Articles

Justiça colombiana suspende acordo militar com Estados Unidos

In Defesa, Geopolítica, Terrorismo on 18/08/2010 by Lucasu Marcado: , ,

https://i1.wp.com/i2.r7.com/data/files/2C92/94A4/25A4/4B39/0125/A7FB/76A1/5116/VENEZUELAbasesprotesto-hg-20091219reuters.jpg


A Corte Constitucional da Colômbia suspendeu nesta quarta-feira, 17, a vigência de um acordo militar firmado com os Estados Unidos e o devolveu à presidência para que ele seja aprovado no Congresso.

Em outubro de 2009, Bogotá e Washington firmaram um polêmico acordo que permitia o acesso de militares americanos a sete bases colombianos por dez anos para realizar operações contra o narcotráfico e o terrorismo. O trato enfureceu vários governos de esquerda da região.

“A Corte Constitucional da República da Colômbia, administrando justiça em nome do povo e por mandato da Constituição, decidi remeter ao presidente o denominado acordo complementar para a cooperação e assistência técnica em defesa e segurança entre os governos da Colômbia e dos EUA”, afirmou a decisão.

Para o tribunal, o acordo não pode entrar em vigência até que o trâmite de aprovação parlamentar seja concluído.

Os Estados Unidos é o principal aliado da Colômbia na luta contra o narcotráfico e os grupos armados ilegais vinculados com essa atividade e desde o ano 2000 enviou a Bogotá mais de US$ 6 bilhões.

A Colômbia, maior produtor mundial de cocaína, ignorou a recomendação de um alto tribunal antes de firmar o acordo. A corte sugeriu que o convênio fosse submetido à aprovação do Congresso e a um controle de legalidade da Corte Constitucional.

De acordo com a decisão de hoje, o novo governo do presidente Juan Manuel Santos, que tem maioria no Congresso, pode enviar o acordo para ser aprovado na instituição.

Fonte: Estadão

Anúncios

11 Respostas to “Justiça colombiana suspende acordo militar com Estados Unidos”

  1. “desde o ano 2000 enviou a Bogotá mais de US$ 6 bilhões” … alguma dúvida que não será ‘aprovado’ no Congresso… rsrsrs

  2. Fora Yankees que lindo…mas as 9 cabeças de ponte eles ja fizeram e ficarão.

  3. seria uma ótima oportunidade do presidente colombiano sai dessa, e se unir a quem na America do Sul realmente tem importancia.

  4. ademar :
    seria uma ótima oportunidade do presidente colombiano sai dessa, e se unir a quem na America do Sul realmente tem importancia.

    Por falta de oferecer ajuda ñ foi, o BRASIL se ofereceu, o negocio foi à ajuda financeira ( desvios…).Eis uma chance p o novo e atual Presidente se integrar de x a AS e a Unasul.

  5. O Brasil ofereceu sim mas necessitava a Colombia pedir e o orgulhoso e pirracentinho Uribe preferiu ser papagaio de pirata Yankee…Me indiquem alguma base de alguma grande potencia que foi evacuada?Eu não conheço.So saem na bala.E se esses caras tivessem entrado em Alcantara?Não iriam querer sair mas sairiam na Bordunada.Temos varios defeitos mas Brasileiro nunca aceitou e nunca aceitara nenhuma Nação se baseando em nossas terras.

  6. até que fim,alguém lúcido naquele país.

  7. Se dependessem só do (—-) , eles ja teriam fincado a bandeira por aqui.

    Comentário moderado!!!

    Pelas regras do Plano Brasil, fica proibido comentários com viés político-partidários.

    Lucasu

  8. patriota :
    Se dependessem só do (—), eles ja teriam fincado a bandeira por aqui.

    Esses caras venderam barato a n defesa ao aSSinarem o maldito TNP, basta o artigo na Constituição proibindo e o tratado assinado com os hermanos…quel sewrá o lespátria q vai nos trair ,aSSinando o adicional do TNP? (——————————)
    Senhores,

    Pedirei pela última vez para que comentários com viés político-partidário sejam evidatas, pois isto não contribui nos debates e não faz parte dos assuntos abordados no blog, caso contrário, os comentários serão automaticamente excluídos.

    Lucasu.

  9. E se depender do (——–) heim?Sei não mas acho que ele Americaniza.

    Caro 1maluquinho,

    Comentário moderado!!!
    Pelas regras do Plano Brasil, fica proibido comentários com insinuações politico-partidárias.

    Lucasu.

  10. Ok Lucasu…Não que seja a intenção da rapaziada mas muitos dos assuntos referentes a Fx e reaparelhamento infelizmente tramita na politica.

    Salve 1maluquinho,

    (Risadas),é realmente neste tópico pequei pesado, mas po, da sim para fazer comentários sem usar de temas político-partidários, a questão é que os comentários estão vindo cheios de ideologias pessoais que não condizem com os assuntos tratados no blog, assim fica complicado eu liberar os comentários, se estes fossem abordados usando fatos seria outra coisa, e com certeza o coment não seria editado.
    Espero que entenda nossa parte.

    Grande Abraço, Lucasu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: