasta OEA e fortalece Unasul”

  1. Talvez os políticos, empresários e oligarquias colombianas estejam abrindo os olhos para as vantagens econômicas e estratégicas de um não alinhamento absoluto com o EUA. Das vantagens de uma maior integração comercial e política com os países sul americanos…

    Más naturalmente que simultaneamente, irão continuar alinhados ao USA,portanto olho vivo… de toda forma, seja bem vinda Colômbia !

  2. O Chapolim deu maior moral a Unasul,nem precisou da quase morta OEA, os hermanos e nós marcamos um golaço sobre a criação dos ianks.1 x 0.

  3. Agr é só o STF deles julgar ilegal o acordo com os ianks p os mesmos sairem da colômbia e da AS.Então, será só nós,e a Unasul.

  4. hoje so cresce economicamente que nao esta alinhado com os EUA, ou seja os BRIC, a maioria dos paises que seguem a cartilha americana estao com algum tipo dificuldade financeira… europa, japao, canada…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: