Articles

“Descobrimos meia Bolívia”, diz Eike

In Energia, Geopolítica on 15/08/2010 by E.M.Pinto Marcado: ,

https://pbrasil.files.wordpress.com/2010/08/parnaiba.jpg?w=300O empresário Eike Batista comparou a descoberta de gás da sua empresa OGX na bacia do Parnaíba, no Maranhão, com a produção da Bolívia, país que fornece mais da metade do insumo que o País consume atualmente. Segundo ele, as descobertas vão propiciar produção de 15 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. A Bolívia entrega cerca de 30 milhões de metros cúbicos diariamente, segundo contrato firmado com a Petrobras.

“O Evo Morales tirou minha siderúrgica lá e nós viemos procurar gás do lado de cá”, brincou o empresário, ao lembrar da saída forçada do país vizinho. O último poço perfurado tem vazão para produzir 400 mil metros cúbicos por dia, um potencial oito vezes maior do que esperava a companhia. A OGX comunicou ao mercado que identificou a presença de gás no poço 1-OGX-16-MA, no bloco PN-T-68, na bacia terrestre do Parnaíba.

“Esta descoberta abre uma nova fronteira exploratória em uma bacia terrestre, fato que não ocorria há aproximadamente duas décadas no Brasil. Convém também ressaltar que a campanha exploratória, iniciada em outubro de 2009, está sendo conduzida por companhias brasileiras, obtendo importantes resultados em tempo recorde” comentou Paulo Mendonça, Diretor Geral da OGX, em nota ao mercado.

Foto: Divulgação

Eike Batista

Novos prospectos

A empresa relata que já conseguiu mapear na região cerca de 20 novos prospectos, pontos onde se concentram hidrocarbonetos. Cinco deles estão situados na mesma área, “sinalizando para o altíssimo potencial desta região da bacia”, onde a OGX possui 7 blocos numa área de 21 mil quilômetros quadrados. As novas reservas exigem investimentos de US$ 400 milhões, com a perfuração de 15 poços.

O gás descoberto vai abastecer usinas da MPX, braço de Eike Batista para a área de energia. O grupo possui termelétricas que vão alimentar a região com eletricidade. A área de descobertas perpassam 29 cidades, mas muitas outras devem ser abasctecidas.

“A perfuração do poço OGX-16, prospecto denominado Califórnia, continua em andamento até a profundidade total estimada de 3.450 metros em buscas de novos objetivos exploratórios. A empresa informa ainda que o poço OGX-16, localizado no bloco PN-T-68, situa-se a aproximadamente 260 km de São Luis, capital do Maranhão. A sonda QG-1, fornecida pela Queiroz Galvão, iniciou as atividades de perfuração no dia 5 de julho de 2010.

Fonte: Último Segundo

Anúncios

15 Respostas to ““Descobrimos meia Bolívia”, diz Eike”

  1. Sim Sr.Eike ai esta meia Bolivia e na bacia de Santos Bolivia e meia.Deus realmente é Brasileiro.E pensar que muito ainda descança em nossa abençoada naturesa ainda intocado é maravilhoso.Teremos a oportunidade de modernizarmos nossa Nação,proporcionarmos vida digna a nosso povo,extinguir de vez com desigualdades sociais.Veremos se o Sr.Sarney aceitara dividir os Royaltes de seu protetorado com a Federação em iguais parcelas ou o RJ,SP e ES terão mais um aliado na disputa pela maior parcela que ate é digna ao estado produtor.Que Deus livrenos da cobiça extrangeira,dos maus politicos e de todos os tipos de oportunistas que so visam usurpar-nos.

  2. Realmente resta saber se a oligarquia Sarney, que é dona de quase tudo do MA, permitará essa iniciativa extraordinária fazer progredir o pobre estado.

  3. Agora nós podíamos fechar a fronteira com a Bolívia, que só nos traz desavenças políticas, tráfico de drogas e um “governicho” mendicante…

  4. Os Sarneis sao os primeiros a permetir as operacoes la, a muitos anos desde quando o Sarney era presidente a Petrobras empurra com a barriga qualquer operacao la, ela ja teve areas la e parou de produzir, falta de mercado local, agora o Eike vai consumir o gas que vai produzir, o que vibializou o projeto ele so e meio exagerado mais faz parte…

  5. Ok Elcio mas o que me refiri é se ele aceitaria dividir os royaltes da exploração com iguais parcelas com todos os demais estados como estão querendo impor ao congresso e aos governos estaduais.Querer receber todos querem mesmo os que não produzem e agora ja que eles terão la sera que vão querer dividir igual com os outros estados?Eu duvido.

  6. O Eike tem alguma empresa que comemore 10 anos na mão dele sem ser vendida e que não seja pilotada por ex-engenheiros da Petrobrás ou da Vale ?
    Ele pagou pelos milhões de dólares que exigem a formação desses geólogos e engenheiros e aguardou as décadas de pesquisa que os trabalhos de prospecção dessas bacias levam?
    Mas não importa a cor do gato, correto ?
    Quanto à Bolívia, ela vale muito mais do que o mero gás que compramos dela.
    Precisamos comprar o gás dela para que ela nos compre sapatos, livros, cadernos, medicamentos, roupas, aviões e automóveis.

  7. Porque colocam essa pessoa ‘Sarney’ a frente do país … esta mais do que na hora de começar uma nova mentalidade…. interesse nacional.. por mim a família toda deste ‘Sarney’ iria para o paredão. (não escapava um.. todos bandidos).

  8. Quanto ao pseudo-indio-pó-branco… em breve vai levar um direto na ‘fuça’…ou vende gás ao preço que queremos pagar ou não teremos intesse em comprar…hehehehe

  9. a região norte do país é um eldorado de riquezas naturais, na reserva raposa terra do sol estão as maiores reservas de nióbio do mundo, mineral indispensável no reator de plasma (a maior forte de energia dos próximos 2000 anos), agora descobriram meia bolívia em gás natural, daqui a algum tempo, se descobrirá muitas outras riquezas.
    Alguém ainda tem alguma dúvidas que as grandes potências não estejam de olho nisso?
    ACORDA BRASIL, ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS!

  10. A unica coisa que sei que tudo que o Eyke toca vira ouro e o bom empresario é isso ai investe,lucra,vende e vai investir adiante.Garanto que tem galinhas dos ovos de ouro e essas não estão para negocio.

  11. Há quase três anos numa viagem de cunho político à Argentina, Lula e Cristina Kirchner tentaram negociar a partilha do gás boliviano. O resultado foi favorável ao Brasil, ao custo do prejuizo argentino. Estas descobertas recentes (gas natural do pré-sal e estas jazidas descobertas por Eike) mudarão o cenário estratégico-econômico sul-americano noas próximas décadas. Se for o que estou imaginando, dentro de algum tempo a Argentina poderá dispor do gás da bolivia, afinal. Ou o Brasil poderá exportá-lo aos portenhos a preços competitivos?

  12. Espero que isso ajude uma de nossas mais pobres unidades federadas.

  13. Avante, Brasil!

    PS – A exploração do Pré-Sal está apenas no “topo” do iceberg… Há muito mais por vir…

  14. O sr.Evo está mt preocupado, perdeu seu > cliente; ou irá perder.E tem mt + coisas p trazer ao públicos, nós.

  15. Do GASENE até o poço do Eike são 1500km (+ ou-). Acho que poderiam pensar em interligação. Este poço é só o primeiro. Ou ele poderia construir uma megatermelétrica, sei lá…como tem sorte… Casou com a Luma, depois ficou o cara mais rico do Brasil…e eu que já me contentaria só com a Luma, nem isso…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: