Articles

Brasil deve ser a 5ª economia do mundo em 2016, diz presidente da Nyse

In Geopolítica, História on 17/08/2010 by E.M.Pinto Marcado: ,

https://i0.wp.com/farm5.static.flickr.com/4072/4612924854_85d05bf83d.jpg

A trajetória de crescimento do Brasil nos últimos anos, projetada para os próximos, deve levar o país a se tornar a quinta maior economia do mundo em 2016, avaliou hoje o presidente da Bolsa de Valores de Nova York (Nyse), Duncan Niederauer. Ele participa de um seminário da Fundação Dom Cabral, em Nova Lima (região metropolitana de Belo Horizonte).

Niderauer afirmou que o Brasil é um “bom exemplo de como fazer as coisas corretamente”, em relação ao conjunto de países emergentes que ainda desperta preocupação. “Devemos pensar com cautela em mercados que se abrem rápido demais e onde as regulações e as leis adequadas podem não estar presentes. Isso é perigoso.”

O executivo destacou que no Brasil a dívida fiscal é particularmente baixa, “muito menor que a dos Estados Unidos”, e lembrou que atualmente há 28 empresas do Brasil listadas na Nyse. É o terceiro país estrangeiro em negócios nessa bolsa, atrás apenas do Canadá e da China.

O presidente da Nyse se mostrou otimista ao fazer uma avaliação global da economia. “Os balanços da maior parte das empresas estão saudáveis, e nos EUA há muito capital para investir”, declarou. ” O calendário de IPOs (lançamentos primários de ações) é bastante extenso e, se o mercado nos EUA está andando de lado, é porque existe uma preocupação mundial com questões como geração de emprego e a dívida soberana, que nos EUA é acrescida de uma preocupação com o risco regulatório.”

O executivo afirmou que a Nyse pretende, proximamente, assumir uma postura pública em defesa de uma política de geração de empregos no país. “É preciso deixar claro que, nos EUA, não é o momento de se criar barreiras e medidas protecionistas.”

Niederauer vem ao Brasil pelo menos quatro vezes por ano. Ele deverá estar amanhã em São Paulo.

Fonte: Valor Econômico via Geopolítica Brasil


O ex-ministro de Assuntos Exteriores da Espanha Josep Piqué considerou nesta terça-feira que a soma dos países que formam a América Latina criaria “a quarta economia mundial”, atrás de Estados Unidos, China e Japão.

A Europa, por sua parte, é “o doente da economia mundial”, acrescentou Piqué, que participou de um seminário na Universidade Internacional Menéndez Pelayo, em Santander, no Norte da Espanha.

“Se a América Latina fosse avaliada de forma integrada, seria a quarta potência econômica mundial, na frente da Alemanha”, disse o ex-ministro.

Ele destacou a “potente vocação hegemônica do Brasil”, que ocupa a 10ª posição mundial segundo seu PIB (Produto Interno Bruto), assim como a importância de outros países como o México ou o Chile.

Fonte: EFE via Geopolítica Brasil

Anúncios

25 Respostas to “Brasil deve ser a 5ª economia do mundo em 2016, diz presidente da Nyse”

  1. É possível, mas acho 2016 um prazo muito curto para tal coisa. De todo modo, acho que o Brasil em 50 anos estará entre as maiores potências econômicas e políticas do mundo.

    O que eu vejo no mundo atual é uma tendência para a criação de blocos de poder. Não creio que haverá mais espaço para lideranças isoladas (unilaterais) como foi a dos EUA no imediato pós-guerra fria.

    Hoje, blocos de poder como a ASEAN (que tem a China e o Japão como membros, dois pesos pesados do mundo), a Europa, e mesmo as Américas (do sul e Latina) continuarão a se fortalecer e quem não participar de algum bloco de poder regional tende a se enfraquecer e ficar em segundo plano na nova ordem mundial. O Brasil tem caminhado, corretamente, no sentido de abrir seu leque de possibilidades, aumentando sua participação na Africa, Asia e na América latina, sem deixar de se fazer presente na Europa. É um caminho correto que ao meu ver não deve ser mudado antes de consolidar posições.

    abraços a todos

  2. Vale lembrar que o contexto macroeconomico atual é muito mais favorável para condutas governamentais que fizeram seu dever de casa a décadas! do que no passado.

  3. O Brasil é o país do futuro. Todo mundo sabe disso…
    Quando Getúlio Vargas foi o ditad…, digo digo o presidente, já diziam isso.

  4. hehehe…

    João Paulo, já que vc tocou neste assunto, deixa eu colocar o link do Livro do Stephan Zweig, que foi o cara que profetizou isso:

    http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/paisdofuturo.html

    neste link tem o livro “Brasil, país do futuro”, do Zweig, inteiro…quem quiser é só imprimir e ler.

    abraços

  5. Bicudo bicudinho meu Existe alguem mais bicudo do que eu..Aqueles agora são nossos Tigres de 4 Geração http://www.youtube.com/watch?v=_cvr58JepaQ&p=680234A09DC52144&playnext=1&index=25

  6. O Brasil já é a sexta ou a quinta economia do mundo se formos ver o PIB real em ppp ( paridade de poder de compra), usar métodos criados pelos prÓpios EUA e europa pra medir riqueza não vale.. a china já é a uns anos a segunda economia do mundo em ppp, não foi agora que ela passou o japão, em 2020 o Brasil ja será a quarta economia……

    PIB reais na minha opnião:

    ( ANO / 2010 )

    EUA : 13 trilhões
    CHINA : 10 trilhões
    JAPÃO : 6 trilhões
    ÍNDIA : 4 trilhões
    BRASIL / ALEMANHA : 2,5 trilhões
    UK / FRANÇA / RUSSIA : 2,3 trilhões
    .
    .
    PREVISÃO( ANO / 2020 )

    CHINA : 15 trilhões
    EUA : 13,5 trilhões
    ÍNDIA : 5 trilhões
    BRASIL : 4,5 trilhões
    JAPÃO : 4,2 trilhões
    RUSSIA : 3,5 trilhões
    ALEMANHA : 2 trilhões
    UK / FRANÇA : 1,8 trilhões
    IRÃ / TURQUIA : 1,2 trilhões

  7. Ainda detro das projeções (e compartilhando a idéia que coloquei acima, de blocos de poder – econômico e político), saiu hoje na Folha:

    “América Latina formaria a “4ª economia mundial”, diz ex-ministro espanhol

    O ex-ministro de Assuntos Exteriores da Espanha Josep Piqué considerou nesta terça-feira que a soma dos países que formam a América Latina criaria “a quarta economia mundial”, atrás de Estados Unidos, China e Japão.

    A Europa, por sua parte, é “o doente da economia mundial”, acrescentou Piqué, que participou de um seminário na Universidade Internacional Menéndez Pelayo, em Santander, no Norte da Espanha.

    “Se a América Latina fosse avaliada de forma integrada, seria a quarta potência econômica mundial, na frente da Alemanha”, disse o ex-ministro.

    Ele destacou a “potente vocação hegemônica do Brasil”, que ocupa a 10ª posição mundial segundo seu PIB (Produto Interno Bruto), assim como a importância de outros países como o México ou o Chile.”

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/784209-america-latina-formaria-a-4-economia-mundial-diz-ex-ministro-espanhol.shtml

    abraços a todos

  8. Obrigado Hornet, mas a mesma matéria está no fim do texto sobre a projeçãod o Brasil com 5ª economia.
    sds
    E.M.Pinto

  9. E. M. Pinto,

    Ops! Nem tinha prestado a atenção, só tinha lido a do valor econômico…desculpa a nossa falha!

    Se quiser apagar, pode apagar.

    abração

  10. 10ª posição??? Quem escreve? o inimigo? kkkk

  11. Já comentei há um tempo, vamos ser a 6ª economia (PPP) ao final deste 2010, ou no primeiro semestre 2011. Isso vai ser informado a mitade do 2011 num caso ou a mitade do 2012 no outro. Mas, o importante é trabalhar, trabalhar e estudar, produzir muito, fazer muita grana, o tempo vai reconhecer o esforço. Temos é que produzir mais sementes nacionais, Monsanto tá lucrando demais. Quatro vezes mais verba para a Embrapa.

  12. Vamos ver se será tambem a 5a maior potencia do mundo.E se a educação,segurança,saude e saneamento serão os 5o melhores do mundo.

  13. 10ª posição, mas com as sangue sugas agarradas (nações espanas), seriamos a 4ª, segundo Josep Piqué. Não da pra ficar alegre com esse bando de ciganos do nosso lado, nos furtando.

  14. Poxa, Carlos Augusto! Você tá usando um tanto da mentalidade americana (digo, estadunidense). Que eles estão economicamente abaixo do Brasil é verdade. Para formar o bloco precisamos incentivá-los à crescer e, isso só se dá com o exemplo e muito da nossa influência na região. Expandindo nossa economia acabaremos por englobar a deles também. Se nós crescermos, eles também vão. É claro, num nível inferior ao nosso. Devemos pensar que o mercado consumidor brasileiro deve abranger não só o que está dentro das fronteiras físicas do país mas também as regiões próximas. São mercados sequiosos de mercadorias e serviços e nós que estamos mais próximos devemos aproveitar este nicho economico, senão, vêm os americanos, europeus, chineses, indianos e outros tantos e tomam conta do terreno. Nossa influência não deve se limitar à área política e militar apenas. É na economia/negócios/comércio que está a verdadeira força…

  15. JA era para estar em 4to mas faltou lideres com cabeca no lugar. Temos o tal de “uso indevido de verbas” que tem sido a praga no bom desenvolvimento do Brasil. E, claro, ter um sitema judicial baseado no portugues colonial nao ajuda em nada. Um pais tem que ser um pais de leis, respeito a propiedade privada,liberdade de ir e vir, direitos humanos, liberdade de prensa..epa..parece que andei lendo um documento que trata destes assuntos em detalhe. E so pesquisar o hermano do Norte e comparar.

  16. Torço mt p q isso ocorra é logo, + só econômica, militar é outra história.

  17. Espero que antes de mais nada,o Brasil antes de chegar a 5º posição,resolva a desigualdade entre os brasileiros; senão será como ” MORRE DE FOME EM CASA DE PAI RICO”

  18. ERROS

    1- Segundo o Banco Mundial, será a quarta.
    2- Somos a 8ª Mundial, não a 10ª

  19. Essa prospecção ja existe em meios Internacionais a um ano.Se conseguirmos manter-nos sem sermos afetados pela crise economica global sera uma realidade.Como colegas tem citado em alguns posts a nossa deficiencia maior é a infraestrutura.Potencial e reservas temos de sobra.Que se faça vontade politica o anseio de nossos segmentos industriais,militares e sociais.

  20. Puxa!!!!…e NAO foi a guerrilheira que disse isso, nem o vermelhucho, sapo barbudo, comedor de criancinhas…que disse isso ????? Entao fizeram um otimo trabalho, mudar de rumo pra que????? … Parabens Brasil, “nunca antes na historia recente desse Pais” poderiamos contemplar isso, tao rapidamente, ateh que em fim temos uma perspectiva de futuro !!!! Soh precisamos de uma boa reforma politica, para fazer com que o Estado responda aos VERDADEIROS interesses NACIONAIS, acabar com mensaloes e outras formas de corrupcao, acelerar e CONTINUAR a fortalecer nossos meios de defesa e boa,… nosso futuro estaria garantido, soh depende disso !!!!
    Sds.

  21. Quando lembramos deficiencias nos vem logo non pensamento saude,educação,infraestrutura e segurança publica.Nossa sociedade ainda carece do entendimento da necessidade de Defesa que sempre fica por ultimo.Se não tens como resguardar o que tens ficaras sem (rimou uhuuu).Nossos ilustres candidatos a Presidencia tem usado nossas deficiencias como material de campanha mas nenhum deles ate o momento se manifestou publicamente sobre DEFESA.Sera que tambem tem Defesa como menos importante e prioritario?

  22. Calma lá, cada organismo internacional assumiu uma metodologia diferenciada para o cálculo do PIB tanto nominal, quanto em paridade do poder de compra (PPC ou em inglês PPP). As próprias agências vinculadas às Nações Unidas, como a UNICEF e a Organização Mundial da Saúde, não utilizam a PPC e continuam publicando em seus anuários a renda per capita dos países em dólares americanos.

    Os grandes divulgadores da são o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) dentro do painel de comparações internacionais da ONU, e o Banco Mundial, até mesmo porque é uma forma mais apurada pra fazer análises em relação à taxa de câmbio da moeda local em dólares americanos (PPC*, com asterístico).

    Só tem um problema considerável, quando um país enfrenta uma crise cambial e tem sua taxa de câmbio em dólares americanos subitamente dobrada, a renda per capita deste país em dólares americanos cai pela metade, mesmo que o nível de atividade econômica deste país não sofra nenhuma alteração !
    A renda per capita em PPC*, neste caso, não seria afetada pois a PPC* do país
    cairia pela metade, refletindo o aumento do poder de compra do dólar americano
    neste país.

    Na verdade, acho que a análise quando se faz em PPC, deve ser diversificada em outros critérios macroeconômicos, como para a medição de FBCF (formação bruta de capital fixo) no PIB, e avaliação de economias regionais (municipais, estaduais e regiões) pois o real, por exemplo, tem poder de compra diferenciado em cada uma das regiões do país. Com o conceito de PPC pode-se construir uma paridade do poder de compra regional (PPCR) para comparar rendas e gastos em diferentes regiões do país.

  23. Caro Lucena,

    Ja esteve muito pior e recentemente melhorou muito. Eh uma questao de distribuicao de renda e riqueza em nossa sociedade. Sem duvida alguma, o PIB brasileiro cresceu muito e ja se aproxima ao da Franca! Mas eh bom lembrar, que nao queremos que esse PIB seja distribuido de forma igual na sociedade e sim que nao haja grandes discrepancias na distribuicao de renda e riqueza no Pais. Na realidade o que queremos eh mobilidade social, iguais e amplas oportunidades para todos os cidadaos brasileiros. Nesse sentido, nao tenho duvidas que o atual GF esta bastante empenhado, lembrando que a propria candidata Dilma ja dah indicacoes de que estah comprometida e pretende aumentar o salario minimo, sem qualquer problema para o bom desempenho da economia. Ateh porque aumento da renda estimula o consumo e investimentos, aumentando a oferta de empregos e consequentemente o poder de compra do cidadao. Isso eh muito bom especialmente quando houver contracao no mercado internacional, como na ultima “marolinha”..rs..rs..
    Sds.

  24. Em 2010 esse sera o Ranking das 10 maiores economias do mundo, Em Trilhoes de Dolares :

    Estados Unidos: 14,57
    China: 5,84
    Japão: 5,40
    Alemanha: 3,88
    França: 2,89
    Reino Unido: 2,34
    Italia: 2,17
    Brasil: 1,91
    Espanha: 1,53
    Canadá: 1,48

    Em 2020:

    China: 19,85
    Estados Unidos: 17,15^
    India: 11,45
    Japâo: 8,45
    Brasil: 6,78
    Rússia: 5,62
    Alemanha: 4,39
    França: 3,87
    Reino Unido: 3,02
    Australia: 2,54

  25. Vc ainda ta nessa de dolar ? a China ja ta na cola dos americanos, isso ate o Banco mundial ja mostrou.. imagine oq é o real..

    Confirmo:

    PIB reais na minha opnião:

    ( ANO / 2010 )

    EUA : 13 trilhões
    CHINA : 10 trilhões
    JAPÃO : 6 trilhões
    ÍNDIA : 4 trilhões
    BRASIL / ALEMANHA : 2,5 trilhões
    UK / FRANÇA / RUSSIA : 2,3 trilhões
    .
    .
    PREVISÃO( ANO / 2020 )

    CHINA : 15 trilhões
    EUA : 13,5 trilhões
    ÍNDIA : 5 trilhões
    BRASIL : 4,5 trilhões
    JAPÃO : 4,2 trilhões
    RUSSIA : 3,5 trilhões
    ALEMANHA : 2 trilhões
    UK / FRANÇA : 1,8 trilhões
    IRÃ / TURQUIA : 1,2 trilhões

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: