Articles

Lula critica a França por falta de acordo entre UE e Mercosul

In Geopolítica, Negócios e serviços on 15/08/2010 by E.M.Pinto Marcado: ,

https://i1.wp.com/n.i.uol.com.br/ultnot/0911/16lula300.jpgSugestão: Thierry Vareilles (Paris- França para o Plano Brasil).

SAN JUAN, Argentina — O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou a França, esta terça-feira, por se opor às negociações para um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE).

Ao falar no plenário da cúpula do bloco sul-americano, na cidade argentina de San Juan (oeste), Lula elogiou o trabalho feito pela Argentina no semestre durante o qual exerceu a presidência temporária do Mercosul, mas confessou sentir-se frustrado de que, neste período, não se tenha chegado a um acordo com a UE.

“E agora, como o grande adversário desta união – me parece que são os companheiros franceses -, terei cinco meses pela frente para tentar convencer os franceses a construir um acordo com a UE”, disse Lula, que assumiu, esta terça, a presidência pró-tempore do grupo.

A UE e o Mercosul, cujos membros plenos são Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, retomaram negociações com a UE, interrompidas desde 2004, por um acordo de livre comércio.

A França, no entanto, se nega a baixar os subsídios aos agricultores do país, uma das condições reivindicadas pelos sócios plenos do Mercosul para firmar um acordo com o bloco europeu.

Fonte: Yahoo

Anúncios

38 Respostas to “Lula critica a França por falta de acordo entre UE e Mercosul”

  1. Alguem ainda acredita na vitoria do rafale.

  2. Alguém ainda acredita que saia o FX-2 ??

  3. Não vamos misturar as coisas,rapaziada…

  4. oq tem a ver uma coisa com a outra????

    o Rafale nada tem a ver com UE e MERCOSUL

    não viajem

  5. Os EUA vetam a compra de etanol brasileiro, vamos boicotar os caças americanos, a coca cola e o MCdonanlds, os suécos não podem nos vender também porque fazem parte da europa e o motor do caça deles é americano, e os Russos? pô os Russos também nos boicotam com a carne…
    Os Chinêses? pô eles também tem dumping no aço, quem mais???? deixa eu ver… não sobrou ninguém, não não não, tem o Iran, mas os caça dos Iran são tudo clonado dos outros… deixa pra lá aliás estão sobre embargo…
    Pô, vamos construir um muro ao redor do Brasil e viver feliz.
    Sds
    E.M.Pinto

  6. Exatamente E.M.Pinto,não tem nada haver uma coisa com a outra,só porque uma coisa não vai bem num determinado setor,teremos que abdicar do outro,até porque essa história de subsidios já é velha,se fosse assim os incidentes que aconteceram entre brasil e espanha,na qual brasileiros foram maltratados,e o embaixador espanhou de forma até arrogante disse que não havia motivos para a espanha pedir desculpas,e nem por isso a espanha deixou de ser uma grande investidora no brasil,ou na epoca do Sivan,quando os americanos interceptaram e espionaram ligações do Palácio do Planalto,e nem por isso eles perderam a concorrencia…rsrs,o FHC deve ter achado isso normal!

  7. Se os franceses não quiserem comprar batata na mão dos argentinos, nada de Rafale para o Brasil, que coisa heim, tem dó ou Ja.

  8. Relações entre nações não é uma relação simples,há convergncia e divergencia em vários setores!

  9. Mas somente e somente os fanceses assinaram um acordo “estrategico ” com o Brasil, que funciona assim os franceses nos vendem suas “jacas” e nos damos muito dinheiro pra eles,cerca de R$32 bi.

  10. E.M.Pinto não seria nada mal construir um muro ao redor do BRASIL assim teriamos que investir mais nas nossas forças desarmadas,teriamos então o nosso caça tupiniquim rsrsrs.

  11. A França esta defendendo o interesse deles em boicotar e pronto…

    Se o Brasil não comprar os caças fraceses (creio que até já assinou o contrato só falta divulgar) o problema maior será do Brasil …

    França … eles tem a tecnologia e estão de acordo em vende-la a nós.

    Brasil … tem os meios para adquirir uma tecnologia que custaria muito caro desenvolver… e não falo simplesmente em termos de valores.

  12. E.M.Pinto :
    Os EUA vetam a compra de etanol brasileiro, vamos boicotar os caças americanos, a coca cola e o MCdonanlds, os suécos não podem nos vender também porque fazem parte da europa e o motor do caça deles é americano, e os Russos? pô os Russos também nos boicotam com a carne…
    Os Chinêses? pô eles também tem dumping no aço, quem mais???? deixa eu ver… não sobrou ninguém, não não não, tem o Iran, mas os caça dos Iran são tudo clonado dos outros… deixa pra lá aliás estão sobre embargo…
    Pô, vamos construir um muro ao redor do Brasil e viver feliz.
    Sds
    E.M.Pinto

    No mundo não tem santinho não, temos que desenvolver produtos do zero, nao ficar fazendo projetos com catalogos com itens internacionais nas mãos, que são sujeitos ao aumento de preço e embargos, nem essa mentirosa parceria estrategica, que só servem para criar uma reserva de mercado, como no caso da Helibrás, dinheiro pra Pesquisa e Desenvolvimento JÁ!!!!!

    []s

  13. Rafael :
    oq tem a ver uma coisa com a outra????
    o Rafale nada tem a ver com UE e MERCOSUL
    não viajem

    Tudo ele seria escolhido por conta da tal parceria estratégica, e a França se opos aos interesses do Lula na questão do Irã, diga-se de passagem, de forma acertadíssima, e agora nessa questão também, contrariando os interesses dos agricultores do Brasil. Então pra que serve essa parceria estratégica, se o Brasil e a França não combinam em nada?

  14. Isso meu Sapinho Barbudo emburaca logo de SU

  15. Torcedor é bicho supersticioso…
    Já era o FX-2 já tem um vencedor, podem parar de torcer…

  16. Não extranhes meu querido Presidente a Europa sempre foi segregacional e protecionista sendo a França a maior protecionista e segregacional nação Europea Ocidental.Em politica externa ainda estamos engatinhando.

  17. Jakson Almeida foi assinado um acordo estrategico no setor de defesa,ou vc acha que isso não é estrategico,vc quer o que que não se compre o rafale por causa disso,e a crisa diplomatica com o Irã,a bolada nas costas que tomamos do Obama,lembre-se o gripen tem motor americano,desavenças comerciais é a coisa mais normal do mundo nas relações entre nações.
    Amigo na boa sua francofóbia está em níveis alarmantes…rsrs.

  18. Vamos separar as coisas,o que é desavença comercial no setor agricola,e ainda com outros países do nosso bloco,não tem nada haver com nós,ou alguns vão querer cortar relações comerciais com a frança,se essas pessoas bancarem a diferença na balança comercial do brasil,eu aprovo essas teses loucas,a frança vai embargar a venda de queijo BRIE e por isso eles não são confiaveis,vamos comprar o gripen.

  19. Do jeito que vc está ao acordar seu primeiro pensamento deve ser no Rafale!

  20. Realmente essas relações são bem complexas. Mas acredito que neste ponto os americanos levam uma vantagem. São mais sinceros, mesmo em sua arrogância característica e prepotência.
    Por isso que é talvez seja mais fácil acreditar na proposta da Boeing

  21. Renato :
    Realmente essas relações são bem complexas. Mas acredito que neste ponto os americanos levam uma vantagem. São mais sinceros, mesmo em sua arrogância característica e prepotência.
    Por isso que é talvez seja mais fácil acreditar na proposta da Boeing

    Amigo perdoe-me a pergunta.Recebes soldo da CIA?

  22. Como Americanos podem ser sinceros se não são sinceros nem com o proprio povo,não cumprem o que prometem nem aos seus.Sera que todas as injustiças,intrigas e discordias que eles implantam mundo afora podem ser usadas como argumento de Nação do bem ou do mal?Curiosamente escritos Biblicos citam importante liderança mundial que se apresenta como benfeitores e se aliam com as forças do mal dominando Nações enganando a todos,jogando-nos uns contra os outros e depois como vampiros saborearem nossos dispojos.Se não se importam nem com a propria economia endividando o pais porque para eles seus objetivos estão acima ate do bem estar de seu proprio povo.É chegada a hora da humanidade dar um basta neste verdadeiro Anti-Cristo que usa ate mesmo a imagem de Deus.O unico pecado que não tem perdão é justamente a infidelidade a Deus.Todo aquele que planta colhera e vivera do que plantou e não do trigo dos outros.

  23. Americanos sinceros?

    neste embroglio do Iran, a maior de todas as bolas nas costas foi a do Obama, que escreveu uma carta para o Lula, apoiando a iniciativa do acordo, inclusive especificando as condições do mesmo e depois fez a trairagem que todos vimos…

    E quando são sinceros, não gostamos do que falam.

    Palavras sinceras de um americano:

    “Ao identificar o *inimigo e analisar as suas vulnerabilidades é preciso vetá-lo em seu crescimento econômico em seu desenvolvimento tecnológico.”

    (Henry kissinger)

    *Por “inimigo”, entenda-se qualquer país que possa vir a se tornar um competidor para o EUA.

  24. Eu também gostaria de acreditar que o mundo é perfeito e todas as pessoas são felizes(canção do legião urbana) Qualquer escolha do F-x 2 é furada em todos os sentidos: tecnológicos ou mesmo nas propostas e as próprias aeronaves…Não existem países amigos só interesses de estado!!!Não temos absolutamente consenso em todas as parcerias com as nações participantes!!!

  25. Se não podemos confiar nem em nossos poderes públicos que são nossos compatriotas e não conseguem combater a corrupção sem incriminar um parente ou amigo, como então confiar numa nação estrangeira?????? “A liberdade de expressar do cidadão pode ser controlada, mas não os pensamentos de um ser humano!”

  26. JOHN TOP GUM tambem penso da mesma forma.Sera mais um pepino pra FAB descascar e degustar e não resta-nos melhor solução do que a solução que sempre usamos,ENGATINHARMOS POR NOSSAS PROPRIAS PERNAS e foi assim que mesmo não tendo apoio politico,investimentos e interesse de nossa sociedade,nossos centros de pesquisas venceram embargos,retaliações e criaram propria tecnologia desenvolvida atravez de outras ou mesmo gerando-as.

  27. Barca, eu acho que você acertou, o caso do Jaka. “Amigo na boa sua francofóbia está em níveis alarmantes…rsrs”

  28. Até agora só concordei com o Rogério…temos que ter nossa independencia para podermos negociar de igual com os ricos… o Xtreme esquece que pode custar caro o desenvolvimento de um vetor 100% nacional, mas e o desenvolvimento em tecnologia e pessoal? qnto não ganharíamos em P&D aplicando em nosso pessoal… bilhões… conhecimento é independência e a mesma não tem preço… sem falar na cadeia de tecnologia que se formará em volta de um projeto como esse… sem comparação com TT (até porque duvido que havera TT)… falta é visão de estadista para o governo… temos que pensar na educação do povo… povo educado não precisa de petróleo, minério,… para ser vitorioso. Tem que ter é conhecimento…VETOR 100% NACIONAL JÁ…!!!

  29. Vou dar um pitaco, acredito que a escolha do Rafale embaçou sim, e digo por que; não se trata somente da questão de acordos comerciais ,etc. Lembrem-se o Brasil sofreu um revés em sua diplomacia no CS no caso do Irã, e o Lula já demonstrou publicamente (várias vezes diga-se de passagem, e não vamos entrar no mérito se ele está certo ou não) sua indignação com relação as sanções aplicadas pela ONU contra o país Persa, e a França foi uma das que liderou o processo todo, ou seja, ajudou a queimar o filme do Brasil e por conseqüência do Lula no cenário mundial. Em outras pendengas internacionais a França já se atravessou nos interesses brasileiros e o presidente (segundo dizem pessoas próximas a ele) é uma pessoa diríamos que não gosta de levar “bola nas costas” e não esquece a chamada “traíragem”. Outra, o Sarkozy havia prometido redução no preço dos caças e isso não aconteceu, deixou o Lulinha mal na foto (como justificar a aquisição de um avião com um preço tão alto)essa informação foi confirmada pelo próprio ministro da defesa. Não sejamos ingênuos a ponto de achar que uma coisa não interfere na outra. Interfere sim e muito, interesses são interesses e pronto você negocia com as armas que tem e pressiona de todas as formas e esse acordo do Mercosul é uma delas.

  30. Não tem como interfirir no processo de seleção dos caças ou na possível ToT, porque é uma decisão de protecionismo própria e clássica do estado francês, numa negociação em bloco, para uma participação maior no mercado agrícola francês de alimentos. A grande distensão nas negociações se daria quando liberalizassem a corrente de commodities especialmente em grãos e carne bovina, só q aí meu amigo, são pequenos produtores entrando em quebradeira, o q não teria boa repercussão na vida política do país.

    E isso já tinha sido deixado claro, como um fator inabalável para futuras políticas externas, o que não significaria quebrar parcerias na área tecnológica e militar com contratos já definidos entre os países. Isso foi tomado na esfera bilateral, havendo convergência de interesses.

    Se for assim, vamos romper os futuros projetos com meio-mundo por terem reticêncais no segmento agroindustrial inclusive Rússia e Índia.

    Abraços

  31. EUA
    Obama adverte Turquia contra posições sobre Irão e Israel

    Londres – O presidente Barack Obama advertiu o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, de que as posições de Ankara a respeito de Israel e do Irão poderiam reduzir as possibilidades do país de comprar armas americanas, informou o jornal Financial Times.

    “O presidente disse a Erdogan que certas posições adoptadas pela Turquia despertaram questões que serão destacadas no Congresso”, afirmou ao jornal um alto funcionário do governo americano.

    “As questões têm relação com a possibilidade de confiar ou não na Turquia como aliada”, completou a fonte, que pediu anonimato.

    Erdogan quer comprar aviões americanos não pilotados para lutar contra a rebelião do Partido Curdo dos Trabalhadores (PKK), que tem bases na fronteira turca com o norte do Iraque, após a retirada dos Estados Unidos deste país em 2011.

    O governo americano expressou a decepção com o voto contrário da Turquia na ONU a novas sanções contra Teerão, adoptadas pelo Conselho de Segurança em Junho.

    As relações entre Turquia e Israel sofreram um abalo depois do ataque israelita contra uma frota de ajuda humanitária que seguia para Gaza em 31 de Maio, que terminou com a morte de nove turcos.

    Segundo o Financial Times, Barack Obama pediu a Turquia moderação nas críticas ao ataque.

  32. E.M.Pinto :
    Os EUA vetam a compra de etanol brasileiro, vamos boicotar os caças americanos, a coca cola e o MCdonanlds, os suécos não podem nos vender também porque fazem parte da europa e o motor do caça deles é americano, e os Russos? pô os Russos também nos boicotam com a carne…
    Os Chinêses? pô eles também tem dumping no aço, quem mais???? deixa eu ver… não sobrou ninguém, não não não, tem o Iran, mas os caça dos Iran são tudo clonado dos outros… deixa pra lá aliás estão sobre embargo…
    Pô, vamos construir um muro ao redor do Brasil e viver feliz.
    Sds
    E.M.Pinto

    Valeu, a mensagem foi entendida.

  33. frenchdude007 :
    EUA
    Obama adverte Turquia contra posições sobre Irão e Israel
    Londres – O presidente Barack Obama advertiu o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, de que as posições de Ankara a respeito de Israel e do Irão poderiam reduzir as possibilidades do país de comprar armas americanas, informou o jornal Financial Times.
    “O presidente disse a Erdogan que certas posições adoptadas pela Turquia despertaram questões que serão destacadas no Congresso”, afirmou ao jornal um alto funcionário do governo americano.
    “As questões têm relação com a possibilidade de confiar ou não na Turquia como aliada”, completou a fonte, que pediu anonimato.
    Erdogan quer comprar aviões americanos não pilotados para lutar contra a rebelião do Partido Curdo dos Trabalhadores (PKK), que tem bases na fronteira turca com o norte do Iraque, após a retirada dos Estados Unidos deste país em 2011.
    O governo americano expressou a decepção com o voto contrário da Turquia na ONU a novas sanções contra Teerão, adoptadas pelo Conselho de Segurança em Junho.
    As relações entre Turquia e Israel sofreram um abalo depois do ataque israelita contra uma frota de ajuda humanitária que seguia para Gaza em 31 de Maio, que terminou com a morte de nove turcos.
    Segundo o Financial Times, Barack Obama pediu a Turquia moderação nas críticas ao ataque.

    Os caras fazem chantagem até com quem é da OTAN, imagina nós pobres e sub-desenvolvidos tecnologicamente, socialmente, economicamente, infalivelmente teremos chantagem das brabas dos “sinceros Yankees”!

  34. A Turquia sempre foi uma bucha nas mãos da OTAM.De etnia Arabe com uma pequena parte de seu territorio na Europa se encantava com a possibilidade de habitar no mundo Europeu.Extrategica aos interesses da Otam agora desperta para a realidade.O que mais de imundo pode existir na civilização humana é a segregação>Se a desculpa são megatons Persas porque Israel pode telos?O que sempre existiu é o odio Europeu e Americano ao povo Arabe e ao Islã.Seculo 21 com mentalidade medieval.Na Iugoslavia foi preciso a humanidade se unir em um unico grito para que tomassem vergonha na cara dando fim ao genocidio Mulçumano.Quem se importa que eles morram?Que Deus a Europa e os EUA seguem?Pode ser qualquer um menos a Jesus.Pagar]ão muito caro por seus crimes contra a humanidade.

  35. E.M.Pinto :Os EUA vetam a compra de etanol brasileiro, vamos boicotar os caças americanos, a coca cola e o MCdonanlds, os suécos não podem nos vender também porque fazem parte da europa e o motor do caça deles é americano, e os Russos? pô os Russos também nos boicotam com a carne…Os Chinêses? pô eles também tem dumping no aço, quem mais???? deixa eu ver… não sobrou ninguém, não não não, tem o Iran, mas os caça dos Iran são tudo clonado dos outros… deixa pra lá aliás estão sobre embargo…Pô, vamos construir um muro ao redor do Brasil e viver feliz.SdsE.M.Pinto

    Mas E.M. Pinto, eu ouvi dizer que o Volvo se comprometía a fazer o motor do caça Gripen, já que o projeto é uma parcería Brasil/Suécia na fabricação do caça e resolvería de vez essa questão e, por mim, eu não me preocuparía com quem vender o caça futuramente, me preocuparía com o Brasil primeiro, independentemente de o motor do caça for Americano ou Sueco e… eu iría parar de relações muito íntimas com países embargados. porque eles só atrapalham o nosso desenvolvimento político com o mundo globalizado. Caramba… vamos nos integrar no grupo dos países desenvolvidos, pensar como um país desenvolvido e seremos muito desenvolvidos, isso eu posso garantir. O Brasil era para estar entre as maiores potencias do mundo hoje. Não esta sabe Deus porque… talvez por causa de nossas crises na política e a falta de infraestrutura… talvez. Logo, vamos aproveitar a boa maré e pensar alto! Assim seremos melhor vistos mundialmente.

  36. RS, quem te deu esta informação está equivocado, a Volvo não poderia oferecer a parceria no motor, uma vez que ele é Americano, e está sujeito ao veto do congresso americano.
    O que a Volvo poderia ofecerer é participação naquilo que ela desenvolve para o motor do gripen que não é o motor em si, ainda sim isto só seria possível mediante aprovação do congresso americano.
    sds
    E.M.Pinto

  37. 35BM ou Terminator???Esses sim seriam vetores a altura de nossos pilotos e nossa Nação.Mas o jogo Geopolitico não nos permite confiarmos nem nos EUA,Inglaterra,Suecia,França,Russia.Essa é a questão,em quem comprar?Na China se tivessem um vetor a altura de nosso impreendimento.Eu preferiria uma assossiação Brasil,Africa do Sul,India.

  38. A forma como o Presidente Russo olhava e sorria a Lula antes deste ir ao Irã,amigo Urso…Desperta Brasil,se firmas cada vez mais como alvo em potencial…Se as disputas e conflitos do seculo serão pela sobrevivencia e energeticos somos a meta a ser atingida…Não é militarização,mas desenvolvimento,capacidade e independencia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: